22 de ago. de 2014

Momento Flashback: The Jesus and Mary Chain

The Jesus and Mary Chain - Head On

The Jesus and Mary Chain é uma banda de rock alternativo da Escócia, cujas músicas eram compostas pela dupla de irmãos Jim Reid e William Reid, formada em 1984 e que voltou aos palcos em 2007, após uma pausa de oito anos.

Ficaram conhecidos por unir melodias inspiradas no rock dos anos 60 (The Velvet Underground, Beach Boys, The Who) ao som sujo e distorcido criado com pedais e amplificadores. Os shows ao vivo eram notórios pela indiferença da banda em relação à plateia. Jim Reid chegava a tocar de costas para o público e alguns shows duravam apenas dez minutos. No fim dos anos 80, a Universidade Politécnica de Londres foi palco de uma revolta do público contra a banda. Os pagantes destruíram o auditório da Universidade, em uma onda de violência que expôs os irmãos Reid aos holofotes da mídia especializada.

A banda serviu de inspiração para o shoegaze (estilo de rock alternativo que surgiu ao sul da Inglaterra no fim dos anos 80), apesar deles próprios não fazerem parte do gênero.

Em 1999, após uma série de brigas, os irmãos Jim e William Reid anunciariam o fim do Jesus and Mary Chain. Mas em abril de 2007 a dupla se reuniu novamente no festival Coachella, Califórnia. Foram uma das atrações da noite de abertura do festival, que também trouxe de volta aos palcos as bandas Happy Mondays e Rage Against the Machine. Em uma performance aclamada pelo público e pela crítica, Jim e William surpreenderam positivamente tocando as principais canções da carreira e até uma faixa inédita. A execução da música "Just Like Honey" contou com a participação especial da atriz Scarlett Johanson nos vocais de apoio. A canção foi tema do filme Encontros e Desencontros, dirigido por Sophia Coppola e protagonizado por Scarlett.
---------------------------------------------------------------------
Extraído do site Wikipédia.

21 de ago. de 2014

MPB Instrumental: Radamés Gnatalli


Radamés Gnatalli - Abolição

Radamés Gnatalli foi um regente, instrumentista, compositor e arranjador nascido na cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, em 1906, sendo filho de uma pianista gaúcha e de um imigrante italiano.

Aprendeu piano com a mãe e aos 9 anos ganhou um prêmio por sua atuação como regente de uma orquestra infantil, que tocou arranjos feitos por ele. Aos 14 entrou para o Conservatório de Porto Alegre para estudar piano, e acabou dominando também a viola. Já por essa época frequentava blocos de carnaval e grupos de seresteiros boêmios, para os quais, na impossibilidade de levar o piano, aprendeu a tocar cavaquinho. Até se formar no conservatório, estudava para ser concertista e tocava em cinemas e bailes para se sustentar.

Em 1924, recém-formado, foi para o Rio de Janeiro se apresentar no Teatro Municipal, executando um concerto de Tchaikovski sob regência de Francisco Braga. Nessa viagem conheceu o compositor Ernesto Nazareth, e passou os dois anos seguintes entre Porto Alegre e Rio, sempre trabalhando com música erudita. Em sua cidade natal montou um quarteto de cordas e com ele viajou por todo o estado, o que fortaleceu sua base para a orquestração.

Em 1943 criou a Orquestra Brasileira de Radamés Gnattali, que tocava os arranjos do maestro no programa Um Milhão de Melodias, dando um colorido brasileiro aos sucessos estrangeiros. Enquanto atuou no rádio não deixou de lado as carreiras de pianista, concertista e compositor. Compôs concertos e peças sinfônicas executadas ao redor do mundo. 

Destacou-se pela temática nacionalista, recriada num estilo pessoal onde se observam algumas influências de Debussy e do jazz. Entre suas composições figuram as dez "Brasilianas", um concerto para piano e orquestra, concertos para harpa e clarineta, quartetos e trios.

Projetou-se também na música popular como exímio arranjador orquestral. Em 1983, recebeu o prêmio Shell na categoria música erudita, concedido por unanimidade, ocasião em que foi homenageado com um concerto no Teatro Municipal, que contou com a participação da Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro, do Duo Assad e da Camerata Carioca. Criou, entre outras, a música incidental da novela Roque Santeiro, exibida pela TV Globo em 1985.

Morreu em 1988 no Rio de Janeiro por conta de sua saúde fragilizada por dois derrames sofridos.
----------------------------------------------------------------
Fonte: CliqueMusic (com adaptações).

20 de ago. de 2014

Curiosidades sobre Nirvana


Nirvana - Come As You Are

Nirvana foi uma banda norte-americana de rock, formada pelo vocalista e guitarrista Kurt Cobain e pelo baixista Krist Novoselic em Aberdeen, em 1987, e que estourou em meio ao movimento Grunge de Seattle no início dos anos 90. Vários bateristas passaram pelo Nirvana, sendo o que mais tempo ficou na banda foi Dave Grohl, que entrou em 1990.

No final da década de 1980 o Nirvana se estabeleceu como parte da cena grunge de Seattle, lançando seu primeiro álbum, Bleach, pela gravadora independente Sub Pop em 1989. A banda eventualmente chegou a desenvolver um som que se baseava em contrastes dinâmicos, muitas vezes entre versos calmos e barulhentos, e refrões pesados. Depois de assinar com a gravadora DGC Records, o grupo encontrou o sucesso inesperado com "Smells Like Teen Spirit", o primeiro single do segundo álbum da banda, Nevermind (1991). 

O sucesso repentino da banda amplamente popularizou o rock alternativo como um todo, e como o vocalista da banda, Cobain se encontrou referido na mídia como o "porta-voz de uma geração", com o Nirvana sendo considerado a "principal banda" da Geração X.2 O terceiro álbum de estúdio do Nirvana, In Utero (1993), desafiou a audiência do grupo, apresentando um som abrasivo, menos mainstream.

A breve duração do Nirvana terminou após o suicídio de Cobain em 1994, mas vários lançamentos póstumos têm sido emitidos desde então, supervisionados por Novoselic, Grohl e pela viúva de Cobain, Courtney Love. Em 2014 completaram 20 anos do fim da banda que marcou seu nome na história do rock.
-----------------------------------------------
Extraído do site Wikipédia.
-----------------------------------------------



Nirvana - Smells Like Teen Spirit

17 de ago. de 2014

Quem é James Taylor?

James Taylor - Fire and Rain

No dia 12 de março de 1948, nascia em Boston, estado de Massachusetts, E.U.A.,  James Vernon Taylor.

Em 1967, tentou começou a cantar com a banda "The Original Fly Machine" e lançou dois discos com o grupo mas não deu certo. Em 1968, passou por problemas com depressão tendo que se internar  na Inglaterra onde chegou a gravar um disco chamado James Taylor com o então produtor Peter Asher e também manteve parceria musical com os Beattles, sendo o primeiro artista a regravar canções do grupo. 

Ao voltar para os E.U.A., a amiga e compositora Carole King compôs a música "You've Got a Friend" que Taylor gravou e se tornou um grande sucesso fazendo com o cantor voltasse em grande estilo a carreira, tanto que ganhou seu primeiro Grammy por melhor canção.

Nessa mesma época conheceu Carly Simon, sua primeira esposa, com quem também manteve parceria musical como na música "How Sweet It Is(To Be Loved By You)". Casaram-se em 1972 e se separam em 1981, alegando "incompatibilidade de agendas". Época também em que James Taylor se entregou as drogas e ao relento.

Quando estava pensando em se aposentar, recebeu o convite ao para participar da edição do Rock in Rio no qual o cantor ficou muito contente como ele mesmo pode dizer na música "Only a Dream In Rio" no trecho "I was there that very day and my heart came back alive" que quer dizer "Eu estava lá naquele dia e meu coração voltou à vida". Aliás esta música pertence ao álbum That's Why I'm Here o qual rendeu um Grammy de melhor álbum e que marca também o retorno do cantor showbiz.

De lá pra cá alguns álbuns foram lançados, rendendo prêmios e alguns shows pelo mundo a fora. Atualmente, o cantor é casado com a atriz Kim Smedvig com quem tem dois filhos gêmeos.
-----------------------------------------------------------
Extraído do site http://jamestaylor.webnode.com.br/

James Taylor - You've Got a Friend


Composição de Carole King feita em 1971 e que ficou marcada na interpretação de James Taylor.

Homenageado do Dia: James Taylor


James Taylor - Handy Man

James Taylor  é um cantor norte-americano que fez bastante sucesso na década de 1970 com seu estilo pop-folk romântico. É o Homenageado do Dia aqui no blog Sintonia.