4 de jul. de 2014

Momento Flashback: The Outfield


The Outfield - Your Love

The Outfield formou-se em Londres, tendo inicialmente usado o nome de The Baseball Boys, sendo o trio, o baixista/cantor Tony G. Lewis, o guitarrista/tecladista e compositor John Spinks, e o baterista Alan Jackman. Tocando nos arredores de Londres e gravando suas primeiras demos, chamaram a atenção da Columbia/CBS Records, com quem a banda assinou contrato, logo após, em 1984.

Começaram a trabalhar em seu álbum de estréia, Play Deep, que foi lançado em 1985 e foi sucesso absoluto, ganhando disco triplo de platina e alcançando o 9°. lugar nos principais álbuns dos Estados Unidos. Este disco contém o single Top 10 "Your Love". Para divulgar o álbum, a banda saiu em turnê mundial, abrindo shows para a banda Journey e Starship.

Em 1987 a banda lançou seu segundo álbum, Bangin' que, apesar de não ter tido o mesmo sucesso que seu álbum de estréia teve, produziu 2 hits, "Since You've Been Gone" e "No Surrender". Após isso, fizeram uma turnê abrindo para o Night Ranger.

Seu terceiro álbum, Voices of Babylon, lançado em 1989, teve uma mudança de estilo e foi cuidadosamente produzido do que seus antecessores. Rendeu um single de mesmo nome, mas o sucesso comercial da banda estava aos poucos escorregando. Jackman deixou a banda após a gravação deste disco, mas Luke Landin foi chamado para tocar bateria na turnê de Voices Of Babylon.

Spinks e Lewis, agora oficialmente em dupla, começaram as gravações de Diamond Days pela MCA. Um novo baterista foi contratado, Simon Dawson e deu uma cara mais eletrônica para o som. Diamond Days rendeu um dos maiores hits da banda, "For You".

A banda teve um breve sucesso com algumas das músicas. A faixa "One Hot Country" foi parte da trilha sonora do filme If Looks Could Kill. A banda deu sequência aos álbuns com Rockeye. O single deste, "Winning It All", tornou-se frequente em eventos esportivos e fez parte da trilha sonora do filme The Mighty Ducks. Simon Dawson se envolveu diretamente com a sonoridade da banda e veio a tornar-se membro oficial.

The Outfield acabou tendo uma pausa nas atividades, na metade dos anos 90, por causa da mudança das tendências musicais da época. Bandas como Nirvana e Pearl Jam, dificultaram o sucesso de bandas com características mais melódicas. Voltaram, então, para seu local de origem e passaram a fazer pequenos concertos. Infelizmente seu reconhecimento e sucesso também estavam em baixa, inclusive na Inglaterra. Não obstante, a banda voltou às gravações para lançar um material exclusivo para seu fã-clube, It ain't over e então, saíram em turnê.

Logo após, em 1999, lançaram Extra Innings, uma coletânea de várias músicas lançadas nos anos 90 e mais quatro músicas novas escritas em 1998.

No início dos anos 2000 a banda editou duas coleções ao vivo, pelo seu website oficial: Live in Brazil e The Outfield Live. Em março de 2006, lançaram Any Time Now, seu novo álbum de estúdio.
-------------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia.

3 de jul. de 2014

MPB Instrumental: Wagner Tiso


Wagner Tiso - Os Pássaros

A partir de hoje inicio uma nova seção no blog intitulada "MPB Instrumental" destacando os principais nomes da música instrumental brasileira. Hoje trago um pouco da vida e carreira de Wagner Tiso Veiga, mineiro da cidade de Três Pontas, onde nasceu no dia 12 de dezembro de 1945.

Pianista, tecladista, compositor, arranjador, maestro e diretor musical, Wagner Tiso começou a estudar música por conta própria em Minas Gerais, onde tocava com Milton Nascimento. Mais tarde teve auxílio e instrução do maestro Paulo Moura. Concentrou-se em piano e teclados e integrou as primeiras bandas em Belo Horizonte. 

Foi para o Rio de Janeiro em 1964 e lá atuou em diversos grupos (Sambacana, Quarteto de Edison Machado, Paulo Moura, Som Imaginário) e como acompanhante de artistas, como Marcos Valle, Maysa, Cauby Peixoto, Milton Nascimento. Participa de muitas gravações e faz participações especiais em discos e shows. Em 1978 lança o primeiro disco solo, Wagner Tiso, pela EMI. 

Nos anos seguintes gravou muitos outros discos e compôs trilhas sonoras para cinema, teatro e televisão, recebendo muitos prêmios nessa área. É bastante conhecido no exterior, principalmente na Europa, onde se apresenta com frequência. Atua também na área da música erudita e já compôs e orquestrou suítes sinfônicas.

Entre seus trabalhos mais recentes estão o álbum Tocar a Poética do Som, gravado ao vivo em 2003 em parceria com o guitarrista e violonista Victor Biglione; Outras Canções de Cinema, com participação de Márcio Malard gravado em 2011; e Milton Nascimento e Wagner Tiso - Ensaio, lançado em 2012, extraído do programa homônimo exibido pela TV Cultura em 1995.

Entre suas composições mais conhecidas estão "Coração de Estudante" (com Milton Nascimento), "Bolero", "Mar Azul", "Nova Estrela", "Armina", "Matança de Porco", "Trem Mineiro" e "Baobab".
----------------------------------------------------------------
Fonte: CliqueMusic (com adaptações)

29 de jun. de 2014

Sintonia::: Especial Ira!



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos dos Ira!

O retorno do Ira!

Ira! - Bebendo Vinho


Assim como Edgard Scandurra que gravou discos em carreira solo, Nasi também partiu para projetos pessoais gravando três álbuns e uma biografia escrita pelos jornalistas Mauro Betting e Alexandre Petillo intitulada "A Ira de Nasi", publicada em 2012, onde retrata detalhes de sua vida pessoal e sua versão sobre o fim do Ira!.

Mas o hiato do Ira! durou sete anos e o grupo ensaiou um retorno aos palcos em meados de 2012, após a reconciliação de Nasi com seu irmão Airton Valadão, encerrando os imbróglios judiciais e o nome do grupo passou para Nasi. Ao lado de Scandurra, Nasi realizou um show beneficente no dia 30 de outubro do mesmo ano, no Espaço Traffô, localizado no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo.  A renda do evento foi revertida para a Escola NANE, especializada em crianças com dificuldade de aprendizado. 

Nasi e Scandurra, fundadores do Ira!, voltaram com uma nova formação composta por Daniel Rocha, filho de Scandurra, no baixo, Evaristo Pádua na bateria e Johnny Boy nos teclados e violão. O retorno definitivo se deu com a turnê intitulada Núcleo Base, iniciada na Virada Cultural em São Paulo,no dia 17 de maio de 2014, onde cantou antigos sucessos e novas composições.

Quando não está nos palcos, Nasi apresenta ao lado de Ronaldo (ex goleiro do Corinthians) um programa na Rádio Kiss Fm em São Paulo.

Ira! - Do Sucesso ao Fim do Grupo

Ira! - O Girassol


Logo veio o terceiro disco Psicoacústica gravado em 1988, porém não repetiu o sucesso do trabalho anterior. Em 1989, o guitarrista Edgard Scandurra gravou um disco solo paralelo com as atividades do Ira! chamado Amigos Invisíveis no Rio de Janeiro. No final do ano o Ira! gravou o disco Clandestino.

O grupo ainda gravou mais dois álbuns (Meninos da Rua Paulo, de 1991, e Música Calma Para Pessoas Nervosas, de 1993) com a gravadora Warner onde esteve desde o primeiro disco. Em 1995 os integrantes assinam com a gravadora Paradoxx onde gravam dois discos: 7 (1996) e Você Não Sabe Quem Eu Sou (1998), que recebeu o prêmio de "Melhor Produção de Rock" da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Ao deixar a gravadora, o Ira! buscou trabalhar em seu nono disco baseado em releituras de sucessos de outros artistas intitulado Isso É Amor, lançado em 1999 e que foi muito bem elogiado pela crítica.

Dois anos depois, o Ira! lançou os álbuns Entre Seus Rins (2001), Acústico MTV (2004, com destaque para a faixa "O Girassol") e Invisível DJ (2007). Após o lançamento do álbum Invisível DJ, Nasi brigou com o empresário da banda, o seu irmão Airton Valadão, e se retirou do Ira!, gerando disputas judiciais em torno da marca.




Ira!: O início

Ira! - N.B. (Núcleo Base)


No final dos anos 70, no outono da ditadura militar, Edgard Scandurra, fascinado pelo Punk Rock e, em busca desse som, ia a shows na periferia da cidade, para trocar informações com o pessoal. Foi então que Edgard e seu amigo Dino resolveram montar uma banda que tocasse Punk, sem esquecer de Led Zeppelin e Jimi Hendrix. Nascia aí o Suburbio.

Nessa época, Edgard estudava no Colégio Brasílio Machado, onde volta e meia topava com um sujeito esquisito, de apelido Nasi. Mesmo sem conhecê-lo, Edgard sentia simpatia pelo modo com que ele se vestia, e num desses encontros os dois acabaram se conhecendo, e ficando amigos.

Mais tarde, Edgard chamou o Nasi para participar do Suburbio, no festival interno do colégio Objetivo. Nessa época, o grande hit do Suburbio era "Pobre Paulista", que mais tarde viraria um dos grandes hits do Ira!.

Em 1980, Edgard foi convocado para servir o exército, e foi lá onde Edgard iria compor "N.B. (Núcleo Base)", que por sua vez também viraria um grande hit do Ira! , um ano depois (em 1981), Nasi chamaria o amigo Edgard para tocar num show na PUC e ali surgiria o Ira, ainda sem exclamação, e com nome inspirado no Exército Republicano Irlandês. Completavam a formação o baterista Fabio Scatone, e o baixista Adilson.

Dois anos se passaram até que o produtor Pena Schimidt descobriu a banda, nessa época contando com Charles Gavin na bateria (mais tarde baterista dos Titãs) e Dino (velho companheiro do Subúrbio) no contrabaixo, e os levou até a gravadora Warner, onde o Ira gravaria seu primeiro compacto. O compacto contava com as músicas "Gritos na Multidão" e "Pobre Paulista".

Em março de 1985, após trocar Dino por Ricardo Gaspa, e Charles Gavin pelo ex-titã André Jung, o Ira!, com ponto de exclamação, gravaria seu primeiro LP Mudança de Comportamento. O disco contava com 11 faixas, entre elas "N.B. (Núcleo Base)", "Ninguém Precisa da Guerra", "Longe de Tudo" e "Ninguém Entende um Mod".

No ano seguinte, com maior prestígio dentro e fora da gravadora, a banda lançaria seu segundo LP Vivendo e Não Aprendendo. O disco, lançado em 1986, era sem dúvida uma obra prima. Vivendo e Não Aprendendo trazia grandes hits como "Envelheço na Cidade", "Flores Em Você""Vitrine Viva", "Pobre Paulista" e "Gritos na Multidão", sendo as duas últimas gravadas ao vivo na Broadway em São Paulo.
------------------------------------------------------------------
Extraído do site Mundo Ira!

Ira! - Dias de Luta


Clipe do show MTV Acústico ao vivo de um dos grandes clássicos e primeiros sucessos do Ira! que faz parte do disco Vivendo e Aprendendo, de 1986.

Homenageado do Dia: Ira!


Ira! - Flores Em Você

Uma das mais conhecidas bandas de rock da década de 1980, Ira! é a Homenageada do Dia no blog Sintonia.