20 de jun. de 2014

Momento Flashback: Alessi Brothers


Alessi Brothers e Christopher Cross- Forever

Os Alessi Brothers são um dueto americano de pop, conhecidos pelo seu hit em 1977 “Oh Lori” e em 1984 “Savin Day”. O dueto é formado pelos gêmeos idênticos Bill (Billy) Alessi e Bob (Bobby) Alessi (Nascidos em 12 de julho de 1954, em Long Island, New York). 

Em 1977, eles alcançaram a oitava posição nas paradas de sucesso com o singlesOh Lori”, e em 1982 alcançou o número 71 na Billboard Hot 100 com “Put Your Love Away”. Isso fez com que explodissem com sucesso nos dois lados do Atlântico. “Oh Lori” se tornou um Top Ten hit em dezessete países. 

Os Alessi Brothers gravaram cinco álbuns em grandes gravadoras. Eles venderam aproximadamente oito milhões de disco em todo o mundo e excursionaram com Andy Gibb (Bee Gees), em sua turnê Dancing Shadow. Billy e Bobby Alessi colaboraram com Art Garfunkel em seu álbum de 1979 fazendo backing vocals. Como arranjador vocal os gêmeos ajudaram Deborah Gibson (Debbie Gibson) em seu álbum MYOB de 2001, incluindo o trabalho de produção e composição da faixa-título. 

Em 1984, os irmãos lançaram a canção, “Savin ‘the Day”, para a trilha sonora do filme Ghostbusters (Os Caça-Fantasmas) no Brasil. A canção foi usada no desenho animado de 1986 baseado no filme.

Os irmãos já fizeram muito sucesso trabalhando em jingles e propagandas de produtos nos EUA.

Na década de 2000, retomaram a carreira fazendo turnês e gravação do álbum como um duo, com o lançamento de dois novos álbuns como Alessi, e também como parte do grupo de Barnaby Bye . 

“All For A Reason” ficou conhecida no Brasil por ter sido tema de um comercial dos cigarros Hollywood em 1978.
--------------------------------------------------------------------
Fonte: Last FM

19 de jun. de 2014

Sintonia In Concert: Arturo Toscanini


Arturo Toscanini foi um maestro italiano nascido na cidade de Parma em 1867 e é considerado um dos maiores regentes do século XX.

Estudou violoncelo na adolescência e chegou a excursionar com uma orquestra pela América do Sul, inclusive no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira como maestro aos 19 anos de idade em 1885.

Ao voltar para a Itália, participou da ópera de "Lá Bohème" de Giácomo Puccini em 1896 e regeu no Scala de Milão em 1898 onde ficou por dez anos, no Metropolitan Opera de Nova York, nos Estados Unidos entre 1908 e 1915. Voltou novamente a se apresentar no Scala em 1926, onde conduziu a ópera "Turandot", de Puccini. Antes, ele levou a Orquestra do La Scala para os Estados Unidos em uma turnê entre 1920 e 1921, onde fez sua primeira gravação.

Notabilizou-se como intérprete das obras de Brahms, Beethoven e Verdi. Toscanini celebrizou-se, sobretudo, por sua constante preocupação em exprimir as intenções dos compositores cujas obras executava.

Ele ainda voltou para os Estados Unidos onde, em 1937, tinha sido criada a Orquestra Sinfônica NBC. Após o início da Segunda Guerra Mundial, o regente continuou a morar em Nova York e não voltou mais para a Europa. Excursionou nos países sulamericanos a partir de 1940.

Em abril de 1954, Toscanini sofreu de um lapso de memória durante uma apresentação no Carnegie Hall em Nova York, supostamente causado por um ataque isquêmico transitório. Depois disso ele nunca mais realizou concertos em público. Três anos depois, veio a falecer em Nova York aos 89 anos de idade.

18 de jun. de 2014

Sintonia::: Especial Carlinhos Brown



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições de Carlinhos Brown.

Um Chá Com Brown - Parte 15 (Epílogo)


Carlinhos Brown - Faz Um


Neste post conclusivo da série "Um Chá Com Brown" busquei mostrar para todos os leitores um pouco sobre a vida e carreira de Carlinhos Brown, enfatizando tanto o lado compositor como o de ator social e participativo nos projetos engajados no auxílio às pessoas da comunidade do Candeal, em Salvador/BA, onde o artista nasceu e possui uma forte identificação.

Carlinhos Brown, que já foi casado com a historiadora Helena Buarque (filha do cantor e compositor Chico Buarque) e com quem possui quatro filhos (Francisco, Clara, Cecília e Leila), é considerado um dos maiores arrecadadores de direitos autorais segundo o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). Suas composições foram gravadas por vários artistas no país e no exterior.

Em sua carreira, totaliza 11 discos gravados, incluindo o seu mais recente trabalho - Vibraaasil Beats Celebration - lançado pela Candyall Music como encarte do Jornal Correio da Bahia na véspera da Copa do Mundo de 2014 realizada no Brasil.

Durante as postagens, busquei selecionar boa parte de suas composições principais entre as inúmeras já feitas na voz de intérpretes da música brasileira e internacional. Espero que tenham gostado da homenagem feita ao "Cacique do Candeal" como é conhecido o multi-instrumentista Carlinhos Brown na Bahia que, atualmente, é um dos maiores compositores do país.

15 de jun. de 2014

Sintonia::: Especial Jota Quest



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos do Jota Quest.

Jota Quest e Seus Trabalhos Recentes

Jota Quest e Nile Rodgers - Mandou Bem


Após apresentação na edição do festival Rock In Rio IV, no Rio de Janeiro em 2011, tendo o show visto por mais de 100 mil pessoas e registrado em cd e dvd lançado no ano seguinte, o Jota Quest voltou ao estúdio para a gravação de seu mais novo disco: Funky Funky Boom Boom.

O álbum é o sétimo da carreira e foi gravado em Belo Horizonte/MG e produzido pelo norte-americano Jerry Barnes. Já a capa traz uma arte de Mel Ramos, representante da pop art e contracultura norte-americana, que ganhou fama mundial após começar a pintar pin-ups ao lado de logomarcas famosas, no final dos anos 60.

O primeiro single, "Mandou Bem" foi lançado em agosto de 2013 e conta com a participação de Nile Rodgers, lendário guitarrista e produtor da banda Chic, também conhecido por trabalhos clássicos com Madonna, David Bowie, Duran Duran e Daft Punk, entre outros.
------------------------------------------------------------------
Fonte: UOL - Música (com adaptações).

Consolidação do Sucesso de Jota Quest

Jota Quest - O Sol


Em 1999, o grupo Jota Quest realiza vários shows pelo país e, ao mesmo tempo, já cuida das novas composições para seu novo trabalho. O cd Oxigênio foi lançado em julho de 2000, trazendo sucessos como "Dias Melhores", "O Que Eu Também Não Entendo", "Dois Mundos" e "Tele-Fome".

Dois anos depois, retomaram o prestígio com o público, lançando Discotecagem Pop Variada. O carro-chefe desse trabalho foi a música"Na Moral" (com participação de Seu Jorge), que levou o Jota Quest novamente ao topo das paradas. Com todo o clima favorável, lançaram um ao vivo produzido pela MTV, em cd e dvd. Gravado em Belo Horizonte em 2003, o material traz os dezoito maiores sucessos da carreira do grupo, cantados em coro por milhares de pessoas e ainda uma participação especial de Arnaldo Antunes e Thaíde.

O novo álbum veio no final do ano de 2005 com o nome de Até Onde Vai. As músicas "Além do Horizonte" e "O Sol" reafirmavam a postura mais tranquila da banda em suas músicas e ajudaram a conquistar fãs de todas as idades e estilos. Já o álbum La Plata de 2008, possui canções de cunho pop que mesclam sinuosamente com a sonoridade da black music, raiz musical do Jota Quest.
-----------------------------------------------------------------
Fonte: Site Oficial (com adaptações).

Jota Quest: O Início

Jota Quest - Fácil


Tudo começou em 1993 na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, quando os amigos Paulo Alexandre Fonseca (Paulinho) e Paulo Roberto Diniz Júnior (PJ) resolveram criar uma banda influenciados pela black music e precisavam de voluntários para a formação. Após conhecerem Márcio Buzelin e Marco Túlio Lara, os integrantes fizeram alguns testes para convocar o último integrante para os vocais. Ao final, Rogério Flausino que tinha experiência musical por ter participado da banda Contatos Imediatos ao lado do seu irmão Wilson Sideral.

Com a formação completa, a banda estava formada com Rogério Flausino nos vocais, PJ no baixo, Márcio Buzelin nos teclados, Marco Túlio Lara na guitarra e Paulinho na bateria. O nome sugerido por Paulinho foi "Johnny Quest", inspirado no desenho animado da Hanna-Barbera e passaram a fazer apresentações nos bares da capital mineira. Tornando-se conhecidos pelo público local, passaram a excursionar em outras cidades do estado até, dois anos depois, gravarem seu primeiro disco independente.

O trabalho da banda despertou interesse da gravadora Sony Music, com a qual os integrantes assinaram contrato para o primeiro disco oficial que saiu em 1996, com destaque para as faixas "Encontrar Alguém" e "As Dores do Mundo". O sucesso estava começando, mas havia um problema judicial em disputa devido ao nome da banda "Johnny Quest" (embora os rapazes assinavam como "J. Quest") a qual a Hanna-Barbera era detentora dos direitos autorais. Para encerrar o imbróglio, adotaram o nome Jota Quest.

Conhecidos nacionalmente, logo veio o segundo disco De Volta Ao Planeta em 1998, que obteve uma boa vendagem graças aos sucessos "Fácil", "Sempre Assim", além da faixa-título. A banda mineira já se tornou uma das bandas pops mais adoradas no Brasil.

Jota Quest - Dias Melhores


Um dos grandes sucessos do grupo Jota Quest, que faz parte do cd Oxigênio, de 2000.

Homenageado do Dia: Jota Quest



Jota Quest - Só Hoje

Uma das bandas pop mais populares da nossa música, Jota Quest é a Homenageada do Dia deste domingo.