13 de jun. de 2014

Momento Flashback: Patrick Hernandez


Patrick Hernandez - Born To Be Alive

Cantor francês nascido numa pequena vila perto de Paris em 1949. Patrick Hernandez começou sua carreira como backin vocal até conhecer o produtor musical Jean Vanloo que lhe abriu as portas para o sucesso da disco music no final da década de 1970.

Seu primeiro sucesso foi gravado em 1979, mas que se tornou conhecido a partir de 1980: "Born To Be Alive". A música, que deu nome ao seu disco, rendeu ao cantor seu primeiro disco de ouro na Itália e passou a excursionar em vários países na Europa e também nos Estados Unidos. Nas suas apresentações merece destaque uma dançarina que viria a se tornar cantora: Madonna.

Entre os anos 1980´s e 1990´s, Patrick aparece participando de algumas músicas em álbuns de alguns amigos. Em 1987 foi lançado um remix de "Born to Be Alive" para as pistas de dança. Em 1995 foi lançado uma compilação dos sucessos de Hernandez nos EUA, chamado The Best Of Patrick Hernandez pela Hot Records.

Em 2008 se envolveu no projeto de Plastic Bertrand, um dos grandes nomes da Disco e New Wave Belga dos anos 80, que até se arriscou no EBM e New Beat, sendo, juntamente com o Telex, uma das principais influências para bandas como Front, A Split Second, etc, afinal já começou seus experimentos eletrônicos em Bruxelas no final dos anos 70. Excursionou por toda a Europa, com maior ênfase na Bélgica e na França.

Em 2009 o projeto ganhou corpo, organizaram uma mega turnê ao lado de outros ícones da Disco Music como Village People, Santa Esmeralda, Otawan, Weather Girls, etc. A turnê durou mais de 6 meses em toda a Europa. Desde essa época está mais dedicado à família. Patrick é casado com a cantora Luíza Fernandez, que interpreta em seus discos vários Clássicos, assim como “Lay Love On You”, “Disco Boy” and “Spanish Dancer”, entre outros.
--------------------------------------------------------------------------

12 de jun. de 2014

Sintonia In Concert: Leonard Bernstein


Regente, compositor, pianista graduado, apresentador de televisão, comentarista e militante pela paz mundial. Este foi Leonard Bernstein. Como definiu seu professor de música Fritz Reiner, "Leonard é feito um giroscópio humano".

Filho dos imigrantes russos Jennie Resnick e Samuel Joseph Bernstein, o músico era norte-americano, nascido em 25 de agosto de 1918 na cidade de Lawrence, Massachussetts (EUA).

A maior incentivadora por seu interesse pela música foi sua tia Clara, que lhe deu um piano de presente quando ele completou 10 anos. Passou a ter aulas particulares com a pianista Frieda Karp, e, em 1930, foi matriculado no New England Conservatory of Music. 

Um dos maiores prazeres de sua vida era estudar, tanto que seu currículo acadêmico era vasto. Formou-se na conceituada Universidade de Harvard, completou seu histórico disciplinar no Curtis Institute of Music, da Filadélfia, freqüentou diversos seminários especializados, e em 1940 esteve presente no curso de verão do Tanglewood Music Center, ministrado pelo maestro Koussevitzky. 

Nessa época conheceu o compositor Aaron Copland, que viria a se tornar seu amigo inseparável. Eram cúmplices em tudo, principalmente no trabalho. 

Bernstein gravou quase todas as obras de Copland para orquestra.

A grande chance que teve de mostrar ao público seu talento aconteceu por acaso em 1943, quando precisou substituir às pressas o maestro Bruno Walter numa apresentação no Carnegie Hall. Foi tão aplaudido que no dia seguinte seu nome estava na primeira página do jornal The New York Times.

Agraciado pela crítica, após dois anos assumiu o posto de Diretor Musical da Orquestra Filarmônica de Nova York.

Sua forma enérgica de reger sofria a influência de Mahler, e ainda conseguia chocar. Compôs peças nos mais diversos estilos e foi o maestro norte-americano que mais fez apresentações pelo mundo.

A primeira vez que Bernstein regeu um concerto fora dos Estados Unidos foi em 1944, na cidade de Montreal (Canadá). Após a Segunda Guerra, foi contratado para acalmar os ânimos dos ingleses, seguindo depois para a França e para Praga, onde se apresentou no Festival Internacional de Música. 

Fez também inúmeros concertos em Israel, país escolhido por ele para a estréia de diversas obras, entre elas a Sinfonia nº 3 "Kaddish", estreada em 1963 na cidade de Tel Aviv.

Em 1951, Bernstein se casou com a atriz chilena Felícia Montealegre Cohn, com quem teve três filhos: Jannie Anne Maria, Alexander Serge Leonard e Nina Maria Felícia.

Ele tornou-se ainda mais popular na década de 50, quando começou a apresentar programas de televisão. Entre os mais famosos estão "Omnibus" (1954), em que ensinava música clássica para leigos, e "Young People’s Concert" (1958), na CBS.

Em 1957, chegou a ser aclamado pela estréia de seu teatro musical West Side Story (Amor, Sublime Amor). A peça, que foi exibida na Broadway, conta a história da rivalidade entre duas gangues no subúrbio americano. Anos mais tarde, a obra seria adaptada para o cinema e ganharia o Oscar de melhor trilha sonora.

Cansado das apresentações, na década de 70 passou a dedicar-se apenas às composições. Apresentou trabalhos famosos como o balé Dybbuk (1975), 1600 Pensylvania Avenue (1976) e Songfest (1977). Em 1978 enviuvou, voltou a dar aulas de música e a realizar alguns breves concertos.

Um pouco antes de falecer em Nova York, no dia 14 de outubro de 1990, vítima de uma parada cardíaca, fundou a Beta (The Bernstein Education Through the Arts Fund), uma entidade filantrópica dedicada à música.
-------------------------------------------------------------
Fonte: Coleção Folha de Música Clássica

11 de jun. de 2014

Um Chá Com Brown - Parte 14 (Novos Trabalhos de Carlinhos Brown)

Carlinhos Brown e Quésia Luz - Vc, o Amor e Eu


Em novembro de 2009, Carlinhos Brown inaugurou o CMN (Centro de Música Negra) no bairro do Comércio em Salvador, Bahia. Sendo uma colaboração francobrasileira, já que foi feita em parceria com a empresa de mídia online francesa Mondomix (que dirige o Centro), além da Secretaria de Cultura da Bahia e apoio do Ministério da Cultura do Brasil, trata-se do primeiro museu multimídia internacional, dedicado às músicas negras nacionais e internacionais.

O CMN, segundo Carlinhos Brown, não se limita a explorar as expressões musicais das diferentes etnias negras, mas “amarra o desejo de irmanar todas as culturas”. É integrado ao Museu do Ritmo que busca transformar-se no principal centro cultural de Salvador.

Em 2011 se apresentou no Teatro Castro Alves, em Salvador (BA), depois de uma turnê pelo país com show Romântico Ambiente para edição em cd/dvd homônimo. A partir de 2012, Brown passou a integrar o grupo de jurados do programa “The Voice Brasil”, da Rede Globo, ao lado de Lulu Santos, Claudia Leitte e Daniel. Nesse mesmo ano lançou, pelo selo Sony Music, o CD Mixturada Brasileira, que produziu em parceria com o DJ Fernando Deeplick, contando com algumas participações especiais como Ivete Sangalo e Orquestra Pracatum.

Em 2014, Carlinhos Brown iniciou uma maratona de trabalhos fonográficos, a começar com as 6 músicas compostas para o filme "Rio 2". Em seguida, lançou seu 10º cd Marabô, comemorando 35 anos de carnaval, com destaque para a faixa "Vc, o Amor e Eu", com participação de Quésia Luz, e "Afrodescendente", com participação de Luiz Caldas. Ainda no mesmo ano, finalizou mais um novo cd - Vibraaasil - voltado para a Copa do Mundo no Brasil. Também gravou um clipe da música "La La La (Brasil 2014)" ao lado da cantora colombiana Shakira.
---------------------------------------------------------------------
Fonte: Dicionário Cravo Albin (com adaptações).

8 de jun. de 2014

Sintonia::: Especial Zizi Possi



Playlist com Top 15 contendo as maiores interpretações de Zizi Possi.

Zizi Possi e a volta aos palcos

Zizi Possi - Sem Você


No ano de 2000, Zizi Possi estreou turnê nacional de lançamento do cd Puro Prazer no ATL Hall (RJ), ao lado do pianista Jether Garotti Jr., com quem completou, nesse ano, uma década de trabalho. No ano seguinte gravou um cd voltado à bossa nova, sendo seu último trabalho junto à gravadora Universal que ainda lançou uma caixa com três cds gravados por Zizi (Per Amore, Passione e Puro Prazer) que obtiveram vendas significativas.

Passado um período fora dos palcos devido a uma depressão que sofreu, a cantora volta com o cd Para Inglês Ver e Ouvir, de 2005, com grandes sucessos da música internacional. Em 2008, para comemorar seus 30 anos de carreira, gravou no espaço Tom Jazz em São Paulo o dvd Cantos e Contos ao vivo em 2 volumes, contando com vários convidados especiais.

A partir de 2009, Zizi Possi passou por problemas de saúde e pessoais que a levaram a uma depressão, obrigando a cantora a afastar dos palcos por alguns meses, chegando a ficar internada no hospital, submetendo-se a cirurgias na boca e na coluna. Além disso, teve uma infecção séria que ficou um tempo sem andar.

Após sua recuperação, voltou aos palcos no show Tudo Se Transformou (título da música de Paulinho da Viola) no Teatro Bradesco, no Rio de Janeiro. O show, que deu nome ao novo cd e dvd da cantora lançado em 2014, trouxe novos sucessos como "Sem Você" (de Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown) e uma composição de sua filha Luíza Possi em parceria com Dudu Falcão: "Cacos de Amor".

O Auge da Carreira de Zizi Possi

Zizi Possi - Per Amore


Ainda em 1979, Zizi Possi participou da trilha sonora da peça "Ópera do Malandro", de Chico Buarque. Paralelamente ao lançamento do disco e espetáculo Um Minuto Além (1981), ganhou o primeiro prêmio de cantora-revelação pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Lançou ainda os discos Dê um Rolê (1984) e Amor e Música (1987). Os discos nesta época tinham uma linha comercial e as canções para trilha sonoras de telenovelas atendiam a tendências mercadológicas, o que caracterizava de uma maneira geral a produção musical dos anos 80.

Nesse período também foi marcado por uma grande exposição de sua vida pessoal ao lado da cantora e compositora Ângela Rô Rô. A mídia sensacionalista explorou o relacionamento à exaustão e a canção "Escândalo" (Caetano Veloso) foi gravada por Ângela sobre o episódio e lançada como faixa-título do seu disco lançado em 1981. Esse boato só acabou com o casamento de Zizi com o produtor musical Líber Gadelha, com quem teve uma filha, também cantora: Luíza Possi.

Na década de 1990, Zizi lançou novos trabalhos como os discos Sobre Todas as Coisas (de 1991), um de seus melhores trabalhos, chegando a receber o Prêmio Sharp de Música de melhor disco e um prêmio dado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) na categoria Melhor Cantora de MPB.

Ainda gravou novos discos como Valsa Brasileira em 1993 e Mais Simples em 1996, além de um disco ao vivo em 1995. Em 1997 Zizi chega ao auge de sua carreira com o lançamento do cd Per Amore gravado em italiano, chegando a vender mais de 700 mil cópias, rendendo à cantora um Disco de Ouro, um Disco de Platina e um Disco Duplo de Platina. Recebeu, ainda, o Troféu Imprensa, na categoria Melhor Cantora do Ano. O sucesso deste disco teve continuação com o cd Passione gravado no ano seguinte. 



O Início da Carreira de Zizi Possi

Zizi Possi - Asa Morena


Zizi Possi ou Maria Izildinha é neta e bisneta de italianos. Esta paulistana do Brás nasceu em 28 de março de 1956 e começou a estudar piano bem cedo, aos 5 anos de idade. Dada a rapidez com que aprendia, mudou de professores e métodos muito rapidamente.

Aos 18 anos foi morar com o irmão mais velho em Salvador, onde ficava a Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, considerada a melhor da América Latina na época. Nesta escola cursou Composição e Regência durante 2 anos.

Ainda em Salvador foi professora de música em um projeto de reestruturação social e arquitetônica do Pelourinho, trabalhou em várias peças teatrais e musicais, onde interpretava, cantava e compunha algumas das trilhas. Gravou também alguns jingles para Alcivando Luz, músico e produtor de publicidde e participou de especiais da tv local.

Em 1977 Roberto Menescal, na época diretor artístico da gravadora Philips, assiste Zizi Possi pela primeira vez, em um programa piloto de TV. No ano seguinte, já no Rio de Janeiro, Zizi Possi assina com a gravadora e lança Flor do Mal, seu primeiro LP.

Dois anos depois, consolida-se como cantora popular através de sucessos como "Pedaço de Mim" (que gravou em 78 a convite de Chico Buarque), "Nunca", "Meu Amigo, Meu Herói", "Asa Morena", "O Amor Vem Pra Cada Um" (versão de "The Love Come To Everyone", de George Harrison), "Caminhos de Sol", "Perigo", "A Paz", "Esquece e Vem", entre outras.
-------------------------------------------------------------------------
Extraído do Site Oficial.

Zizi Possi - Mais Simples


Clipe oficial de Zizi Possi cantando um dos seus grande sucessos.

Homenageado do Dia: Zizi Possi


Zizi Possi - A Paz

O blog Sintonia deste domingo traz uma das maiores intérpretes da nossa música brasileira: Zizi Possi. Ela é a Homenageada do Dia.