23 de mai. de 2014

Momento Flashback: Al Corley


Al Corley - Square Rooms

Al Corley (nascido em 22 maio de 1956, em Wichita, Kansas) é um ator americano, cantor e produtor. No final de 1970, ele trabalhou como porteiro no Studio 54 . Ele viria a aparecer em um VH1 Behind the Music especial sobre Studio 54 para contar suas experiências.

Corley é mais conhecido como o primeiro ator a interpretar Steven Carrington na década de 1980 na novela Dinastia. Depois disso, Corley atuou em catorze filmes e produziu cinco. Corley deixou a novela Dinastia no final da segunda temporada, em 1982, depois de reclamar sobre estar "sempre mudando as preferências sexuais" de Steven e querendo "fazer outras coisas". O personagem foi reformulado em 1983 com Jack Coleman; a mudança na aparência foi atribuída à cirurgia plástica após uma explosão da plataforma petrolífera. Coleman permaneceu no programa até 1988, mas Corley voltou ao papel de Steven em 1991 na minissérie Dynasty: The Reunion, quando Coleman estava indisponível devido a conflitos de agenda.

Ele também era conhecido como cantor na década de 1980. Seu novo single "Square Rooms" lançado em 1984, de seu álbum de estréia de mesmo nome, tornou-se hit número um na França (em 1985), atingindo também o nº 6 na Suíça , nº 12 na Itália (em 1985), nº 13 na Alemanha, nº 15, na Áustria e nº 80 nos EUA . No mesmo ano, ele lançou "Cold Dresses" que também foi um grande sucesso na França, chegando ao nº 5. Seu segundo álbum, Riot of Color foi lançado em 1986, e o terceiro álbum - Big Picture - em 1988.

Ele era casado em 1989 com a atriz Jessika Cardinahl. Eles têm três filhos: Sofia Elena, Ruby Cardinahl e Clyde Nikolai Corley. Antes de seu casamento, ele teve um breve romance com a estrela pop de Carly Simon . Ele reside no Pacific Palisades, área de Los Angeles.
----------------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia (com adaptações).

22 de mai. de 2014

Sintonia In Concert: Carlo Bergonzi


Carlo Bergonzi - Giunto Sul Passo Estremo

Carlo Bergonzi é um tenor de ópera italiano. Está associado com as óperas de Giuseppe Verdi.

Bergonzi nasceu em Vidalenzo, perto de Parma. Iniciou seus estudos de canto como barítono no Conservatório de Parma com o Maestro Ettore Campogalliani com 14 anos . Durante a Segunda Guerra Mundial, foi internado na Alemanha, num campo de prisioneiros de guerra. Após a guerra, retornou para a Itália e estudou no Conservatório de Boito em Parma.

Em 1948 data de sua estréia profissional, como barítono, no papel de Figaro em Il barbiere di Siviglia de Rossini. Outros papéis de barítono que desempenhou: Arlesiana (Metifio), Don Pasquale (Dottor Malatesta), L'elisir d'amore (Belcore), Lucia di Lammermoor (Lord Enrico Ashton), Le astuzie di Bertoldo (Ghirlino), Pagliacci (Silvio), L'amico Fritz (Fritz Kobus), Cavalleria rusticana (Alfio), Werther (Albert), La bohème (Marcello), La fanciulla del West (Sonora), Madama Butterfly (Sharpless), Manon Lescaut (Lescaut), Mignon (Laerte), Rigoletto (Rigoletto) e La traviata (Giorgio Germont).

Em 1951, fez sua estréia como tenor no papel-titular de Andrea Chénier no Teatro Petruzzelli em Bari. Nesse mesmo ano, para marcar o 50º aniversário da morte de Giuseppe Verdi, a rede de rádio estatal italiana RAI envolveu Bergonzi para uma série de transmissões das Óperas menos conhecidas de Verdi I due Foscari, Giovanna d'Arco, e Simon Boccanegra.

Sua última apresentação ocorreu no ano 2000 na peça Otello, em Nova York, EUA. Após 40 anos de carreira, iniciada em 1953 no Scala de Milão e no teatro Colón de Buenos Aires, consagrou sua vida ao ensino de sua arte. Sua discografia compreende ao menos 25 óperas e as 31 árias para tenor compostas por Giuseppe Verdi.

Nota do blog (atualização em 26/07/2014): Carlo Bergonzi faleceu no dia 25/07/2014 aos 90 anos de idade na cidade italiana de Milão.
---------------------------------------------
Fonte: Wikipédia.



21 de mai. de 2014

Um Chá Com Brown - Parte 11 (Carlito Marrón)

Carlinhos Brown - Carlito Marrón


A década de 2000 foi um período de muitas mudanças na carreira de Carlinhos Brown. Em 2001, Brown chegou a participar da 3ª edição do Rock In Rio, sendo sua participação vaiada e contestada pelo público presente que exigia atrações internacionais no evento. Após lamentar pelo ocorrido, o músico recebeu solidariedade da imprensa e do público baiano bem como de outros jornalistas de outros estados, criticando a postura da platéia. 

Ainda no mesmo ano, lançou seu terceiro disco Bahia do Mundo - Mito e Verdade, sendo seu último trabalho pela gravadora EMI. O jornal Folha de São Paulo divulgou uma nota sobre a distribuição dos direitos autorais pelo ECAD aos músicos participantes do festival e Carlinhos Brown ficou em primeiro lugar dentre os que mais arrecadaram.  Meses depois, ingressou nos Tribalistas, como já vimos na postagem anterior desta série. De 2001 a 2005 foram lançadas algumas coletâneas oficiais com os maiores sucessos do cantor.

Brown inovou no carnaval baiano de 2003 ao lançar o Camarote Andante e continuou a participar de vários shows e eventos nacionais e internacionais, destacando uma apresentação na 35ª edição do Festival de Montreaux, na Suíça, e do JVC Jazz Festival, em Nova York, nos Estados Unidos. Também produziu discos de diversos artistas e contribuiu com a trilha sonora de filmes e especiais para TV.

Durante uma apresentação na Espanha em 2004, Carlinhos Brown ficou conhecido como Carlito Marrón, nome dado ao seu disco lançado em 2003 e voltado ao mercado internacional. Brown se tornou um fenômeno naquele país, onde foi a grande estrela do carnaval feito por ele em Madri, conquistando o carinho e reconhecimento do público espanhol. Por esse disco, Brown ganhou um Disco de Ouro na Espanha e em outros países. Nos EUA, ganhou o 5º Grammy Latino na categoria de "Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro.

Carlinhos Brown ainda gravou o dvd Inside durante um show na Espanha e não lançado no Brasil. Também gravou os cds Candyall Beat (também em 2003), Candombless (2005), A Gente Ainda Não Sonhou (2007), além de um cd e dvd ao vivo no Festival de Verão gravado em 2006.

18 de mai. de 2014

Sintonia::: Especial Jon Secada



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de Jon Secada.

Jon Secada, Ontem e Hoje

Jon Secada - Too Late, Too Soon

Após gravar um disco em espanhol (Otro Día Más Sin Verte) com novas versões de seus sucessos no mesmo ano do lançamento de seu primeiro disco, Jon Secada se torna um dos grandes ídolos da música latina e fatura seu primeiro Grammy na categoria de Melhor Álbum Latino. Em 1994 lançou seu novo álbum intitulado Heart, Soul, and a Voice, com destaque para os sucessos "If You Go" e "Mental Picture" (que entrou na trilha do filme "O Especialista", estrelado pelos atores Sylvester Stallone e Sharon Stone). Embora não tenha repetido o sucesso do primeiro disco, Jon vendeu cerca de um milhão de cópias. 

Meses depois, Jon gravou mais dois discos em espanhol: Si Te Vas, de 1994, contendo novas versões do seu segundo álbum, e Amor, de 1995 e que lhe rendeu o segundo Grammy, ambos voltados ao público latino. Em 1997 volta com novo cd Secada, que trouxe novos sucessos como "Too Late, Too Soon", "Believe" e "Forever". Em 1999 saiu o cd Greatest Hits, a primeira compilação oficial do cantor.

Logo depois celebra contrato com a gravadora Sony e grava mais três álbuns: Better Part of Me (2000, com destaque para um dueto com a cantora brasileira Marina Elali em "Lost Inside Your Heart"), The Gift (2001) e Amanecer (2002).

Ao se tornar um artista independente em 2005, Jon Secada passou a priorizar o mercado latino onde é mais reconhecido com seus novos trabalhos. Jon também atuou como jurado em quatro temporadas do Latin American Idol, versão espanhola do programa norte-americano.

Em 2010, em apresentação no Brasil, gravou o cd e dvd Stage Rio, com participações de Monobloco e Marina Elali. Dois anos depois volta com novo single "I'm Never Too Far Away". Além da música, Jon Secada também vem atuando em diversas causas sociais.

Jon Secada: o Início

Jon Secada - Just Another Day


Juan Francisco Secada Martinez, mais conhecido como Jon Secada nasceu na cidade de Havana, capital de Cuba, em 1962. 

A sua infância não foi nada fácil: seu pai José Secada chegou a ser preso pelo regime de ditadura instalado no país pelo presidente Fidel Castro. Em 1971, Jon e sua família deixaram o país rumo a Flórida, nos Estados Unidos, onde abriram uma cafeteria.

A música apareceu para Jon quando ainda estudava no ginásio com 11 anos de idade, quando um amigo que era compositor descobriu seu talento durante uma apresentação. Ao concluir seus estudos, Jon entrou na Universidade de Miami, no curso de Bacharelado em Música, tornando-se músico de jazz. Concluiu o curso em 1979.

Em 1986, Jon Secada gravou seu primeiro single “Love With a Smile”, iniciando-se no mercado fonográfico. Seu compacto com duas músicas (a outra era "Wishes") não teve o retorno desejado, mas chamou atenção do produtor musical Clay Ostwald que o levou para conhecer Emilio Estefan, marido da cantora Gloria Estefan. Emilio, por sua vez, convidou Jon para ser backing vocal de sua mulher, além de compor algumas músicas.

Em 1991, Jon prepara-se para uma nova fase de sua vida ao ter a oportunidade de gravar seu primeiro disco, marcando o início de sua carreira musical. Lançado pela gravadora SBK Records, o disco Jon Secada foi lançado em 1992 e vendeu mais de seis milhões de cópias em todo o mundo, graças ao seu talento e sua voz. O disco, que trouxe sucessos como "Just Another Day", "Angel" e "Do You Believe In Us", ganhou importantes premiações e reconhecimento como melhor álbum pop do ano.

Jon Secada - Angel


Apresentação ao vivo de Jon Secada cantando uma de suas canções de maior sucesso de sua carreira: "Angel".

Homenageado do Dia: Jon Secada


Jon Secada - If You Go

Um dos maiores nomes da música pop internacional, responsável por inúmeros sucessos que emplacaram na década de 1990 e 2000, o cantor e compositor cubano Jon Secada é o Homenageado do Dia deste domingo aqui no blog Sintonia.