9 de mai. de 2014

Momento Flashback: Grace Jones


Grace Jones - I'm Not Perfect (But I'm Perfect For You)

Nascida em Spanishtown (Jamaica) em 19 de maio de 1952, Grace Jones mudou-se aos doze anos para os Estados Unidos, onde iniciará carreira como modelo. Em 1973, estréia no cinema, atuando no filme Gordon´s War. Assina um contrato com o Island em 1977. Nesse mesmo ano, lançou o single "I Need a Man", que se torna hit nos pistas de dança. 

Seus três álbuns lançados entre 1977 e 1979 - Portfolio, Fame e Muse - a consagram como uma diva do disco, com hits como "Sorry /That’s the Trouble", "La Vie En Rose", "Do Or Die" e "What I Did For Love". Ganha notoriedade também par sua provocativa imagem andrógina e pelos seus shows teatrais, sendo a primeiro artista o se apresentar ao vivo no Studio 54, famoso discoteca de Novo York. 

A partir de Warm Leatherette (1980), incorpora em seu trabalho o influência do rock/new wave. O disco inclui covers de "Private l]Lives", (Top 20 na Inglaterra), dos Pretenders, "Love Is the Drug", do Roxy Music e "Breakdown", de Tom Petty. 

A dupla de músicos e produtores de dub/reggae Sly Dumbar/Robbie Shakespeare produz Nightclubbing (81), que coloca a cantara no Top 40 norte-americano pelo primeira vez. O disco traz uma composição de David Bowie/Iggy Pop (a faixa-título) e um hit de r&b, "Pull up to the bumper". 

Chega ao quarto lugar na Inglaterra com a coletânea Island Life, lançado em 1986. Nile Rodgers (ex-Chic ) é o produtor de Inside Story, também de 1986. O disco traz o hit "I´m Not Perfect (But I'm Perfect For You)". Bullet Proofheart é o disco de 1989. No ano seguinte, vem ao Brasil para uma apresentação durante a final do concurso de modelos Look Of The Year. 

No dia 20 de Outubro de 2006, o CD triplo Ultimate Collection foi lançado na Europa pela CCM, em uma edição limitada. Embora seu último álbum de estúdio tenha saído em 1989, Grace Jones nunca deixou de se apresentar ao vivo por aí. Ela segue o seu estilo underground em seus shows, sem grandes divulgações.
-----------------------------------------------------------------
Fonte: Letras (com adaptações).

8 de mai. de 2014

Sintonia In Concert: Sarah Brightman



Sarah Brightman é uma cantora soprano e atriz inglesa, nascida a 14 de agosto de 1961 e fez a sua estréia no teatro com apenas 13 anos em Londres. Aos 16, fez parte do grupo de dança Pan's People e, aos 18, juntou-se aos Hot Gossip, o grupo de dança de Arlene Philips, com o qual gravou o êxito "I Lost My Heart To A Starship Trooper" (1978).

Em 1985, Sarah Brightman cantou ao lado de Placido Domingo no Requiem de Andrew Lloyd Webber, em Nova Iorque e Londres, para o qual recebeu a nomeação para o Grammy de Melhor Novo Artista Clássico. Em 1986, Sarah conquistou um dos maiores sucessos de sua carreira, com o musical "O Fantasma da Ópera", atualmente o melhor trabalho de Andrew Lloyd Webber, atuando no papel principal da cantora e bailarina Christine Dáae.

Em 1993, a cantora lançou o seu primeiro álbum-solo, Dive. Mas foi só três anos mais tarde com Fly (de 1995) que ela alcançou o sucesso. O disco foi impulsionado pela música "Time To Say Goodbye", um dueto com o tenor Andrea Bocelli. Entre os seus trabalhos estão ainda Harem, de 2003, e o CD e o DVD ao vivo Symphony - Live in Vienna. Sarah Brightman já cantou na abertura de duas Olimpíadas: ao lado do tenor José Carreras apresentou a música "Amigos Para Siempre" nos jogos de Barcelona (1992). Em Pequim (2008), cantou com o cantor chinês Liu Huan a música "You and Me".

Seu último trabalho foi lançado em 2013 com o cd Dreamchaser.
-----------------------------------------------------------------------
Fontes: Wikipédia e Música.


7 de mai. de 2014

Um Chá Com Brown - Parte 9 (Candyall Guetho Square)


Timbalada - Água Mineral

Quando a Timbalada foi criada em 1993, seus ensaios passaram a ser realizados inicialmente nas ruas do Candeal e, logo depois, na Mansão Fonte do Boi, no bairro Rio Vermelho, em Salvador-BA.

Por conta da necessidade de se buscar um lugar maior para os ensaios devido ao grande público que ia prestigiar a banda, Carlinhos Brown e seu irmão Gilson Freitas iniciaram a construção de um novo espaço que veio a ser inaugurado em novembro de 1996: o Candyall Guetto Square.

Situado dentro do Candeal, o novo espaço foi criado para abrigar cerca de 1.500 (mil e quinhentas) pessoas. Apresentando uma arquitetura diferenciada, o local engloba quadras de ensaios e um prédio de três andares nos quais estão distribuídos rastaurantes, bares, camarotes, banheiros, salas para cursos e oficinas e estúdio de som.

No decorrer dos anos e com o sucesso do empreendimento, veio o descontentamento dos moradores do bairro em relação ao barulho dos shows que eram realizados no local. Baseando na Lei do Silêncio em vigência na capital baiana, o Ministério Público resolveu intervir visando a proteção ao meio ambiente e combater a poluição sonora. Em 2003, os ensaios deixaram de ser realizados no local que passa a abrigar apenas o escritório e um estúdio.

Os ensaios da Timbalada passaram para o Museu du Ritmo, novo espaço cultural criado por Carlinhos Brown em janeiro de 2007, localizado no bairro do Comércio, em Salvador.

4 de mai. de 2014

Sintonia::: Especial Maria Bethânia



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de Maria Bethânia.

Maria Bethânia e Seus Trabalhos Recentes

Maria Bethânia - As Canções Que Você Fez Pra Mim

Maria Bethânia continuou a gravar novos discos nos anos seguintes, merecendo destaque especial para os álbuns Talismã (1980), Ciclo (1983) e A Beira e o Mar (1984). No disco Dezembros (1986), Bethânia gravou canções inéditas de Tom Jobim, Milton Nascimento, Chico Buarque e Caetano Veloso.

No início da década de 1990, gravou discos mais intimistas até que, em 1994, voltou ao romantismo num disco só com músicas de Roberto e Erasmo Carlos intitulado As Canções que Você Fez pra Mim. Em 1996, lançou o CD Âmbar, com músicas da nova geração da mpb que estava se destacando na época e que deu origem ao show "Âmbar - Imitação da Vida", realizado no ano seguinte, sendo um grande sucesso de público e registrado em um álbum duplo. 

No ano de 2000, a cantora completou 35 anos de carreira e comemorou com grande estilo gravando o disco Maricotinha lançado no ano seguinte. A turnê do disco foi muito elogiada pelo público e crítica que ela lançou um cd e dvd ao vivo. Em 2006 se tornou a grande vencedora do Prêmio Tim de Música (antigo Prêmio Sharp) nas categorias "Melhor Cantora", "Melhor Disco" (Que Falta Você Me Faz, em homenagem a Vinícius de Moraes gravado em 2005) e "Melhor DVD" (Tempo Tempo Tempo Tempo, comemorando seus 40 anos de carreira). 

Em toda sua carreira, Maria Bethânia gravou mais de 30 discos, sem contar com as participações e colaborações com outros artistas. Seus trabalhos mais recentes são Dentro do Mar Tem Rio (de 2007), Omara Portuondo e Maria Bethânia Ao Vivo (de 2008), Encanteria e Maria Bethânia Naturalmente (ambos de 2009). Seu último trabalho foi gravado em 2013 com o cd Carta de Amor (Ato 1 e 2), além do dvd homônimo.

A Consagração de Maria Bethânia

Maria Bethânia - Olhos nos Olhos

Meses depois, Maria Bethânia vai a Salvador onde fica até 1966 quando retorna ao Rio de Janeiro, atuando nas montagens Arena Canta Bahia e Tempo de Guerra, dirigidos por Augusto Boal. No mesmo ano, participa do I Festival Internacional da Canção, onde interpreta "Beira-Mar", de Caetano Veloso e Gilberto Gil.

No ano seguinte grava um disco com Edu Lobo e participou dos grandes festivais de música brasileira em evidência naquele período. Em numerosos shows e discos gravados, Maria Bethânia foi se consagrando como uma intérprete dramática e apaixonada, com um repertório que inclui regravações de antigos sucessos de compositores e cantores como Noel Rosa, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gonzaguinha, Djavan e outros.

Em 1972, participa do filme "Quando o Carnaval Chegar" ao lado de Chico Buarque e Nara Leão, dirigido por Cacá Diegues. No mesmo ano, realiza novas apresentações pela Europa. Em 1975, Bethânia e Chico se apresentaram juntos no Canecão, no Rio de Janeiro, sendo o show dirigido por Oswaldo Loureiro e registrado no LP Chico Buarque e Maria Bethânia Ao Vivo.

Em 1976 idealizou junto com Caetano, Gil e Gal Costa o grupo Os Doces Bárbaro, fazendo sua primeira apresentação no Anhembi, em São Paulo. Contudo, o LP não foi bem recebido pela crítica e o grupo se desfez. Bethânia ainda lançou dois discos Álibi (de 1978) e Mel (de 1979).

A Estréia de Maria Bethânia

Maria Bethânia - Carcará

Maria Bethânia Viana Teles Veloso nasceu em santo Amaro da Purificação, Bahia, em 1946. Irmã de Caetano Veloso, já se apresentava nos palcos do Teatro Vila Velha em Salvador ao lado do irmão e dos futuros cantores Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé e outros. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1965 a convite da cantora Nara Leão para substituí-la na peça "Opinião", alegando afastamento por motivos de saúde.

Assim se deu a estréia profissional de Maria Bethânia que se tornaria conhecida por sua agressiva interpretação de "Carcará", composição de João do Vale e José Cândido, sendo uma das músicas do espetáculo em que atuara no Rio, chamando atenção do público na época. Seu primeiro compacto saiu pela gravadora RCA, com as músicas "Carcará" e "É de Manhã" (de Caetano Veloso, sendo a sua primeira composição gravada em disco). O primeiro LP Maria Bethânia também saiu no mesmo ano.


Maria Bethânia - Teresinha


Composição de Chico Buarque feita para sua peça teatral intitulada "Ópera do Malandro" e que foi gravada com grande sucesso por Maria Bethânia em 1977.

Homenageado do Dia: Maria Bethânia


Maria Bethânia - É de Manhã

Considerada uma das maiores intérpretes da música popular brasileira, a cantora Maria Bethânia é a Homenageada do Dia aqui no blog Sintonia.