25 de abr. de 2014

Momento Flashback: The Pointer Sisters


The Pointer Sister - Slow Hand

The Pointer Sisters é um grupo feminino de música pop originário de Oakland, estado da Califórnia nos Estados Unidos e que fez sucesso durante as décadas de 1970 e 1980. Durante quarenta anos de existência, o grupo gravou canções dos mais variados gêneros, tais como disco, jazz, bebop, country, soul, funk, dance, new wave e rock.

O grupo se iniciou em 1969, quando as irmãs June e Bonnie Pointer começaram a se apresentar, sem contrato assinado com qualquer gravadora, como a dupla Pointers Pair. Em 1971, as Pointer Pair se transformam em Pointer Sisters com a chegada da também irmã Anita Pointer e elas assinaram contrato com a Atlantic Records. Em 1972, é a vez de Ruth, outra irmã, entrar para o grupo, pouco antes da gravação do primeiro álbum lançado no ano seguinte. 

Em 1977 Bonnie sai do grupo para tentar se consolidar como artista solo após gravar 5 discos juntas, e o grupo continuou como um trio. Ao assinar contrato com um novo produtor musical na gravadora Planet Records, gravam o single "Fire", de Bruce Springsteen e fez muito sucesso. Em 1981, gravam o disco Black and White, com destaque para o sucesso "Slow Hand".

Novos discos foram lançados nos anos que se sucederam, e as irmãs continuaram unidas, recebendo premiações e reconhecimento pelo trabalhos que fizeram. Seu último trabalho foi gravado em 2004 com um cd e dvd ao vivo. A atual formação agora conta com Anita, Ruth e Sadako (neta de Ruth).
----------------------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia (com adaptações).


24 de abr. de 2014

Sintonia In Concert: Giuseppe Di Stefano


Dono de uma das vozes mais belas da música lírica, ao lado do já falecido Luciano Pavarotti, o famoso tenor Giuseppe Di Stefano, nascido na cidade siciliana de Motta di Santa Anastasia em 24 de julho de 1921, teve uma carreira curta. O nome de Di Stefano se projetou ao lado do da soprano Maria Callas, com quem cantou em inúmeras ocasiões e gravou vários discos, desde a década de 40 até a de 70. Juntos gravaram "Tosca" (1953), "I Pagliacci" (1954), "Rigoletto" (1955), "Il Trovatore" (1956), "La Bohème" (1956) e "Ballo in Maschera" (1956).

Di Stefano fez sua estréia no La Scala de Milão em 1947. Cantava ali com frequência, assim como no Metropolitan, no Covent Garden, nos grandes teatros de Paris, Chicago, San Francisco, México, Buenos Aires, Rio de Janeiro e África do Sul.

A Ópera de Viena o definiu como "um dos maiores tenores do século 20", informando que ele atuou 84 vezes naquele palco em 13 papéis diferentes, após sua estréia com Des Grieux em Manon Lescaut, em 16 de junho de 1957, quando tinha 35 anos.

Sua última apresentação ocorreu em junho de 1992, quando interpretou Turandot de Puccini nas termas de Caracala de Roma. No dia 07 de dezembro de 2004, o cantor entrou em coma devido aos ferimentos causados por ladrões que quatro dias antes invadiram sua casa em uma praia do Quênia, onde morava. Em 23 de dezembro daquele mesmo ano ele foi transferido para um hospital de Milão, onde permaneceu internado até sua morte no dia 03 de março de 2008.
------------------------------------------------
Fonte: O Estadão - Cultura (com adaptações).



23 de abr. de 2014

Um Chá Com Brown - Parte 7 (Algamabetizado)


Carlinhos Brown - A Namorada

Alfagamabetizado, o primeiro álbum solo de Carlinhos Brown lançado em 1996, foi produzido pelo francês Wally Badarou e pelo pernambucano/ americano Arto Lindsay, tendo sido gravado em estúdios de Salvador, Rio de Janeiro, Paris e Nova York, que reúne músicos de todo o mundo.

A faixa "Quixabeira" conta com a colaboração dos ex- "Doces Bárbaros" - Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia - e é a única faixa do cd que não tenha sido escrito por Brown. Em "Seo Zé", ele contou com a colaboração de Marisa Monte e Nando Reis e ao longo de todo o álbum uma coleção de músicos de diferentes países coroar a miscigenação musical-cultural proposto por Brown.

Em "Robot Lista de Angel", o grego Alexandra Teodoropoulou recita o alfabeto em sua própria língua, tendo ao fundo o violino do africano Habiba Kouider Berkane misturado a uma forte percussão. Outros destaques do álbum são o baixo de N'Doumbe Djengue, da banda de Salif Keita, o acordeão de Cadah Mustapha e a bateria de Moktar Samba, ao lado do sax do baiano Rowney Scott e toda uma legião de percussionistas, marca registrada do trabalho de Brown.

Neste álbum muito aguardado, o objetivo de Brown era fazer algo que não seria bem sucedido apenas por um verão. "Eu não busco a eternidade, mas algo que não é descartável" - diz Brown. E isso leva tempo para ser feito. O nome Alfagamabetizado é uma rejeição do mundo analfabeto (analfabeto), do preconceito contra ele. "Analfabeto, para mim, soa como 'anal', é como descrever pessoas como material fecal, porque eles não sabem ler e por isso eles estão excluídos da sociedade" - diz Carlinhos. Alfagamabetizados são as pessoas que estão conscientes do que se passa ao seu redor, que aprendem de tudo e das pessoas na grande escola da vida.

A fim de lançar Alfagamabetizado, Brown fez mais de 150 shows, no Brasil, Estados Unidos e em vários países europeus. Uma das faixas do cd, "A Namorada", estava entre as músicas mais tocadas no Brasil, Japão e Chile e entrou na trilha sonora do filme de Hollywood "Speed ​​2" (Velocidade Máxima 2).
-------------------------------------------------------------
Fonte: Site Oficial.

20 de abr. de 2014

Sintonia::: Especial Guns N' Roses



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de Guns N' Roses.

Guns N' Roses: Ontem e Hoje

Guns N' Roses - Civil War


Com o sucesso do primeiro álbum, nem tudo foi perfeito para a banda Guns N' Roses. Seus integrantes tiveram vários problemas pessoais, seja brigas com fãs ou vícios com drogas. Mesmo assim, chegaram a lançar o segundo disco Lies em 1988, e o álbum duplo Use Your Illusion I e Use Your Illusion II em 1991 pela gravadora Geffen Records, emplacando sucessos como "Patience", "Don't Cry", "November Rain", "Civil War", entre outros.

Também ocorreram mudanças na banda como a substituição do baterista Steven Adler por Matt Sorum, e o guitarrista Izzy Stradlin, substituído por Gilby Clarke que ficou apenas três anos. Em 1996, Steven Adler ganhou um processo movido contra a banda com relação as lucros do disco Appetite For Destruction. Já Slash desentendeu-se com Axl Rose e também saiu da banda. Neste mesmo ano, Axl Rose comprou os direitos do nome Guns N’ Roses e, atualmente, é o único remanescente da formação original. A formação atual inclui o vocalista e pianista Axl Rose, os guitarristas Ron "Bumblefoot" Thal, DJ Ashba e Richard Fortus, o baixista Tommy Stinson, os tecladistas Dizzy Reed e Chris Pitman, e o baterista Frank Ferrer.

Em toda sua trajetória, os Guns N' Roses gravaram 6 discos, incluindo o trabalho mais recente lançado em 2008 com Chinese Democracy. Chegaram a vender mais de 100 milhões de discos em todo o mundo.

Guns N' Roses: O Começo

Guns N' Roses - Welcome To the Jungle


A história do Guns N' Roses começa nos meados de 1985 quando o vocalista Axl Rose funde as bandas de qual participava para montar uma nova banda com seu amigo de infância Izzy Stradlin. A banda antes formada pela dupla se chamava Rose, que logo é renomeada para Hollywood Rose. Contava com W. Axl Rose (vocais), Izzy Stradlin (guitarra), Markws Gosbon (guitarra), Rick Holland (baixo) e Johnny Kreiss (bateria). A nova banda consegue algum destaque nos subúrbios de Los Angeles, com muitas composições próprias (que futuramente seriam tocadas pelo Guns N' Roses) como  "My Way, Your Way" (Anything Goes), "Wreckless" (Reckless Life) e "Shadow Of Your Love". O último show do Hollywood Rose aconteceu na virada do ano de 1984/1985. Após isso a banda se dissolveu.

Assim, ao início de 1985, os ex-membros do Hollywood Rose, Axl Rose e Izzy Stradlin (Guitarra Base), se juntam a três ex-membros de outra banda recém dissolvida: Tracii Guns (Guitarra Solo), Ole Beich (Baixo) e Robbie Gardner (Bateria) da banda L.A. Guns. Com a junção dos membros e dos nomes das duas bandas, surge o Guns n' Roses. Essa formação porém se apresentou apenas uma única vez, em março de 1985. Após esse show, Ole Beich foi substituído por Duff McKagan.

Com essa formação (Axl, Tracii, Izzy Stradlin, Duff e Robbie), a banda fez mais alguns shows até a metade de 1985, quando a banda sofreu novas alterações: Tracii Guns e Robbie Gardner saíram da banda. Duff McKagan convidou seus antigos parceiros de Road Crew, o guitarrista Slash e o baterista Steven Adler para seus lugares. Nascia assim a formação mais conhecida da banda Guns N' Roses.

A estréia nos palcos da nova formação aconteceu em 6 de Junho de 1988, no conhecido Troubador em Hollywood, para cerca de 150 pessoas . Após isso, a banda seguiu para Seattle onde teve a sua turnê de estreia, conhecida por Hell Tour. Sobre esta turnê do Guns, pode-se afirmar que foi um fracasso, pois no caminho entre Los Angeles e Seatle, a Van onde os gunners viajavam quebrou, não restando alternativa a não ser abandonar o veículo e pedir carona. E esta carona, demora mais de dois dias para chegar, atrasando seu primeiro compromisso em Seattle, causando, como consequência, o cancelamento da turnê inicial do Guns N' Roses pelos EUA, fazendo com que Axl e cia vendessem parte do equipamento para voltar para casa.

Em 1986, lançaram um EP independente. No dia 21 de Julho de 1987, Appetite for Destruction foi lançado. Foi aclamado pela crítica, mas o álbum e seu primeiro single, "Welcome To the Jungle", ficaram um bom tempo sem muita exposição, quase um ano, - até que David Geffen pediu a MTV para transmitir o videoclipe da música. Apesar de inicialmente passar apenas de madrugada, logo o vídeo se tornou um dos mais requisitados da emissora. O segundo single, "Sweet Child O' Mine", foi ainda mais bem-sucedido, e quando o terceiro, "Paradise City", foi lançado, o álbum já tinha alcançado o topo das paradas.
---------------------------------------------------------
Extraído do site Guns N' Roses Brasil.

Guns N' Roses - Don't Cry


Um dos grandes sucessos do grupo, a música "Don't Cry" foi composta em 1991 por Izzy Stradlin e Axl Rose, sendo produzida em duas versões, uma delas lançada no álbum Use Your Illusion I, e a outra lançada no álbum seguinte, Use Your Illusion II

Homenageado do Dia: Guns N' Roses


Guns N' Roses - Sweet Child O' Mine

Uma das bandas de rock mais populares da atualidade, Guns N' Roses é a atração da seção Homenageado do Dia.