18 de abr. de 2014

Momento Flashback: Thompson Twins


Thompson Twins - Lay Your Hands On Me

Thompson Twins foi um grupo britânico do gênero new wave formado em abril de 1977. O grupo alcançou grande popularidade em meados dos anos 1980 com um sequência de hits no Reino Unido, Estados Unidos, entre outros países. 

A formação original era composta por Tom Bailey (vocais e baixo), Pete Dodd e John Roog (guitarra) e Jon Podgorski (bateria), sendo que Pod viria a ser substituído pelo baterista Andrew Borda e logo depois por Chris Bell. Alannah Currie, mulher de Bailey, também chegou a fazer parte do Thompson Twins. Apesar de ter lançado o primeiro single "Squares and Triangles", as mudanças não pararam por aí. Em 1981 ocorreram as entradas de Joe Leeway na percussão e Jane Shorter no saxofone no grupo.

A partir daí, gravaram o primeiro disco A Product of ... (Participation) no mesmo ano. Nos anos seguintes, o grupo foi reduzido a um trio formado por Tom Bailey, Alannah Currie e Joe Deriva, partindo para o sucesso internacional. Novos sucessos caíram no gosto do público como "Lies", "Love On Your Side" (1983), "Hold Me Now", "Doctor! Doctor!" (1984) e "Lay Your Hands On Me" (1985).

Em sua carreira, Thompson Twins gravou 8 discos, sendo o último intitulado Queer, lançado em 1991. Em 1993, o grupo se desfez e seus integrantes partiram para novos projetos.

17 de abr. de 2014

Sintonia In Concert: Enrico Caruso


Enrico Caruso nasceu em Nápoles em 27 de fevereiro de 1873. Sua estréia como tenor se deu na mesma cidade em 1894, mas seu primeiro sucesso foi cantando "La Gioconda", em Palermo, em 1897. Cantou "O Elixir do Amor" no Teatro Scala, de Milão, em 1900. Em 1902 cantou pela primeira vez no Teatro Covent Garden, de Londres, e a partir daí fez muito sucesso lá.

Mas o local onde mais cantou foi o Metropolitan Opera House, de Nova Iorque, onde de 1903 a 1920 foi intensamente admirado. Suas gravações tornaram-no mundialmente famoso. Caruso fundiu um timbre natural de barítono com um acabamento fluente e sedoso de tenor. O brilho de suas notas agudas, seu controle excepcional da respiração e sua entonação impecável tornaram sua voz sem par. Ele foi considerado o maior tenor do século. Foi um intérprete notável de Verdi. Cantou na estréia de muitas óperas, entre elas "La Fanciulla del West", de Puccini.

Em 24 de dezembro de 1920 Caruso fez sua última apresentação. Em 2 de agosto de 1921 ele morreu em Nápoles. Em 1986, o músico italiano Lucio Dalla compôs a canção "Caruso" em sua homenagem.
----------------------------------------------------------------------------
Fonte: Opinião e Notícia (com adaptações).


16 de abr. de 2014

Um Chá Com Brown - Parte 6 (O Projeto Social Pracatum)


Carlinhos Brown - Aganju

A Associação Pracatum Ação Social (APAS) é um projeto social criado e desenvolvido por Carlinhos Brown em 1994 inicialmente como uma escola profissionalizante de música para crianças e jovens carentes da comunidade do Candeal, em Salvador.

Em seguida, passou a desenvolver trabalhos de assistência social, programas e cursos gratuitos de formação educacionais e culturais, visando melhorar as condições de vida dos jovens moradores da comunidade, além de inseri-los no mercado de trabalho.

O projeto ganhou grandes e importantes parcerias que ajudaram a impulsionar os seus trabalhos que foram reconhecidos com várias honrarias, premiações e homenagens recebidas no Brasil e no mundo ao longo dos seus 20 anos de existência. No ano de 2004 foi lançado o documentário "O Milagre do Candeal" (El Milagro de Candeal), do cineasta espanhol Fernando Trueba, retratando um pouco do que a associação oferece.

Para realizar sua missão, a Pracatum desenvolve os seguintes projetos: Escola de Música e Tecnologia, Tá Rebocado, Pracatum Inglês, Aos Olhos dos Erês, Arte em Manualidade, Escola Infantil Virgen de la Almudena, Campamento de la Paz e ações de cooperação internacional do Haiti.

A sede da associação está localizada na Rua Paulo Afonso, n° 295, no bairro Candeal, em Salvador-BA.

Próxima semana continuarei postando mais informações sobre a vida e carreira de Carlinhos Brown. Até lá!




Trecho do filme "O Milagre do Candeal", de 2004.

13 de abr. de 2014

Os Trabalhos Mais Recentes de Marisa Monte

Marisa Monte - Ainda Bem


Em 2000, Marisa lança o cd Memórias, Crônicas e Declarações de Amor, centrado no tema do amor e muito aclamado pela crítica. A turnê do álbum durou aproximadamente um ano e gerou o DVD homônimo com os melhores momentos do show. 

Após quase cinco anos sem aparições relevantes, Marisa voltou no primeiro semestre de 2006, quando lançou simultaneamente dois discos Infinito Particular e Universo Ao Meu Redor, dedicados a canções inéditas do samba e da MPB no que resulta na criação da turnê Universo Particular

Logo depois, a cantora retorna com seu novo disco O Que Você Quer Saber de Verdade, lançado em outubro de 2011 pela gravadora EMI, sendo o oitavo álbum da cantora que ficou em primeiro lugar na posição de discos mais vendidos do Brasil, com destaque para as faixas "Ainda Bem", "Depois" e "Seja Feliz".

Em mais de 15 anos de carreira, Marisa vendeu mais de nove milhões de discos no Brasil e no exterior. Sua nova música "Não é Proibido" alcançou o topo das paradas do Hot 100 Brasil e ficou lá por 3 semanas, fazendo dela uma cantora muito popular entre a massa. O novo DVD da cantora será lançado no primeiro semestre de 2014. Já foram lançados como singles promocionais "Ilusão" e "Verdade, Uma Ilusão".

---------------------------------------------------------------------------
Extraído dos sites Wikipédia e Letras (com adaptações).

A Consagração de Marisa Monte

Marisa Monte e Velha Guarda da Portela - Volta Meu Amor

O disco seguinte, Mais (1991), introduziu-a no mercado internacional e a apresentou como compositora; a partir daí, prosseguiu com dois discos: o elogiado Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-rosa e Carvão (1994), considerado por muitos o melhor álbum da carreira, e o duplo Barulhinho Bom (1996), que trazia regravações dos antigos sucessos entre outras canções inéditas e consagradas, resultado do show originado do álbum de estúdio anterior. Barulhinho Bom também provocou grande polêmica pela capa, um desenho do artista pornô-naif Carlos Zéfiro, censurada nos EUA. Este CD marcou uma aproximação maior com o mundo do samba carioca, com as diversas escolas e gerações.

Adotando uma postura cool, Marisa Monte procura evitar a superexposição na mídia, e mantém-se afastada dos meios de comunicação quando não está em turnê de lançamento de um disco novo. Lançou o próprio selo, a Phonomotor, e apresenta-se também ao lado da Velha Guarda da Portela, tendo produzido e participado do CD Tudo Azul (2000) e o documentário selecionado para mostra no Festival de Cannes, O Mistério do Samba (2008).

Como produtora, atuou também em Omelete Man (1998), disco de Carlinhos Brown. No fim de 2002, Marisa lança o CD e DVD Tribalistas, projeto idealizado por ela e os parceiros Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, que ultrapassou a marca de mais de um milhão de cópias vendidas no Brasil.
------------------------------------------------
Extraído do site Letras.

Marisa Monte: O Início

Marisa Monte - Bem Que Se Quis

No início dos anos 80, quando explodia o rock brasileiro, a adolescente carioca Marisa de Azevedo Monte queria ser cantora de ópera. Aos 14 anos, começou a estudar canto lírico e chegou a fazer vestibular para a Escola Nacional de Música, mas logo descobriria que amava tanto Maria Callas quanto Billie Holiday, tanto o novo rock brasileiro como a fina flor do samba carioca, que ouvia nos discos do pai, Carlos Monte, economista e editor cultural no início dos anos 70.

Depois de participar do musical “Rocky Horror Show”, dirigido por Miguel Falabella com alunos do Colégio Andrews, Marisa começou a se apresentar informalmente em barzinhos cariocas. Com 19 anos, foi morar em Roma, disposta a aprofundar os estudos de canto lírico e fazer contato com o mundo da ópera, mas alguns meses depois decidiu voltar ao Brasil e ser cantora pop. Em Roma, deu canjas em barzinhos e, antes de voltar ao Brasil, em Veneza, fez um show de MPB com um violonista italiano e foi ouvida pelo produtor Nelson Motta, que reencontraria na sua volta ao Brasil e dirigiria seus primeiros shows profissionais, produzidos por Lula Buarque de Hollanda. Desde sua primeira apresentação no bar Jazzmania, no Rio de Janeiro, em setembro de 1987, Marisa foi saudada como uma nova sensação na cena musical brasileira.

Depois de pequenas temporadas com lotações esgotadas em teatros cariocas, Marisa começou a se apresentar em outras capitais com grande sucesso de público e crítica e a amadurecer seu estilo e repertório, que ia da MPB ao rock brasileiro, de clássicos de jazz e blues ao samba tradicional, de Pilip Glass aos Titãs, de Lobão a Gershwin - e rapidamente tornou-se um cult tanto entre o público mais jovem de rock como entre o público mais adulto de jazz e MPB. Entusiasmada com o talento e originalidade de Marisa, que desafiava definições e impossibilitava vinculá-la a um gênero musical, a crítica a chamou de “eclética”, pela diversidade e qualidade de seu repertório.

Um ano depois, Marisa apresentava-se no teatro Villa Lobos e gravava ao vivo um especial de TV, dirigido por Walter Salles (“Central do Brasil”) e Nelson Motta e exibido pela TV Manchete no final do ano, antes mesmo de seu primeiro disco ser lançado, em janeiro de 1989. Foi uma das raríssimas artistas brasileiras a gravar o seu primeiro disco ao vivo: “MM” integrava samba, jazz, funk, blues, soul, bossa nova e rock com diversas gerações e estilos musicais. Emplacou espetacular sucesso nacional com "Bem Que Se Quis", versão brasileira de uma canção do italiano Pino Daniele, e foi saudada como grande revelação do ano. Vendeu mais de 500 mil discos e se consagrou como nova estrela da música brasileira.
-------------------------------------------------------------------------------
Extraído do Site Oficial.

Marisa Monte - Amor, I Love You


Um dos grandes sucessos de Marisa Monte que faz parte do disco Memória, Crônicas e Declarações de Amor, do ano 2000. Para promover o álbum, Marisa embarcou na "Memórias, Crônicas e Declarações de Amor Tour", que acabou rendendo dvd Memórias, Crônicas e Declarações de Amor - Ao Vivo.

Homenageado do Dia: Marisa Monte


Marisa Monte - Universo Ao Meu Redor

Uma das mais lindas vozes da nossa música popular brasileira para todos conhecerem um pouco sobre sua vida e carreira. Senhoras e senhores, a Homenageada do Dia deste domingo é a cantora e compositora Marisa Monte.