29 de nov. de 2013

Blog Sintonia In Off

A partir de hoje (29/11/2013), estarei entrando em férias e o blog passará por manutenções e ajustes em seu conteúdo durante esse período.

A todos os leitores e visitantes do blog, aproveito para desejar antecipadamente um Feliz Natal e Boas Festas e que 2014 seja um maravilhoso ano para vocês.

Abraços,
Junior Silva.

28 de nov. de 2013

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 150

Hoje, quinta-feira (dia 28/11/2013), estarei encerrando a seção "História da Música" neste blog, tendo esgotado todas as pesquisas no que se refere à música no mundo e no Brasil, com histórias das danças e ritmos, dos instrumentos musicais, das obras e peças musicais mais consagradas em todo o mundo, das biografias de compositores da música erudita, das curiosidades musicais, dos movimentos musicais nacionais e internacionais, dos festivais de música, enfim, teve de tudo e mais um pouco para agradar a todos os leitores, admiradores e pesquisadores que gostam e apreciam a boa música brasileira e estrangeira.

A partir do ano que vem, uma nova seção irá fazer parte do blog todas quintas. Aguardem!

Junior Silva.

27 de nov. de 2013

Biografia de Cristina Renzetti

A paixão adolescente por um brasileiro que conheceu na França fez a cantora italiana Cristina Renzetti abandonar o rock e, aos 18 anos de idade, adotar o Brasil como a sua “pátria musical”. Depois de cinco anos dedicados ao rock independente, cantando e tocando guitarra em bandas de escola, a cantora veio ao Brasil atrás do namorado e essa viagem fez a sua vida musical mudar completamente. “Um mês depois, voltei pra Itália, larguei a minha banda e comecei a ouvir música brasileira. Voltei pra casa com uns 50 CDs. Até aprendi a falar português”, lembra ela.

No ano seguinte, Cristina montou uma banda de música brasileira em Bolonha, sua cidade natal e começou a estudar canto e violão enquanto cursava a faculdade de Literatura. “Quando terminei o curso, aos 24, decidi que queria ser cantora profissional”. A partir daí, ela começou a compor em parceria com Rocco Casino Papia, parceiro musical com quem formou a banda “Jacaré”, que se tornou o seu principal trabalho na Itália. A “Jacaré” tem dois discos lançados, ambos com composições em italiano e português e já saiu em turnê duas vezes, com direito a apresentações no Brasil.

Em 2006, Cristina resolveu voltar ao Brasil. “Passei quatro meses fazendo estágio no Instituto de Cultura Italiana, comecei a namorar e aí começou a minha vida no Brasil. Desde então, estou praticamente vivendo entre Brasil e Itália”, conta ela. Depois de cantar nos bares da Lapa, reduto musical da boemia carioca – “Foi uma honra pra mim” -, Cristina decidiu gravar seu primeiro disco solo. O álbum Origem é Giro saiu em 2011 e traz canções da nova geração da música brasileira, músicas italianas do século XIX e ainda composições autorais.

“Eu fui influenciada pelas minhas duas vidas, pelos dois hemisférios”, afirma ela, que tem como referência artistas brasileiros como Chico Buarque, Caetano Veloso, Elis Regina e Milton Nascimento. O indie rock propriamente dito, Cristina abandonou. Mas seu novo disco ainda traz uma sonoridade roqueira. “É uma sonoridade que tem baixo, bateria, guitarra. Resolvi me afastar um pouco da sonoridade mais acústica e mais jazzística da minha banda italiana, para uma um pouco mais elétrica, que remete as minhas primeiras paixões musicais”, diz.

Há cinco anos se dividindo entre suas duas “pátrias”, Cristina não se vê nesse vai-e-vem por muito tempo: “Vou fazer 30 anos. Acho que vai ter um momento em que vou decidir a minha casa principal”.
-------------------------------------------
Fonte: Som Brasil

Cristina Renzetti - Fado de Bandarra


Cristina Renzetti em apresentação ao vivo lançando seu primeiro cd Origem É Giro, cantando uma composição de Thiago Amud.

REVELAÇÃO MPB: Cristina Renzetti


Uma das novas cantoras que surgem na música brasileira e conhecida no exterior. Cristina Renzetti é a Revelação MPB desta quarta.

24 de nov. de 2013

Sintonia::: Especial Paulo Diniz



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de Paulo Diniz.

Paulo Diniz, ontem e hoje

Paulo Diniz - Um Chopp Pra Distrair

A década de 1970 foi promissora para a carreira de Paulo Diniz, tendo gravado novos discos e tornando-se cada vez mais conhecido pelo público. Novas composições surgiram, além de musicar poemas conhecidos de Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Ferreira Gullar e outros poetas renomados da literatura brasileira.

Suas músicas também foram gravadas por outros cantores da mpb. Na década de 1980, gravou apenas um disco (Canção do Exílio, de 1984) e passou por problemas de saúde que o levaram a se ausentar das gravações. Retomou à carreira em 1997 já morando em Recife.

Em 2002, o cantou voltou a ser lembrado pela mídia ao ter dois de seus discos remasterizados e relançados em cd. Paulo gravou 15 discos ao longo de sua carreira e atualmente mora em Recife-PE. Atualmente com 73 anos de idade e mesmo tendo adquirido uma doença em 2005 que afetou seus membros inferiores, deixando-o paralítico e numa cadeira de rodas, Paulo Diniz tem realizado alguns shows pelo país.

O Início da Carreira de Paulo Diniz

Paulo Diniz - O Meu Amor Chorou

Paulo Lira de Oliveira, artisticamente conhecido como Paulo Diniz, nasceu na cidade de Pesqueira, estado de Pernambuco em 1940. De origem humilde, perdeu o pai desde cedo e foi criado pela sua mãe. Além de estudou na escola, trabalhou como engraxate e logo depois como radialista em sua cidade.

Também trabalhou como crooner em casas noturnas e locutor de rádio em Recife e em Fortaleza, no Ceará, onde morou pouco tempo. Em 1964, foi para o Rio de Janeiro, onde trabalhou nas rádios Tupi, Mayrink Veiga e Globo, onde viria a tornar-se conhecido mais tarde como cantor Paulo Diniz ao gravar seu primeiro compacto em 1966, lançando seu primeiro sucesso "O Chorão".

Logo surgiram convites para shows e apresentação na televisão, como no programa Jovem Guarda, apresentado pelo cantor e compositor Roberto Carlos. Logo gravaria mais três LPs: Brasil, Brasa, Braseiro (de 1967), pela gravadora Copacabana); Quero Voltar Pra Bahia (de 1970) e .Paulo Diniz (de 1971), ambos pela gravadora Odeon.

Paulo Diniz - Quero Voltar Pra Bahia


Apresentação do cantor Paulo Diniz no Festival de Inverno de Garanhuns, Pernambuco.

Homenageado do Dia: Paulo Diniz


Paulo Diniz - Pingos de Amor

Embora esquecido por grande parte da mídia, suas composições ainda continuam na memória pelo público. Por isso, trago hoje um pouco da vida e carreira do cantor e compositor Paulo Diniz, como Homenageado do Dia deste domingo aqui no blog Sintonia.