20 de set. de 2013

Momento Flashback: KC and the Sunshine


KC and the Sunshine - Give It Up


Fundado em 1973 por Harry Wayne Casey ("KC"), Jerome Smith, Richard Finch e Robert Johnson, a banda lançou o compacto simples das canções "Blow Your Whistle", no mesmo ano, e "Sound Your Funky Horn", no ano seguinte. Ainda em 1974, Casey e Finch veriam a canção "Rock Your Baby", parceria de ambos, levar o cantor George McCrae ao primeiro lugar na parada musical norte-americana.

Com o lançamento do segundo álbum KC and the Sunshine Band em 1975, o grupo emplacou "Get Down Tonight", primeiro e maior sucesso da banda nos Estados Unidos. Outro grande hit do LP foi "That's the Way (I Like It)". No ano seguinte, o grupo foi bem no Grammy Awards. O álbum Part 3, de 1976, teve três sucessos: "I'm Your Boogie Man", "(Shake, Shake, Shake) Shake Your Booty" e "Keep It Comin' Love". Após lançarem o quarto disco, "Who Do Ya Love", em 1978, e participarem da trilha sonora do filme Saturday Night Fever, lançado naquele mesmo ano, KC and Sunshine Band faturou seu quinto e último 1º lugar nos EUA com "Please Don't Go", do LP Do You Wanna Go Party, de 1979.

Com o declínio da popularidade do disco, o grupo tentou explorar outros estilos musicais. Em 1981, a parceria entre Finch e Casey chegou ao fim. Dois anos depois do lançamento do último trabalho, o grupo lançou mais dois álbuns: The Painter e Space Cadet, que tiveram pouco sucesso. Mas, em 1982, uma faixa chamada "Give It Up", do álbum All in a Night's Work (gravado antes da parceria acabar) trouxe a banda de volta ao sucesso. A faixa aparece, também, no álbum KC Ten, de 1983. Entretanto, a Epic Records recusou-se lançar a canção em compacto simples. Por causa disso, Casey formou o selo Records, lançando o compacto que ganhou algum sucesso. Mas o álbum não teve o mesmo retorno, levando o grupo a parar as atividades por volta de 1985 com a aposentadoria de Casey.

Em 1991, um retorno de interesse pela disco music tirou Casey da aposentadoria. Ele recriou o grupo inteiro, composto por novos membros - a maioria dos membros originais já tinham falecido - e começou novas turnês. A nova banda teve um grande número de coletâneas e pouco material novo. O álbum Oh Yeah! foi lançado em 1993, após dez anos sem discos inéditos.

Em 2000, o guitarrista Jerome Smith faleceu em um acidente. No ano seguinte, a banda faz um rápido retorno a cena musical para um novo álbum I'll Be There For You.
-----------------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia.

19 de set. de 2013

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 140



A corneta é um instrumento de sopro feito de chifre ou de marfim. Também faz parte da família dos metais, sem pistões e nem chaves, de som agudo e penetrante. É afinado em dó ou em si bemol e dá apenas as quatro notas do acorde maior de sua tonalidade.

Desde meados do século XVIII, com a tradição iniciada pela cavalaria ligeira de Hanover, a corneta é muito usada nas forças armadas e por tropas de infantaria. Até mesmo na França, a corneta era um antigo estandarte de uma companhia de cavalaria.





18 de set. de 2013

Entrevista com Edu Ribeiro na Jovem Pan


Vejam a entrevista feita pela Jovem Pan, onde o cantor Edu Ribeiro fala de sua carreira que já possui 4 discos gravados, sendo seu último trabalho lançado em 2007 com o cd Lual.

http://jovempanfm.virgula.uol.com.br/musica/especial/?especial=1546

Edu Ribeiro - Flor de Lis


Show do Edu Ribeiro no Maavah Bar Tatuapé, no dia 20/5/2011. No palco participações de Paulo Henrique e Rafael Martins do Corvo branco.

REVELAÇÃO MPB: Edu Ribeiro e Banda Cativeiro


Edu Ribeiro - Me Namora

Um dos novos nomes da música brasileira, trilhando pelo ritmo do reggae, Edu Ribeiro é a Revelação MPB desta quarta-feira.

15 de set. de 2013

Sintonia::: Especial Led Zeppelin



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de Led Zeppelin.

Led Zeppelin: Novos Planos e Seu Fim Precoce.

Led Zeppelin - All My Love


Diante das incertezas e turbulências que rondavam a banda, a Led Zeppelin voltou a gravar um novo trabalho, desta vez em Estocolmo, na Suécia. O disco In Through the Out Door  foi gravado no final de 1978 e lançado no ano seguinte, com destaque para a faixa "All My Love" composta por Rbert Plant em homenagem ao seu filho que faleceu.

Logo depois, anunciam uma série de shows, sendo uma prévia para um novo trabalho visando a chegada da década de 1980 que se aproximava. Assim, meses depois de realizar uma turnê com sucesso pela Europa, os integrantes se reúnem na casa de Jimmy Page em Windsor, na Inglaterra. No meio da comemoração e planos para os shows a serem realizados nos Estados Unidos e no Canadá a partir de outubro de 1980, ocorreu uma fatalidade: o baterista John Bonham morreu sufocado pelo próprio vômito de 40 (quarenta) doses de vodka com laranja em um quarto da casa, no dia 25 de setembro do mesmo ano.

A notícia pegou a imprensa e o público de surpresa e a banda cancelou suas apresentações. E pelos meses seguintes, vários especularam substitutos para o músico e indagando sobre o futuro da banda, mas os três músicos remanescentes se reuniram e decidiram, através de um comunicado oficial, que a Led Zeppelin chegou ao fim no dia que John Bonham morreu, afirmando ser impossível continuar sem ele. Assim, cada um dos integrantes seguiram seu rumo.

Logo após fez aumentar a lenda que gira em torno da Led Zeppelin com todos os fatos que ocorreram durante sua trajetória. Contudo, a influência que a banda trouxe para vários grupos de rock foi grande, mas será lembrada como uma das maiores bandas de rock de todos os tempos.

Os Bons e Maus Momentos da Led Zeppelin

Led Zeppelin - Black Dog


O terceiro disco da banda mostrou um som diferenciado em relação aos dois primeiros trabalhos. Seu repertório foi feito durante as férias dos integrantes no País de Gales, apresentando canções mais melódicas e, embora tenha vendido pouco, ainda assim, manteve nas primeiras colocações.

O mundo, então, passou a reconhecer o talento dos quatro rapazes que buscavam transformar o rock e o blues em gêneros pesados, metalizados que, mesclados, formariam um novo estilo musical que dominaria heavy-metal. E o auge da trajetória musical viria a partir de 1971 com Led Zeppelin IV, com destaque para "Black Dog", "Rock and Roll" e a balada mais famosa composta por Plant e Page: "Stairway To Heaven". O disco foi aclamado como um dos mais importantes da história do rock mundial.

Após a gravação dos discos Houses of the Holy (de 1973) e Physical Graffiti (de 1975), e de uma série de três shows realizados em Nova York, nos Estados Unidos, que seriam registrados para o filme e disco ao vivo The Song Remains the Same, gravado no Madison Square Garden em 1973 e lançado três anos depois, os integrantes da Led Zeppelin passariam por bons e maus momentos em suas vidas pessoais.

Jimmy Page, por exemplo, foi fissurado por mitologia céltica e magia negra. Chegou a comprar e morar num castelo que pertenceu ao ocultista Aleister Crowley, Boleskine House, às margens do Lago Ness, na Escócia. Já Robert Plant viria a sofrer um acidente de carro  junto com sua esposa Maureen em agosto de 1975, na Grécia, durante a turnê do 6° disco Physical Graffiti. Pouco mais de um ano depois, um dos filhos de Plant morre de uma doença misteriosa e a banda dá uma pausa em suas atividades, cancelando seus shows de divulgação do disco Presence, lançado em 1976.


O início da banda Led Zeppelin

Led Zeppelin - Moby Dick

Reza a lenda que tudo começou por acidente, como convém a um Led Zeppelin. Jimmy Page era um virtuoso músico de estúdio que anonimamente alugava sua guitarra para grupos como o The Who, de Pete Townshend, ou o Them, de Van Morrison. Certo dia, enquanto trabalhava para os Kinks, de Ray Davies, um amplificador escangalhado deu o mote para a abertura rolo-compressor de "You Really Got Me". Estava descoberto o rock pesado.

Pouco tempo se passou para Page na banda The Yardbirds, em que era líder e fez sucesso na década de 1960, e tanto ele como o baixista e fotógrafo Chris Dreja saíram, mas se viam às voltas com contrato a cumprir para shows na Escandinávia. Depois de uma conversa com o empresário Peter Grant sobre o seu futuro, Page tinha a idéia de formar uma nova banda. Logo após, os dois publicaram um anúncio no jornal buscando contratar novos integrantes, já que Dreja ia seguir carreira na fotografia. Assim, vieram o tecladista e baixista John Paul Jones e o vocalista Robert Plant. Este, por sua vez, convenceu Page a contratar o amigo John Bonham (conhecido como "Bonzo") com quem já havia trabalhado na Band of Joy.

Forma-se, assim, um quarteto sob o nome The New Yardbirds, passando a excursionar em Copenhague, na Dinamarca, em setembro de 1967. Na volta, em outubro, a banda entrou no estúdio para a gravação do seu primeiro LP, de forma independente e sob a confiança de Peter Grant que buscou novos contratos para os integrantes. Na hora de escolher um novo nome, vieram algumas alternativas, mas veio a ser batizada de Led Zeppelin, apesar dos protestos de uma nobre família da Alemanha Von Zeppelin sobre o uso do sobrenome.

Ao ser finalizado o disco em três semanas, Grant viajou para os Estados Unidos com o trabalho e conseguiu um contrato de cinco anos para os rapazes com a gravadora Atlantic Records. A produção dos discos lançados levavam a assinatura de Jimmy Page, sob a produção executiva de Grant.

O primeiro show ocorreu na Universidade de Surrey, em Londres, na Inglaterra e logo vieram mais dois shows nos Estados Unidos no final de 1968 e início de 1969. O estridente som da guitarra de Jimmy Page somada à potência vocal de Robert Plant e a desenvoltura das batidas de John "Bonzo" Bonham fizeram originar o estilo heavy-metal que se consagrou durante a década de 1970, graças aos seus primeiros sucessos como "Dazed and Confusion" (de autoria de Page), do primeiro disco; "Moby Dick" (faixa instrumental composta por Page, Jones e Bonham) e "Whole Gotta Love", ambas do segundo disco.


Sobre Jimmy Page

James Patrick Page, conhecido como Jimmy Page, (nascido em 9 de Janeiro de 1944) é um dos guitarristas que mais influenciaram o rock and roll. Foi membro fundador do Led Zeppelin e, antes disso, pertenceu aos Yardbirds desde 1966 até 1968. Jimmy Page é considerado um dos maiores guitarristas do rock, estando no mesmo patamar de talento que Eric Clapton, Jeff Beck, e Jimi Hendrix. Page e Beck, que nasceram vizinhos em Inglaterra, tocaram ambos nos Yardbirds e foram dos primeiros guitarristas a popularizar o uso da distorção e 'feedback' eletrônicos com a fuzzbox de Roger Mayer.

Page nasceu num subúrbio do norte de Londres, Heston no Middlesex. Seu pai era um gerente industrial e sua mãe, secretária pessoal de um médico.

Jimmy Page começou a aprender a tocar guitarra quando tinha 12 anos. As suas primeiras influências foram os guitarristas de rockabilly, Scotty Moore e James Burton, que tinham tocado ambos em gravações de Elvis Presley, e Johnny Day que tocou guitarra com os Everly Brothers. A canção de Presley “"Baby Let´s Play House" era uma das suas favoritas. As preferências musicais de Jimmy, abrangiam também o folk acústico de Bert Jansch e John Renbourn, e os sons do blues de Elmore James e B.B. King.

Aos 14 anos, Page entrou no concurso para descoberta de talentos da ITV, “Search for stars”. Após deixar a escola, tinha o objectivo de trabalhar como assistente de laboratório, mas o seu amor pela guitarra, obrigou-o a mudar de caminho, começando por tocar para o poeta beat, Royston Ellis antes de se juntar à sua primeira banda, “Red E. Lewis and the Red Caps”. Neil Christian dos Crusaders, convidou-o para se juntar à banda, o que lhe trouxe a sua primeira experiência de digressões, e onde entrou pela primeira vez na gravação de um single, “"The Road To Love"”.

Enquanto estudante, Page tocaria muitas vezes no Marquee com bandas como: Cyril Davis All Stars, Alexis Korner’s Blues Incorporated e com os guitarristas Jeff Beck e Eric Clapton. Uma noite foi visto por John Gibb dos Silhouettes, que lhe pediu para ajudar gravar uns singles para a EMI, "The Worrying Kid" e "Bald Headed Woman", mas só após ter recebido um convite de Mike Leander da Decca Records, é que Page começou a ter trabalho certo como músico de estúdio. A sua primeira gravação para esta editora, o single de “Jet Harris and Tony Meehan”, “Diamonds, chegou a Nº 1 de vendas nas tabelas de 1963.

Nota do blog: Em 2012 foi lançada uma biografia autorizada do guitarrista intitulada "Luz e Sombra: Conversas Com Jimmy Page", de Brad Tolinski e traduzida em português por Érico Assis, baseada nas entrevistas com o mesmo. 
------------------------------------------------------------------

Led Zeppelin - Stairway To Heaven


Apresentação da banda Led Zeppelin no show realizado no Madison Square Garden, em Nova Iorque, EUA, no ano de 1973. Este show foi gravado em disco e vídeo intitulado The Song Remains the Same. Aqui, a banda canta um dos clássicos de sua carreira.

Homenageado do Dia: Led Zeppelin

Led Zeppelin - Whole Gotta Love

Led Zeppelin foi uma banda britânica de rock, formada em Londres em setembro de 1968. A banda consistia no guitarrista Jimmy Page, o vocalista Robert Plant, o baixista e tecladista John Paul Jones e no baterista John Bonham. Sendo uma das mais importantes bandas de rock mundial, Led Zeppelin é a Homenageada do Dia deste domingo.