6 de set. de 2013

Momento Flashback: Bauhaus


Bauhaus - Ziggy Stardust

Bauhaus é uma banda musical criada em 1978 em Northampton, Inglaterra, sendo formada pelo guitarrista Daniel Ash, o baixista David J, baterista Kevin Haskins, além do vocalista Peter Murphy que entrou logo depois.

O nome da banda faz alusão à experiência vanguardista alemã que buscou ditar os rumos estéticos da primeira metade do século XX. Vindo de uma fase pós-punk e inspirando-se em um pop sombrio dos filmes de terror, a banda emplacou seu primeiro grande hit em 1979 com a música “Bela Lugosi’s Dead", uma homenagem ao ator que atuou no filme Drácula, de 1931. Seu primeiro álbum In the Flat Field foi lançado em 1980.

Após gravar os discos Mask (de 1981) e The Sky's Gone Out (de 1982), Bauhaus gravou uma trilha para o filme Fome de Viver, estrelado por com David Bowie e Catherine Deneuve no mesmo ano. Ainda lançaram um disco ao vivo, com destaque para o single "Ziggy Stardust", de David Bowie. Em 1983, grava o disco Burning from the Inside, meses antes de anunciar o fim de suas atividades.

Logo depois Peter Murphy segue carreira solo e os demais integrantes formam a banda Love and Rockets. Passado alguns anos, a banda se reuniu para o lançamento de novo e último disco Go Away White, em março de 2008, gravado dois anos antes, e novamente se desfez. Atualmente, Murphy segue carreira solo e vem se apresentando em vários países.

5 de set. de 2013

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 138

A gaita é um instrumento musical de sopro, feito de madeira ou de metal, em geral de pequenas dimensões, que se toca fazendo-o correr de um canto a outro da boca. Daí que é conhecido também como gaita-de boca, gaita de beiços, gaita de sopro ou harmônica, sendo esta denominação popular aqui no Brasil.

Não se sabe ao certo a sua origem. Contudo, alguns historiadores acreditam que a gaita teve sua origem a partir de um instrumento musical chinês denominado sheng há pouco mais de 5 (cinco) mil anos, que era formado por tubos verticais, onde os músicos e os compositores desenvolviam a técnica das palhetas livre, muito comum na Ásia. Outros acreditam que tenha sido inventado pelo alemão Christian Friedrich Ludwig Buschmann, sendo um instrumento formado por 12 a 15 (quinze) diapasões ou palhetas, com cerca de 10cm de comprimento, ligadas por uma armação de metal o qual chamou de "aura" no século XIX. Outros produtores como Christian Messner e Mattias Hohner buscaram aperfeiçoar o instrumento, dando suas contribuições e popularizando-o em todo o mundo.

Existe também a gaita de foles, um instrumento de sopro no qual o ar enche um odre de pele de cabra ou carneiro, saindo por tubos providos de palhetas. O executante sopra em um dos dois tubos superioresm com registro, e manipula os orifícios dos tubos de saída. Supõe-se que tenha sua origem na Ásia, mas é conhecido como instrumento típico da Escócia.

Há vários tipos de gaitas-de-boca sendo as mais comuns são a diatônica e a cromática.




Biografia de Flávia Bittencourt

Flávia Bittencourt - Volta

Flávia da Silva Bittencourt Pinto nasceu na cidade de São Luís, estado do Maranhão, em 1980. Durante seus estudos no curso de Farmácia pela Universidade Federal do maranhão, resolveu dedicar-se à música em 1998, já que vinha compondo anteriormente.

No ano seguinte, se consolida como cantora profissional e passa a realizar vários shows. Em 2000 foi para São Paulo, buscar novos caminhos para seguir em sua carreira artística. Após fazer abertura de shows de cantores consagrados como Geraldo Azevedo e Adriana Calcanhotto, Flávia inicia trabalhos para a gravação de seu primeiro disco independente intitulado Sentido em 2002, sendo lançado 3 anos depois pela Som Livre.

Mesclando pop com música regional, Flávia Bittencourt vem agradando o público e a crítica com sua voz e suas próprias composições, além de incluir artistas nordestinos em seu repertório. Em 2009, lança seu segundo trabalho Todo Domingos, dedicado ao cantor e compositor Dominguinhos no Rio de Janeiro, onde passa a residir e realizar novos shows. A turnê de seu novo show se torna um sucesso e logo viaja para a Europa para divulgação de seu disco.

Em sua carreira recebeu várias premiações e Flávia foi ganhando destaque. Atualmente vem se apresentando em novos shows, divulgando seu mais recente trabalho No Movimento, gravado em 2012.

4 de set. de 2013

Flávia Bittencourt - Sentido


Apresentação da cantora Flávia Bittencourt na TV Brasil, em 2008.

REVELAÇÃO MPB: Flávia Bittencourt


Flávia Bittencourt - Onde Você Levar

De volta com nossas postagens e aproveito para trazer um pouco sobre a vida e carreira da cantora Flávia Bittencourt que é a Revelação MPB desta quarta-feira.

1 de set. de 2013

Emilinha Borba: a eterna Rainha do Rádio


Emilinha Borba - Chiquita Bacana

Fica triste o dia 31 de agosto sem a presença dela na missa que sempre era realizada nessa data na Igreja da Campadosa, na Avenida Passos. Não só seu fã-clube, como inúmeros admiradores compareciam a essa missa, onde ela era a figura principal.

Mas que fazer?  A vida continua e a dela continuará na memória de quantos a admiravam e ainda podem curtir suas gravações.

Essa era EMILINHA BORBA, a “Eterna Rainha do Rádio” e “Favorita da Marinha”.

Muitos foram seus sucessos, principalmente depois que ingressou, definitivamente, na Rádio Nacional em 1943. Foi uma figura constante e importante no Programa César de Alencar (este locutor de triste memória).

Seus maiores sucessos são desse tempo, como “Barnabé” (ainda hoje os funcionários públicos (“barnabés”) são assim denominados. Claro que não os “empistolados”, indicados pelo QI (quem indicou)
mas os concursados.

São muitos seus sucessos e deles sempre nos recordamos, mas citaremos apenas os que mais marcaram sua carreira, como CachitoChiquita BacanaSe Queres SaberParaíbaBaião de Dois e Dez Anos, dentre inúmeros outros.

Sua atuação no cinema começou em Astros em Desfile (1943) e Tristezas Não Pagam Dívidas (1944), continuando em filmes que marcaram a época das “chanchadas” em nosso cinema, como Barnabé, Tu és Meu; Aviso aos Navegantes; É Fogo na Roupa; O Petróleo é Nosso; Entrou de Gaiato; Folias Cariocas ...

Sendo famosa no rádio, obviamente era chamada para trabalhar no cinema, não como atriz,mas como cantora. E eram os cantores que atraíam público para tais filmes.

EMILINHA BORBA foi a intérprete de “Jerônimo”, música da série Jerônimo-Herói do Sertão,  de grande sucesso no tempo áureo da Rádio Nacional.

Por tudo que ela representou em nosso rádio, nosso cinema e em nossa música popular, recebeu, em 1991, na Câmara dos Vereadores, o título de “Cidadã Benemérita do Rio de Janeiro” e, em 1995, em São Paulo, o de “Cidadã Paulistana”.

Nos últimos anos de sua vida, apresentava-se, anualmente, no Carnaval, em um palanque erguido frente à Câmara dos Vereadores, no qual interpretava famosas marchinhas, que marcaram nosso carnaval. E isso aconteceu até 2005, quando foi aplaudida pela última vez. Nesse mesmo ano, no dia 3 de outubro , ela partiu para a viagem sem volta.

Emilinha tem sua biografia relatada  em um livro de nome “Eternamente Rainha-Emilinha Borba”, da autoria de Ângela Cristina Ferreira e Paulo Armel, com dezenas de fotos sobre ela e sua vitoriosa carreira no rádio e no cinema.
-----------------------------------------------------------------
Crédito de Norma Hauer, da Comunidade do Orkut "História e Música".