21 de jun. de 2013

Momento Flashback: Paul Engemann


Paul Engemann - Push It To the Limit

Paul Engemann (2 de junho de 1953) é um artista de música pop dos anos 1980, mais conhecido por sua canção "Push It To the Limit". A música foi apresentada proeminentemente no filme Scarface, que foi lançado no mesmo ano.

Juntamente com Giorgio Moroder, conseguiu um hit número um na Alemanha (81 nos EUA) com "Reach Out", que se tornou a canção oficial do 33º Jogos Olímpicos de 1984 em Los Angeles. Entre outros lançamentos foram "American Dream" (com Giorgio Moroder 1984), "Face a Face" (1985), "Shannon's Eyes" (1985, 1986), "Brain Power" (Summer School - Original Motion Picture Soundtrack 1987), "To Be the Number One" (1990), "Never Ending Story" (2000).

Paul Engemann foi o vocalista da banda Device nos anos 1980, tendo lançado seu primeiro e único álbum intitulado 22B3, na primavera de 1986. Ele produziu um Top 40 com o single "Hanging On a Heart Attack", que alcançou a posição número 35. O produtor e compositor Mike Chapman produziu o álbum.

Engemann se juntou à banda Animotion como vocalista em 1988 no lugar de Bill Wadhams e ficou entre as dez primeiras colocações nas paradas com o single "Room To Move" do filme My Stepmother Is an Alien. A banda Animotion foi dissolvida em 1990.
-----------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia (com adaptações).

20 de jun. de 2013

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 136


O bandolim é um instrumento de cordas surgido na Itália no século XVI, com formato de pêra e costas abauladas, possuindo 8 cordas agrupadas duas a duas, com afinação em E (mi), A (lá), D (ré) e G (sol), que são tocadas com uma palheta.

Apresentando-se como uma evolução do alaúde, o instrumento veio na mala dos colonizadores portugueses, e assumiu sotaque local, sendo amplamente utilizado em serestas, valsas e, obviamente, na música portuguesa, principalmente o fado. A música lusitana teve forte influência em nossos bandolistas, a se notar por Jacob do Bandolim.

A primeira gravação brasileira do bandolim como instrumento solo data de 1913. O Grupo dos Sustenidos registrou, entre outras, a valsa "Saudade Eterna", de Santos Coelho, peça executada até hoje.
----------------------------------------------------------
Fonte: Bandolim.Net (com adaptações).

19 de jun. de 2013

Um pouco sobre Tonho Costa

Tonho Costa é natural de Londrina, estado do Paraná. Passa a cantar e tocar em diversas casas de shows, inclusive como integrante de bandas como como Uquiah Dibõ e Set Satelite, onde atuou como vocalista. Estudou música na Escola Portátil de Música, no Rio de Janeiro, onde buscou inspiração para seguir com sua carreira de músico e compositor.

De volta à sua cidade, passa a trabalhar em seu primeiro disco com canções de sua autoria. Produzido por Luciano Silva, o cd independente intitulado Universo Quintal marca o início da carreira solo de Tonho Costa que passa a divulgar seu trabalho em seus shows e apresentação na tv. O cantor segue com sua carreira e prepara-se para lançar novo trabalho em breve.


Tonho Costa - De Primeiro


O cantor e compositor Tonho Costa se apresenta no programa Sr. Brasil, da TV Cultura, apresentado por Rolando Boldrin. Neste clipe, Tonho fala de seu primeiro disco e canta a música "De Primeiro", de sua autoria.

REVELAÇÃO MPB: Tonho Costa

Tonho Costa - Pouca Hora

Nesta quarta trago um pouco da vida e carreira de Tonho Costa, a Revelação MPB do dia.

16 de jun. de 2013

Sintonia::: Especial Nando Cordel



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos e composições de Nando Cordel.

Biografia de Nando Cordel

Nando Cordel e Fagner - Minha Doce Estrela

Nando Cordel, nome artístico de Fernando Manoel Correia (Ipojuca, 13 de dezembro de 1953) é um cantor, compositor e instrumentista brasileiro.

Tem suas canções gravadas por grandes figuras da música popular brasileira, como Elba Ramalho, que transformou em sucesso sua primeira parceria com Dominguinhos: "De Volta pro Aconchego".

Sua fama como compositor é bem maior do que como intérprete. Já teve músicas gravadas por Chico Buarque, Zizi Possi, Fagner, Maria Bethânia, Fábio Jr, Martinho da Vila, Fafá de Belém, Ivete Sangalo e outros. Alguns de seus sucessos são "Isso Aqui Tá Bom Demais", com Dominguinhos, "Hoje é Dia de Folia", interpretada por Xuxa, e "Gostoso Demais".

Como intérprete, já lançou cerca de 25 discos e uma coleção de 12 cds dedicados a músicas para meditação e relaxamento. Segundo ele, essas músicas são um encontro com a paz, a serenidade e a meditação. Com títulos que definem muito bem o que se vai ouvir, a coleção para meditação é composta por músicas instrumentais como "Doces Canções", "Doce Luz", "Doce Natureza", "Dedicado às Flores", "Dedicado a Vida", entre outras.

Filho de um comerciante que também era poeta e repentista, Seu Manoel do Posto, e de uma dona de casa, Dona Nata, Nando é o mais velho de 14 irmãos. O sobrenome Cordel surgiu a partir de uma brincadeira entre os sobrenomes. Mas também é uma homenagem a um tipo de arte popular. A chamada literatura de cordel veio da Europa, se instalou rapidamente e é patrimônio cultural do nordeste brasileiro.

Com trabalhos centrados na cultura musical pernambucana e nordestina, como forrós e xotes, o artista sofre ainda grande influência de outros ritmos, como a salsa e reggae. Nando Cordel compõe para diferentes estilos e gerações de intérpretes. Por conta disso, as composições dele são bem diversificadas, como as românticas, dançantes e até infantis. O primeiro violão, aos 15 anos, foi o pontapé inicial para a carreira artística. Nando Cordel ganhou o instrumento do pai e aprendeu a tocar sozinho. Com 17 anos, já fazia parte de uma banda de baile. Foi assim que começaram as apresentações profissionais.

Foi nessa época que sentiu necessidade de criar um estilo próprio e passou a compor. Seu último trabalho foi lançado em 2010 com o cd Tudo de Bom.
---------------------------------------------
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/ (com adaptações).

Nando Cordel - Você Endoideceu Meu Coração / Chororô


Clipe que faz parte do dvd ao vivo de Nando Cordel, gravado no Teatro Guararapes, em Olinda-PE, em que canta dois de seus grandes sucessos.

Homenageado do Dia: Nando Cordel


Nando Cordel - Enfeitiçou Meu Coração

Um dos mais expoentes nomes da música nordestina e brasileira, autor de grandes sucessos interpretados por diversos artistas, Nando Cordel é o Homenageado do Dia.