14 de jun. de 2013

Momento Flashback: Diana Ross


Diana Ross - Missing You

Nascida em Detroit, USA, Diana Ross é uma das cantoras mais conhecidas de sua época e, sem dúvida, uma das artistas que mais inspiraram a cena black music internacional. Sua carreira musical começou em 1959 ao integrar o grupo The Primettes. No ano seguinte, Diana conseguiu fazer um teste na lendária gravadora Motown. No momento em que estava cantando, Berry Gordy, um dos diretores da gravadora, se encantou pela voz de Diana e lhe ofereceu um emprego como sua secretária pessoal.

Mesmo trabalhando para Gordy, Diana fazia backing vocal para os cantores mais conhecidos da época, como Mabel John e Marvin Gaye. Em 1961, as Primettes fecharam um contrato com a Motown, elegeram um novo nome para a banda, The Supremes. Um ano depois, Diana se torna vocalista do quarteto. Em 1967, após a saída de Florence Ballard, uma das integrantes do grupo, Gordy muda o nome da banda para Diana Ross & the Supremes. Isso gera muita insatisfação para os outros integrantes, que passam a tratar Ross com hostilidade.

Em 1969, hostilizada por seus companheiros e sofrendo de anorexia, Diana resolve deixar a banda e se lança na carreira solo. Em 1970, sai o primeiro disco solo da artista e um ano depois, é lançado o segundo. Mesmo tendo sucesso na carreira musical, Diana estrela no cinema, em 1972, no papel de ninguém menos que Billie Holiday no filme Lady Sings the Blues, sucesso absoluto de crítica e público.

O talento e o carisma da cantora fizeram com que ela pudesse construir uma carreira sólida e competente. Porém, alguns problemas com álcool e drogas a levaram à clinicas de desintoxicação e, até mesmo à prisão, em 2004, por dirigir embriagada. Diana Ross foi a primeira cliente de John Galliano, a quem vendeu um casaco. A cantora também foi garota-propaganda da MAC.
---------------------------------------------------------

13 de jun. de 2013

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 135



A cítara é um instrumento musical de cordas tensas, com uma caixa de ressonância de madeira, provavelmente originário da Mesopotâmia e difundido na Grécia Antiga em homenagem ao deus Apolo, na mitologia grega. Era tido como uma forma aperfeiçoada da lira.

Originalmente era composto por 5 cordas, sendo o instrumento aperfeiçoado ao longo dos anos com a introdução de mais cordas. A cítara moderna, popularmente no Tirol, Baviera e Áustria, compõe-se de uma caixa plana, sobre a qual de distendem 19 cordas.

12 de jun. de 2013

Quem é Bel Maia?

Bel Maia - Toda Vez

Bel Maia é cantora e compositora. Tem sua formação musical baseada em festivais e movimentos universitários e ainda participações em iniciativas como o Projeto Pixinguinha, da Funarte, onde Bel Maia estreou como cantora, na década de 1980.

Há anos trabalhando com música, a cantora registra como influências não apenas os sons e ritmos típicos de Goiás, mas também a música mineira, africana, o jazz e a world music. Tudo isso faz de seu trabalho algo diferenciado, desde a escolha dos instrumentos, passando pelo repertório e pela elaboração de arranjos sofisticados.

Seu CD de estréia, Rumo Certo, de 2005, ultrapassou a fronteira do Brasil, pois foi vendido no Japão, Alemanha e Estados Unidos. Algumas músicas desse trabalho foram executadas em rádios da Austrália, Goiânia, Brasília e Rio de Janeiro. São 11 faixas com melodias cíclicas, combinadas a ritmos brasileiros e ao melhor do pop. O álbum tem participações especiais do baixista Marcelo Maia, do violonista Luiz Chaffin, e de Silas Fernandes e Pedro Jr. nas guitarras, teclados, bateria, sax, clarinete, berimbau, pandeiro, derbak e calimba. Entre as faixas de Rumo Certo, destacam-se as canções Lugar Nenhum, Longa Espera e Quem Vem Lembrar.

Bel Maia também lançou seu segundo CD intitulado de Novo Dia, em 2006 e seguiu apresentando seus shows em diversos festivais pelo país. A cantora é uma parceira fiel do Goiânia Canto de Ouro, tendo se apresentado em todas as edições.

Acompanhada pelo marido Marcelo Maia (baixo), Guilherme Santana (bateria), Dejan Cosic (teclado) e Marco Aurélio (guitarra), a paranaense de Bom Sucesso, porém, radicada na capital goianiense desde os 10 anos de idade, lançou seu novo cd intitulado Água no Balde em 2011, produzido em Salvador.
--------------------------------------------------------------
Extraído do site do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro (com adaptações).

Bel Maia - Terezinha


Uma das faixas do novo dvd de Bel Maia, de sua autoria em parceria com Marcelo Maia, que foi gravado ao vivo em estúdio.

REVELAÇÃO MPB: Bel Maia


Bel Maia - Coisas Simples

Cantora e compositora, é um dos mais novos nomes da música brasileira. Bel Maia é a Revelação MPB desta quarta-feira.

9 de jun. de 2013

Sintonia::: Especial Freddie Mercury



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições e interpretações de Freddie Mercury.

Queen - Love of My Life


Apresentação do Queen no Estádio de Wembley, em Londres, em 1986.

Os trabalhos solos e a fama do Queen

Queen - The Show Must Go On

Após gravar mais sete discos com a banda Queen, Freddie Mercury dá uma pausa nas atividades partindo para o primeiro projeto solo de sua carreira. Em 1985 lança o disco Mr. Bad Guy, com destaque para as faixas "Made In Heaven", "I Was Born To Love You" e "Living On My Own".

No mesmo ano, junto com a banda Queen, Freddie Mercury fez uma das maiores apresentações de sua carreira no Estádio Wembley, em Londres, no concerto Live Aid, que reuniu várias atrações internacionais e um grande público, com objetivo de arrecadar fundos em prol dos famintos da Etiópia. Também se apresentou no Brasil na primeira edição do festival Rock In Rio.

Em 1986, descobriu ser portador do vírus HIV. No mesmo ano, gravou A Kind of Magic, o 12º álbum da banda Queen, que emplacou os hits "One Vision", "Friends Will Be Friends", "Who Wants to Live Forever" (da trilha sonora do filme Highlander), além da faixa-título.

Após prestigiar uma apresentação da soprano espanhola Montserrat Caballé, Freddie a convida para gravar juntos. O disco Barcelona, com músicas compostas pelo cantor, foi lançado em 1988 e foi muito elogiado pela crítica mundial.

Com a banda Queen, Freddie ainda gravou mais dois discos: The Miracle, em 1989; e Innuendo, em 1991 (com destaque para a música "The Show Must Go On"), já com estado de saúde fragilizado pela doença. Embora nunca tenha manifestado em público sobre seu estado de saúde e sua opção sexual, somente o fez no dia 23 de novembro de 1991 quando estava em seu leito de morte, fato concretizado no dia seguinte em decorrência da broncopneumonia agravada pela AIDS aos 45 anos de idade. Seu corpo foi cremado pela família e suas cinzas foram jogadas no Garden Lodge, em Londres.

Em abril de 1992 foi realizado um concerto em tributo a Freddie Mercury, promovido pelos integrantes da banda Queen, reunindo vários artistas para cantar seus maiores sucessos no Estádio de Wembley, em Londres. Álbuns póstumos foram lançados pela banda em homenagem ao cantor.

Em 2004 ainda houve um retorno da banda Queen com Paul Rodgers nos vocais para gravação de novos discos e shows, fato que durou até 2009.

O início de Freddie Mercury e da banda Queen

Queen - Bohemian Rhapsody

Vindo de uma família conservadora e com conceitos zoroástricos, seu nome de batismo era Farrokh Bulsara e nasceu em 1946 na antiga colônia britânica de Zanzibar, localizada na Tanzânia, costa leste da África.  Logo veio a mudar-se com sua família para a cidade de Bombaim, na Índia, onde iniciou seus estudos. Lá criou sua primeira banda musical aos 12 anos de idade e se apresentava na própria escola onde estudava, vindo a ser conhecido pelos colegas como Freddie.

Anos depois, ele e sua família passa a morar na Inglaterra. Em Londres, passou a estudar na faculdade Ealing College of Art onde, através do colega Tim Staffel, conheceu Brian May e Roger Taylor no final da década de 1960. A partir daí, Freddie passa a dedicar-se aos ensaios dos colegas que eram músicos e, após a saída de Tim, os 3 amigos passam a contar com John Deacon e, juntos, formam a banda Queen em Londres, no ano de 1971.

Assim, tendo Freddie Mercury nos vocais, Brian May na guitarra, John Deacon no baixo e Roger Taylor na bateria, a banda passa a gravar fitas demo para distribuir nas gravadoras, até vir a ser contratada pela gravadora Chrysalis Records em 1972. O início da carreira não foi como os integrantes esperavam, mas estavam otimistas e acabaram lançando dois discos.

Em 1974, de gravadora nova, a banda Queen lança o terceiro disco Sheer Heart Attack e emplaca o primeiro sucesso com "Killer Queen", passando a tornar-se conhecida no Reino Unido e em outros países, inclusive nos Estados Unidos. A projeção internacional da banda viria a partir do ano seguinte com o álbum A Night At the Opera, que mostra uma mudança na sonoridade dos ritmos e evidencia a marcante voz de Freddie Mercury em suas canções, especialmente nas músicas "Love of My Life" (dedicada a Mary Austin, sua namorada na época) e "Bohemian Rhapsody" (single que ficou várias semanas nas primeiras colocações das paradas britânicas).

Os anos seguintes vieram a consolidar o sucesso da banda Queen, alçando Freddie Mercury ao posto de popstar do rock, dada às suas irreverências nos palcos e pela sua voz potente.

Freddie Mercury e Montserrat Caballé - Barcelona


Faixa-título do segundo álbum solo de Freddie Mercury gravado originalmente em 1988 e que contou com a participação da soprano espanhola Montserrat Caballé. Meses após a morte do cantor em 1992, a cidade de Barcelona recebeu os Jogos Olímpicos e a canção foi executada em sua homenagem na cerimônia de abertura.

Homenageado do Dia: Freddie Mercury


>
Queen - We Are the Champions

Considerado uma das maiores vozes do rock mundial, líder do grupo Queen e um dos maiores artistas internacionais de todos os tempos pela crítica, Freddie Mercury é o Homenageado do Dia deste domingo.