3 de mai. de 2013

Momento Flashback: Bad English


Bad English - When I See You Smile

Banda hard rock norte-americana formada em 1987, reunindo o tecladista Jonathan Cain (que também tocou na banda Journey) com o cantor John Waite e o baixista Ricky Phillips , seus ex-companheiros de banda The Babys . Completam a formação: o guitarrista Neal Schon (ex-Journey) e o baterista Deen Castronovo .

O primeiro LP Bad English saiu em junho de 1989 trouxe 3 singles que chegaram nas rádios dos EUA, com especial destaque para "When I See You Smile", regravação do sucesso de Diane Warren. Dois anos depois veio o segundo disco Backlash que não obteve resultados esperados nas vendas. Detalhe que este disco saiu quando a banda estava se dissolvendo já que seus integrantes apresentavam idéias opostas quanto à sonoridade da Bad English.

Embora tenha durado apenas dois anos, Bad English teve seu destaque na década de 1980.



2 de mai. de 2013

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 129


A harpa é um instrumento musical de cordas dedilhadas, de forma triangular, com 43 ou 46 cordas paralelas e sete pedais, sendo três do pé esquerdo e quatro do pé direito. Sua extensão é de seis oitavas.

Utilizada desde a mais remota Antiguidade, entre egípcios, assírios, hebreus e romanos, a harpa foi conhecida em todos os continentes. A harpa triangular, modelo tipicamente ocidental e medieval, proveniente da harpa dita "céltica", foi utilizada a partir dos séculos VII ou IX.

Na Idade Média conheceu um grande sucesso que diminuiu na Renascença em razão das possibilidades apenas diatônicas do instrumento, enquanto a música, cada vez mais complexa, exigia instrumentos cromáticos e com maiores recursos.

No século XVIII passou a possuir um sistema de pedais que permitiu executar os semitons. Foi aperfeiçoada sucessivamente pelos Nadermann (pai e filho), S. Erard, Pleyel e Gustave Lyon.

1 de mai. de 2013

Sobre o Monobloco

Monobloco - Segura a Nega

Consagrado por incorporar diversos ritmos e estilos musicais à batida do samba, o Monobloco foi idealizado, em 2000, pelos integrantes da banda Pedro Luís e A Parede - Pedro Luís (voz, violão e guitarra), Mário Moura (baixo), C.A. Ferrari, Sidon Silva, Celso Alvim (bateria e percussão). O Monobloco hoje está entre os grupos brasileiros que contabilizam mais apresentações durante o ano todo. 

O repertório eclético vai das marchinhas tradicionais de João Roberto Kelly ao samba de Cartola e Clara Nunes, passando pelo xote de Alceu Valença, o forró de Luiz Gonzaga, o funk de MC Leonardo, até canções de Paralamas do Sucesso, Raul Seixas e Tim Maia. No repertório do show, músicas como "Taj Mahal", "Fio Maravilha", "País Tropical" e "Santa Clara Clareou", de Jorge Benjor; "Rap do Real", de Pedro Luís e Rodrigo Maranhão e "São Gonça", do Farofa Carioca. A mistura inusitada também está presente na bateria. Aos tradicionais instrumentos de escola de samba - como cavaco, repique, tamborim, chocalho, surdo e agogô - foram incorporados à batucada um baixo e uma guitarra.
--------------------------------------------------------------------
Fonte: Site Oficial

Monobloco - É Hoje!


Clipe onde Monobloco faz sua apresentação ao vivo cantando o samba-enredo do G.R.E.S. União da Ilha que fez sucesso no carnaval carioca de 1982.

REVELAÇÃO MPB: Monobloco


Monobloco - Nosso Batuque / O Amanhã

Grupo que vem se destacando pelo batuque do samba e mistura de ritmos, Monobloco é a Revelação MPB desta quarta-feira.

28 de abr. de 2013

Sintonia::: Especial Engenheiros do Hawaii



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos dos Engenheiros do Hawaii.

Novos rumos dos Engenheiros do Hawaii

Engenheiros do Hawaii - A Montanha

Após a turnê de Simples Coração, os cinco integrantes seguiram novos rumos e o líder da banda parte para um projeto denominado Humberto Gessinger Trio, ao lado de Luciano Granja na guitarra e Adal Fonseca na bateria, lançando novo disco HG3 em 1996, durando apenas um ano quando  retornam no ano seguinte novamente como os Engenheiros do Hawaii e gravar o cd Minuano, com destaque para a música "A Montanha".

Depois de 13 anos com a gravadora BMG, os Engenheiros assinam contrato com a gravadora Universal Music e gravam o disco ¡Tchau Radar! em 1999. No ano seguinte voltam com mais um disco ao vivo - 10.000 Destinos - reunindo alguns de seus grandes sucessos, tendo a participação especial de Renato Borghetti e Paulo Ricardo (ex-RPM), e duas faixas inéditas: "Números" e "Novos Horizontes". A formação da banda passa a contar com Gessinger (na guitarra e voz), Paulinho Galvão (guitarra), Bernardo Fonseca (baixo) e Gláucio Ayala (bateria).

Após a gravação dos discos Surfando Karmas DNA (de 2002) e Dançando no Campo Minado (de 2003), os Engenheiros lançam o cd e dvd Acústico MTV em 2004, gravado no Espaço Locall, em São Paulo para comemorar 20 anos de carreira. Três anos depois voltam com novo dvd ao vivo Acústico II: Novos Horizontes, com as participações do ex-baterista Carlos Maltz e de Clara Gessinger (filha de Humberto). É o último trabalho da banda que parte para uma pausa em suas atividades em 2008.

Humberto Gessinger resolve dedicar-se ao seu novo projeto de rock intitulado Pouca Vogal, ao lado de Duca Leindecker (líder da banda de rock gaúcha Cidade Quem). Juntos, lançaram um trabalho na internet disponível para download em 2008 e o cd/dvd Ao Vivo em Porto Alegre em 2009, lançado pela Som Livre.

O retorno das atividades dos Engenheiros do Hawaii ainda segue indefinido, embora Gessinger declarou no site oficial que voltaria em 2013. Em toda a trajetória da banda, somam 18 trabalhos gravados em estúdio e ao vivo.


Mudanças na formação dos Engenheiros do Hawaii

Engenheiros do Hawaii - A Promessa

Com o segundo disco A Revolta dos Dândis, de 1987, a banda emplacou novos hits que caíram no gosto do público como "Terra de Gigantes", "Infinita Highway" e "Refrão de Bolero", entre outras. O LP veio com capa amarela, fazendo parte da trilogia que seria completada com os discos Ouça o Que Eu Digo, Não Ouça Ninguém (de capa vermelha) e Várias Variáveis (de capa verde), lançados em 1988 e 1992, respectivamente, representando as cores da bandeira do Rio Grande do Sul. Além desses, os Engenheiros do Hawaii ainda gravaram o disco Alívio Imediato em 1989 (sendo uma coletânea de seus grandes sucessos ao vivo com novos arranjos e duas faixas inéditas: "Alívio Imediato" e "Nau à Deriva") e O Papa É Pop em 1990. Neste período, os integrantes passam a morar no Rio de Janeiro.

Além das gravações, a banda ainda realizou shows pelo Brasil e outros países como Rússia, Japão e EUA. Embora aceita pelo público que comparecia em bom número nas suas apresentações, a banda sofria com as críticas em relação às letras das músicas, considerando subversivas.

Nos discos seguintes percebe-se uma mudança na sonoridade da banda assim como as mudanças que irão ocorrer na sua formação. Em 1993 veio o segundo disco ao vivo Filmes de Guerra, Canções de Amor. Augusto Licks sai da banda, iniciando uma disputa judicial com Gessinger pelo uso do nome e marca Engenheiros do Hawaii. 

Sendo vencedor da causa, Gessinger grava o disco Simples de Coração em 1995, com destaque para a música "A Promessa" e com nova formação: Humberto Gessinger (voz e baixo), Carlos Maltz (bateria), Ricardo Horn (guitarra), Fernando Deluqui (ex-RPM) (guitarra) e Paolo Casarin (teclados). Este trabalho também marcaria a última passagem de Maltz na banda que sai para se dedicar aos trabalhos de sua próprio grupo.

O surgimento dos Engenheiros do Hawaii

Engenheiros do Hawaii - Sopa de Letrinhas

Durante a greve da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Humberto Gessinger conheceu Carlos Maltz e Marcelo Pitz, além de Carlos Stein, resolvendo, a partir desse encontro, criar uma banda musical. O nome "Engenheiros do Hawaii" nasceu a partir de uma rixa que havia entre os estudantes de Arquitetura e Engenharia. Isso em 1984.

Com Gessinger nos vocais e guitarra, Maltz na bateria, Pitz no baixo e Stein na guitarra, os Engenheiros do Hawaii realizariam seu primeiro show no dia 11 de janeiro de 1985 em Porto Alegre, numa época em que estava ascendendo o rock brasileiro com o surgimento de vários grupos pelo país. O rock gaúcho seria representado a partir de uma seleção musical intitulada Rock Grande do Sul, feita pela gravadora BMG, reunindo diversas bandas e incluiu os Engenheiros. Meses depois, Carlos Stein saiu da banda por motivos pessoais, vindo a integrar posteriormente a banda Nenhum de Nós.

A boa receptividade da música "Sopa de Letrinhas" fez com que os Engenheiros se tornassem conhecidos, abrindo as portas para o sucesso na gravadora BMG ao lançar seu primeiro LP Longe Demais das Capitais. Meses depois, Marcelo Pitz saiu por motivos pessoais e, para o seu lugar, entrou o guitarrista Augusto Licks. Humberto Gessinger assume o baixo e esta nova formação passa a se tornar conhecida pelo público nacional nos discos seguintes.

Biografia de Humberto Gessinger

Engenheiros do Hawaii - Pra Ser Sincero

Humberto Gessinger (Porto Alegre, 24 de dezembro de 1963) é vocalista, guitarrista e baixista brasileiro, líder da banda Engenheiros do Hawaii, que atualmente, juntamente com o guitarrista Duca Leindecker, está trabalhando em seu novo projeto, Pouca Vogal.

Gessinger, descendente de alemães e italianos, já escreveu para colunas em jornais, apesar de não ser profissional da área. Cursou a Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 1986 gravou com a banda seu primeiro disco, sendo o único integrante original a permanecer na Engenheiros do Hawaii até a "pausa" da banda, como ele mesmo diz.

É casado com a arquiteta Adriane Sesti, antiga colega de escola e faculdade, e com ela tem uma filha chamada Clara (1992), a quem dedicou a música "Parabólica", no disco Gessinger, Licks & Maltz, de 1992. Em 2009, lançou sua biografia, tratando sobre a trajetória da banda Engenheiros do Hawaii e os bastidores das gravações no livro "Pra Ser Sincero: 123 Variações Sobre um Mesmo Tema", pela Editora Belas Letras.
-------------------------------------------------------------------
Fonte: Som13 (com adaptações)

Engenheiros do Hawaii - Piano Bar


Clipe do dvd Acústico II: Novos Horizontes, gravado ao vivo no Citibank Hall, em São Paulo-SP, onde os Engenheiros do Hawaii canta a música "Piano Bar", do disco Várias Variáveis, de 1991.

Homenageado do Dia: Engenheiros do Hawaii


Engenheiros do Hawaii - Terra de Gigantes

Uma das maiores bandas do rock brasileiro que já surgiram na década de 1980, os Engenheiros do Hawaii  são os Homenageados do Dia deste domingo.