26 de abr. de 2013

Momento Flashback: Heart


Heart - Alone

Ann Wilson (vocal) é uma cantora americana, dona de uma linda voz, que depois de algumas tentativas de fazer decolar a sua banda, The Daybrakers, desistiu do projeto, convocou sua irmã Nancy Wilson (guitarra) e foram para o Canadá. Lá juntaram-se a Steve Fossen (baixo) e Roger Fischer (guitarra) e formaram o Heart.

Já no primeiro trabalho, Dreambout Annie (1976) conseguiram sucesso e emplacando 3 músicas nas paradas: a faixa-título, "Magic Man" e "Crazy on You". O disco passeava entre o Rock, o Folk e temas românticos – que foram de certa forma a marca registrada de toda a carreira desse grupo. Logo depois o baterista Michael Drosier entra para a banda.

O segundo disco Little Queen fez ainda mais sucesso e trouxe o maior hit da banda: "Barracuda". Em 1985 lançam o disco Heart que emplacou mais 4 sucessos nos primeiros lugares das paradas, em todo o mundo: o clássico do Hard Rock "If Looks Could Kill", além das românticas "Never", "What About Love" e "These Dreams". O álbum seguinte Bad Animals emplacou o hit "Alone".

O último trabalho do grupo foi um disco acústico que teve a produção de John Paul Jones (Led Zeppelin) que também tocou baixo. Conceituadíssimo nos EUA, o Heart é na verdade a banda das irmãs Wilson, já que elas são as únicas integrantes de todas as formações. Também não faria sentido algum para os fãs um disco do grupo sem uma das duas, que com o Heart já lançaram 17 álbuns e venderam mais de 30 milhões de discos.
---------------------------------------------------------------------------
Fonte: Rock Blog

25 de abr. de 2013

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 128


O alaúde é um instrumento musical de cordas dedilhadas e pinceladas, em forma de meia pera, apresentando um fundo abaulado e com cravelhas situadas no braço em ângulo reto. É feito quase completamente de madeira.

Introduzido na Espanha pelos mouros no século XIV, foi usado na Europa sobretudo no séculos XVI e XVII onde se tornou bastante popular na França, sendo um instrumento dotado de uma grande riqueza sonora e harmônica. Começou com quatro a cinco pares de cordas até chegar a dez pares no final do Renascimento. Em sua evolução, o alaúde chegou a ter 28 cordas.

Grandes autores da música erudita utilizaram o alaúde nas suas composições como o inglês John Downland (1563-1626) e o alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), que foi um dos últimos compositores a utilizá-lo em suas obras, escrevendo 4 suítes, 2 prelúdios e 2 fugas para alaúde, peças que, em sua maioria, são transcrições, feitas por ele mesmo de outras escritas para outros instrumentos.

O alaúde perdeu sua popularidade a partir do século XVIII. Atualmente, ainda é possível encontrá-lo em algumas regiões da Europa.

24 de abr. de 2013

Alexia Bomtempo (part. de Fernanda Abreu) - Negra Melodia


Alexia Bomtempo, em apresentação ao vivo, conta com a participação de Fernanda Abreu para cantar este sucesso de Waly Salomão.

Biografia de Alexia Bomtempo

Alexia Bomtempo - London London

Alexia Bomtempo é filha de pai brasileiro e mãe norte-americana (a cantora e compositora Monica Nagle), é musicalmente bilíngüe. Aos 11 anos de idade, entrou para o grupo de teatro Tablado, no Rio de Janeiro. Aos 17 anos, morando nos Estados Unidos, fez parte do coral de seu colégio.

Após várias apresentações pelo Rio de Janeiro, lançou, em 2008, o CD Astrolábio, produzido por Dadi. Além de Dadi, que assinou a produção musical e tocou vários instrumentos nas gravações, participaram também do disco Felipe Pinaud (violão), Cesinha (bateria), Jorge Helder (baixo), Maico Lopes (flugel e trompete), Pedro Mibielli (violino), Marcelo Costa (bateria e percussão), Marcus Ribeiro (cello), Jorginho Gomes (bateria e bandolim), Tiago Silva (percussão), Ricardo Amado (violino) e Juliano Barbosa (fagote). No repertório, suas canções "Pra Dormir Até Mais Tarde", "Cromologia", "Nuvem d'Água", todas com Dadi e Pierre Aderne, e "Friday Song" (c/ Dadi, Pierre Aderne e Rafael Nunes), além de "Mais" (Rodrigo Maranhão e Pierre Aderne), "2 Perdidos" (Dadi e Arnaldo Antunes), "Paz e Amor" (Dadi, Paulinho Tapajós e Pierre Aderne), "Farol da Barra" (Caetano Veloso e Galvão), "O Leãozinho" (Caetano Veloso), "Roxxane" (Sting) e "My Cherie Amour" (Stevie Wonder, Henry Cosby e Sylvia Moy). Nesse mesmo ano, fez show de lançamento do disco na Letras & Expressões (RJ).

Lançou, em 2012, o CD I Just Happen To Be Here, com regravações das seguintes canções compostas em inglês por Caetano Veloso: “In the Hot Sun of a Christmas Day” (c/ Gilberto Gil), “The Empty Boat” (c/ Tom Zé), “A Little More Blue”, “Don’t Know Me”, “Shoot Me Dead”, “Lost In the Paradise”, “Nine Out of Ten”, “London, London”, “It’s a Long Way” e “If You Hold a Stone (Marinheiro Só)”.
------------------------------------------------------
Fonte: Dicionário MPB

REVELAÇÃO MPB: Alexia Bomtempo

Alexia Bomtempo - Astrolábio

Mais um novo nome surge no cenário musical brasileiro. Hoje conheceremos um pouco sobre a cantora Alexia Bomtempo que é a Revelação MPB que trago para vocês.

21 de abr. de 2013

Sintonia::: Especial João Gilberto



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de João Gilberto.

O perfeccionista João Gilberto

João Gilberto - Samba de uma Nota Só

Em 1960, grava o LP O Amor, o Sorriso e a Flor, consolidando-se no gênero e popularizando a bossa nova em todo o país, com destaque para "Samba de uma Nota Só", composição de Tom Jobim e Newton Mendonça. Em 1962, João Gilberto participa do Festival de Bossa Nova no Carnegie Hall, em Nova York, nos Estados Unidos, ganhando prestígio internacional e grava um LP com o músico Stan Getz que é lançado dois anos depois: Getz/Gilberto. O disco, que também contou com a participação de Astrud Gilberto (irmã de João) e Tom Jobim, rende a João seis Prêmios Grammy, considerado o mais cobiçado prêmio musical norte-americano, se tornando um dos mais vendidos de 1964 nos EUA. A influência do jazz no ritmo da bossa nova de João o colocou como um dos artistas mais respeitados naquele país.

A partir daí, fixa residência nos EUA, voltando esporadicamente ao Brasil para shows e gravações. Em 1965, o cantor casa-se com a cantora Miúcha, irmã de Chico Buarque, com quem terá a filha Isabel ("Bebel") Gilberto em 1966, mesmo ano em que é gravado o segundo volume do disco Getz/Gilberto. Depois de longos anos no exterior, volta ao Brasil em 1979, definitivamente, realizando shows no Rio de Janeiro.

Em 1980, grava um especial para a TV Globo e lança o disco Brasil, com a participação de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia no ano seguinte, sendo bem recebido pela crítica. Em 1985, participa do 19° Festival de Jazz de Montreaux, na Suíça, onde o show foi registrado em álbum duplo ao vivo lançado em 1986, recebendo indicação ao Grammy, na categoria Melhor Performance Vocal de Jazz.

Depois de 10 anos sem gravar no Brasil, lançou em 1991 o álbum João, com repertório eclético e o já tradicional perfeccionismo nos arranjos e na interpretação, apresentando velhos sambas nacionais de Herivelto Martins e Noel Rosa,além de sucessos de cantores estrangeiros.

Desde o último show com Tom Jobim em 1962, na boate Au Bon Gourmet, em Copacabana, no Rio de Janeiro, que João não se apresentava junto com o maestro compositor. Em 1992, completando 30 anos deste último encontro, os dois se reuniram em um evento promovido pela Brahma, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e foi amplamente divulgado na mídia, sendo o show exibido pela TV Globo.

No ano seguinte realiza um show no Teatro Castro Alves, em Salvador, ao lado das cantoras Gal Costa e Maria Bethânia. Em 1994, grava o disco Eu Sei Que Vou Te Amar. Realiza novos shows nos anos seguintes, apresentando-se no Brasil, na Argentina, Europa e EUA, onde volta a a cantar no Carnegie Hall, em Nova York. Em 2000, grava o elogiadíssimo disco João, Voz e Violão, no Rio de Janeiro, apresentando novos arranjos para gravações de antigos sucessos.

No ano de 2003, se apresenta pela primeira no Japão. Em 2008, por ocasião da comemoração dos 50 anos da bossa nova, foram realizados vários shows pelo Brasil, passando por Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Nova York, e João Gilberto, no auge dos seus 77 anos de idade, continuou a se apresentar com a mesma desenvoltura nos palcos.

Em 2009, a revista DownBeat, tratada como uma das publicações de jazz mais respeitadas do mundo, elege João como um dos 75 melhores guitarristas da história do jazz e como um dos cinco maiores cantores de jazz. Em 2011, anuncia o show 80 Anos – Uma Vida Bossa Nova, realizado nas principais capitais brasileiras, sendo gravado em dois dvds. Com um repertório de antigos sucessos recriados em seu estilo inconfundível, passeando pelas composições de Tom Jobim, Dorival Caymmi, Geraldo Pereira, Ary Barroso, Noel Rosa, Herivelto Martins, Roberto Menescal e outros, e interpretações de músicas da bossa nova que se tornaram clássicas, João Gilberto consagrou-se como um dos principais intérpretes da música popular brasileira.





Os primeiros anos de João Gilberto

João Gilberto - Chega de Saudade

João Gilberto do Prado Pereira de Oliveira, simplesmente conhecido como João Gilberto, nasceu no dia 10 de junho de 1931, na cidade de Juazeiro, Bahia, onde morou até 1942 quando foi para Aracaju, capital de Sergipe, para estudar. Aprendeu a tocar violão aos 14 anos de idade e foi influenciado na música através de Dorival Caymmi e Orlando Silva, além de outros artistas que ouvia na época.

Em 1947 foi para Salvador, completar seus estudos, onde também iniciaria sua carreira musical como crooner e passou a se apresentar na Rádio Sociedade da Bahia. Dois anos depois foi para o Rio de Janeiro aos 19 anos de idade e integrou o conjunto vocal Garotos da Lua e se apresentou na Boite Plaza, reduto de músicos inovadores e na Rádio Tupi, onde conheceu o cantor João Donato. Anos depois saiu do grupo e criou suas primeiras composições, entre elas, "Você Esteve Com Meu Bem" (em parceria com Russo do Pandeiro), gravada pela cantora Marisa Gata Mansa em 1953. Logo depois, foi contratado pela gravadora CBS como violonista para acompanhar gravações. 

Entre várias apresentações e viagens, João chegou a passar um tempo em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, onde dedicou-se a aperfeiçoar nas aulas de violão. Morou ainda em Minas Gerais e voltou para sua cidade natal onde compôs "Bim Bom" em 1956. Depois de ficar alguns meses em Salvador, volta ao Rio de Janeiro onde conhece novos artistas no meio musical como Sylvia Telles, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Johnny Alf, nas boites cariocas. Passa a acompanhar a cantora Elizete Cardoso a partir de 1957, com quem gravou duas faixas - "Chega de Saudade" e "Outra Vez" - do LP Canção do Amor Demais (com músicas de Tom Jobim e Vinícius de Moraes) em 1958,  e inaugurou um novo estilo de tocar e de cantar que se tornaria característico da bossa nova, introduzindo a harmonização e a batida no violão.

Esta nova batida chamou a atenção do músico Roberto Menescal que apresentou aos seus amigos Nara Leão, Ronaldo Bôscoli e um grupo de amigos que buscavam novidades para o movimento da bossa nova que estava surgindo. Ainda no mesmo ano, João Gilberto gravou um disco de 78 rotações contendo as músicas "Chega de Saudade" e "Desafinado", mostrando seu estilo intimista de cantar. No ano seguinte, sai seu primeiro LP também intitulado Chega de Saudade, tornando um grande êxito, firmando João como uma das principais figuras do movimento de renovação musical da época.

João Gilberto e Caetano Veloso - Meditação


Apresentação de João Gilberto e Caetano Veloso ao vivo em Buenos Aires, na Argentina, em 2000.

Homenageado do Dia: João Gilberto


João Gilberto (part. de Stan Getz) - Desafinado

Grande intérprete brasileiro, sendo um dos grandes nomes e o pioneiro na arte de criar a batida que deu origem ao movimento da bossa nova, João Gilberto é o Homenageado do Dia deste domingo.