22 de mar. de 2013

Momento Flashback: Starship


Starship - Sara


Jefferson Airplane foi uma banda estado-unidense de Rock psicodélico formada em São Francisco no verão de 1965. Várias encarnações posteriores do grupo original continuaram a tocar sob nomes diferentes, um reflexo do passar dos anos e da formação da banda. Foram eles Jefferson Starship, mais tarde somente Starship e posteriormente Jefferson Starship The Next Generation. 

Suas canções mais famosas como Jefferson Aiplane são "Somebody To Love", de 1966, "White Rabbit", de 1967; como Starship são "Sara", de 1985, e "Nothing's Gonna Stop Us Now", de 1987. 

Em 1984, Paul Kantner (o último membro remanescente da fundação do Jefferson Airplane) deixou a banda, mas não antes de tomar ações legais sobre o nome Jefferson contra os outros membros da banda, que gostariam de continuar com o nome Jefferson Stairship. Kantner ganhou a ação, e o nome da banda teve que ser reduzido para apenas Starship, marcando sua terceira encarnação. Freiberg, que estava bastante marginalizado, deixou a banda da mesma maneira. 

No ano seguinte o Starship lançou Knee Deep in the Hoopla, que contava com grandes hits de topo de parada como "We Built This City" e "Sara". Nenhuma outra canção do Jefferson Airplane ou Jefferson Starship havia atingido o topo das paradas anteriormente. O álbum, que atingiu disco de platina, ainda lançou outros dois singles "Tomorrow Doesn't Matter Tonight" e "Before I Go"

Em 1987, "Nothing's Gonna Stop Us Now" estava presente no filme Mannequin, apesar de somente Slick, Thomas e Chaquico aparecerem no longa. A canção, feita por Slick, a tornou a cantora mais idosa a cantar um topo de parada da Billboard, aos 47 anos. O recorde foi mantido até 1999, quando Cher estourou com "Believe" aos 53 anos. No ano seguinte, a canção "Wild Again" foi utilizada no filme Cocktail. 

Na época do lançamento do álbum No Protection, o baixista Pete Sears deixou a banda, e em 1988 Grace Slick fez o mesmo. Ela estava descontente com a nova imagem pop do banda, jurando nunca mais se apresentar com eles novamente. A nova formação lançou Love Among the Cannibals em 1989, mas acabaram terminando o Starship no ano seguinte. 

Em novembro de 2007, a canção "We Built This City" foi escolhida como a pior de todos os tempos pela revista de Rock americana Blender. 
-------------------------------------------------------------------
Fonte: http://www.letras.com.br/

21 de mar. de 2013

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 124

Deee Lite - Groove Is In the Heart

Groove é o sentido da propulsão rítmica "sentir" ou sentido de "swing", criado pela interação da música tocada por uma banda de seção rítmica (bateria, baixo elétrico e contrabaixo, violão e teclados). Groove é uma consideração de outros gêneros, como salsa, funk, rock, fusion e soul. A palavra é usada frequentemente para descrever o aspecto de algumas músicas que dá vontade de mudar, de dança, ou 'groove'.

A palavra groove provém da expressão In the groove ( Literalmente, "No encaixe", ou seja, "encaixado no momento, ritmo, certo". O que exige "feeling", ou seja, "sentir o momento correto do 'encaixe", uma sensibilidade fundamental ao músico. ), que surgiu na década de 1930, em pleno auge do Swing. As primeiras aparições do termo surgiram e foram gravadas por Wingy Manone, em 1936 (In the Groove), e por Chick Webb, de 1939, em In The Groove, At The Groove.

A partir da aparição do funk nos anos de 1950, o conceito do groove se associa cada vez mais a uma forma de tocar relacionada com o blues e a música gospel, e desde a metade da década de 1960, também o soul e o funk. Nas décadas de 1980 e 1990 se vincula ao acid jazz.
----------------------------------------------------------------------------------
Extraído do Wikipédia.

20 de mar. de 2013

Sintonia::: Especial Emílio Santiago



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de Emílio Santiago.

Emílio Santiago, um pequeno tributo


Emílio Santiago - Saigon


Hoje o Brasil perdeu um dos maiores cantores da música popular brasileira, com uma carreira reconhecida tanto nacional como internacionalmente. 

Dono de uma das mais belas vozes da mpb, Emílio Vitalino Santiago nasceu no Rio de Janeiro em 1946. Vindo de uma família humilde, criado pelos pais adotivos, Emílio morou numa extinta favela situada na Gávea. Já adulto, veio a ingressar na Faculdade Nacional de Direito em 1970 e, durante o curso, veio a descobrir sua vocação musical através de seus colegas de classe que o incentivaram a cantar. A partir daí, participou de alguns festivais universitários de calouros, inclusive do programa apresentado por Flávio Cavalcanti, na TV Tupi em 1973, onde apareceu ao público pela primeira vez, chegando ao final do concurso A Grande Chance, sagrando-se vencedor. Gravou, então, seu primeiro compacto com as músicas "Transas de Amor"  (de S. Tapajós e M. Amaral) e "Saravá Nega" (de Odibar).

Com a experiência que foi adquirindo como crooner nas noites cariocas, Emílio Santiago iniciou profissionalmente sua carreira ao lançar seu primeiro disco homônimo em 1975 pela gravadora CID, gravando canções de artistas consagrados da música brasileira, a exemplo de Ivan Lins, Gilberto Gil, João Donato, Jorge Ben, Paulo Sérgio Valle, entre outros. No ano seguinte, foi contratado pela gravadora Philips/Polygram,  onde continuou a gravar discos de sucesso como Brasileiríssimas (1976), Comigo É Assim (1977, com destaque para "Nega", de Vevé Calazans), Feito Para Ouvir (também de 1977, considerado um de seus melhores trabalhos), entre outros.

Em 1982, o cantor venceu o Festival MPB Shell, promovido pela TV Globo, ao interpretar "Pelo Amor de Deus", de Paulo Debétio e Paulinho Rezende. Em 1985 foi escolhido o melhor intérprete no Festival dos Festivais, da TV Globo, ao interpretar "Elis, Elis" (Estevan Natolo Júnior/Marcelo Simões). Em 1988, foi convidado pelo produtor musical Roberto Menescal para o projeto musical Aquarela Brasileira, gravando 7 discos dedicados à mpb, lançados pela Som Livre onde ficou quase 10 anos na gravadora.

Emílio ainda chegou a se apresentar nos Estados Unidos e na Europa, conquistando a admiração dos críticos musicais. No ano 2000, assina com a gravadora Sony Music onde grava um cd dedicado à bossa nova e um tributo a Gonzaguinha no cd Um Sorriso nos Lábios, gravado no ano seguinte. Seu último trabalho foi gravado em 2012 com o cd e dvd ao vivo Só Danço Samba pela sua gravadora recém-lançada. No dia 15 de novembro, Emílio ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba/Pagode, por seu último trabalho. 

No dia 7 de março deste ano de 2013, Emílio Santiago foi internado no Rio de Janeiro após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), vindo a falecer hoje (dia 20 de março de 2013). Sua carreira será para sempre marcada pela sua voz e talento, além de ter gravado 25 discos e reconhecido como um dos grandes cantores que o Brasil já conheceu.

Dada esta nota homenageando este grande cantor é que o blog Sintonia não apresentou a seção "Revelação MPB", retornando na próxima quarta-feira. Segue abaixo o clipe de seu último dvd Só Danço Samba:


17 de mar. de 2013

Sintonia::: Especial Jimmy Cliff



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de Jimmy Cliff.

Jimmy Cliff e suas influências musicais

Jimmy Cliff - I Can See Clearly Now

Em 1980 excursionando com Gilberto Gil, lotou todos os auditórios onde pisou. Quatro anos depois ele repetiu a façanha sozinho, em um ginásio em São Paulo, e no programa do Chacrinha. Em 1990, Cliff participou do primeiro CD do Cidade Negra, na música "Mensagem", feita por Ras Bernardo. Em 1991 gravou na Bahia, em Salvador, o CD Breakout, lançado em 1992. O disco contou com as participações de Olodum na música "Samba Reggae" e Araketu nas músicas "Breakout" e "War a Africa".

Em 1983, lançou o single "Reggae Night" que foi um sucesso nas paradas desse ano e que relançou a sua carreira.

Em 1993 ele regravou "I Can See Clearly Now", de Johnny Nash, para a trilha do filme Jamaica Abaixo de Zero. Em 1997 ele esteve também no acústico dos Titãs cantando "The Harder They Come", recriada numa versão em português, "Querem Meu Sangue".

Em 1999 Jimmy participou do CD do grupo Olodum. Dos artistas de reggae, Jimmy é o mais (talvez o único) influenciado pela MPB. Várias de suas canções revelam esta identidade. Músicas como "Sittin' In Limbo", "Rebel In Me", "Wonderful World, Beautiful People", foram compostas aqui mesmo em suas vindas ao Brasil. Ainda que a familiaridade com o Brasil seja grande o bastante para promover esta interação, Cliff sempre esteve à vontade para cruzar o reggae com outros gêneros.
--------------------------------------------------------
Extraído do site Wikipédia.

O início da carreira de Jimmy Cliff

Jimmy Cliff - Wild World

Nome artístico de James Chambers, nascido no dia 1º de abril de 1948 em Saint James, na Jamaica. Ainda na infância, já fazia suas composições na escola e chegou a participar de alguns concursos de novos talentos até bater na porta de uma loja de discos do proprietário Leslie Kong que, ao conhecer o garoto, resolveu investir e trabalhar com ele em 1962, vindo a gravar seu primeiro sucesso "Hurricane Hattie" que se tornou conhecido na Jamaica.

Novos sucessos foram surgindo e James adota o nome artístico de Jimmy Cliff. Em 1964 assinou contrato com a Island Records e se mudou para a Inglaterra. Apesar do início precoce, sua carreira decolou no final da década de 1960, com o lançamento de seu primeiro disco Hard Road To Travel, em 1968, sendo bem recebido pela crítica.

No ano seguinte, Jimmy Cliff grava um cover de Cat Stevens com "Wild World", não incluído em seu 2º álbum Wonderful World, Beautiful People, e chega nas primeiras colocações das paradas britânicas. Com a morte do seu produtor Kong em 1971, Cliff se tornou conhecido nos Estados Unidos onde lançou seu terceiro disco Another City. No ano seguinte participa do filme The Harder They Come, no papel de Ivanhoe "Ivan" Martin, além de gravar disco homônimo como trilha sonora do filme com destaque para a faixa "Many Rivers To Cross" que o tornou mais conhecido em outros países.

Novos discos vieram em seguida e Cliff passou a realizar vários shows. Durante uma viagem na África, Cliff se converteu para o Islamismo, fato não compreendido pelos artistas e críticos de seu país natal, que acharam que o músico estaria desviando de suas origens. Por outro lado, Cliff ajudou a popularizar o reggae para todo o mundo.

Jimmy Cliff - Reggae Night


Um dos maiores hits de Jimmy Cliff que fez grande sucesso na década de 1980 e impulsionou sua carreira em vários países.

Homenageado do Dia: Jimmy Cliff


Jimmy Cliff - Rebel In Me

Um dos maiores nomes do reggae mundial, com uma carreira consolidada e reconhecida pela crítica e seu público. Jimmy Cliff é o Homenageado do Dia deste domingo.