15 de mar. de 2013

Momento Flashback: ZZ Top


ZZ Top - Legs


Embora nunca tenham conseguido um grande reconhecimento mundial (sendo praticamente desconhecidos fora dos Estados Unidos) a banda ZZ Top possui seguidores fiéis. Sua mistura simples e eficiente de blues, country e rock and roll, aliada às letras e visual bem humorados, arrebata fãs dedicados.

A banda se formou em Houston, Texas, em 1970 e mantém desde o início a mesma formação: Billy Gibbons (guitarra, que antes havia tocado na banda Moving Sidewalks), Dusty Hill e Frank Beard (baixista e baterista que antes havia tocado na banda American Blues).

Durante os mais de vinte anos de carreira, nunca passaram por grandes problemas, mantendo-se fiéis ao estilo de rock texano e apenas tirando longas férias de anos em anos. Com o terceiro álbum, Tres Hombres de 1973, conseguiram pela primeira vez um disco de ouro nos Estados Unidos. Apenas com Eliminator de 1983, e Afterburner de 1985, tendo incorporado teclados ao seu som, conseguiram alguma repercussão mundial, indo além das fronteiras americanas.

Nos anos 90, o ZZ Top lançou uma coletânea (Greatest Hits - 1992) e com um novo contrato, com a gravadora RCA, promoveu uma 'volta às raizes' com o álbum Antenna, abandonando os teclados e usando riffs à moda antiga, como nos anos 70.

Com XXX, de 1999, comemoraram o 30º aniversário da banda e, de quebra, tocaram na posse do presidente americano George W. Bush.

O visual da banda é marcado pelas barbas imensas (o baterista chegou a usar uma barba postiça nos primeiros anos de carreira), indefectíveis bonés de golfistas e o clássico hot-road (um Cadillac modificado) que acompanha a banda em sua apresentações. O tema das músicas basicamente são mulheres, carros, cerveja e rock and roll.
---------------------------------------------------
Fonte: http://whiplash.net/materias/biografias/038314-zztop.html#ixzz2NkvQ1cGO

14 de mar. de 2013

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 123

Bliss - Kissing

A tradução literal do termo lounge music seria "música de sala de estar". Nos anos 50 e 60 o termo era utilizado para designar a música tocada em bares, restaurantes, elevadores, enfim, em ambientes onde deveria apenas ter o papel de fundo musical. O caráter relaxante e sutil das composições (daí o porquê dela também ser chamada de chill out) também é uma das principais facetas do estilo, que hoje é tocado em espaços específicos (o lounge) para os frequentadores de raves e baladas eletrônicas "desacelerarem". Nos últimos tempos a lounge music foi uma das vertentes da música eletrônica que mais cresceu.

A Europa (locais como Ibiza, Paris e Berlim) foi o centro do desenvolvimento do estilo, que posteriormente migrou para o resto do mundo, inclusive para o Brasil. O uso de instrumentos acústicos (como baixo acústico, instrumentos de sopro, violão, percussão, etc.) é algo cada vez mais comum no estilo. Muitas vezes, esses instrumentos são tocados em cima de uma batida eletrônica, o que origina uma combinação inovadora. Há várias coletâneas de lounge music no mercado.
----------------------------------------------
Fonte: Web-Site da Pepsi

13 de mar. de 2013

Biografia de Anna Ratto

Anna Ratto - Pensando Bem

Anna Ratto nasceu e foi criada no Rio de Janeiro. Aos treze anos, começou a tomar aulas de violão e, pouco depois, de canto. Desde então, Anna estudou também percepção musical, piano, percussão, entre outros temas relacionados à música.

Formou-se em Psicologia e, pouco depois, recebeu convite do diretor artístico da gravadora Deckdisc para gravar o projeto Novelas Acústico, lançado em 2003, ano em que também começou a compor. Em 2005 gravou seu primeiro disco de carreira, Do Zero, que inclui composições suas, de parcerias e também de Seu Jorge, Pedro Luís, Rodrigo Maranhão e uma regravação de Rodrigo Amarante.

Após se apresentar no Canecão, foi convidada para participar da homenagem a Raul Seixas no programa Som Brasil.

Em 2009, Anna lançou o álbum Girando, distribuído pela Universal Music Group. Desde então, fez shows em importantes casas do Rio, como Mistura Fina, Estrela da Lapa, Cinemathèque e o próprio Centro Cultural, dentre outras. Participou de projetos do SESC e partiu em turnê pelo Brasil, chegando a Recife como numa das artistas contempladas pelo Edital que selecionou novos e consagrados talentos para a Feira Música Brasil, que lotou o Marco Zero.

Anna mudou, recentemente, seu nome artístico para Anna Ratto, por haver outra artista de nome semelhante, que o registrara anteriormente.
------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia

Anna Ratto - Seja Lá Como For


Apresentação de Anna Ratto no programa virtual Oi Novo Som. Tem dois discos na bagagem ainda conhecida como Anna Luiza: Do Zero (2006) e Girando (2008). Já com o novo nome, ela acaba de lançar Anna Ratto, pelo selo Bolacha discos. No disco, explora seu lado autoral e eclético.

REVELAÇÃO MPB: Anna Ratto


Anna Ratto - Bailarina do Mar

Anna Luisa Soares Rodrigues da Cunha Ratto é o nome completo de um dos novos nomes da música brasileira. Hoje trago um pouco da vida e carreira de Anna Ratto, que é a Revelação MPB desta quarta-feira.

10 de mar. de 2013

Cassiano no Jornal da Globo


Um pouco sobre Cassiano nesta pequena matéria da Coluna Musical apresentada por Nelson Motta, no Jornal da Globo em 2009.

Cassiano e a soul music brasileira

Cassiano - Primavera

No começo dos anos 70, uma trupe de cantores negros brasileiros que adoravam a música dos cantores negros americanos chacoalhou o show biz nacional. 

Eles ostentavam enormes cabeleiras black power e recheavam suas letras de palavras como "beibé" ou "bróder", que roubavam do inglês e aportuguesavam. Por outro lado, nunca deixaram de incluir em suas composições elementos como uma boa cuíca ou uma levada de baião. 

Desse cruzamento, nasceu uma soul music brasileira, de inegável qualidade. Em pouco tempo, porém, o gênero se viu espremido entre a MPB conservadora e a novidade do tropicalismo. 

Alguns o hostilizaram. Outros o vampirizaram, sem que seus artistas recebessem o devido crédito. Quase trinta anos depois, o disco Coleção, lançado em 2000, é o principal testemunho do brilho da soul music nacional. 

O disco Coleção e reúne catorze criações do cantor e compositor Cassiano, maior expoente dessa tendência musical, ao lado de Tim Maia e da Banda Black Rio. 

Cassiano é um dos grandes nomes da soul brasileira. Grande cantor, instrumentista versátil e um compositor genial. Cassiano atingiu seu auge em meados dos anos 70, quando "A Lua e Eu" foi incluída na trilha sonora da novela O Grito, da Rede Globo. 

Na época, o programa Fantástico, da mesma emissora, dedicou-lhe um clipe, em que ele aparece como uma espécie de Marvin Gaye tropical, desfilando de terno branco na orla carioca. 

Foi onde o Brasil aproximou-se de Marvin Gaye, Stevie Wonder, Isaac Hayes e Curtis Mayfield – da soul music de linhagem nobre, com sofisticação jazzística, alma de blues e a melhor pegada pop. 

Para competir com esses gigantes nas ondas da AM nos anos 70, só mesmo o nosso Cassiano, que com seu toque de brasilidade (herança dos tempos do grupo vocal Diagonais, em que fazia Motown a partir de Ary Barroso, Herivelto Martins e Altamiro Carrilho), estabeleceu o paradigma para as gerações posteriores – de Carlos Dafé e Cláudio Zoli a Ed Motta e a turma toda da Trama.
---------------------------------------------------------------
Extraído do site hhttp://www.letras.com.br

Cassiano - A Lua e Eu


Clipe apresentado no programa dominical Fantástico em 1975, na TV Globo, onde Cassiano canta um de seus maiores clássicos.

Homenageado do Dia: Cassiano


Cassiano - Coleção

De volta à seção de homenagens, hoje trago um pouco da vida e carreira de um dos mais expressivos representantes da soul music nacional como Homenageado do Dia: Cassiano.