12 de out. de 2012

Momento Flashback: New Order


New Order - Bizarre Love Triangle

Banda pop britânica criada em Manchester, na Inglaterra, por Bernard Sumner (vocais), Peter Hook (baixo) e Stephen Morris (sintetizadores e bateria), ex-integrantes da Joy Division (clique no nome para mais detalhes), um mês após a morte de Ian Curtis em maio de 1980.

Assim, Sumner, Hook e Morris começaram a fazer novas experimentações na música, buscando um ritmo que viesse a identificar o novo som da New Order. No começo foi difícil. Convidam a tecladista Gilian Gilbert (namorada na época e atual esposa de Morris) e gravam as primeiras canções em estúdio, lançando o primeiro single "Ceremony", com letra de Ian em 1981 e seu primeiro compacto Procession. Já o primeiro disco oficial Movement foi lançado em novembro do mesmo ano.

Marcando a transição entre o rock pós-punk e a música eletrônica, New Order foi aos poucos conquistando seu espaço na música pop internacional com novos trabalhos gravados nos anos seguintes com Power, Corruption and Lies  (de 1983), Blue Monday (single lançado em vinil de 12 polegadas em 1983) e Low-Life (de 1985). Com o quarto disco Brotherhood, de 1986, a banda conquista os Estados Unidos com o sucesso do single "Bizarre Love Triangle".

Inicia uma série de shows em vários países, inclusive o Brasil. Em 1993, Nos integrantes dão uma pausa nas suas atividades retornando em 1998. Voltam com novo disco em 2001 com Get Reader, apresentando novas mudanças no som da banda. Em 2005 apresentam novo integrante na banda com a entrada de Phil Cunningham, após a saída de Gilian e lançam o oitavo disco Waiting for the Sirens' Call. Em 2006 lançam um dvd com documentário sobre os 25 anos da banda e, um ano depois, Peter Hook sai da banda alegando divergências com demais integrantes, fato que levou a uma nova pausa na carreira da New Order.

Em 2011, a banda retorna sem Hook e contando com a volta de Gilian na formação, passando a ser um quinteto. Até final deste ano de 2012, New Order lançará seu novo EP intutulado Lost Sirens com faixas que ficaram de fora do último trabalho.






11 de out. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 113


História da Rádio Nacional

Emissora de rádio privada criada no Rio de Janeiro em setembro de 1936 e chegou a expandir sua transmissão para todo o Brasil, se tornando um marco da história das comunicações do país. O início foi dado pelo comunicador Celso Guimarães.

Inicialmente voltada para informações e boa música, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro foi estatizada em 1940 pelo presidente Getúlio Vargas, utilizando-a para divulgação do seu governo durante a vigência do Estado Novo. A partir daí, nas décadas de 1940 e 1950, a rádio se tornou o maior veículo de comunicação de massa do Brasil e líder de audiência antes da chegada da televisão. 

Por esta emissora, foram apresentados programas de jornalismo, esportes, humor, novelas e música, reunindo a melhor safra de profissionais da época. Entre os programas conhecidos destacam Repórter Erro (jornalismo); Balança, Mas Não Cai (humor). Todos os lucros obtidos da publicidade da rádio eram aplicados na sua estrutura, ajudando a manter o elenco composto por músicos, atores, cantores e jornalistas como Marlene, Emilinha Borba, Chico Anísio, Paulo Gracindo, Walter d'Ávila, Mário Lago, Jair Lemos, Roberto Carlos, Cid Moreira, Boni, Brandão Filho, Gontijo Teodoro, entre outros.

Durante a Ditadura Militar, a rádio sofreu intervenções na sua programação. O noticiário Repórter Esso encerrou suas atividades no dia 31 de dezembro de 1968. Com a perda de sua audiência para a televisão, a Rádio Nacional foi perdendo seu prestígio. Com 76 anos de atividade, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro foi revitalizada em 2003 através de um convênio com a Petrobrás e, atualmente, é gerida pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação).



10 de out. de 2012

Perfil de Letuce

Letuce nasceu de um projeto musical idealizado pelos namorados Letícia Novaes e Lucas Vasconcellos em 2007, no Rio de Janeiro.

Letícia é carioca, chegou a cursar Letras, formou-se pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) e atuou no stand-up comedy até se interessar pela música ao fazer parte de duas bandas (Letícios e Ménage à Trois); já Lucas é compositor, guitarrista, estudou harmonia e improvisação e trabalhou em vários projetos ligados ao teatro, cinema e dança. Juntos, realizam shows em várias cidades do estado e do país.

Em sua carreira, a dupla lançou dois cds. O primeiro intitulado Plano de Fuga Para Cima dos Outros e de Mim saiu em 2009 com 12 faixas, sendo 10 de autoria dLetícia e Lucas, e duas regravações (destaque para "Acontecimentos", de Marina Lima). Atualmente conta com novo trabalho lançado no início de 2012, pela gravadora Bolacha Discos, com Manja Perene. Letuce conta com o apoio dos músicos Thomas Harres (baterista), Rodrigo jardim (baixista) e Fabio Lima (sax e cavaquinho)que  acompanham a dupla nos shows.

Letuce - Ninguém Muda Ninguém


Apresentação de Letícia Novaes e Lucas Vasconcelos que formam a dupla Letuce no programa Oi Novo Som.

REVELAÇÃO MPB: Letuce


Letuce - Binóculos

Mais um nome vem despontando no cenário musical brasileiro. Agora é a vez de Letuce se destacar como Revelação MPB desta quarta-feira.

7 de out. de 2012

Sintonia::: Especial Vinícius de Moraes



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições de Vinícius de Moraes.

Vinícius de Moraes e seus últimos trabalhos

Maria Creuza, Toquinho e Vinícius - Tarde Em Itapoan


Em 1968,  durante o período da Ditadura Militar no Brasil, Vinícius se afastou compulsoriamente da carreira diplomática que exercia desde 1943 quando estava em Portugal. Um ano depois, lança seu livro Obra Poética e parte para Punta Del Este, no Uruguai, junto com Dorival Caymmi e Maria Creuza realizando uma apresentação. É neste período que inicia uma parceria de sucesso com Toquinho, que irá durar até o fim de seus dias.

Em 1970, Vinícius se apresenta no Canecão, no Rio de Janeiro, ao lado de Tom Jobim, Toquinho e Miúcha com grande sucesso. Logo depois, se apresenta em Buenos Aires na Argentina com Maria Creuza e Toquinho, cujo show foi gravado ao vivo em LP no mesmo ano, reunindo grandes sucessos da trajetória do poeta.

A parceria de Toquinho e Vinícius rendeu vários shows pelas cidades brasileiras, além de compor vários sucessos juntos como "Tarde Em Itapoan", "Como É Duro Trabalhar" e "Como Dizia o Poeta" e lançando discos memoráveis como O Poeta e o Violão, gravado em 1975 em Milão, na Itália. Em 1978, durante sua visita em Portugal, grava um disco com a cantora portuguesa Amália Rodrigues. Dois anos depois, lança o disco A Arca de Noé com poemas infantis baseados no livro homônimo musicados e interpretados por vários intérpretes da música brasileira. O sucesso comercial do álbum resultou no especial da TV Globo, exibido no mesmo ano.

E é em 1980, no dia 09 de julho, que Vinícius de Moraes morre em sua casa no Rio de Janeiro. Entretanto, sua obra artística na poesia, na música e no teatro merece todo reconhecimento pelo que tem feito. Foi homenageado pela Escola de Samba Império Serrano em 2011 com o samba-enredo "A Bênção, Vinícius".

Vinícius de Moraes, poesia, teatro e música

Vinícius de Moraes, Maria Bethânia e Toquinho - Apelo / Soneto da Separação


Além da poesia, Vinícius de Moraes trabalhou também como crítico de cinema e literatura em jornais e revistas no início da década de 1940 e se destacou no teatro compondo algumas peças e textos. O mais conhecido do público é a tragédia Orfeu da Conceição composta em três atos e ambientada nos morros do Rio de Janeiro, narrando a estória de amor entre Orfeu e Eurídice, no ano de 1956. Foi nesta peça que Vinícius conheceu Antônio Carlos Jobim, ainda desconhecido na música, que compôs a trilha.

A peça Orfeu da Conceição foi encenada com sucesso no Rio de Janeiro e, em 1958, foi transformada em filme pelo cineasta francês Marcel Camus com o título Orfeu Negro, vindo a receber a Palma de Ouro no festival cinematográfico de Cannes.

Na música, os temas predominantes na obra musical de Vinícius de Moraes foram o amor, a devoção pela Bahia e os orixás, além de escrever para o público infantil (destaque especial para os dois volumes do disco A Arca de Noé lançados em 1980 e 1981, seus últimos trabalhos baseados em seu livro homônimo publicado em 1970).

Na década de 1960, Vinícius fez várias parcerias musicais importantes, consolidando sua carreira musical e se tornando um dos grandes letristas da nossa música popular brasileira. Participou, junto com Tom Jobim, João Gilberto e o grupo Os Cariocas em um concerto da bossa nova, no Rio de Janeiro. Seu primeiro LP foi gravado com a atriz Odete Lara. Em 1965, sagrou-se vencedor no I Festival de Música Popular Brasileira da TV Excelsior com a música "Arrastão", composta em parceria com Edu Lobo e defendida pela cantora Elis Regina. 

Em 1966, foi exibido no Brasil o filme Arrastão: Os Amantes do Mar realizado na França por Antoine d'Ormesson, com roteiro de Vinícius, que transpunha em termos de folclore brasileiro a lenda histórica de Tristão e Isolda.



Vinícius de Moraes e o Modernismo

Toquinho e Vinícius de Moraes - Garota de Ipanema


Recebendo como herança todas as conquistas da geração de 1922, ano em que foi realizada a Semana da Arte Moderna que marcou uma literatura mais nacionalista e crítica inspirando-se nas vanguardas européias, a segunda fase do Modernismo brasileiro se estendeu de 1930 a 1945, sendo um período rico tanto pela produção poética como na prosa, no meio das transformações sociais ocorridas na primeira metade do século XX.

A poesia nesta fase literária, representa um amadurecimento e aprofundamento das conquistas da geração de 1922, apresentando questionamentos sobre o indivíduo e a realidade social e politizada. Por outro lado, surge uma corrente mais voltada para o espiritualismo e o intimismo que marcará a obra de alguns poetas nesta fase, entre eles, o próprio Vinícius de Moraes.

O início da carreira de Vinícius está intimamente ligado ao Neo-Simbolismo da corrente espiritualista e à renovação católica da década de 1930. Sua vocação literária surgiu quando ainda estudava na Faculdade de Direito do Catete, bem como seu gosto de escrever letras para músicas (as primeiras canções foram com os Irmãos Tapajós). Seu primeiro livro O Caminho Para a Distância foi publicado em 1933, com cerca de 40 poemas de Vinícius. Percebe-se, em vários de seus poemas desta fase, um tom bíblico em seus versos a exemplo do poema "O Dia da Criação". Por outro lado, boa parte de sua obra também mostra um outro enfoque voltado para o sensualismo, acentuando uma contradição entre o prazer da carne e a formação religiosa.

Em 1938, Vinícius de Moraes recebeu a primeira bolsa do Conselho Britânico para a Universidade de Oxford, onde foi estudar língua e literatura inglesa. Já tinha, então, publicado mais três livros de poesia: Forma e Exegese (1935), Ariana, a Mulher (1936) e Novos Poemas (1938). Na Inglaterra, acabou de escrever Cinco Elegias, publicadas no Brasil em 1943.

Na sua poesia, Vinícius buscou valorizar a felicidade, a alegria, a plena realização do amor como razão da vida, mas também a temática social. Na década de 1950, sua importante participação na evolução da música popular brasileira ajudou a difundir a bossa nova para o Brasil e para o mundo, unindo-se ao maestro Tom Jobim e compondo grandes clássicos como "Chega de Saudade" (que marcou o nascimento do movimento com a gravação de João Gilberto em 1958), "Eu Sei Que Vou Te Amar" e "Garota de Ipanema", sendo esta uma das músicas mais gravadas em todo o mundo, perdendo apenas para "Yesterday", dos Beatles.

Tom, Vinícius, Toquinho e Miúcha - Berimbau / Canto de Ossanha


Show histórico realizado na cidade de Milão, na Itália em outubro de 1978 em que reuniu o poetinha Vinícius de Moraes, junto com os amigos Tom Jobim, Toquinho e Miúcha. Neste clipe final desta apresentação, Vinícius canta duas composições feitas em parceria com Baden Powell: "Berimbau" e "Canto de Ossanha".

Homenageado do Dia: Vinícius de Moraes


Vinícius de Moraes e Baden Powell - Samba da Bênção


Marcus Vinícius da Cruz Mello Moraes foi um dos poucos que tiveram destaque na literatura e na música brasileira. Conhecido, segundo ele mesmo, por "capitão-do-mato, poeta, diplomata e o branco mais preto do Brasil" em uma de suas canções "Samba da Bênção", composta com Baden Powell (um dos seus inúmeros parceiros musicais), Vinícius de Moraes é o Homenageado do Dia deste domingo.