17 de ago. de 2012

Momento Flashback: Icehouse


Icehouse - No Promises

Banda pop-rock criada por Iva Davies (líder, vocalista, compositor e guitarrista) em 1977 em Sidney, na Austrália. Junto com Keith Welsh (guitarra e back vocal), Don Brown (bateria) e Michael Hoste (teclados) que entrou no ano seguinte, completaram a formação. Outros integrantes foram mudando a formação original da banda com o passar dos anos.

O primeiro disco Flowers só veio a ser gravado em 1980 e teve 3 hits no Top-Ten australiano: "Can't Help Myself", "We Can Get Together" e "Walls". Novos discos vieram em seguida, mas é em 1986 que alcança o auge do sucesso e reconhecimento mundial ao lançar o disco Measure For Measure que trouxe o maior hit da banda: "No Promises".

Atualmente continua em atividade, com mais de 30 anos de carreira com 10 cds gravados, incluindo coletâneas oficiais.

16 de ago. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 105

The Commodores - Brick House

Nascida durante a década de 60 e 70 nos Estados Unidos, a black music esteve intimamente relacionada com o movimento negro norte-americano da época. Foram os artistas afro-americanos, muitas vezes engajados na defesa de causas sociais e raciais, que plantaram as sementes desse estilo que se espalhou por todo o mundo.

Em 1959, a gravadora Motown começou a lançar jovens artistas que faziam um tipo de música que fundia o rhythm'n blues, gospel, funk e soul, entre outros estilos originalmente negros. Nomes como Stevie Wonder, Marvin Gaye e a cantora Aretha Franklin são personificações da black music dos anos 60: uma música cheia de suingue (groove) e com forte apelo dançante. Na realidade a black music engloba uma série de estilos como o funk, soul, blues, jazz R&B, gospel, hip hop, entre outros, criados por músicos afro-americanos.

A black music influenciou, e continua influenciando, diversos artistas e grupos contemporâneos. Não há dúvida de que muitos dos artistas que se destacam hoje em estilos mais comerciais, ou mesmo eletrônicos, inspiraram-se pelos gênios da black music dos anos 60 e 70. No Brasil, a black music se fundiu a alguns estilos genuinamente brasileiro, como o samba. Desse casamento surgiram gêneros como o samba-rock, inaugurado por Jorge Ben.

A partir daí uma série de grandes artistas surgiu: Tim Maia, Cassiano, Geson King Combo, Carlos Dafé e a banda Black Rio foram alguns dos responsáveis pelo surgimento de uma black music com um espírito brasileiro.
-----------------------------------------------------------------
Fonte: Web-Site da Pepsi

15 de ago. de 2012

Um pouco sobre de Luciana Mello

Luciana Mello - Simples Desejo

Luciana Mello Oliveira nasceu em São Paulo em 1979 e iniciou sua carreira artística a partir dos 5 anos de idade ao gravar com seu pai Jair Rodrigues, a canção "O Filho do Seu Menino", composta pelo gaitista e produtor Hildo Hora. Além da apresentação nos palcos, também começou a apresentar na TV.

A partir daí, não parou mais. Com o passar do tempo, fez curso de dança, teatro e estudou música. Chegou a fazer parte de uma banda ao lado de seu irmão Jair Oliveira, na época conhecido como Jairzinho (ex-integrante do Balão Mágico).

Sua primeira caminhada como cantora profissional veio aos 16 anos de idade ao gravar seu primeiro disco Luciana Rodrigues, em 1995. Três anos depois, participou de um projeto musical intitulado Projeto Artistas Reunidos, realizando shows em São Paulo ao lado de Jair Oliveira, Daniel Carlomagno, Wilson Simoninha e Pedro Camargo Mariano, que deram origem a um cd lançado pela gravadora Trama, no ano seguinte.

Mesclando mpb, pop, soul e black music, Luciana foi se encontrando na música, incentivada por seu pai e seu irmão. Seu segundo disco Assim Que Se Faz foi lançado no ano 2000, sob a produção de Jair Oliveira, que teve a faixa-título como um dos destaques. Dois anos depois, assina contrato com a gravadora Universal Music e lança seu terceiro cd Olha Pra Mim.

Com 7 discos no currículo, sendo seu último cd 6º Solo gravado em 2011, Luciana se prepara para novos shows e gravação de seu novo disco que deve sair em breve.

Luciana Mello - Tchau


Neste clipe, Luciana Mello canta "Tchau", música composta por seu irmão Jair Oliveira.

REVELAÇÃO MPB: Luciana Mello


Luciana Mello - Assim Que Se Faz

Bonita, talentosa e filha de um dos grandes intérpretes da música popular brasileira, a cantora Luciana Mello é destaque da seção Revelação MPB que volta hoje.

12 de ago. de 2012

Clara Nunes - Canto das Três Raças


Faixa-título de um dos seus grandes discos, composta por Paulo César Pinheiro, é uma das maiores interpretações de Clara Nunes.

70 Anos de Clara Nunes

Clara Nunes - Guerreira

Ela nasceu no dia 12 de agosto de 1942 em Caetanópolis, Minas Gerais, recebendo o nome de Clara Francisca Gonçalves, mas ficou conhecida como CLARA NUNES, cantora e compositora.

Era a caçula de uma família de sete filhos. Seu pai era conhecido como Mané Serrador, violeiro e participante das festas de Folia de Reis.

Em 1944, ficou órfã de pai e, pouco depois, de mãe, sendo criada por dois de seus irmãos. Frequentava aulas de catecismo e cantava “ladainhas” em latim no coro da igreja. Aos 14 anos ingressou como tecelã na fábrica Cedro & Cachoeira. Dois anos depois, mudou-se para Belo Horizonte, indo morar com dois outros irmãos e nos finais de semana , participava dos ensaios do Coral Renascença, na igreja do bairro onde morava.

Cresceu ouvindo Carmem Costa, Ângela Maria e, principalmente, segundo as suas próprias palavras, Elizeth Cardoso e Dalva de Oliveira, das quais sempre teve muita influência, mantendo, no entanto, estilo próprio.

Em 1966, já residindo no Rio de Janeiro, participou do filme "Na Onda do Iê-Iê-Iê", com cantores da Jovem Guarda. No ano seguinte voltou às telas do cinema, interpretando a marcha "Carnaval na Onda", de José Messias, no filme "Carnaval Barra Limpa", de J.B Tanko. Nesse filme participaram João Roberto Kelly, Emilinha Borba, Ângela Maria, Altemar Dutra, Marlene e Dircinha Batista.

No ano de 1968 fez a sua última atuação em cinema, no filme "Jovens Pra Frente", de Alcino Diniz, ao lado de Oscarito. Por influência de Ataulfo Alves e Adelzon Alves passou a dedicar-se ao samba .Pesquisou a música popular brasileira, seus ritmos e seu folclore. Viajou várias vezes para a África, representando o Brasil. Conhecedora das danças e das tradições afro-brasileiras, converteu-se ao candomblé.

Foi uma das cantoras que mais gravou os compositores da Portela, escola para a qual torcia.

Fundou com o marido, o poeta e letrista Paulo César Pinheiro, o Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro.

Gravou várias composições, alcançando sucessos com os LPs: Clara Nunes, Clara Esperança, Guerreira, As Forças da Natureza, Canto das Três Raças e muitos outros.

Faleceu vítima de complicações operatórias decorrentes de uma operação de varizes, no dia 2 de abril de 1983, sem completar 41 anos.
-------------------------------
Texto original de Norma Hauer (Comunidade do Orkut: "História e Musica").

Homenageada do Dia: Clara Nunes


Clara Nunes - Morena de Angola

A primeira Homenageada do Dia que trago neste segundo semestre de 2012 é a grande sambista e cantora mineira Clara Nunes para todos conhecerem um pouco desta grande artista que o Brasil já teve.

Blog Sintonia In On

Olá a todos os leitores!

A partir deste domingo o blog Sintonia está retornando suas atividades para quem estava com saudades das postagens. Durante o período de férias foram feitas revisões e correções no conteúdo do site e agora todos os leitores poderão prestigiar todos os textos e materiais contidos no mesmo. Continuem deixando comentários, sugestões e críticas que serão bem-vindos!

E hoje também, segundo domingo do mês de agosto, se comemora o Dia dos Pais. Parabéns a todos os pais do Brasil e do mundo.

Um ótimo domingo a todos e um bom início de semana!
Junior Silva.