8 de jun. de 2012

Momento Flashback: Jason Donovan


Jason Donovan - Nothing Can Divide Us

Jason Sean Donovan nasceu em Melbourne, na Austrália, em 01 junho de 1968. Seus pais se separaram quando ele tinha 5 anos e foi criado pelo seu pai, que era ator.

Após tentar alguns testes na TV sem muito êxito (incluindo uma participação na série Neighbours em 1986), Donovan resolveu seguir carreira musical e foi convidado por alguns produtores musicais para gravar seu primeiro single, que logo foi seu grande sucesso inicial em 1988: "Nothing Can Divide Us".

Os mesmos produtores que haviam lançado a cantora Kylie Minogue, apostaram no talento de Jason e sugeriram que os dois gravassem um dueto em "Especially For You". A música fez um grande sucesso no mesmo ano, sendo incluída no primeiro disco do cantor pop - Ten Good Reasons - lançado um ano depois que ainda trouxe dois hits: "Too Many Broken Hearts" e "Sealed With a Kiss".

Em 1990, veio o segundo álbum Between the Lines e ainda participou do musical "Joseph and the Amazing Technicolor Dreamcoat". Dois anos depois, processou uma revista em que fez insinuações sobre sua opção sexual. Em 1993 grava seu terceiro disco All Around the World e depois sumiu da mídia, mantendo-se no anonimato para investir em novos projetos pessoais, apesar de sua carreira ter começado a sucumbir devido à sua dependência com drogas.

Fez parte do Rocky Horror Picture Show, produzido no Reino Unido em 1998, onde conheceu sua atual mulher Angela Malloch, com quem teve dois filhos. O apoio de sua família foi suficiente para dar um novo rumo na sua vida e voltar a atuar em novos filmes feitos no seu país. Em junho de 2007 foi lançado seu primeiro single em 14 anos longe dos estúdios: "Share My World" e ainda participou do concerto em homenagem à morte da Princesa Diana. Atualmente continua em atividade.

7 de jun. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 101

O Rasqueado

A definição de rasqueado, segundo o dicionário, é: “arrastar as unhas ou um só polegar sobre as cordas sem as pontear.”

Em Mato Grosso, o Rasqueado Cuiabano traz em sua história o final da Guerra do Paraguai quando prisioneiros e refugiados não retornaram ao seu país, integrando-se com as populações ribeirinhas, especialmente da margem direita do rio Cuiabá, onde hoje está a cidade de Várzea Grande. Esta integração influenciou costumes, linguajar e principalmente danças folclóricas, como por exemplo à polca paraguaia e o siriri mato-grossense. Da fusão das duas nasceu o pré-rasqueado, que se limitou aos acordes do siriri e cururu, devido ao seu desenvolvimento na viola-de-cocho, recebendo outros nomes como liso, crespo, rebuça-e-tchuça, para mais tarde participar de festas juninas, carnaval ou qualquer manifestação dos ribeirinhos.

Com a proclamação da república os senhores de classe, precisando se aproximar do povo ribeirinho, tornaram o rasqueado um ritmo popular e de gosto geral, levando-o para praças e mais tarde para os salões de festa. Ainda foi discriminado nos saraus e rodas de poesia dos intelectuais, até que a juventude dos anos 20 e 30 trouxe para esses ambientes.
---------------------------------------------------------
Fonte: http://www.cultura.mt.gov.br

6 de jun. de 2012

Sobre o Trio Sinhá Flor

Trio Sinhá Flor - Légua Tirana

Cimara Fróis (sanfona e voz), Talita del Collado (zabumba e voz) e Carol Bahiense (triângulo e voz) formam o Trio Sinhá Flor, voltado ao forró pé-de-serra, inspirado na tradição do ritmo popularizado pelo rei do baião Luiz Gonzaga.

Criado em janeiro de 2008 em São Paulo-SP, ainda com o nome Trio Dona Flor, as componentes chegaram a vencer o VIII Festival Nacional de Forró de Itaúnas, no estado do Espírito Santo e passou a realizar shows pelo Brasil e pelo exterior.

Além de tocar forró, buscam aprimorar os arranjos através do ritmo dos instrumentos alinhado às vozes, inspirando nos famosos grupos vocais brasileiros a exemplo do grupo Quarteto Em Cy.

Trio Sinhá Flor - A Velha Debaixo da Cama


Apresentação do Trio Sinhá Flor no programa Sr. Brasil, apresentado por Rolando Boldrin na TV Cultura, esbanjando muito talento e bom humor na sua interpretação.

REVELAÇÃO MPB: Trio Sinhá Flor


Três mulheres talentosas que se uniram para tocar o melhor do forró e do xaxado. Este é o Trio Sinhá Flor que vem como a Revelação MPB desta quarta-feira.

3 de jun. de 2012

Sintonia::: Especial Milton Nascimento



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições e interpretações de Milton Nascimento.

Milton Nascimento: 50 Anos de Carreira e 70 Anos de Vida

Milton Nascimento e Maria Rita - Tristesse

Em 1991, Milton Nascimento gravou o disco O Planeta Blue na Estrada do Sol e foi escolhido por duas vezes como Artista do Ano pela revista DownBeat. No ano seguinte, foi escolhido pela Embratur (Empresa Brasileira de Turismo) para ser o embaixador do turismo do Brasil.

Em 1993, compôs a trilha sonora original do filme A Terceira Margem do Rio, de Nelson Pereira dos Santos e grava seu primeiro disco Ângelus pela gravadora Warner. Dois anos depois, grava o disco Amigo, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte-MG, acompanhado da Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo e de dois corais infantis: os Curumins, de Belo Horizonte e os Rouxinóis, de Divinópolis.

Em 1997, Milton descobre que tem diabetes e enfrenta problemas de saúde, mas ainda assim, lança o cd Nascimento, pelo qual, recebe o Prêmio Grammy na categoria World Music em 1998. Volta com o espetáculo Tambores de Minas, nome que dá ao seu disco e lançado também em dvd. Em 1999 grava o cd Crooner, em que relembra o início da carreira no interior mineiro.

Com a participação de Gilberto Gil, Milton grava o cd Gil e Milton em 2001 e viaja em turnê pelo Brasil e na Argentina. No ano seguinte, celebra 30 anos do Clube da Esquina realizando várias apresentações. Em 2003, lança um dos seus melhores trabalhos com Pietá, com destaque para a música "Tristesse", em dueto com a cantora Maria Rita. Em 2005, compõe a trilha do filme O Coronel e o Lobisomem, da obra homônima de José Cândido de Carvalho e dirigido por Maurício Farias.

Seu último cd foi gravado em 2010 com ...E a Gente Sonhando. Conhecido por seus amigos como Bituca, Milton Nascimento chegou a ser homenageado no mesmo ano no Festival Internacional de Corais (FIC) de Belo Horizonte.

Com várias canções que se tornaram clássicos na música popular brasileira, Milton Nascimento estará comemorando 50 anos de carreira neste ano de 2012, faltando poucos meses para completar 70 anos de vida e até hoje é reconhecido como o principal responsável pela projeção da música de Minas Gerais para o país.

Milton Nascimento na década de 1980

Milton Nascimento - Coração de Estudante

Além de gravar seus discos, Milton também chegou a compor trilhas para espetáculos musicais, a exemplo do balé do grupo Corpo com as músicas "Maria, Maria" em 1976 e "Último Trem" em 1980, mesmo ano em que gravou seu disco Sentinela, que trouxe um de seus grandes clássicos "Canção da América", com participação do grupo Boca Livre. No início da década de 1980, inicia sua primeira turnê pela Europa.

Em 1982, encena a peça musical Missa dos Quilombos que dá nome ao seu novo disco, em homenagem a Zumbi dos Palmares. No ano seguinte faz parte do seleto de intérpretes do espetáculo musical O Grande Circo Místico, criado originalmente para o Balé Teatro Guaíra e musicado por Chico Buarque e Edu Lobo. Ainda em 1983, grava um disco ao vivo em São Paulo que trouxe uma das composições inéditas, composta por Milton e Wagner Tiso - "Coração de Estudante" - que se tornou o hino do movimento Diretas Já.

Em 1984 se apresenta no Carnegie Hall, em Nova York nos Estados Unidos, e no ano seguinte junta-se a demais cantores da mpb para o projeto Nordeste Já, que gravou um compacto homônimo destinado à luta pela seca do Nordeste, inspirado no clipe internacional "We Are the World", de Michael Jackson e Lionel Richie.

Outros discos que se destacaram na década de 1980 foram Encontros e Despedidas (de 1986), Yarauetê (de 1987, com participação do cantor Paul Simon) e Miltons (de 1988). O disco Txai (de 1990), gravado em defesa da Amazônia, chegou ao primeiro lugar da lista da revista norte-americana Billboard e excursionou pelos Estados Unidos, Canadá, Europa e Japão.

Milton Nascimento na década de 1970

Milton Nascimento - San Vicente

Em 1968, Milton Nascimento grava o disco Courage nos Estados Unidos, com arranjos de Eumir Deodato e que inclui uma versão em inglês de "Travessia". No ano seguinte grava seu terceiro disco.

Em 1970, ao lado de Wagner Tiso, passa a realizar shows acompanhado da banda Som Imaginário, que também era formada por Frederyko na guitarra, Tavito no violão, Robertinho Silva na bateria e Zé Rodrix nos vocais e piano. No mesmo período, grava o quarto disco Milton, com destaque para os sucessos "Para Lennon e McCartney" e, especialmente, "Clube da Esquina", que irá dar nome ao movimento homônimo, criado por Milton e os irmãos Borges que, influenciados ao som dos Beatles, reuniu diversos cantores e músicos de Minas Gerais como Beto Guedes, Flávio Venturini, Toninho Horta, entre outros. O Clube da Esquina ainda gerou dois discos importantes lançados em 1972 e em 1978 (volumes 1 e 2, respectivamente). Mais informações, clique no nome do movimento em destaque.

Com sua bela voz, de sonoridade profunda e um estilo inconfundível, Milton Nascimento continuou a gravar novos discos. O LP Milagre dos Peixes, de 1973, é um dos pontos altos da carreira do cantor que ainda registrou um disco ao vivo. Outros grandes trabalhos cumpre mencionar na década de 1970: Minas (de 1975), com destaque para "Paula e Bebeto", composta em parceria com Caetano Veloso; e Geraes (de 1976), com destaque para a participação da cantora argentina Mercedes Sosa na canção "Volver a los 17", composta por Violeta Parra.

Primeiros Anos de Milton Nascimento

Milton Nascimento - Travessia

Filho de uma empregada doméstica, Milton Nascimento nasce no Rio de Janeiro em 26/10/1942 e é adotado por uma família da cidade de Três Pontas, no estado de Minas Gerais, onde fica até a juventude, formando-se técnico em contabilidade.

Com 13 anos de idade conheceu Wagner Tiso, com quem monta seu primeiro conjunto musical chamado Luar de Prata e, posteriormente, se torna crooner do grupo W's Boys. Durante o ano de 1963, vive em Belo Horizonte, interpretando jazz ao lado de Wagner e passa a compor suas primeiras canções. No mesmo ano, conhece Lô Borges e seus dois irmãos Marilton e Márcio. Poucos anos depois, a cantora Elis Regina faz sucesso com uma composição dele intitulada "Canção do Sal".

Mas é em 1967 que Milton alcança prestígio nacional no Rio de Janeiro, ao classificar três canções no II Festival Internacional da Canção, entre elas, a composição "Travessia" (feita em parceria com Fernando Brant) que ficou em segundo lugar e rendendo o primeiro prêmio como melhor intérprete ao cantor.

Milton Nascimento, Nana Caymmi e Wagner Tiso - Cais


Lindíssima interpretação reunindo os cantores Milton Nascimento e Nana Caymmi, acompanhados do pianista e arranjador Wagner Tiso para a música "Cais", composta por Milton e Ronaldo Bastos. O clipe faz parte do dvd A Sede do Peixe, lançado em 2004.

Homenageado do Dia: Milton Nascimento


Milton Nascimento - Cantiga (Caicó)

Dono de uma das vozes mais bonitas da nossa música brasileira, apelidada de "voz de anjo", o cantor e compositor Milton Nascimento está prestes a comemorar 50 anos de carreira neste ano de 2012. É o Homenageado do Dia que trago neste domingo.