27 de abr. de 2012

Momento Flashback: Debarge


DeBarge - Rhythm of the Night


Banda soul norte-americana formada em 1978 por cinco irmãos DeBarge: Eldra (mais conhecido como El DeBarge, líder da banda), Mark, James, Randy e Bunny. Através de um amigo da família, enviou um demo para a gravadora Motown, chegando nas mãos de Berry Gordy que gostou do som do quinteto e resolveu contratá-lo. 

Na preparação de seu primeiro disco que foi gravado em 1981, DeBarge tentou emplacar seu primeiro single "What's Your Name". Não se abateu e lançou seu segundo disco All This Love em 1982, já se consagrando no meio musical ao ganhar o primeiro Disco de Ouro. Porém, o auge da carreira viria no final de 1984, quando os irmãos DeBarge resolvem gravar uma composição de Diane Warren chamada "Rhythm of the Night". O hit que figurou como primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos daria nome do quarto disco lançado no ano seguinte, com altas vendagens.

Em 1986 lançou sua coletânea, Greatest Hits, que seria último trabalho de El DeBarge e Bunny DeBarge do grupo para seguir carreira solo. O grupo DeBarge não conseguiu repetir o mesmo sucesso com a saída do seu líder e o próximo álbum Bad Boys lançado em 1987 teve pouca divulgação. O último disco Back On Track foi lançado em julho de 1991 e marcaria o fim da trajetória do Debarge, iniciado dois anos antes.

26 de abr. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 95

Nascida no coração do povo, a música brasileira ressoa no mundo *

1ª parte:

O brasileiro tem sido um povo musical ao longo da sua história. De Villa-Lobos a Pixinguinha e tantos outros criadores geniais, o denominador comum tem sido a feliz mistura de elementos eruditos e populares, indígenas e africanos, europeus e americanos, tradicionais e de vanguarda. A música brasileira, divulgada e admirada no mundo inteiro, recomenda o Brasil.

No Brasil, a música sempre esteve presente. À vasta diversidade de ritmos, danças e cantos indígenas juntaram-se à forte tradição rítmica dos escravos africanos e a herança musical européia trazida pelos colonizadores. Estavam lançadas as condições propícias para o desenvolvimento da música brasileira.

Numa cultura relativamente jovem como a nossa já seria motivo de orgulho com o aparecimento de um gênio da música ocidental como Heitor Villa-Lobos. Mas o conjunto da criação musical brasileira fornece numerosos momentos de satisfação.

Semana que vem continuarei falando um pouco do que aconteceu nos séculos XVI ao XVIII.
-------------------------------------------------------
* Texto de Gilda Oswaldo Cruz (musicóloga e pianista)

25 de abr. de 2012

Biografia de Chico Pinheiro

Chico Pinheiro é um belo instrumentista. Violonista e guitarrista, em suas músicas Pinheiro desfila um leque de influências que vai do violonista Baden Powell ao guitarrista americano Pat Metheny. Ele também é um compositor de alta patente. Suas músicas têm harmonias intrincadas – “aquele samba de quem estudou na Berklee College of Music”, definiu certa vez o crítico Nelson Motta – mas são de fácil assimilação. Em suma, agrada do fã de MPB tradicional ao admirador das melodias mais simples dos Los Hermanos. As qualidades estão presentes nos discos por Pinheiro: Meia-Noite, Meio-Dia (2003), Chico Pinheiro (2005) e Nova (2007) – este último ao lado do também guitarrista Anthony Wilson. 

Pinheiro toca violão desde os sete anos de idade. Suas primeiras influências foram artistas de rock’n’roll, como Elvis Presley e Beatles, e rock progressivo – sua mãe era uma “devoradora” dos grupos Emerson, Lake and Palmer e Yes. Com o passar do tempo, Pinheiro descobriu e se apaixonou pela música brasileira. A primeira experiência importante de sua carreira aconteceu na segunda metade dos anos 90, quando Pinheiro integrou a banda de Chico César. O músico saiu do grupo pouco tempo antes de César estourar nas paradas com músicas como Mama África e À Primeira Vista. Pinheiro, no entanto, preferiu estudar na Berklee School of Music. 

De volta ao Brasil, ele integrou a banda dos cantores Jair Rodrigues e Pedro Mariano. Além disso, participou de alguns shows do pianista, arranjador e compositor César Camargo Mariano. Há oito anos, Pinheiro se lançou como artista solo. Mostrou suas composições no bar Supremo, em São Paulo. Ele também participou do último festival da música brasileira, exibido pela Rede Globo, com a canção Desde o Primeiro Dia. Pinheiro não é apenas um grande músico, mas um bandleader criterioso. A banda que o acompanha traz duas grandes vocalistas, Luciana Alves e Tatiana Parra, além do fino da música instrumental brasileira. O baixista Marcelo Mariano, por exemplo, integrou os grupos de Lenine, Djavan e Ed Motta; o pianista Fabio Torres acompanha a cantora Rosa Passos e o baterista Edu Ribeiro toca na banda do violonista Toquinho. 

Meia-Noite, Meio-Dia, disco de estréia de Pinheiro, foi lançado em 2003. Ganhou boas críticas, mas como saiu por um selo pequeno, esbarrou na fraca distribuição. Mesmo assim, conquistou admiradores de primeira hora como o guitarrista Anthony Wilson – da banda de Diana Krall –, o compositor Edu Lobo e a maestrina Maria Schneider. Dois anos depois, Pinheiro lançou um disco homônimo pela gravadora Biscoito Fino. Neste álbum, ele “estreou” como cantor (no disco anterior, as músicas eram interpretadas por Luciana Alves e pela filha de Elis Regina). O álbum caiu então no gosto de dois craques do jazz americano: o pianista Brad Mehldau e o saxofonista Bob Mintzer. Nova, seu disco mais recente, saiu no final de 2007. Neste ano, além de duas turnês extensas pelos Estados Unidos e pela Europa, Pinheiro participou de San Francisco, disco da cantora Fleurine – mulher de Mehldau.
--------------------------------------------------------
Fonte: Veja - Música

Chico Pinheiro e Tatiana Parra - Lamentos

 

Apresentação de Chico Pinheiro, com participação de Tatiana Parra, no programa Som Brasil, em homenagem a Vinícius de Moraes, exibido na TV Globo em 27/04/2007.

REVELAÇÃO MPB: Chico Pinheiro



Um dos maiores nomes da Nova MPB que surge no cenário brasileiro, mostrando-se um violonista e compositor versátil. Chico Pinheiro é a Revelação MPB desta quarta-feira.

22 de abr. de 2012

Sintonia::: Especial Air Supply



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos do Air Supply.

Air Supply, ontem e hoje

Air Supply - Unchained Melody 

Após quatro anos sem gravar, Air Supply retorna em 1991 com novo disco The Earth Is..., com destaque para as músicas "Stronger Than the Night" e "Without You", Outro grande disco da dupla foi lançado em 1993 - The Vanishing Race - que trouxe o hit "Goodbye". Dois anos depois, registra seu show na Tailândia em cd e vídeo ao vivo, em comemoração de seus 20 anos de carreira, no mesmo ano em que lançou seu disco News From Nowhere em que regravou um grande sucesso dos Righteous Brothers: "Unchained Melody"

Atualmente com 37 anos de carreira completados em 2012 e com mais de 15 discos gravados, Air Supply teve uma pequena pausa em 2007 quando Graham iniciou um projeto solo, mas retornando sua parceria com Russel em 2010 ao gravar o mais recente trabalho da dupla (Mumbo Jumbo) e apresentação em novos shows.

Air Supply e a Fama Internacional

Air Supply - Making Love Out of Nothing At All 

Iniciada a carreira internacional, o Air Supply passou a gravar um disco por ano e se firmando como um dos grandes nomes da música pop internacional. O romantismo das melodias e das letras ia ganhando notoriedade e admiração de seus novos fãs que ia conquistando aos poucos. 

Após o lançamento dos discos The One That You Love (de 1981) e Now and Forever (de 1982), Graham e Russel lançam sua primeira coletânea de sucessos Greatest Hits em 1983 que trouxe um dos maiores sucessos do Air Supply com "Making Love Out of Nothing At All", como faixa inédita. Em 1987, a dupla grava um disco natalino intitulado The Christmas Album.

O Começo de Air Supply

Air Supply - All Out of Love 

A história do Air Supply foi um mero acaso. O inglês Graham Russell, apaixonado pela música desde a infância e influenciado pelo som dos Beatles, decidiu seguir carreira musical. Após se casar com uma namorada dos tempos de colégio, muda-se para a Austrália. Chegando lá, ainda fez parte de uma banda, chegando a tocar nos bares da cidade de Melbourne, onde passou a morar com sua família. 

No início da década de 1970, Graham conheceu Russell Hitchcock durante os ensaios do musical de rock "Jesus Christ Superstar", na cidade de Sydney. Juntos, dedicam-se às composições e descobrem uma afinidade musical entre eles que resolvem formar uma dupla em 1975, batizando de Air Supply. 

O primeiro disco é gravado no ano seguinte, sendo muito bem recebido pelo público, rendendo o primeiro Disco de Ouro à dupla. Mas é com o quarto disco Life Support gravado em 1979 que deu projeção à Graham e Russel com o primeiro hit conhecido internacionalmente com "Lost In Love". A faixa daria o mesmo nome do disco lançado no ano seguinte voltado para o mercado fora do país que também trouxe outro grande sucesso: "All Out of Love"

Air Supply - Goodbye


Um dos clássicos do repertório de Air Supply que fez grande sucesso na década de 1990. A canção faz parte do disco The Vanishing Race, de 1993.

Homenageado do Dia: Air Supply


Air Supply - Lost In Love 

Neste domingo, trago um pouco da história de Graham Russell e Russell Hitchcock que se uniram para formar uma das duplas mais famosas da música pop romântica internacional. Air Supply é o Homenageado do Dia.