30 de mar. de 2012

Momento Flashback: New Kids On the Block


New Kids On the Block - Please Don't Go Girl

Uma das boy bands mais conhecidas do mundo, New Kids On the Block foi criada em 1984 na cidade de Boston, nos Estados Unidos, sendo idéia do produtor musical Maurice Starr, que foi o empresário e compositor da banda ao longo dos anos.

Inicialmente batizada de Nynuk, logo mudou de nome, sendo a banda formada pelos jovens Donnie Walhberg, Marky Mark (apelido de Mark Walhberg, irmão de Donnie que logo deixou a banda pra dedicar ao cinema), Danny Wood, Joey McIntyre (que entrou no lugar de Mark), Jordan Knight e seu irmão Jonathan Knight. O primeiro disco New Kids On the Block foi gravado em 1986 pela gravadora Columbia Records, mas com uma fraquíssima vendagem que quase fez a banda sair de cena.

Mas o produtor Maurice não desanimou e continuou a apostar no talento dos rapazes e, dois anos depois, com o lançamento do segundo disco Hangin' Tough tornou a banda conhecida mundialmente, graças aos sucessos "My Favorite Girl", o hit "Please Don't Go Girl", "I'll Be Loving You (Forever)", "You Got It (The Right Stuff)", além da faixa-título.

A partir daí, passa a excursionar pelos Estados Unidos e no exterior, conquistando o público juvenil e que logo se tornou um fenômeno de vendas. Após lançar um disco dedicado ao Natal em 1989, a banda chega ao auge de sua carreira com o lançamento do disco Step By Step no ano seguinte, emplacando com os hits "Tonight" e "Step By Step", considerado o maior sucesso do grupo até então. Durante sua turnê pelo mundo, New Kids ainda veio ao Brasil participar da edição do Rock In Rio 2.

Logo depois vieram problemas em torno do grupo, motivadas pelo excesso de shows e pelas denúncias envolvendo os integrantes de que não eram eles quem cantavam nos estúdios. Logo após gravar o disco Face the Music, Jonathan Knight foi o primeiro membro a deixar a banda em 1994 e a banda resolveu encerrar suas atividades, pegando muitos fãs e a imprensa de surpresa.

Passado bom tempo, a banda New Kids On the Block se reúne novamente em 2008 na gravação de seu mais recente disco The Block, voltando a fazer novos shows e a fazer parceria com a banda Backstreet Boys em 2010, cantando juntos. Ainda continua em atividade.

29 de mar. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 91

Roberto Leal - Bate o Pé


Curiosidades sobre o Vira Português

Considerada uma das danças mais populares e tradicionais da região de Minho, em Portugal, sendo difundida para outras regiões, o vira foi citado por alguns escritores portugueses como Gil Vicente, que nos permite deduzir que suas origens remontam aos séculos XV e XVI.

Existem variações quanto à forma da dança, sendo de roda ou valseada como suas formas mais utilizadas, normalmente dançada em pares, girando e batendo os pés. O ritmo da coreografia lembra o fandango e os seus passos são acompanhados por violões e acordeões, e as letras cantadas retratam a vida do campo e relacionamentos amorosos.

Dentre os representantes modernos do vira português destacam Roberto Leal, português de Vale da Porca e radicado no Brasil.

28 de mar. de 2012

Perfil de Dani Black

Dani Black - Pega de Jeito

Aos 13 anos, Dani Black apresentou sua primeira canção, "Beije-Me", no Festival de Boa Esperança, em Minas Gerais, que reuniu compositores de todo o país. Além do prêmio de melhor intérprete e melhor música escolhida pelo júri popular, sua participação lhe deu a certeza de que era esse o caminho que queria seguir. “Me comuniquei através de uma música minha e era isso o que eu queria”, lembra.

O interesse de Dani pela música começou dentro de casa e é fruto inegável da genética. O cantor e compositor de 24 anos é filho da cantora Tetê Espídola e do compositor Arnaldo Brandão e sempre viveu rodeado de música. “Queria ver o que aquilo ali poderia me dar. Já era uma coisa tão natural, era tanto violão ao meu redor… E nisso, comecei a compor muito cedo”, conta ele, que começou a pegar o instrumento aos nove anos e compôs "Beije-Me" aos doze.

Durante a adolescência, Dani foi se desenvolvendo e sempre compondo. Rodou o país como guitarrista da banda de sua mãe e aos 17 anos passou a tocar semanalmente em um barzinho na noite de São Paulo, sua cidade natal. ”Não tinha uma rigidez, o nosso ensaio era tocar. O que a noite me ensinou foi nesse lugar. Tocava as minhas músicas e fui vendo o que elas poderiam render”. Desse repertório, nasceu Dani Black, seu primeiro álbum, que estará nas lojas ainda em 2011.

Fruto da mistura de referências dos grandes compositores da MPB com os artistas que surgiram na década de 1990, como Lenine e Chico César, Dani afirma que sua maior influência para compor é a vida. “Acho que tudo acaba indo pelas facetas da vida. Essa é a minha fagulha”, garante ele.


Nota do blog (atualização em 28/03/2012): O cd já saiu no ano passado, tendo a música "Miragem" como uma das principais faixas do disco.
--------------------------------------------------
Fonte: http://sombrasil.globo.com/platb/novosartistas/2011/11/14/dani-black/

Dani Black - Vem


Um dos sucessos de Dani Black, acompanhado de sua banda. O cantor se apresenta no espaço Ao Vivo Music, em São Paulo.

REVELAÇÃO MPB: Dani Black


Dani Black - Miragem

Nesta quarta, a seção "Revelação MPB" está de volta e traz um dos novos talentos da música brasileira: Dani Black.

26 de mar. de 2012

Sintonia Em On!

E o blog Sintonia retorna às suas atividades normais, sempre atendendo aos interesses dos leitores de acordo com as seções disponibilizadas semanalmente no site. Atenção para os dias:

Domingo - Homenageado do Dia
Quarta - Revelação MPB
Quinta - História da Música
Sexta - Momento Flashback
Sábado - Seleções e coletâneas musicais.
Outros dias destinados às curiosidades e opiniões em geral.

Obrigado a todos que continuam prestigiando o conteúdo cultural deste blog.
Junior Silva.