25 de nov. de 2011

Momento Flashback: Miami Sound Machine


Miami Sound Machine - Bad Boy

Em 1975, o produtor e músico cubano Emilio Estefan Jr. criou um grupo chamado Miami Latin Boys, com objetivo de fazer sucesso na América Latina. Um ano depois, Emilio descobriu o talento de uma cantora chamada Gloria Fajardo em Havana e a convida para integrar no grupo que era formado por homens onde, dois anos depois, mudaria o nome para Miami Sound Machine, contando com mais uma mulher nos vocais chamada Merci Navarro.

Era o começo do sucesso da banda e da carreira profissional de Gloria Fajardo que se casa com Emilio para se tornar, mais tarde, uma cantora de sucesso adotando o nome Gloria Estefan (para saber mais, clique no marcador Gloria Estefan). O primeiro disco sai em 1977 pela gravadora Audiofon Records. Três anos depois, de contrato com a gravadora CBS, o grupo passa a excursionar pelos Estados Unidos e veio a gravar o single "Dr. Beat" em 1984, voltado para o mercado internacional. A música entra para o disco Eyes of Innocente, de 1983, quando Gloria Estefan assume o lugar de Merci Navarro como vocalista do Miami Sound Machine.

A partir daí, tem seu reconhecimento nos EUA, passando a chamar-se de Gloria Estefan and Miami Sound Machine, especialmente no disco Primitive Love (de 1985), nono disco do grupo, onde emplaca dois hits nas paradas de sucesso com "Conga" e "Bad Boy". Em 1989, Gloria Estefan parte para sua carreira solo e Emilio desfaz o grupo, passando a cuidar da carreira de sua mulher.

24 de nov. de 2011

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 86

A umbigada é uma dança de origem africana, trazida pelos escravos bantos (especialmente das regiões do Congo e da Angola), sendo uma pancada com um umbigo ou com a barriga que uma pessoa dá de leve em outra pessoa, para substituí-la na dança de roda. Normalmente ocorre na punga maranhense, nos cocos de roda, bambelôs, frevos e em certos sambas. No batuque paulista, a umbigada é uma constante durante a dança e não apenas um convite, buscando festejar a fertilidade e os principais grupos tradicionais se encontram em Tietê, Piracicaba e Capivari.

As danças costumam ser feitas em duas filas de pessoas, uma de frente pra outra, que seguem o ritmo dos batuques da música e improvisações nos versos e nos cantos. Quando uma pessoa se aproxima da outra, tocam as barrigas. Com o tempo, os costumes e hábitos morais fizeram com que a dança perdesse sua essência, tornando sua prática imoral e até mesmo vulgar para as classes alta e média. O umbigo, por ser o primeiro canal que liga o feto ao ventre materno, representa a troca de energia; daí que existem limitações na prática da dança, para evitar qualquer conotação sexual ou imoral.

O batuque da umbigada também recebe a denominação de tambu (de tambor) ou caiumba. As manifestações celebram de forma tradicional, reafirmando as raízes africanas que incorporaram na cultura brasileira, com variações diversas a depender da região. Embora esteja sendo fadado ao esquecimento, a umbigada ainda resiste por conta dos adeptos e seguidores do ritmo que buscam conservar e preservar a identidade cultural do povo afro-brasileiro.

23 de nov. de 2011

A vida e a carreira de Edu Krieger

Edu Krieger - Desestigma

Eduardo Lyra Krieger é o nome completo do cantor, compositor e instrumentista Edu Krieger, natural da cidade do Rio de Janeiro, filho do maestro e compositor Edino Krieger e integrante de uma família de músicos.

Começou sua carrreira musical aos 7 anos de idade quando fez parte do coro infantil do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Logo depois, passou a compor trilhas sonoras de diversas peças musicais, sendo algumas premiadas, além de atuar como diretor musical e músico em vários espetáculos. Ao compor a trilha da peça teatral "O Auto da Compadecida" em 1998, adaptada da obra de Ariano Suassuna e com direção de Antônio Abujanmra, ganhou o Prêmio Shell de Música de melhor música.

Surgem convites para participar de discos de diversos cantores, seja como músico ou como cantor, além de ceder suas composições. Em 2001, entra como baixista na banda Paratodos, que lança um disco homônimo, sob a produção de Robertinho de Recife. A música nordestina passa a influenciar Edu Krieger juntamente com o samba.

Após tocar na banda do cantor e compositor Sivuca, chegou a gravar seu primeiro cd Edu Krieger em 2006, lançado pela gravadora Biscoito Fino, que faz sua estréia profissional como cantor, após vários reconhecimentos e premiações como compositor. Seu álbum de estréia lhe rendeu indicação ao V Prêmio Rival Petrobras de Música, na categoria Artista Revelação.

O segundo disco Correnteza foi lançado em 2009, sendo seu trabalho mais recente. Com canções gravadas por Geraldo Azevedo, Maria Rita, Renata Arruda, Robertinho de Recife, Trio Nordestino, entre outros. Atualmente vem trabalhando em parceria com a cantora Ana Carolina em canções que devem entrar no próximo álbum da cantora, além de continuar compondo para o teatro e cinema.

Edu Krieger - Correnteza


Edu Krieger fala do seu disco Correnteza, suas composições gravadas por outros cantores e do seu trabalho. O clipe original foi postado no Youtube pelo próprio Edu em seu canal.

REVELAÇÃO MPB: Edu Krieger


Edu Krieger - A Mais Bonita de Copacabana

Um dos novos nomes da mpb que se destacou como Artista Revelação na música popular do ano de 2007, reconhecido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), é também a Revelação MPB desta quarta-feira: Edu Krieger.

20 de nov. de 2011

Sintonia::: Especial Whitney Houston



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de Whitney Houston.

Whitney Houston e seu reconhecimento musical

Whitney Houston e Mariah Carey - When You Believe

A partir de 1995, Whitney Houston volta a atuar no filme "Waiting to Exhale (Falando de Amor)" e lança um compacto com a trilha sonora. Também atua em outros filmes e, após oito anos sem lançar um disco, volta a gravar novo álbum em 1998 com My Love Is Your Love, tido como um dos melhores discos de sua carreira. Um dos destaque do disco é o dueto com Mariah Carey na música "When You Believe", composta por Stephen Schwartz e Babyface, que foi incluída no filme "O Príncipe do Egito".

No ano seguinte, ao comemorar 15 anos de carreira, participa da gravação do vídeo Divas Live, ao lado de cantoras como Cher, Tina Turner e Brandy, e grava sua primeira coletânea de sucessos intitulado Whitney: The Greatest Hits. Em 2002 grava seu quinto álbum Just Whitney no momento em que passa por problemas pessoais devido ao consumo de drogas, comentando sua dependência em uma entrevista na televisão, mas que não alcança as boas vendagens em relação aos trabalhos anteriores.

No ano seguinte, após passar um período no centro de reabilitação, grava um disco voltado às canções natalinas com One Wish: The Holiday Album. Os anos seguintes foram difíceis para Whitney, tendo se separado em 2006 do cantor Bobby Brown com quem era casada desde 1992. Memso em raras apresentações nos palcos, Whitney Houston mostrava sinais de recuperação, chegando a receber várias homenagens pela sua carreira musical.

Em 2007 volta a assinar novo contrato com a gravadora Arista Records e lança sua nova coletânea The Ultimate Collection reunindo seus maiores sucessos. Dois anos depois lança seu novo disco de inéditas com I Look To You, com grande divulgação e emplacando a faixa-título nas primeiras colocações nas rádios.

Com 26 anos de carreira, Whitney Houston ainda é considerada como uma das mais belas vozes do mundo, uma das artistas mais premiadas e reconhecida no meio musical como The Voice. Atualmente vem trabalhando para atuar no remake do filme "Sparkle". Além da música, também desenvolve trabalhos filantrópicos na fundação que leva o seu nome, voltado para crianças carentes e aidéticas.


Nota do blog (atualização em 28/03/2012): No dia 11/02/2012, Whitney Houston morre aos 48 anos de idade, no Hotel Beverly Hilton onde foi encontrada.

A ascensão de Whitney Houston

Whitney Houston - One Moment In Time

Com o segundo disco Whitney lançado em junho de 1987, ela se torna a primeira cantora a ter um álbum na lista das paradas (charts) da Billboard, ficando em primeiro lugar e superando até os Beatles que mantinham esta posição, confirmando seu status de grande estrela que vem crescendo a cada novo single, com destaque para "I Wanna Dance With Somebody (Who Loves Me)".

Em seguida, grava uma composição de Albert Hammond e John Bettis para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Seul no ano de 1988 que saiu como single: "One Moment In Time". Em 1990, grava seu terceiro álbum I'm Your Baby Tonight que não teve boa receptividade junto ao seu público.

Em 1992, Whitney Houston tem sua primeira atuação nas telas dos cinemas como a protagonista do filme "O Guarda-Costas (The Bodyguard)" estrelado pelo ator Kevin Costner (embora já tenha atuado pela primeira vez em "Gimme a Break", em 1984 sem destaque). O disco da trilha sonora foi o mais vendido em todo o mundo e emplacou o hit "I Will Always Love You" em primeiro lugar nas paradas musicais. No ano seguinte, parte para uma bem sucedida turnê The Bodyguard Tour em vários países, inclusive o Brasil. No mesmo ano foi premiada com 11 onze Billboard Music Awards, sendo um record até hoje, além de ganhar 5 prêmios da World Music Awards em 1994.

Os primeiros anos de Whitney Houston

Whitney Houston - Greatest Love of All

Whitney Houston nasceu na cidade de Newark, maior cidade do estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos em 1963. Vinda de uma família musical (entre eles estão a mãe Cissy Houston e a prima Dionne Warwick), começou a cantar em um coral de igreja aos 11 anos de idade.

Logo viria a cantar em algumas casas noturnas, realizando alguns shows, sendo destaque de algumas revistas até ser descoberta pelo produtor musical Clive Davis, dono da gravadora Arista Records, vindo a assinar um contrato em 1983 para gravar seu primeiro disco que será lançado dois anos depois. Neste meio tempo, Whitney ainda fez um dueto com o cantor Teddy Pendergrass no single "Hold Me".

Tão logo que o seu álbum de estréia chegou no mercado fonográfico dos EUA, os resultados foram mais do que esperados com as faixas "You Give Good Love", "Saving All My Love For You" e o seu maior hit: "Greatest Love of All". Este trabalhou foi o primeiro de um artista norte-americano a bater o recorde como um dos discos de estréia mais vendidos.

A partir daí, Whitney Houston tem sua primeira noite de superstar ao receber seu primeiro Grammy em 1986 como Melhor Performance Vocal Feminino. Também chegou a ser eleita a artista do ano pela Billboard.

A volta de Whitney Houston em 2009



Uma das mais belas vozes femininas do mundo está de volta. Após um período conturbado em sua vida, Whitney Houston voltou com seu novo trabalho em 2009.
A cantora, compositora e atriz norte-americana possui 25 anos de carreira, sendo a artista mais premiada na história da música. Clique abaixo para ouvir seu novo single que leva o nome do álbum mais recente de Whitney.




Whitney Houston - I Look To You

Homenageada do Dia: Whitney Houston




Whitney Houston - I Will Always Love You


Whitney Elizabeth Houston, independente dos problemas pessoais, possui uma brilhante carreira. Influenciou vários artistas como Kelly Price, Mariah Carey, Christina Aguilera, Jessica Simpson e outros cantores de música pop. Além de demonstrar uma grande habilidade vocal, sendo reconhecida como uma das vozes mais bonitas do mundo, também atuou em três filmes no cinema. Seu maior êxito foi em "O Guarda-Costas", protagonizando ao lado de Kevin Costner e gravado seis músicas para sua trilha sonora, com destaque para a canção "I Will Always Love You", sucesso de Dolly Parton. É a Homenageada do Dia neste domingo em que se comemora o Dia da Consciência Negra.