18 de nov. de 2011

Momento Flashback: The Clash


The Clash - Should I Stay Or Should I Go?

Banda punk rock inglesa formada em 1976 por Joe Strummer (vocalista e guitarra) que se uniu a Mick Jones (guitarra), Paul Simonon (baixo), Keith Levene (guitarra) e Terry Shimes (bateria). Logo após o lançamento do primeiro disco homônimo em 1977, Chimes foi substituído pelo baterista Topper Headon, e o guitarrista Levene sai da banda.

Inicialmente, The Clash se apresentou como banda de apoio dos Sex Pistols, uma das maiores do punk rock na época, até conseguir um contrato com a gravadora CBS para gravar seu primeiro compacto e um LP. A carreira que começava aos poucos fazia os integrantes a pensarem alto e investir também no mercado americano, mas não obteve êxito no segundo disco Give'em Enough Rope lançado em 1978, embora tenha sido bem recebido na Inglaterra. Este fato seria suprido com o terceiro disco duplo London Calling, que foi eleito o melhor álbum da década pela Rolling Stone.

No início da década de 1980, The Clash passou a mesclar diversos ritmos, desde o ska e jazz ao rockabilly, no seu quarto trabalho que não agradou aos seus fãs. Dois anos depois grava Combat Rock que trouxe dois de seus grandes sucessos: "Should I Stay Or Should I Go?" e "Rock the Casbah". Porém, este seria o último disco com a formação original da banda que sofreu mudanças na sua formação devido a diversas brigas e tensões entre os integrantes que culminaram na saída de Topper e Mick Jones um ano depois.

Em 1985, The Clash lançou seu último disco Cut the Crap, tendo baixo rendimento nas vendas e recepção do público. Após realizar alguns shows, Strummer decide acabar com banda em 1986 e todos os integrantes partiram para seus projetos pessoais, chegando a formar novas bandas.

Na curta duração de 10 anos de carreira, The Clash marcou gerações como uma das bandas mais expoentes do punk rock mundial. Em 2002, Joe Strummer faleceu devido a um colapso provocado por um ataque cardíaco fulminante em sua casa.

17 de nov. de 2011

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 85

Eclipse - Makes Me Love You

Difícil falar da música eletrônica sem conhecer a história da house music, gênero musical norte-americano que foi um dos sons pioneiros do ritmo que ouvimos em várias boites, raves e festas badaladas animadas pelos disc joqueys (ou DJ's).

Tudo começou com o lançamento do filme Os Embalos de Sábado à Noite, estrelado pelo ator John Travolta em 1977 que, com o sucesso nos cinemas, iniciou uma febre da disco music representada por artistas como Donna Summer, Tina Charles e Gloria Gaynor que foi bastante divulgada em várias discotecas do país, causando certa irritação aos roqueiros da época.

Em 1978, a banda punk D.O.A. (abreviatura de Dead On Arrival) lançou o single "Disco Sucks", protestando contra a disco music que fez vários roqueiros perderem seu espaço, tanto nas gravadoras como nas programações das rádios. O protesto vai ganhando corpo com vários manifestantes aderindo à causa até que, no dia 12 de julho de 1979, o DJ Steve Dahl organiza um evento que ficou conhecido como “Disco Demolition Night” em pleno estádio de beisebol Comiskey Park. Durante o jogo no local, mais de 50 mil pessoas queimaram seus LPs de disco music na manifestação.

Daí marca uma transição para a entrada da música eletrônica que iria fazer sucesso no início da década de 1980 com o synthpop (originado pelo uso dos sintetizadores eletrônicos) e a house music. Como as gravadoras se viram acuadas com o fim da disco music e sem opções de mercado, várias discotecas iam perdendo sua razão de existir. Contudo, no clube Warehouse, localizada na cidade de Chicago, estado de Illinois, um novo ritmo passou a ser difundido entre os frequentadores do local por conta de seu diretor, DJ e produtor musical Frankie Knuckles.

Utilizando-se de elementos de mixagem e ritmos trazidos do Reino Unido e influências na soul music, a batida rápida contemporânea de 4/4 proveniente de uma bateria eletrônica e acompanhada de baixo (algumas vezes com vocais) seria batizada de "house music" e iria ganhar o país e o mundo alguns anos depois. Com a saída de Knuckles da night club, Jesse Saunders assumiu a produção e o controle da Warehouse, introduzindo novos elementos à house music, ajudando na sua expansão e divulgação, inclusive gravando discos.

Com o fim do clube, a house music ganhou força e até ganhou novas variantes como a acid house e ilustres representantes. Alguns artistas foram responsáveis pela sua divulgação ou influenciados pelo ritmo como The Maxx, Michael Gray, Erasure, Eclipse, DJ Afrojack (Nick Van de Wall), DJ Paul Harris, DJ Memê, entre outros.

16 de nov. de 2011

Perfil de Monique Kessous

Monique Kessous - Pitangueira

Nascida no Rio de Janeiro, Monique Kessous descobriria a música através de seu pai que é guitarrista e ouvindo vários cantores na infância que viriam a influenciar sua carreira mais tarde. Sua primeira aparição no palco veio como presente de aniversário de 15 anos quando cantou no Teatro Ipanema.

Estudou percepção musical e harmonia logo depois. Dona de uma bela voz, formou junto com seus amigos a banda Entretantos, e passou a apresentar o melhor da mpb em vários cantos da cidade até ser descoberta pelos produtores Alberto Rosenblit e o músico Roberto Menescal. Logo veio gravar seu primeiro cd em 2008 intitulado Com Essa Cor e lançado pela Som Livre, contando com canções de sua autoria, sendo duas delas incluídas em novelas da TV Globo.

A partir daí, surge convite da gravadora Sony Music e ela grava seu segundo disco Monique Kessous em 2010, também apresentando suas próprias composições como "Frio" e "Coração", além de algumas regravações a exemplo de "Sonhos", de Peninha.

Monique Kessous - Viola Enluarada


Apresentação de Monique Kessous no programa Som Brasil em homenagem ao cantor e compositor Marcos Valle, exibido pela TV Globo em 22/10/2010.

REVELAÇÃO MPB: Monique Kessous


Monique Kessous - Coração

Cantora e compositora carioca de 27 anos, que vem se destacando entre os novos nomes da música popular brasileira que vem despontando no país. Monique Kessous é a Revelação MPB desta quarta.

13 de nov. de 2011

Sintonia::: Especial Leci Brandão



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições e sucessos de Leci Brandão.

Leci Brandão, Música e Política

Leci Brandão - Isso É Fundo de Quintal

Em 1990, Leci Brandão grava novo disco Cidadã Brasileira e é indicada ao Prêmio Sharp de Música, que fatura dois prêmios. Dois anos depois grava seu último álbum Comprometida pela gravadora Copacabana, com destaque para a regravação "Revolta Olodum", da banda Olodum.

No ano seguinte, assina contrato com a gravadora RGE e lança o disco Atitude. Em 1994, Leci Brandão encerra suas atividades de comentarista de carnaval e dois anos depois muda-se para a gravadora Movie Play e é convidada para atuar pela primeira vez em uma novela de televisão em Xica da Silva, pela TV Manchete. Em 1997, recebe uma homenagem da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro e de São Paulo sendo, nesta última, recebido o título de Cidadã Paulistana.

A partir de 1999 realiza trabalho como comentarista de carnaval nas rádios de São Paulo e Rio de Janeiro e em 2002 volta a comentar o desfile das escolas de samba pela TV Globo onde fica até 2010 quando entra na política como deputada estadual de SP. Em 2006 grava seu primeiro dvd Canções Afirmativas Ao Vivo junto com o cd, reunindo seus grandes sucessos.

Com 23 discos gravados em 30 anos de carreira e reconhecimento no cenário do samba brasileiro, Leci Brandão ainda luta na defesa pelos direitos de igualdade racial e da mulher, sempre participando de vários movimentos e causas sociais e políticas.

Leci Brandão e seu reconhecimento nacional

Leci Brandão - Olodum, Força Divina

Com suas composições de cunho social, Leci Brandão ia aos poucos conquistando seu espaço. Após cantar "Essa Tal Criatura" (de sua autoria, do disco homônimo) em uma apresentação no Festival da MPB-Shell em 1980 promovido pela TV Globo, teve de rescindir seu contrato por não estar de acordo com as imposições de sua gravadora e fica quase 5 anos sem gravar, participando de movimentos sociais e políticos.

Após assinar novo contrato com a gravadora Copacabana, ela grava novas músicas, incluindo as vetadas pela antiga gravadora (entre elas estava "Zé do Caroço", de sua autoria), em seu novo LP Leci Brandão e ainda trouxe novos sucessos como "Papai Vadiou" e "Isso É Fundo de Quintal". A partir daí, a cantora vai ganhando destaque no cenário do samba carioca e nacionalmente, lançando novos trabalhos e ganhando seu devido reconhecimento.

Logo depois grava o LP Dignidade em 1987 que emplaca novos sucessos como "Só Quero Te Namorar". No auge do samba-reggae que estava fazendo sucesso na Bahia, Leci Brandão se identifica com a música baiana e grava Um Beijo no Seu Coração em 1988, com destaque para "Olodum, Força Divina" (de Betão e Tonho Matéria, feita para a banda baiana Olodum) que se torna uma das mais tocadas no país, lhe rendendo um disco de ouro. No ano seguinte lança As Coisas Que Mamãe Me Ensinou que trouxe a regravação de "Deus do Fogo e da Justiça", de autoria de Carlinhos Brown, gravada originalmente pela banda Ara Ketu. Dentro deste período, é convidada pela TV Globo para ser comentarista do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro.


Leci Brandão e o início da carreira

Leci Brandão e Grupo Revelação - Zé do Caroço

Leci Brandão da Silva nasceu no Rio de Janeiro em 1944 e veio de uma família humilde, sendo filha de Filha de Lecy de Assumpção Brandão e Antonio Francisco da Silva. Na tentativa de ajudar a sua família, procurou vários empregos de dia e estudava à noite no Colégio Dom Pedro II e, mais tarde, viria a cursar Direito pela Universidade Gama Filho.

Na tentativa de iniciar na carreira musical, participa do programa A Grande Chance apresentado por Flávio Cavalcanti, na TV Tupi, em 1968, onde se sagra vencedora e, a partir daí, participa de vários festivais de samba e se apresenta no Teatro Opinião no Rio de Janeiro. Quatro anos depois, torna-se a primeira mulher a entrar na ala dos compositores do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira em 1974 e lança seu primeiro compacto com 4 músicas.

Por um acaso do destino, veio a ser descoberta pelo jornalista e crítico musical Sérgio Cabral e a leva para uma gravadora onde lançaria seu primeiro LP Antes Que Eu Volte a Ser Nada, em 1975, após uma apresentação em um festival promovido pela TV Globo, tornando-se vencedora. Um ano depois, Leci Brandão assina com a gravadora Polydor e grava mais três discos.



Leci Brandão - Só Quero Te Namorar / Em Minha Memória


Clipe legendado com Leci Brandão cantando dois de seus grandes sucessos ao vivo, extraído do Youtube.
--------------------------------------------------
Crédito: jay2002br

Homenageada do Dia: Leci Brandão


Leci Brandão - Perdoa

Um dos grandes nomes do samba brasileiro, dona de uma bela voz e uma das artistas mais carismáticas do Brasil, a cantora e compositora Leci Brandão é a Homenageada do Dia deste domingo.