11 de nov. de 2011

Momento Flashback: Regina


Regina - Baby Love

Regina Richards, simplesmente conhecida como Regina, é o nome da cantora norte-americana natural de Nova York que se destacou na dance music na década de 1980.

Estudou no Marymount Manhattan College e ingressou na carreira musical no início da década de 1980 com seu primeiro single "Tyger". Porém, sucesso mesmo veio com a música "Baby Love", composta em parceria com Stephen Bray, conhecido produtor musical que colabora nas produção dos trabalhos da cantora Madonna.

Regina lança seu álbum Curiosity embalado com o sucesso de "Baby Love" que entrou na lista das 100 mais tocadas em primeiro lugar. Outro destaque é a canção "Say Goodbye", de Kenny Rogers. Apesar do sucesso momentâneo, Regina não seguiu em frente. Ainda chegou a gravar seu segundo disco Best Kept Secret, mas nunca foi lançado.

Em 1991, sua música "Baby Love" foi regravada pela cantora Danni Minogue. Atualmente anda afastada da música, dedicando apenas à sua família.

10 de nov. de 2011

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 84

Chico Science e Nação Zumbi - Maracatu Atômico

Manguebeat (também grafado como manguebit ou mangue beat) é um movimento contracultura que surgido no Brasil na década de 90 em Recife que mistura ritmos regionais, como o maracatu, com rock, hip hop, funk e música eletrônica. O movimento tem como principais críticas o abondono econômico-social do mangue, da desigualdade de Recife (não apenas desta, sendo apenas um reflexo do descaso do Estado fora do eixo Rio-São Paulo).

Apesar de ter sido inventado já na década de 1970 pelo guitarrista Robertinho de Recife com os álbuns Jardim da Infância (1977), Robertinho no Passo (1978) e E Agora pra Vocês... Suingues Tropicais (1979), o Manguebeat tem como ícone o músico Chico Science, ex-vocalista, já falecido, da banda Chico Science e Nação Zumbi, idealizador do rótulo mangue e principal divulgador das idéias, ritmos e contestações do Manguebeat. Outro grande responsável pelo crescimento desse movimento foi Fred 04, vocalista da banda Mundo Livre S/A e autor do primeiro manifesto do Mangue de 1992, intitulado "Caranguejos Com Cérebro".

O objetivo do movimento surgiu de uma metáfora idealizada por Zero Quatro, ao trabalhar em vídeos ecológicos. Como o mangue é o ecossistema biologicamente mais rico do planeta, o Manguebeat precisava formar uma cena musical tão rica e diversificada como os manguezais. Devido a principal bandeira do mangue ser a diversidade, a agitação na música contaminou outras formas de expressão culturais como o cinema, a moda e as artes plásticas. O Manguebeat influenciou muitas bandas de Pernambuco e do Brasil, sendo o principal motor para Recife voltar a ser um centro musical, e permanecer com esse título até hoje.

Com o surgimento de várias bandas no cenário recifense, gravadoras como Sony, Virgin e outras famosas, deram início a uma contratação de bandas que se incluíam nesse cenário Mangue.

Notáveis bandas do gênero manguebeat incluem Mundo Livre S/A, Chico Science & Nação Zumbi, Sheik Tosado, Mestre Ambrósio,Faces do Subúrbio, Eddie, Via Sat, Querosene Jacaré e Jorge Cabeleira.
--------------------------------------------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia.

9 de nov. de 2011

Quem é Fred Martins?

Fred Martins - Domingo e Feriado

O vencedor em 2006 do 9º Prêmio Visa de Música Brasileira tem uma trajetória singular na música brasileira. Dono de criatividade e ritmos bastante particulares, o fluminense disputou ao lado de nomes conhecidos da música popular brasileira, como João Donato e André Abujamra e conquistou, além do prêmio máximo, o voto popular conferido pelo público presente no Tom Brasil, em São Paulo.

Além da gravação do CD, o compositor teve sua obra registrada em DVD, num show realizado no Bourbon Street em São Paulo , numa parceria da Gravadora Eldorado com o Canal Brasil - fato inédito na história do prêmio. O lançamento está previsto para o segundo semestre de 2007.

A trajetória de Fred conta com uma longa formação musical iniciada em sua adolescência. Durante dez anos transcreveu partituras para os Song Books, produzidos por Almir Chediak. Recentemente suas canções passam a ser gravadas por grandes intérpretes da música brasileira como Maria Rita ("Sem Aviso"), Ney Matogrosso ("Novamente" e "Tempo Afora") e Zélia Duncan ("Flores" e "Hóspede do Tempo").

Em 2001, Fred lança seu primeiro CD, Janelas e, em 2005, Raro e Comum, que conta com as participações especiais de Ney Matogrosso e Zélia Duncan.

Em 2005 e 2006, Fred participa de editais como Projeto Pixinguinha, Música na Caixa e Pauta Funarte. Em fevereiro de 2006 apresenta seu trabalho na IP Week, em Londres e, em outubro, faz os shows de abertura do Brasil Plural, festival anual de cinema brasileiro, em Munique, Alemanha.
-------------------------------------------------------------------
Fonte: MySpace

Fred Martins - Tempo Afora


Clipe oficial da música "Tempo Afora", de Fred Martins, composta por ele em parceria com Marcelo Diniz.

REVELAÇÃO MPB: Fred Martins



Nesta quarta-feira, trago mais um dos novos talentos da nossa música brasileira como a Revelação MPB: Fred Martins.

6 de nov. de 2011

Sintonia::: Especial Gilberto Gil



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições de Gilberto Gil.

Gilberto Gil, um artista internacional

Gilberto Gil - A Paz

Após turnê pela Europa e nos Estados Unidos, Gilberto Gil se une a Caetano Veloso para lançar o cd Tropicália 2 em 1993, em comemoração aos 25 anos do movimento tropicalista, com destaque para a música "Haiti". No ano seguinte grava seu cd ao vivo MTV Unplugged, muito bem recebido pelo público e crítica, recebendo meses depois, uma homenagem no Prêmio Sharp de Música.

Em 1997, grava o cd Quanta e, dos shows realizados em divulgação de seu álbum pelo Brasil e no exterior, resulta no disco Quanta Gente Veio Ver ao vivo, incluindo uma versão internacional. Na noite de 24 de fevereiro de 2000, Gilberto Gil torna-se o nono músico brasileiro a receber o Grammy, prêmio máximo da indústria fonográfica norte-americana, e seu disco é eleito o melhor álbum de world music do ano, sendo o terceiro brasileiro a ganhar nesta categoria, ao lado dos cantores Sérgio Mendes (em 1992) e Milton Nascimento (em 1998).

No ano 2002, participa do carnaval de Salvador lançando seu próprio trio e camarote chamado Expresso 2222, com Flora Gil atuando como empresária. No mesmo ano, lança o cd Kaya N'Gan Daya, gravado em inglês, e é convidado pelo presidente eleito Lula para assumir o Ministério da Cultura.

Em 2005, recebe o Prêmio Multishow de Música na categoria Música com "Vamos Fugir", sucesso de 1984 e regravada pelo grupo mineiro Skank. Em 2008, parte em turnê pelo Brasil e pelo exterior na divulgação do show Banda Larga Cordel, nome que dá ao seu novo disco e música, que lhe rende a indicação do Grammy Award na categoria Melhor Cantor/Compositor. Neste mesmo ano, deixa o cargo de Ministro da Cultura e volta a dedicar somente à sua carreira musical.

Sempre preocupado com as causas ambientais e com os direitos autorais, Gilberto Gil tem sua carreira notoriamente reconhecida no país e no mundo. Com mais de 50 discos gravados e vencedor de 8 Grammys, os últimos trabalhos foram um cd lançado em 2010 com Fé na Festa ao vivo pela sua própria gravadora Geléia Geral, selo criado por Gil em 1997, distribuído pela Universal Music, e uma música nova - "Minha Princesa Cordel" - incluída na trilha sonora da novela Cordel Encantado em 2011, exibida pela TV Globo, com participação da cantora Roberta Sá.




Nota do blog (atualização em 26/06/2012): No dia 28/05/2012, Gilberto Gil se apresentou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro para gravar ao vivo o dvd Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo, com a participação da Orquestra  Petrobrás Sinfônica, antecipando a comemoração de seus 70 anos de idade, completados nesta terça, dia 26/06/2012.

Gilberto Gil, da música à política

Gilberto Gil - Não Chores Mais (No Woman, No Cry)

No início da década de 1980, Gilberto Gil se separa de Sandra e conhece Flora Giordano com quem se casa, permanecendo até os dias atuais, tendo 3 filhos. Junto com o cantor jamaicano Jimmy Cliff, Gil realizam vários shows juntos e lança um compacto com uma versão do sucesso de Bob Marley: "Não Chores Mais (No Woman, No Cry)" e passa a divulgar o reggae pelo país.

Em 1981, Gil se une a Caetano Veloso e Maria Bethânia como convidados de João Gilberto na gravação do disco Brasil. No ano seguinte lança seu novo Um Banda Um, um de seus melhores trabalhos que traziam alguns de seus grandes sucessos como "Metáfora", "Esotérico", "Drão" e "Andar Com Fé". Em 1982 cria a Gegê Produções Artísticas, sob a atual direção de Flora Gil, para administrar sua carreira e realização de projetos artístico-culturais.

Em 1985 é um dos artistas convidados para cantar no Festival Rock In Rio, no Rio de Janeiro e realiza diversos shows comemorando seus 20 anos de carreira. Além de gravar trilhas sonoras para diversos filmes, realiza diversos shows em vários países, inclusive o Japão onde lança seu novo disco Em Concerto ao vivo com destaque para a música "Soy Loco Por Ti America" em parceria com J. C. Capinam.

Entra pela primeira vez na política como Secretário da Cultura de Salvador em 1987 e no ano seguinte filia-se ao PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) para se lançar como candidato a prefeito da capital baiana, mas acaba tornando-se vereador, deixar de realizar seus shows e cria a Fundação Ondazul voltada para a causa ambientalista.

Em 1990, falece seu filho Pedro Gil, baterista da banda Egotrip, em acidente de carro. No ano seguinte grava seu novo disco Parabolicamará que é lançado em 1992, ano em que comemora 50 anos de idade.

Gilberto Gil na década de 1970

Gilberto Gil - Expresso 2222

Em 1970, nasce o primeiro de Gilberto Gil e Sandra: Pedro Gil. Durante o tempo em que permanece no exílio, o cantor realiza apresentações na capital inglesa e em outros países, lançando um disco em inglês. Retorna ao Brasil em janeiro de 1972 e passa a realizar diversos shows pelo país e lança seu mais novo disco Expresso 2222. Ainda no mesmo ano, Gil se apresenta no programa Som Livre Exportação, da TV Globo, apresentado pelos cantores Elis Regina e Ivan Lins.

Em 1973, compõe junto com o cantor e compositor Chico Buarque, a música "Cálice" para ser apresentada no antológico show Phono 73 no Palácio de Convenções do Anhembi em São Paulo e organizado pela gravadora Philips (atual Polygram), onde reuniu diversos artistas da mpb engajados na luta contra a repressão militar. A canção foi censurada pelo regime, vindo a ser liberada cinco anos depois no disco de Chico Buarque.

Em 1974 nasce Preta Gil, filha de Gilberto Gil e Sandra. Dois anos depois grava o disco Refazenda e, junto com o cantor Jorge Ben, Gilberto Gil lança o disco ao vivo Gil Jorge Ogum Xangô. Em 1976, une-se a Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia para formar os Doces Bárbaros, gravando um disco homônimo e um documentário, comemorando 10 anos de carreira dos seus integrantes. No mesmo nasce a segunda filha do cantor com Sandra.

Com o grupo desfeito, Gil participa do Festival da Nigéria e volta a gravar seu novo disco Refavela em 1977, com destaque para a música "Ilê Ayê (Que Bloco É Esse)?" (de Paulinho Camafeu), "Sítio do Picapau Amarelo" (feita para a abertura da adaptação da obra homônima de Monteiro Lobato para a tv) e a faixa-título. Até 1979, Gil ainda gravou mais cinco discos, entre eles: Refestança (com a cantora Rita Lee) e Realce.



Gilberto Gil, do Tropicalismo ao exílio

Gilberto Gil - Aquele Abraço

Ainda em 1967, Gilberto Gil é convidado pela TV Excelsior de São Paulo para apresentar o programa Ensaio Geral que dura pouco tempo e, meses depois, se separa de Belina com quem tem duas filhas e passa a viver com a cantora Nana Caymmi.

O Brasil estava vivendo o período conturbado do Regime Militar instaurado em 1964. Gilberto Gil une-se a Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Bethânia, Os Mutantes, Torquato Neto, Rogério Duprat e Tom Zé para aderir ao movimento tropicalista inspirado nas influências modernistas, nas correntes artísticas e na cultura pop internacional, visando quebrar conceitos e romper com o tradicionalismo, renovando com as estéticas musicais e culturais da época. E é no ano seguinte que o movimento se auto-afirma com o lançamento do disco Tropicália ou Panis Et Circensis, contando com todos os membros do movimento.

Porém, o movimento dura um pouco mais de um ano, sendo reprimido pelas forças do Regime Militar. Gilberto Gil acaba sendo preso no final de 1968 juntamente com Caetano Veloso, sendo soltos no ano seguinte. Gil conhece Sandra Gadelha com quem se casa (e é a ela que dedica as músicas "Drão" e "Sandra") e, em julho do mesmo ano, realiza um show no Teatro Castro Alves junto com Caetano Veloso, marcando a despedida dos cantores antes de partir para o exílio em Londres, na Inglaterra. É daí que nasce uma das célebres canções de Gil antes de desembarcar para o Rio (onde compôs) e seguir para Londres: "Aquele Abraço". Esta apresentação viria a ser registrada mais tarde no disco Barra 69 - Ao Vivo na Bahia em 1972.

Primeiros anos de Gilberto Gil

Gilberto Gil e Os Mutantes - Domingo no Parque

Gilberto Passos Gil Moreira nasceu em Salvador, Bahia, no dia 26/06/1942, sendo filho de pai médico e mãe professora, e passou sua infância na cidade de Ituaçu, interior do estado, onde iniciou seus estudos até completar na capital baiana.

Influenciado desde menino pela bossa nova, pelo baião do cantor e compositor Luiz Gonzaga e pela música pop internacional, Gilberto Gil tem suas primeiras aulas de acordeom e logo depois aprendeu violão. No início da década de 1960 já passa a compor ao mesmo tempo que inicia o curso de Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Em 1962 tem, pela primeira vez, uma composição sua gravada em compacto - "Bem Devagar" - ao lado do conjunto vocal As Três Baianas. No ano seguinte grava seu primeiro disco pela gravadora JS Discos, um EP e um compacto onde continha um de seus primeiros sucessos "Amor de Carnaval" (anteriormente intitulada "Decisão"). Através de seu produtor Roberto Santana, Gil conhece Caetano Veloso, Maria da Graça (Gal Costa) e Maria Bethânia.

Após concluir seu curso em 1964, Gilberto Gil se casa ano seguinte e vai morar em São Paulo onde tem um emprego na Gessy Lever. Participa do espetáculo teatral "Arena Canta Bahia", de Augusto Boal e, em 1966, se destaca no programa O Fino da Bossa, apresentado pela cantora Elis Regina que consagra a música "Louvação", de Gil e Torquato Neto. Com novos amigos e parceiros musicais, Gilberto Gil passa a compor novas músicas para gravar o disco Louvação. Entre elas, destacaram ainda "Roda" e "Viramundo", regravadas posteriormente por Elis.

É neste período que o cantor passa a se interessar pelos festivais de música nacional. Gilberto Gil participa do 4º Festival da Balança, da Universidade Mackenzie, em São Paulo, com a música "Iemanjá" e logo se muda para o Rio de Janeiro onde participa do 1º Festival Internacional da Canção, promovido pela TV Rio. Porém, sua projeção nacional se dá mesmo em 1967, após o lançamento do disco Louvação, quando o cantor fica em 2º lugar no III Festival da MPB da TV Record em São Paulo, com a música "Domingo no Parque" com a participação do grupo Os Mutantes. A música traz elementos do Tropicalismo, movimento que vem a liderar juntamente com Caetano Veloso logo depois.

Gilberto Gil - Se Eu Quiser Falar Com Deus


Um dos grandes clássicos do repertório de Gilberto Gil, esta música foi feita por encomenda do cantor e compositor Roberto Carlos, mas que acabou não gravando. Eis o depoimento do próprio Gil sobre a canção, extraída de seu site oficial:


"O Roberto me pediu uma canção; do que eu vou falar? Ele é tão religioso - e se eu quiser falar de Deus? E se eu quiser falar de falar com Deus?' Com esses pensamentos e inquirições feitas durante uma sesta, dei início a uma exaustiva enumeração: 'Se eu quiser falar com Deus, tenho que isso, que aquilo, que aquilo outro'. E saí. À noite voltei e organizei as frases em três estrofes. 


"O que chegou a mim como tendo sido a reação dele, Roberto Carlos, foi que ele disse que aquela não era a idéia de Deus que ele tem. 'O Deus desconhecido'. Ali, a configuração não é a de um Deus nítido, com um perfil claro, definido. A canção (mais filosofal, nesse sentido, do que religiosa) não é necessariamente sobre um Deus, mas sobre a realidade última; o vazio de Deus: o vazio-Deus."


A canção foi regravada pela cantora Elis Regina com grande sucesso, mas a canção é considerada uma de suas maiores composições e faz parte do disco de Gil - A Gente Precisa Ver o Luar - de 1981.

Homenageado do Dia: Gilberto Gil


Gilberto Gil - Soy Loco Por Ti, America

Considerado um dos artistas mais completos da nossa música popular brasileira, o cantor, compositor e músico Gilberto Gil é o Homenageado do Dia deste domingo.