4 de nov. de 2011

Momento Flashback: C.C. Catch


C.C. Catch - I Can Lose My Heart Tonight

Caroline Catharina Müller é o nome completo desta cantora, compositora e dançarina da música pop que fez grande sucesso nas décadas de 1980 e 1990.

Natural de Oss, na Holanda, passou a participar de concursos de calouros na adolescência e a adotar o nome Carol Dean para iniciar sua carreira musical na década de 1970, chegando a formar sua primeira banda juntamente com mais três mulheres, cantando em várias casas de shows na época. Em 1979, muda-se com sua família para a Alemanha.

Em 1985, descoberta pelo compositor e produtor musical Dieter Bohlen, integrante do duo alemão Modern Talking, juntamente com Thomas Anders. A partir daí, Caroline adota novo pseudônimo C.C. Catch (com as iniciais de seu nome, acrescentando Catch).

Seu primeiro disco veio no mesmo ano intitulado Catch the Catch que trouxe seu primeiro grande hit: "I Can Lose My Heart Tonight". Em 1986, veio o segundo disco Welcome to the Heartbreak Hotel, com destaque para "Heartbreak Hotel". Bohlen apostava no talento de C.C. Catch, produzindo seus discos e compondo alguns dos sucessos da cantora que se tornou um dos grandes nomes da euro disco.

Novos discos se sucederam e C.C. Catch resolveu partir para a Inglaterra a fim de consolidar sua carreira musical. Para isso, teve que deixar seu produtor Dieter Bohlen, com quem enfrentou judicialmente pelos direitos do nome artístico, chegando a um acordo favorecendo a cantora e a continuar com seu sucesso. Em 1998, lança sua primeira coletânea pela gravadora BMG, marcando seu retorno aos palcos após quase 10 anos sem lançar um novo trabalho.

C.C. Catch cantou em vários países em seus shows sempre dançantes e acompanhados de coreografia junto com seus dançarinos, tornando-se popular na Rússia e nos Estados Unidos. Com 26 anos de carreira, C.C. Catch continua em atividade. Seu último single foi lançado em 2010 com "Super Nature Power".

3 de nov. de 2011

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 83

Orquestra Sinfônica de Recife - Frevo das Vassourinhas

O frevo é uma dança e música do carnaval em Recife, estado de Pernambuco, de ritmo agitado e impetuoso, cujos numerosos participantes (passistas) vestidos com fantasias típicas e agitando no ar pequenos guarda-chuvas coloridos, executando coreografia individual, singularizada por ágil movimento de pernas que se dobram e estiram freneticamente

Segundo o pesquisador Joaquim Ribeiro, a etimologia da palavra "frevo", de origem recifense (embora não se sabe como o termo surgiu), está associada a "frívolo" que significa ligeiro, volúvel, e que ao falar da expressão "marcha frevo" é entendida como uma "marcha ligeira". Os primeiros registros sobre a palavra e suas possíveis definições são provenientes das publicações do periódico Jornal Pequeno, pequeno jornal de Recife que fez menção em 1907, e do Dicionário de Brasileirismos, do escritor Rodolfo Garcia, onde transcreve uma passagem do periódico "A Província", de 1913.

Inicialmente conhecido como ritmo instrumental, o frevo passou a ganhar letra na década de 1930 e vários cantores passaram a cantar o frevo nos seus versos como Lamartine Babo, Almirante, Capiba, Nelson Ferreira, Carmélia Alves, entre outros. A sua popularização levou estudiosos do estilo musical a dividir o frevo em 3 tipos: o frevo-de-rua, o frevo-canção e o frevo-de-bloco. Mas foi a partir de 1950 que o frevo ganhou dimensão nacional graças aos baianos Dodô e Osmar, criadores do trio elétrico e do pau elétrico (que logo originaria a guitarra baiana), incluindo o frevo no repertório e divulgando nos carnavais de Salvador e Recife, além de outras cidades brasileiras.

Anos depois, alguns dos principais cantores/compositores também contribuíram com a divulgação do ritmo como os baianos Gilberto Gil, Caetano Veloso e Moraes Moreira, e os pernambucanos Alceu Valença e Carlos Fernando, entre outros. Em 2007, o frevo completou 100 anos e foi contemplado e registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (IPHAN) com o status de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, reconhecendo seu valor histórico.

2 de nov. de 2011

Um pouco sobre Eliana Printes

Eliana Printes e Chico César - Se Chovesse Você

Nascida em Manaus, no estado do Amazonas, Eliana Printes é filha de pai pernambucano e mãe paraense. Passou a gostar da música ainda na infância em brincadeiras com seus amigos, quando desejava ser cantora e aprender a tocar violão.

Fez curso de música e foi vocalista de uma banda de amigos que fazia apresentações na sua cidade, sendo seu primeiro passo como cantora profissional. Participou de alguns festivais realizados na sua cidade. Após completar seus estudos é que resolveu seguir com sua carreira, realizando seu primeiro show profissional no Teatro Amazonas. E do repertório deste show, foi gravada a música "Lembrando Você", composição Sérgio Souto e Moacyr Luz, e passou a ser tocada numa rádio local.

Se tornando conhecida, Eliana Printes muda-se para o Rio de Janeiro para gravar seu primeiro disco homônimo em 1994. Fez participações em alguns festivais e projetos musicais e foi indicada ao Prêmio Sharp de Música na categoria MPB Revelação.

A boa receptividade do público e da crítica levou Eliana a entrar em uma nova gravadora e grava seu segundo disco dois anos depois. Se revelando uma excelente intérprete, Eliana possui diversas influências musicais que ouvia desde criança como Chico Buarque, Elis Regina, Caetano Veloso, entre outros. Com 6 discos gravados, sendo o último cd Mais Perto de Mim lançado em 2007, com destaque para a participação de Chico César na faixa "Se Chovesse Você", e de Pedro Luís em "Quando Você Passa Por Mim".



REVELAÇÃO MPB: Eliana Printes


Eliana Printes - Só Vou Gostar de Quem Gosta de Mim

Cantora amazonense que surge no novo cenário da nossa música brasileira. Eliana Printes é a Revelação MPB neste feriado de quarta-feira.

30 de out. de 2011

Sintonia::: Especial Rick Astley



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de Rick Astley.

Rick Astley e seus trabalhos recentes

Rick Astley - Sleeping

Rick ficou sem lançar material inédito até 1993, quando lançou Body And Soul, álbum mais carregado de soul e que não fez sucesso como os demais, mas que emplacou dois hits: "The Ones You Love" e "Hopelessly". Após o lançamento de Body And Soul, Rick entrou em um hiato de quase 10 anos. Sua volta ao mundo da música deu-se em 2002 com o álbum de estúdio carregado de remixes Keep It Turned On, no qual encontra-se o hit "Sleeping".

Em 2005, Rick lança Portrait, álbum em que ele faz covers de seus clássicos preferidos do soul. Portrait traz canções como "Vincent (Starry Starry Night)", de Don McLean; "Close To You", composição de Burt Bacharach, mas que ficou mundialmente conhecida na voz da dupla The Carpenters; e "Nature Boy", de Eden Ahbez.

Estima-se que Rick Astley tenha vendido mais de 40 milhões de discos (incluindo singles, álbuns e compilações).

Em 2008 Rick Astley é indicado pela primeira vez no EMA (Europe Music Awards) da MTV, e vence a categoria Best Act Ever, embora não tenha comparecido na entrega do prêmio.
------------------------------------------------
Extraído do site Wikipédia

Rick Astley, sucesso e mudanças

Rick Astley - Cry For Help

Com o segundo LP Hold Me In Your Arms, de 1988, Rick Astley repetiu o mesmo sucesso do trabalho anterior emplacando novos hits nas rádios como "Take Me To Your Heart" e "She Wants To Dance With Me", além da faixa-título. Apesar de todo o sucesso, inclusive sendo indicado ao Grammy Award como Novo Artista do Ano, o cantor não se sentia à vontade diante dos seus produtores que só o faziam cantar o que bem entendiam.

Isso se deve ao fato do cantor não buscar saber lidar com todos os compromissos profissionais que tinha devido à sua fama, exigindo de Rick, várias aparições em entrevistas, reportagens, programas de TV, premiações, além do assédio das fãs. Por conta disso, ele separa-se dos seus produtores que o ajudaram a conquistar o auge do sucesso e buscar conquistar seu próprio espaço e total autonomia, apesar de gostar das canções de Michael Stock, Matt Aitken e Pete Waterman.

Incomodado com seu nome ser associado à onda da dance music, Rick Astley muda seu visual, deixando seu cabelo crescer, e seu estilo, até por não se declarar fã de música eletrônica, e ingressa no projeto para gravação de seu novo disco contando com a ajuda do seu novo produtor Gary Stevenson.

Para dar a virada, Rick Astley compôs a maioria das faixas do seu terceiro álbum Free lançado em 1991 e ainda convidou Elton John e Michael McDonald para darem uma canja no disco. Não teve o sucesso esperado, mas emplacou a balada "Cry For Help" entre as 10 melhores posições nas paradas britânicas e nos Estados Unidos.

O surgimento de Rick Astley

Rick Astley - Together Forever

Quando "Never Gonna Give You Up" estourou nas rádios em 1987, era comum associar a voz de Rick Astley à imagem de algum cantor negro americano. Qual não foi a surpresa dos ouvintes ao descobrirem que aquele vozeirão vinha da gargante de um inglês ruivo e sardento, nascido na pacata Newton-le-Willows, região noroeste da Inglaterra?

O choque não foi diferente para Richard Paul Astley que se considera conservador. Seu sonho de cantar surgiu ainda na infância, sendo um desejo não compartilhado com seus colegas de escola, mas que se uniu a eles para formar a banda de soul music chamada FBI, atuando como baterista e logo tomou coragem pra se candidatar à vaga como cantor após 3 anos de ensaio.

Descoberto pelos produtores musicais Stock, Aitken e Waterman (uma espécie de Sullivan & Massadas da dance music britânica), Rick Astley, então com 19 anos de idade, foi trabalhar como técnico de som até gravar seu primeiro disco Whenever You Need Somebody dois anos depois, entrando para o 1º lugar das paradas inglesa, americana, australiana, alemã e de mais de doze países, inclusive o Brasil. Outro grande hit deste disco foi a música "Together Forever".

Rick Astley - Hold Me In Your Arms


Neste clipe legendado e editado por Wellington Douglas e Paulo Afonso Bahia traz um dos grandes sucessos de Rick Astley: "Hold Me In Your Arms". Esta balada faz parte do disco homônimo lançado em 1988 que ainda trouxe grandes hits da carreira do cantor.

Homenageado do Dia: Rick Astley


Rick Astley - Never Gonna Give You Up

Neste domingo trago um dos grandes hitmakers das décadas de 1980 e 1990, responsável pela divulgação da dance-music que fez sucesso nas fms de todo o mundo como o Homenageado do Dia: Rick Astley.