16 de set. de 2011

Momento Flashback: Frank Stallone


Frank Stallone - Far From Over

O cantor, compositor e guitarrista Frank Stallone Jr. nasceu em Nova York, nos Estados Unidos em 1950. Sua carreira teve início nos bares de sua cidade natal, como cantor de jazz ainda na adolescência.

Logo depois, Frank cria o grupo Valentine em 1967, ao lado do guitarrista John Oates (da futura dupla Hall & Oates) e mais três integrantes, e passa a realizar diversos ensaios e cantando nas casas noturnas e colégios de Nova York, mas só em 1975 é que viriam a assinar contrato com a gravadora RCA Records e lançar o primeiro disco da banda, com destaque para a canção "Take You Back", que entrou na trilha sonora do filme Rocky, estrelado pelo seu irmão, o ator Sylvester Stallone.

Além de compor para a trilha de diversos filmes, também veio a atuar como ator, mas sem a mesma projeção de seu irmão. Em 1983, já em carreira solo, compõe o single "Far From Over" que se torna o maior hit de sua carreira ao entrar na trilha do filme Staying Alive - Os Embalos de Sábado Continuam, estrelado pelo ator John Travolta. A música figurou-se na lista das 10 músicas mais tocadas nos Estados Unidos, entrando no Hot 100 da Billboard e ainda ganhou um Globo de Ouro na categoria Melhor Canção Original.

Seu primeiro disco solo veio em 1985 e continuou a compor trilhas para filmes, incluindo os filmes estrelados por Sylvester Stallone. Com 10 discos em sua carreira, Frank Stallone ainda continua em atividade.

15 de set. de 2011

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 76

Verdi - Marcha Triunfal de Aída

A "Marcha Triunfal de Aída" é uma ópera de Verdi, libreto da A. Ghislanzoni, sugerido pelo egiptólogo Mariette e encomendada pelo governo egípcio para a inauguração simultânea da Ópera do Cairo e do Canal de Suez (1869), a obra só estreou em dezembro de 1871, por causa da guerra de 1870.

A ópera narra a história de Radamés, um jovem capitão da guarda do faraó que é escolhido pela deusa Ísis para comandar o exército egípcio na guerra contra os etíopes, cujo rei ameaçava invadir Tebas. O jovem soldado é apaixonado por Aida, escrava de Amneris, filha do faraó, a qual, por sua vez, ama Radamés. Embora ninguém na corte o saiba, Aida também é uma princesa, pois é a filha aprisionada de Amonasro rei da Etiópia. Ao perceber o amor correspondido de Radamés por Aida, Amneris se enche de ciúmes. Quando o guerreiro é designado para comandar as tropas egípcias, o coração de Aida se divide entre o amor que sente por ele e o amor por sua pátria.

Giuseppe Verdi é um compositor italiano nascido na cidade de Roncole em 1813. Sua obra dramática, à margem da dos mestres alemães, teve constante evolução desde as primeiras partituras. Símbolo da unidade italiana, filho do romantismo, dramaturgo nato movido por um dinamismo constante, psicólogo e soube compor como um mestre do recitativo dramático, dos coros, da orquestra, do canto expressivo e lírico.

Os libretos de suas óperas adotaram enredos de obras de dramaturgos clássicos, em particular, Shakespeare e Schiller. Sua maior obra-prima é o "Requiém", de 1874. Faleceu em Milão em 1901.

14 de set. de 2011

Um pouco sobre o grupo Casuarina

Casuarina - Meu Drama (Senhora Tentação)

O grupo carioca Casuarina é uma das mais gratas revelações da nossa música. Com quase 10 anos de carreira (foi criado em 2001), sua formação conta com Rafael Freire nos vocais e cavaquinho, João Fernando nos vocais e bandolim, João Cavalcanti no tan-tan e voz, Gabriel Azevedo no pandeiro e Daniel Montes no violão.

Inspirado nos velhos sambas e no chorinho, o Casuarina já tocava em várias casas de shows do Rio de Janeiro até serem encorajados a lançar seu primeiro disco em 2006, levando o nome do grupo, pela gravadora Biscoito Fino. A boa receptividade junto ao público e crítica lhe valeu indicação ao Prêmio Tim de Música, na categoria Melhor Grupo de Samba, além de ganhar o Prêmio Rival Petrobrás BR como melhor grupo.

A partir daí, passa a fazer shows em várias capitais e cidades brasileiras. O segundo disco Certidão é gravado em 2007 e também vieram novas indicações aos prêmios mencionados. Além de cantar um repertório de sambas conhecidos, também apostou em composições do próprio grupo.

O seu terceiro e atual disco foi lançado pela Sony Music em 2009, sendo um trabalho ao vivo - MTV Apresenta: Casuarina - e que também saiu em dvd, reunindo sucessos dos álbuns anteriores e regravações de outros sucessos. Com o sucesso reconhecido, o grupo Casuarina já vem se preparando para novo trabalho que será lançado em breve.

Casuarina - Canto de Ossanha


Apresentação do grupo Casuarina nos estúdios do Oi Novo Som, onde canta a música "Canto de Ossanha", de Vinícius de Moraes e Baden Powell.

REVELAÇÃO MPB: Casuarina


Casuarina - É Isso Aí (Isso É Problema Dela)

Um grupo de amigos que se reuniu para fazer despertar o gosto pelo mais ritmo mais brasileiro da nossa música: o samba. Assim é o Casuarina, que é a Revelação MPB desta quarta-feira.

11 de set. de 2011

Um pouco sobre Paulo Vanzolini

Márcia - Ronda

Paulo Vanzolini nasceu em São Paulo em 1923 e cursou faculdade de Medicina na Universidade de São Paulo (USP), vindo a concluir em 1947 e se especializar em herpetologia e zoogeografia nos Estados Unidos onde viria a obter título de Doutor em Zoologia. Foi biólogo e diretor do Museu de Zoologia de São Paulo entre 1962 e 1963. Escreveu livros sobre morfologia e sistemática de ofídios sul-americanos, além de publicar diversos artigos e trabalhos científicos e ser reconhecido como um professor respeitável tanto no Colégio Bandeirantes onde lecionou, como na USP, na função de pesquisador.

Já a música iria fazer parte de Paulo Vanzolini ainda na infância, ao descobrir o samba e escrever algumas letras. E foi no período em que servia o exército na Companhia de Polícia e na sua vida boêmia na década de 1940 que veio a compor seu maior sucesso - "Ronda" - gravada inicialmente por Inezita Barroso em 1953, mas feito sucesso nacional na voz de Márcia em seu LP Ronda, em 1977. Outros cantores como Maria Bethânia, Caetano Veloso e João Gilberto também gravaram seu samba-canção.

Vanzolini não fez muitas composições, mas teve boa parte gravada por vários cantores. Outros sucessos são "Samba Erudito", "Volta Por Cima", "Na Boca da Noite", entre outras.

Nota do blog (atualização em 29/04/2013): O compositor e zoólogo Paulo Vanzolini morreu aos 89 anos no domingo do dia 29 de abril de 2013, vítima de complicações decorrentes de uma pneumonia. Ele estava internado desde a noite do dia 25 do mesmo mês, data de seu aniversário, na UTI do hospital Albert Einstein, em São Paulo. O compositor deixou sua mulher, a cantora Ana Bernardo, e cinco filhos do primeiro casamento.

Entrevista com Paulo Vanzolini


Trecho do programa Provocações, apresentado por Antônio Abujamra, exibido pela TV Cultura/SP, onde entrevista o cantor e compositor Paulo Vanzolini que fala da música brasileira, da sua profissão e sua vida. É o bloco 1 do programa postado no Youtube.

Homenageado do Dia: Paulo Vanzolini



Cantor, compositor e cientista brasileiro, Paulo Emílio Vanzolini é conhecido pelas suas canções gravadas por grandes nomes da música popular brasileira. Paulo Vanzolini é o Homenageado do Dia neste domingo.