2 de set. de 2011

Momento Flashback: F.R. David


F.R. David - Words

O guitarrista e cantor Elli Robert Fitoussi nasceu em Menzel Bourguiba, na Tunísia, no ano de 1947 e, pouco tempo depois, veio a se mudar para Paris, na França.

Em 1967 resolveu iniciar sua carreira musical. Chegou a fazer parte das bandas Trèfles et Boots e Les Variations na década de 1970, tendo feito relativo sucesso até partir para a carreira solo e adotar o nome artístico F.R. David.

Caracterizado sempre de óculos escuros e sua guitarra, F.R. David chega ao auge no ano de 1982 ao gravar seu primeiro single "Words" que vende mais de 8 milhões de cópias em todo o mundo. O hit entraria para o disco homônimo no mesmo ano. Logo vieram mais dois discos Long Distance Flight (de 1984) e Reflections (de 1987) que tiveram poucas vendagens em relação ao álbum de estréia. Ainda estourou com o single "Sahara Night" em 1986 nas paradas.

Em 1991 gravou sua primeira coletânea Greatest Hits. Logo depois, dá uma pausa na sua carreira e só voltaria a gravar em 1998, lançando o disco Voices Of The Blue Planet. Seu último trabalho foi Numbers, lançado em 2008, e ainda continua em atividade.

1 de set. de 2011

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 74

Wilhelm Richard Wagner - Marcha Nupcial (Lohengrin)

A Marcha Nupcial - 2ª parte
A segunda marcha ou coro nupcial conhecida no mundo foi composta pelo compositor e regente alemão Wilhelm Richard Wagner, inspirada em Lohengrin (o Cavaleiro do Cisne), filho de Parsifal (ou Perceval) que é um dos Cavaleiros da Távola Redonda sendo um dos personagens conhecidos da estória medieval sobre o Rei Arthur.

Lohengrin (ou Loherangrin) é um herói de uma lenda medieval alemã ligada ao ciclo do romance cortês sobre a conquista do Santo Graal. Ele liberta a princesa Elsa de Brabante de seus vassalos inimigos e casa-se com ela. Abandona-a, no entanto, quando ela tenta descobrir o segredo de sua origem e identidade.

Este personagem se tornou inspiração para a ópera romântica composta em três atos por Richard Wagner que teve sua estréia no dia 28 de agosto de 1850 em Weimar, na Alemanha, com a direção de Franz Liszt, amigo de Wagner. "Lohengrin" é uma ópera que faz grande uso do leitmotiv, confirmando o início da tradição wagneriana iniciada por Der fliegende Holländer. Não há divisão da ópera em "números" (árias, duetos, trios, etc.). Porém, destacam-se as passagens famosas como o prelúdio do terceiro ato e o célebre coro nupcial que o segue (Treulich geführt), bastante utilizado nas cerimônias de casamento contemporâneas.

Richard Wagner nasceu em Leipzig, na Alemanha, em 1813 e foi um homem profundamente contraditório, sendo ateu na mocidade e convertendo-se, logo depois, ao cristianismo. Revolucionário e amigo do anarquista Bakunin, Wagner adotou posteriormente o nacionalismo e o antisemitismo.

Adepto de um teatro mítico, simbólico, Wagner chegou a uma fusão estreita entre o texto e música a uma umidade temática criada por uma simbiose bem sucedida entre as vozes e os instrumentos. O cromatismo de "Tristão e Isolda" (1859) é o ponto de partida da música do século XX, influenciando compositores como R. Strauss, G. Mahler, C. Debussy e A. Schoenberg, que partiu das inovações wagnerianas para desenvolver a música atonal e dodecafônica.

Wagner ainda escreveu várias óperas que partiam do romantismo de Weber e da tradição sinfônica de Beethoven, afastando-se da concepção italiana e impondo uma ação musical contínua ao intensificar a participação orquestral, além de valorizar a importância do libreto como fundamento do drama lírico. Faleceu em Veneza, na Itália, em 1883.

31 de ago. de 2011

Sintonia::: Especial Michael Jackson



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições e sucessos de Michael Jackson.

Bossacucanova e sua história

O grupo carioca Bossacucanova é conhecido por revisitar a música brasileira com extrema competência. O trio formado em 1997 pelo DJ Marcelinho DaLua, o baixista Márcio Menescal e o tecladista Alexandre Moreira, procura estabelecer-se não só como produtores, mas também como autores e músicos e acrescentar um toque contemporâneo à tradicional sonoridade do samba e da bossa nova.

Quando gravou o primeiro álbum, Revisited Classics, o grupo já flertava com o acid jazz, trazendo novas roupagens à clássicos nacionais. O disco foi lançado na Europa e durante a turnê no continente, os rapazes produziram um pocket show para uma rádio universitária. Aí nascia o embrião do segundo projeto: simples, intimista e cheio de suinge. Convidaram Roberto Menescal para ser parceiro e assim nasceu Brasilidade, com repertório bossa-nova e duas canções autorais. Este álbum foi indicado ao Grammy Latino de 2002 na categoria melhor disco contemporâneo, proporcionando a apresentação do grupo na cerimônia do prêmio em Los Angeles, junto com Roberto Menescal e Ivan Lins.

No terceiro álbum - Uma Batida Diferente - congas, violoncelos, sopros, guitarras acústicas, batidas e samples se encontram em perfeita harmonia. O álbum possui 4 canções autorais em parceria e ainda contou com participações mais que especiais como: Adriana Calcanhotto, Simoninha, Marcos Valle, Roberto Menescal, Celso Fonseca, Trio Mocotó e muitas outras feras.

Depois de muitas turnês internacionais pela Europa, EUA, Japão, Austrália, Cingapura, América do Sul e Central e algumas pelo Brasil, o Bossacucanova monta o show “Ao Vivo – Uma Celebração aos 50 anos de Bossa Nova”, em homenagem ao aniversário do gênero. O grupo pensa num projeto de show que tivesse um importante diferencial: não só resgatar e contar a história do gênero, como mostrar como a nova geração da MPB está fazendo as releituras e desenvolvendo uma linguagem contemporânea para a Bossa Nova. “Queremos mostrar também que a história da bossa nova é a história de uma geração que acreditou no futuro e conseguiu realizar um sonho de levar sua música aos quatro cantos do mundo". O show conta ainda com o reforço sonoro de Cris Delanno (Voz), DadoBrother (percussão), Flavio Mendes (guitarra) e Rodrigo Sha (Sax, Flauta e voz).
--------------------------------------------------------
Extraído do site oficial do grupo Bossacucanova

Bossacucanova - Samba da Minha Terra


Clipe da apresentação da Bossacucanova interpretando um dos sucessos de Dorival Caymmi: "Samba da Minha Terra".

REVELAÇÃO MPB: Bossacucanova


Bossacucanova - Bom Dia Rio (Posto 6)

Buscando mesclar a bossa nova com a música eletrônica, o grupo que compõe a Bossacucanova já está na estrada musical há quase 14 anos. É a Revelação MPB que trago nesta quarta.

28 de ago. de 2011

Sintonia::: Especial Leoni



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições e sucessos de Leoni.

Leoni em carreira solo

Leoni - Temporada das Flores

Ao partir para a carreira solo em 1993, lança seu primeiro disco Leoni que emplaca a música "Garotos II (O Outro Lado)" nas paradas de sucesso em todas as rádios do país. Notório lembrar que o cantor também fez parcerias com Herbert Vianna, Cazuza, Léo Jaime, Vinícius Cantuária, Rodrigo Maranhão, entre outros.

Dois anos depois escreve seu primeiro livro "Letra, Música e Outras Conversas" onde entrevista alguns artistas conhecidos, falando sobre música e composição. Em 2002 cria sua própria gravadora chamada Batuque Elegante e grava seu novo disco Você Sabe o Que Eu Quero Dizer, com detaque para "Temporada das Flores", "Fotografia" e "As Cartas Que Eu Não Mando". Em 2003, lançou Áudio-Retrato.

Em 2005 lançou um CD e DVD Ao Vivo pela Som Livre e rende boas vendagens e projetando novamente sua carreira nacional. Seu último trabalho foi o cd/dvd A Noite Perfeita, lançado em 2010.

Leoni e os Heróis da Resistência

Heróis da Resistência - Doublê de Corpo

Os Heróis da Resistência foram uma banda de rock formada por Leoni (líder, voz e baixo), Jorge Shy (guitarra), Lulu Martin (teclados) e Alfredo Dias Gomes (bateria) no Rio de Janeiro, em 1986. Após sua tumultuada saída do grupo Kid Abelha, do qual era baixista e o principal compositor, Leoni fundou o grupo, com o qual lançou três LPs, todos pela WEA.

O grupo encerrou as atividades em 1993, quando o vocalista e baixista Leoni parte para a carreira solo. Os maiores sucessos da banda foram as músicas "Doublê de Corpo", "Esse Outro Mundo", "Só Pro Meu Prazer", "Nosferatu" e "Diga Não".
------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia

Leoni e o Kid Abelha

Leoni e Herbert Vianna - Por Que Não Eu?

Leoni começou a cursar Direito na PUC, no Rio de Janeiro, até meses depois resolver trocar pelo curso de Letras, também na mesma faculdade, após sua viagem pela Europa. E é lá que conhece Paula Toller, com quem iria se tornar sua parceira musical.

A partir daí, Leoni e os integrantes da banda Chrisma (o baterista Carlos Beni e o guitarrista Pedro Farah) convidaram Paula para ser vocalista e a fazer parte dos ensaios. E após ter conhecido o saxofonista George Israel através de um amigo, Leoni o chamou para a banda que logo iria formar o Kid Abelha e os Abóboras Selvagens e fazer sua estréia oficial na Rádio Fluminense FM em 1981, com a música "Distração". Meses depois, com a saída de Pedro Farah, entrou para o seu lugar, o guitarrista Bruno Fortunato.

A parceria musical de Leoni e Paula marcaria os grandes sucessos da banda durante a primeira metade da década de 1980. O primeiro compacto gravado trazia dois sucessos - "Pintura Íntima" (de Leoni e Paula Toller) e "Por Que Não Eu?" (de Leoni, Herbert Vianna e Paula Toller) - já deu uma alavancada para o sucesso do Kid Abelha após realizar shows no Circo Voador. O segundo compacto de 1984 trouxe a primeira composição de sucesso da dupla Leoni e Paula - "Como Eu Quero" - e se torna um dos grandes hits nas rádios de todo o país. No mesmo ano, o Kid Abelha e os Abóboras Selvagens gravam seu primeiro LP Seu Espião. O segundo disco Educação Sentimental veio no ano seguinte, com destaque para os sucessos: "A Fórmula do Amor" (Léo Jaime/Leoni), "Garotos" (Leoni/Paula Toller), "Os Outros", "Educação Sentimental" (ambas de Leoni) e "Lágrimas e Chuva" (Bruno Fortunato/George Israel/Leoni).

Meses depois, o Kid Abelha e os Abóboras Selvagens passariam por mudanças na sua formação. Leoni só ficaria na banda até 1985, após um show com o cantor Léo Jaime. A partir daí, sua ligação com o Kid Abelha chegaria ao fim, e Leoni iria formar sua nova banda: os Heróis da Resistência.

Os primeiros anos de Leoni

Leoni - Carro e Grana

Leoni nasceu em 8 de abril de 1961 no Rio de Janeiro. Seu primeiro contato com a música foi com sua mãe que sempre cantava pela casa. Leoni assistiu muitos festivais da canção com ela e passou a se interessar muito por música. Quando entrou na escola, já tinha amigos que gostavam de rock e passou a estudar violão com 9 anos.

Aos 16 montou sua primeira banda. Havia vários guitarristas entre os amigos e, por ser o único candidato ao posto, Leoni preferiu optar por tocar baixo garantindo sua vaga. Nessa época, ele morava em Ipanema e estudava no colégio Santo Inácio.

Em sua casa ele criou o “quarto do som”, onde aparelhos sonoros de primeira linha conviviam com amplificadores e baterias nacionais de qualidade duvidosa. Os ensaios eram barulhentos, mas a mãe de Leoni não se incomodava. A banda que se chamava Chrisma, teve sua única grande apresentação no teatro Ipanema com casa lotada, onde os convidados eram todos do colégio. Ao final do show dividiram o lucro comendo uma pizza no baixo Leblon. Depois de 2 anos de existência, veio o vestibular e a banda se desfez. Segundo Leoni: “alguns amigos da banda resolveram virar homens sérios e foram estudar economia e engenharia”.
-------------------------------------------------------------
Fonte: www.leoni.com.br

Leoni - Só Pro Meu Prazer


Um dos grandes sucessos de Leoni composta em parceria com sua ex-namorada Fabiana Kherlakian no ano de 1986, quando era líder e vocalista do grupo Heróis da Resistência. Este clipe faz parte do dvd ao vivo do cantor lançado pela Som Livre em 2005, contando com a participação do músico e arranjador Eduardo Souto Neto.

Homenageado do Dia: Leoni


Leoni - Garotos II (O Outro Lado)

Um dos grandes cantores e compositores pop do Brasil que vem fazendo sucesso desde a década de 1980 quando fez parte dos grupos Kid Abelha e Heróis da Resistência. Carlos Leoni Rodrigues Siqueira Jr., mais conhecido como Leoni, é o Homenageado do Dia deste domingo.