8 de abr. de 2011

Momento Flashback: Kenny Loggins


Kenny Loggins - Footloose

Norte-americano de Washington, o cantor, compositor e guitarrista Kenny Loggins entrou na música tocando em uma banda de rock chamada The Electric Prunes. Após ir para Los Angeles, compõe suas primeiras músicas no início da década de 1970, após conhecer Jim Messina que lhe abriu as portas para sua carreira na gravadora CBS até 1976, quando desfez a parceria.

Somente em 1977 é que Kenny Loggins gravou seu primeiro disco Celebrate Me Home. A partir daí, inicia uma trajetória de sucesso, compondo temas e trilhas sonoras de filmes e seriados. Em 1979, Loggins fatura o Grammy na categoria de Melhor Canção do Ano ao compor "What a Fool Believes" em parceria com Michael McDonald e, em 1980, outro Grammy como Melhor Vocalista Pop por "This Is It".

Dos temas de cinema, cabe destacar hits que marcaram a década de 1980 como "I'm Alright" (de Clube dos Pilantras), "Footloose" (de Footloose - Ritmo Louco), um dueto com Gladys Knight na música "Double Or Nothing" (de Rocky IV), entre outros. Com mais de 15 discos gravados, Kenny Loggins retornou sua parceria com Jim Messina em 2005 e continua fazendo shows pelo mundo.

7 de abr. de 2011

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 58

Bahiano - Isto É Bom

O lundu (ou lundum) é uma dança de origem africana de pares soltos e criada a partir dos batuques dos negros, veio se popularizar em Portugal no século XVI e é citada como uma "dança silenciosa e indecente". No Brasil, apareceu em fins do século XVIII como canção acompanhada de viola, trazida pelos escravos negros vindos de Angola.

Por volta de 1830, o lundu, possuindo harmonização erudita, invadiu os salões da elite carioca na forma de canção ou dança. A moda, que teve seu apogeu no final do século XIX, durou até a década de 1920, quando lundu, fundido com outras danças como o tango e a polca deu origem ao maxixe.

O ator, comediógrafo e compositor brasileiro baiano Xisto de Paula Bahia, nascido em 1841 em Salvador, chegou a compor alguns dos mais célebres lundus como "A Preta Mina" e "Tirana" (que tratava sobre os versos do poeta Castro Alves), sendo o principal representante e divulgador. Ele se tornou famoso pela insistência com que representava tipos nacionais numa época em que o teatro brasileiro se ressentia fortemente da influência portuguesa.

Merece destaque para a música "Isto É Bom" (ou "Iaiá, Você Quer Morrer?"). Trata-se do lundu de Xisto Bahia composto há mais de 100 anos, que já foi gravada originalmente por Bahiano (pseudônimo de Manuel Pedro dos Santos, natural de Santo Amaro da Purificação-BA) em 1902, numa época em que iniciava as primeiras gravações da música brasileira no Brasil. Eduardo das Neves e Nara Leão também gravaram logo depois em 1908 e 1977, respectivamente.

Xisto Bahia notabilizou-se também como autor de modinhas em "Quis Debalde Varrer-Te da Memória" e "A Luz dos Teus Olhos". O cantor, considerado por muitos críticos como o mais nacional dos atores da época, faleceu em Caxambu, estado de Minas Gerais em 1894.


6 de abr. de 2011

Um pouco sobre Kátia B

Natural do Rio de Janeiro, Kátia Bronstein começou sua carreira de artista no Circo Voador até se tornar conhecida como a Kátia Talismã ao integrar no grupo de dançarinas loiras de palco da banda de Fausto Fawcett e Falange Moulin Rouge, no início da década de 1990.

Logo depois passou a investir em carreira de atriz atuando em filmes, como também em composição. Seu lado de cantora viria a ser descoberta mais tarde ao gravar seu primeiro cd em 2000, já adotando o nome Kátia B que também leva o nome de seu trabalho independente, contando com músicas de Caetano Veloso, Herbert Vianna, Vitor Ramil e outros.

Dois anos depois, vem o segundo disco Só Deixo Meu Coração na Mão de Quem Pode que conta com participação de vários amigos e compositores que também ajudaram em sua carreira como Fausto Fawcett, João Barone (baterista dos Paralamas do Sucesso e atual marido de Kátia), e outros. Em 2007, veio seu terceiro cd Espacial, sendo muito bem recebido pela crítica, apresentando suas parcerias com Suely Mesquita, Lucas Santtana, Fausto Fawcett, além de gravar composições de Milton Nascimento (na regravação de "Cais"), Tom Jobim e Vinícius de Moraes ("O Amor Em Paz") e Vitor Ramil ("Destiny (Be My Friend)").

Com vários shows pelo país, Kátia B continua desenvolvendo suas atividades de cantora e atriz com dedicação e se firmando como uma das gratas revelações da nossa música brasileira.


Kátia B - Cais



Um dos grandes sucessos de Milton Nascimento, com a interpretação de Kátia B.


REVELAÇÃO MPB: Kátia B


Kátia B - Só Deixo Meu Coração na Mão de Quem Pode

O Rio de Janeiro sempre revela grandes talentos para o Brasil. Prova disso é que hoje trago Kátia B como Revelação MPB para todos conhecerem um pouco do seu trabalho.


3 de abr. de 2011

Sintonia::: Especial Jorge Aragão



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos e composições de Jorge Aragão.

Jorge Aragão, hoje

Jorge Aragão - Do Fundo do Nosso Quintal

Os anos que passaram foram ótimos para Jorge Aragão, outros nem tanto. Em 2002, durante uma apresentação em Búzios-RJ, o cantor sofreu um infarto que o afastou temporariamente, voltando no mesmo ano. Nos anos que sucederam, ainda passou por internações e exames.

Hoje, o cantor já possui 33 anos de carreira e mais de 15 discos gravados, dois dvds ao vivo, e continua se apresentando nos palcos brasileiros o melhor de seu samba e suas composições. Para a TV Globo, Jorge compôs o jingle para os desfiles das escolas de samba do carnaval chamado "Globeleza". Outros de seus grandes sucessos destacam: "Vou Festejar", "Doce Amizade", "Feitio de Paixão", entre outros.


Jorge Aragão e sua carreira solo

Jorge Aragão - Coisa de Pele

Antes de sua saída oficial do grupo Fundo de Quintal, Jorge compôs, ao lado de Almir Guineto e Luiz Carlos, um dos clássicos de seu repertório - "Coisinha do Pai" - que ficou marcada na voz de Beth Carvalho. Ao partir pra carreira solo, Jorge Aragão grava seu primeiro disco homônimo em 1982 e no ano seguinte grava Verão, seu segundo álbum e vai gradativamente se firmando como cantor e compositor.

E a consagração ocorre a partir do terceiro disco Coisa de Pele lançado em 1986. O sucesso lhe dá o devido reconhecimento e passa a ter suas composições gravadas por outros grandes sambistas e intérpretes, sem deixar sua carreira de lado.

Na primeira metade da década de 1990, grava mais quatro discos e é convidado pra ser comentarista dos desfiles das escolas de samba do carnaval carioca da TV Globo e, logo depois, pela TV Manchete por quase 12 anos.


Jorge Aragão no Fundo de Quintal

Jorge Aragão e Elza Soares - Malandro

Jorge Aragão da Cruz nasceu no Rio de Janeiro em 1949 e passou a se apresentar desde cedo, influenciado pelo samba. Sua primeira composição veio em 1967 com "Malandro", em parceria com Jotabê que, posteriormente, viria a ser gravada com sucesso por Elza Soares.

Em janeiro de 1970, viria a integrar um dos grandes grupos de pagode do Brasil: o Fundo de Quintal. Composto por integrantes que faziam parte da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense e criado a partir do bloco carnavalesco Cacique de Ramos, o grupo chegou a contar, além de Jorge, com Almir Guineto, Bira Presidente, Neoci, Sereno, Sombrinha e Ubirany, cantando sucessos próprios e interpretações de outros expoentes do samba.

Em 1978, a cantora Beth Carvalho convidou o grupo para participar de seu disco Pé no Chão que o projetou ainda mais no meio artístico. Só após 10 anos é que o Fundo de Quintal grava o primeiro LP Samba É no Fundo de Quintal. No ano seguinte, Jorge Aragão, juntamente com Almir Guineto, saem do grupo e partem para a carreira solo.


Jorge Aragão - Doce Amizade


Um dos grandes sucessos de Jorge Aragão, neste clipe oficial onde canta a música "Doce Amizade".


Homenageado do Dia: Jorge Aragão


Jorge Aragão - Vendi Meu Peixe

Hoje o blog traz um pouco sobre a vida e a obra do sambista, cantor e compositor Jorge Aragão que é o Homenageado do Dia.