1 de abr. de 2011

Momento Flashback: INXS


INXS - Never Tear Us Apart

Tendo Michael Hutchence nos vocais, Garry Gary Beers no baixo, Tim Farriss na guitarra, Kirk Pengilly na guitarra e sax, Andrew Farriss nos teclados e Jon Farriss na bateria, a banda de rock australiana surgiu em Sidney e adotou o nome The Farriss Brothers em 1977, mas que logo mudou para INXS ("In Excess") em 1980 quando veio a gravar seu primeiro disco.

Gravando um disco por ano, chega ao estrelato com o quarto álbum The Swing, com destaque para a música "Original Sin". Do new wave ao rock, a banda foi buscando sua própria identidade musical a cada trabalho e conquistando pouco a pouco, vários fãs em todo o mundo em seus shows e com um sucesso atrás do outro. Com o disco Kick, de 1987, que trouxe vários hits nas rádios a exemplo de "Need You Tonight", "New Sensation" e "Never Tear Us Apart", chegando a figurar a terceira posição dos 200 discos mais vendidos pela Billboard.

O sucesso do INXS continuou na década de 1990 a partir do disco X que emplacou com "Suicide Blond", "By My Side", entre outros. Em 1997, o mundo recebe a triste notícia sobre o falecimento do vocalista Michael Hutchence. Após o incidente, Jimmy Barnes e Terence Trent D'Arby são chamados pra assumir os vocais temporariamente e, mais tarde, Jon Stevens integra a banda chegando a ficar até 2003.

Passado mais de 10 anos sem gravar um disco, em 2005 a banda realizou um concurso para escolha de um novo vocalista definitivo em um programa de tv norte-americano chamado Rock Star. Ao final, foi escolhido o cantor canadense Jason Dean Bennison, conhecido como J.D. Fortune. Com isso, o INXS grava novo disco no mesmo ano intitulado Switch. Em 2009, houve um incidente envolvendo Fortune e a banda que acabou culminando no seu afastamento em Hong Kong. Em 2010, Fortune retorna à banda e continua apresentando-se como vocalista permanente do INXS até os dias atuais.


31 de mar. de 2011

A Música no Mundo e no Brasil - parte 57

João Gilberto e Stan Getz e Stan Getz - Desafinado

A bossa nova foi um movimento lançado no Rio de Janeiro no final da década de 1950 por cantores e compositores de classe média: Carlos Lyra, Roberto Menescal, Ronaldo Bôscoli, Nara Leão e outros. Seu surgimento é demarcado pelo LP Canção do Amor Demais (de 1958), gravado por Elizeth Cardoso, de cujo acompanhamento participava o violonista João Gilberto com uma nova forma rítmica, uma batida diferente, logo batizada de bossa nova.

No compacto simples gravado neste mesmo ano que incluía as faixas "Chega de Saudade" (Tom Jobim e Vinícius de Moraes) e "Bim-Bom" (João Gilberto), além do LP Chega de Saudade (de 1959), João Gilberto consubstanciou o novo estilo e suas características: maior integração de melodia, harmonia e ritmo (em lugar do pedromínio da melodia); uma maneira de cantar intimista em que a voz se integrava ao conjunto como um instrumento; e letras mais depuradas e temas liricamente aproveitados do coloquialismo do dia-a-dia. Além de João, Tom Jobim e Vinícius de Moraes, outros cantores também deram suas contribuições ajudando na popularização da bossa nova como Marcos Valle, Astrud Gilberto e Sérgio Mendes.

Rica em harmonia, musicalmente mais modulada, a bossa nova teve precursores como Mário Reis, Dick Farney, Lúcio Alves, Tito Madi e Johnny Alf. A influência do jazz e de compositores eruditos como Debussy foi relevante na sua aceitação internacional, sobretudo nos Estados Unidos. A partir do festival de bossa nova no Carnegie Hall em 1962, em Nova York, o movimento alcançou êxito mundial.

Na segunda metade da década de 1960, surgiu uma nova linha com uma canção de cunho participante com Geraldo Vandré, Edu Lobo e Sérgio Ricardo. No início da década de 1970, alguns iniciadores do movimento (Lyra e Nara), numa reviravolta revisionista, lideraram uma volta às raízes do samba negro, "de morro" com interpretações de Cartola, Zé Keti e Nelson Cavaquinho. Esta nova tendência acentuou-se com o tropicalismo e uma música marcadamente nacionalista representada por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e Milton Nascimento.

A bossa nova original ainda continua viva graças aos bons apreciadores e amantes da boa música. Quando completou 50 anos em 2008, houve várias homenagens e programas especiais dedicados ao movimento, com shows pelo país, artigos e matérias contando sobre a sua história.


30 de mar. de 2011

Um pouco sobre Toninho Nascimento

Toninho Nascimento é cantor, compositor e intérprete. Começou na música tocando em bares da capital paulista até vir a trabalhar com o cantor Cauby Peixoto e, em seguida, partir para sua carreira musical.

Seu primeiro disco saiu como trabalho independente em 1988 com o compacto Jeito de Querer. Da mpb para o trabalho gospel, Toninho foi amadurecendo em suas apresentações e, com sua boa voz, foi conquistando seu público gradativamente.

Logo depois grava seu primeiro cd Adorada Estrela Guia. Mostrando o melhor da mpb e cantando suas próprias músicas, Toninho já conta com 9 cds gravados, além do dvd Vale a Pena Ouvir de Novo, lançado ao vivo em 2007. Chegou a fazer apresentações na tv, como Sr. Brasil (TV Cultura) e o Programa Raul Gil (Bandeirantes) onde recebeu maior projeção em sua carreira. Atualmente continua fazendo shows pelo Brasil e em outros países.


Toninho Nascimento - A Ladeira


Apresentação ao vivo do cantor no Centro Cultural de São Paulo em 2007, onde canta sua composição "A Ladeira", que faz parte do disco Adorada estrela Guia, de 1997.


REVELAÇÃO MPB: Toninho Nascimento


Antônio Durval do Nascimento, mais conhecido como Toninho Nascimento, veio de São Paulo e já vem há um tempo conquistando seu público através de sua música e suas interpretações. É a Revelação MPB que trago nesta quarta-feira.


27 de mar. de 2011

Sintonia::: Especial Simply Red



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de Simply Red.

Fim do Simply Red e Carreira Solo de Hucknall

Simply Red - You Make Me Feel Brand New

Juntamente com seus empresários, Mick Hucknall cria sua marca, selo e site oficial na internet, lançando Home, o oitavo cd de Simply Red - Home - em 2003 que volta com sucessos próprios e algumas regravações, com destaque para "Sunrise" e "You Make Me Feel Brand New", do grupo norte-americano The Stylistics. Por este trabalho faturou o Duplo Disco de Platina no Reino Unido, Disco de Ouro no Canadá e Disco de Platina na Europa.

Em 2005 grava o ótimo disco Simplified que reúne seus grandes sucessos em novos arranjos e com um single inédito ("Perfect Love"). O último disco saiu em 2007 com Stay, considerado por diversos críticos como o seu melhor trabalho.

Perto de completar 25 anos de carreira, Mick Hucknall anuncia a toda a imprensa que irá encerrar as atividades da banda Simply Red com uma turnê iniciando em 2009 até o final de 2010. A nova formação conta com Ian Kirkham no sax e teclados, Dave Clayton nos teclados, Kenji Suzuki na guitarra, Kevin Robinson no sopro e percussão, Steve Lewinson no baixo e Pete Lewinson na bateria. Paralelo às apresentações, Mick grava seu primeiro disco solo dedicado ao cantor de blues Bobby Bland em 2008.

O show final de Simply Red aconteceu no dia 19 de dezembro de 2010, no O2 Arena, em Londres, Inglaterra, com a turnê Farewell, The Final Tour. Ao dar adeus ao seu público, Mick Hucknall parte para sua carreira solo.


Simply Red na década de 1990

Simply Red - For Your Babies

Em 1991, Simply Red grava seu quarto álbum sendo o trabalho mais autoral de Hucknall. Stars recebe o prêmio do BRIT Awards e do World Music Awards na categoria "Melhor Álbum" e foi um dos mais vendidos em todo o mundo. As músicas "Something Got Me Started", "Your Mirror", "For Your Babies" além da faixa-título impulsionaram o sucesso nas paradas britânicas e em outros países.

A partir daí parte para a turnê de divulgação do disco, apresentando-se no Festival de Jazz de Montreux em 1992, um show em Hamburgo que foi registrado no vídeo A Starry Night With Simply Red e, novamente no Brasil, participando do Festival Hollywood Rock em 1993.

Desde o início da carreira, a banda vinha tendo constantes mudanças em sua formação original, ficando cada vez mais centrada no vocalista Mick Hucknall. O disco seguinte - Life - emplacou com "Fairground" que alcançou o primeiro lugar nas paradas do Reino Unido.

Ainda na mesma década, Simply red grava sua primeira coletânea oficial Greatest Hits e lança mais dois álbuns.

Simply Red na década de 1980

Simply Red - If You Don't Know Me By Now

O repertório do Simply Red combinava a música pop com o new romantic predominante na época. Com a bela voz e o carisma de Mick Hucknall, a banda já ia conquistando vários fãs na Inglaterra como em outros países como os Estados Unidos, onde a música "Holding Back the Years" atingiu o topo da Billboard. Em seguida, a banda se apresenta no Festival de Jazz de Montreux de 1986.

Em 1987 grava seu segundo disco Men and Woman, com destaque para a faixa "The Right Thing" e a regravação de "Every Time We Say Goodbye", de Cole Porter. Em 1988, se apresentou no Brasil como uma das atrações do Hollywood Rock.

O terceiro disco A New Flame trouxe mais uma regravação de sucesso com "If You Don't Know Me By Now", do grupo norte-americano Harold Melvin and the Blue Notes que fez sucesso na década de 1970. A canção rendeu ao Simply Red um Grammy na categoria de Melhor Canção.

Quem é Mick Hucknall?

Simply Red - Come To My Aid

Michael James Hucknall nasceu em Denton, situada ao oeste do centro da cidade de Manchester, sento parte do condado de Lancashire no Reino Unido. Criado ainda criança pelo pai, após ser abandonado pela mãe, estudou na Audenshaw School, em Audenshaw, próximo a Manchester.

Na década de 1970 teve sua primeira investida na música surgiu como DJ e fazendo alguns shows até se tornar conhecido da mídia e ser levado a um programa de televisão. A respeito dos shows que fazia, o apresentador perguntou seu nome que lhe respondeu "Apenas Vermelho" ("Simply Red") devido à cor avermelhada do cabelo de Mick. Outra marca registrada que Mick usa atualmente é uma pedra de diamante encravada em um dos dentes (antes usava de rubi).

Ainda tentou sucesso como cantor ao fazer parte da banda punk Frantic Elevators que não durou muito tempo. Em 1984, juntamente com Fritz McIntyre nos teclados, Dave Fryman na guitarra (logo substituído por Sylvian Richardson, Tony Bowers no baixo, Chris Joyce na bateria e Tim Kellett no trompete, criou a banda Simply Red que gravou seu primeiro disco Picture Book no ano seguinte, emplacando os primeiros hits da carreira como "Come To My Aid" e a balada "Holding Back the Years", um dos grandes clássicos do seu repertório.


Simply Red - Perfect Love


Primeiro single do nono disco Simplified que reuniu seus grandes sucessos com novos arranjos em 2005.

Homenageado do Dia: Simply Red


Simply Red - Holding Back the Years

Considerado um dos maiores artistas da música pop da década de 1980 e 1990, Mick Hucknall marcou gerações ao liderar a banda Simply Red que recebe a homenagem neste dia.