7 de jan. de 2011

Momento Flashback: Kim Wilde


Kim Wilde - Kids In America

Cantora pop britânica nascida no distrito de Chiswick, localizado em Londres na Inglaterra. A música viria a fazer parte de sua vida por ser filha de um pai cantor (Marty Wilde) que fez sucesso na década de 1950. Junto com o irmão Ricky Wilde, formou uma parceria responsável pelas composições que viriam a fazer sucesso na década de 1980 em diante.

Assim, o primeiro sucesso viria em seu disco de estréia (Kim Wilde, de 1981) com "Kids In America" que ficou em segundo lugar nas paradas do Reino Unido, além de emplacar com "Chequered Love". O sucesso repetiu com o segundo disco Select gravado no ano seguinte com destaque para as músicas "Ego" e "Cambodia", chegando a obter altas vendagens no Reino Unido e tornando-se conhecida em outras partes da Europa.

Na segunda metade da década, novos discos e a sua fama cresce ainda mais até a década de 1990 quando lança sua primeira coletânea The Singles Collection 1981-1993 reunindo sucessos nos seus 12 anos de carreira, após ter gravado oito discos. Porém, o seu próximo trabalho não repete as vendagens de seus trabalhos anteriores e se afasta da música para dedicar-se à TV e à sua família (casa-se em 1996 e tem dois filhos).

Volta no ano de 2001 para o lançamento de outra coletânea (The Very Best of Kim Wilde) e em 2006 com novo cd de músicas inéditas (Never Say Never), mas longe do auge conquistado até a primeira metade da década de 1990. Hoje dedica mais sua vida na tv e escrevendo livros sobre jardinagem.


6 de jan. de 2011

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 54

Waldir Azevedo - Pedacinhos do Céu

Segundo alguns autores, o choro (ou chorinho) é de origem africana: os negros cafres executavam uma espécie de concerto vocal, o xolo, que foi trazido para o Brasil, confundindo-se essa palavra africana com a portuguesa "choro". Porém, a hipótese mais aceita é a que define o choro como uma maneira de executar a música de salão (polca, tango, valsa, xotes, etc) importada e consumida no Rio de Janeiro a partir de mados do século XIX.

O flautista Joaquim Antônio da Silva Calado (1848-1880) teria sido o primeiro a organizar conjuntos de choro que se constituíam de grupos de instrumentistas (inicialmente com flauta, violão e cavaquinho, sendo mais tarde incorporado o bandolim, oficlide, clarineta, trompete, etc.) e compositores que se tornaram conhecidos como "chorões" pela maneira de tocar.

Sentimental e plangente ou saltitante e brejeiro, o choro requer grande virtuosismo e capacidade de improvisação. A exemplo de Villa-Lobos, vários autores de tendência nacionalista utilizaram-se dessa forma musical popular. Na música popular brasileira, os nomes mais famosos dessa época foram Chiquinha Gonzaga, Silva Calado, Anacleto de Medeiros, Irineu Batina, Mário Cavaquinho, Sátiro Bilhar, Candinho Trombone e Pixinguinha. Alguns dos clássicos do choro são: "Carinhoso" (Pixinguinha), "Pedacinhos do Céu" e "Brasileirinho" (ambas de Waldir Azevedo), "Tico-Tico no Fubá" (Zequinha de Abreu), entre outros.


5 de jan. de 2011

Biografia de Jana Figarella

Jana Figarella - Não Interessa

Jana Figarella já alcançava seus 16 anos quando, descoberta por um professor de sua escola, despertou interesse pela música. Convidada a ingressar no coral de seu instituto (Gentil Bittencourt/Belém-PA), passou a ter os primeiros contatos musicais, mas devido a grande timidez, decidiu, na época, não levar esse dom a sério. Morou por um ano em Santarém no Pará e almejando alçar vôos maiores, mudou-se para Recife, onde objetivava cursar faculdade de artes cênicas, curso que, até então, não havia em sua cidade.

Dedicou alguns anos de sua vida exclusivamente ao teatro até conhecer o cantor e hoje amigo, Almir Rouche que, acreditando no talento da cantora, deu seu ponta pé inicial. Jana Figarella participou das gravações do álbum EVOÉ Brasil ao lado do amigo e desde então decidiu que a música não seria apenas um hobby na sua vida, passando a desenvolver um trabalho de aperfeiçoamento. Cantou em bandas de diversos estilos as quais mostraram à cantora as várias facetas da música, porém ela sentia que ainda não eram sua identidade no mundo musical.

Admiradora e ouvinte assídua de MPB, Bossa, MPP, Jazz, Samba, Blues, Rock...Tem como objetivo mesclar todos esses sons para criar seu produto final. Pisou pela primeira vez num palco em 2003, no bar Arcada Bistrô ao lado de Gustavo Travassos e Nena Queiroga, grandes cantores, ídolos e incentivadores. Hoje, mais íntima dos palcos, está sempre cantando em bares e casas de shows que não se limitam na cidade onde reside atualmente (Recife). Santarém, Belém, Itaituba, Goiânia e Fortaleza, são algumas das cidades onde Jana Figarella, em tão pouco tempo de estrada, se apresentou e realizou seus shows.

No ano de 2005 foi selecionada para participar da pré-seleção do programa "FAMA" da rede Globo, ficando entre as 40 finalistas de todo nordeste (Foram 16.400 inscritos) Não satisfeita apenas cantando, Jana Figarella, investe em instrumentos percussivos, tendo realizado shows com vários cantores como Isabela Moraes, Raquel Ramos e Paulo Neto, participante do programa IDOLOS do SBT. Em 2006 iniciou o processo de gravação do seu primeiro CD independente, onde grava composições próprias em letras e melodias, o que nos deixa explícito suas influências e tão transparente sua personalidade. Ainda em 2006, participou da FECAN, festival da canção, em Porto de Trombetas, onde sua música ganhou em primeiro lugar geral além do troféu de melhor compositora.

Há quem diga que a grande diferença desta jovem cantora é o carisma, a espontaneidade e a sensibilidade. Jana Figarella também conta com composições próprias em letras e melodias, o que nos deixa explícito suas influências e tão transparente sua personalidade.
------------------------------------------------------------------
Fonte: http://www.myspace.com/janainafigarella


REVELAÇÃO MPB: Jana Figarella



Jana Figarella - Mão

Cantora e compositora natural de Santarém, estado do Pará, Janaína Aparecida Figarella Gouvêa surgiu artisticamente em 2007 como Jana Figarella. É mais uma Revelação MPB que trago nesta quarta-feira.


3 de jan. de 2011

Blog Sintonia - 2011

Neste novo ano de 2011, o blog Sintonia retorna após o recesso natalino e ano novo. Espero que todos tenham comemorado bem com sua família, amigos, companheiros ou da forma como escolheram, desde que o importante é que tenham passado com saúde!

E retorna com uma modificação referente aos comentários. Antes de mais nada, agradeço a todos que comentaram nos diversos espaços e seções deste blog, seja se identificando ou não. Só que, a partir de hoje, somente serão aceitos os comentários com a devida identificação.

Para os que não sabem fazer isso é simples. Basta fazer um cadastro no Google, que é o site mais conhecido de todos para poder logar com nome e senha. Quem tiver conta no Google ou Orkut, poderá entrar com a mesma senha aqui também para comentar onde desejar.

Enfim, por enquanto é a única mudança que trago neste início de ano. Breve virão mais novidades, além dos que já venho postando por aqui, sempre com muita informação e música.

Feliz 2011 e mais uma vez obrigado a todos pela compreensão e por prestigiar o blog.

Abraços,
Junior Silva.