3 de jun. de 2011

Momento Flashback: Joy Division


Joy Division - Love Will Tear Us Apart

Em Manchester, na Inglaterra, Ian Curtis assistiu a uma apresentação da banda Sex Pistols em meados da década de 1970 quando teve a inspiração de entrar na música. Após conhecer o guitarrista e tecladista Bernard Albrecht (ou Bernard Sumner) e o baixista Peter Hook que estavam montando uma banda, decidiu ser o vocalista, compositor e guitarrista. Unindo-se ao baterista Stephen Morris que entrou logo depois vieram, inicialmente, a formar a banda Warsaw em 1976 que, logo depois, mudaria o nome para Joy Division.

No começo foi difícil até Ian conseguir um contrato com a gravadora Factory Records, lançando o primeiro single "Shadowplay", seguido do EP An Ideal For Living, em 1978. O álbum de estréia viria um ano depois com Unknown Pleasures pela gravadora Strawberry Studios, em Stockport. Apesar de nascer no cenário punk na época, seu som iria influenciar, mais tarde, o movimento new wave na primeira década de 1980.

Depois Joy Division gravou mais um disco - Trasmission - e começa a se tornar cada vez mais conhecida com vários shows e aparições na TV. Neste tempo, Ian Curtis já vinha tendo problemas pessoais como o divórcio de seu casamento e alguns problemas de saúde que manifestavam em algumas de suas apresentações. Por ter tentado overdose e lhe causado epilepsia, o vocalista da Joy Division foi internado no hospital.

Quando recebeu alta, os problemas de Ian Curtis não pararam. Por esta razão, antes da primeira apresentação da banda nos Estados Unidos, cometeu suicídio em maio de 1980. Neste tempo, a banda chegou a lançar um compacto com um dos grandes sucessos da Joy Division - "Love Will Tear Us Apart" - que ficou várias semanas nas paradas de sucesso no mesmo ano e, também, já estava terminando de gravar músicas de Closer, que se tornou um álbum póstumo meses depois de seu lançamento no mercado.

Com a morte de Ian Curtis, os outros integrantes vieram a criar a banda New Order juntamente com Gillian Gilbert e continuar seu sucesso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário