19 de nov. de 2010

Momento Flashback: Stryper


Stryper - I Believe In You

A banda Stryper existe há 27 anos. No início era conhecido por Roxx Regime e que logo mudou de nome sendo uma abreviatura de "Salvation Through Redemption Yielding Peace, Encouragement and Righteousness" (Salvação Através de Redenção, Trazendo Paz, Encorajamento e Retidão"). Foi criada em Orange County, na California, Estados Unidos, pelos irmãos Michael e Robert Sweet, que eram responsáveis pela maior parte das composições, juntamente com o guitarista Oz Fox. O baixista Timothy Gaines completava o quarteto.

Sendo uma banda de metal mais voltada ao público cristão, a banda Stryper lançou seu primeiro disco em 1984 com The Yellow and Black Attack originalmente com seis faixas e relançado três anos depois, ganhando duas novas faixas. O segundo disco Soldiers Under Command, de 1985, foi bem recebido pelo público e reconhecimento da crítica, chegando a figurar na lista da Billboard's Top 200 Album. Com o terceiro disco To Hell with the Devil ganha o primeiro Disco de Platina, impulsionado pelo sucesso da balada "Honestly", que rendeu um vídeo-clipe que estreiou em primeiro lugar na MTV.

No Brasil, a banda se torna conhecida em 1988 ao lançar o disco In God We Trust, tendo a música "I Believe In You" incluída na trilha sonora da novela global "O Salvador da Pátria" no ano seguinte. Durante sua turnê, a banda inicia mudanças no comportamento que logo se desfaz em 1992, quando Michael Sweet deixa a banda para seguir carreira solo, enquanto que os outros integrantes partem para novos projetos.

Em maio de 2000, a Stryper ensaia seu retorno aos palcos, começando em Nova Jersey até sua volta em definitivo em 2003, a convite da gravadora Hollywood Records, que lança o disco Seven, The Best Of Stryper, reunindo grandes sucessos da banda, além de duas faixas inéditas. Contando com a formação original e com a entrada de Tracy Ferrie no baixo, a banda grava novo disco Reborn, em 2005. Desde o ano passado, com o lançamento do disco Murder by Pride, a banda Stryper vem realizando novos shows em todo o mundo.


18 de nov. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 48


Tchaikovski - O Lago dos Cisnes

Piotr Ilyich Tchaikovski (ou Tchaikovsky) foi um compositor russo nascido em Votkinsk, no ano de 1840, que se tornou muito conhecido no Ocidente pela sua música e harmonia.



A música começou a fazer parte de sua vida ainda na infância, tendo aprendido a tocar árias de moda em um pequeno piano de sua casa. Ao se mudar em 1848 para São Petersburgo, passou a ter aulas de música. Logo depois estudou Direito pela Escola de Direito de São Petersburgo, onde cursou até 1859, se torna funcionário público do Ministério da Justiça e, logo depois, matriculou-se no Conservatório de Música da cidade. A partir daí, Tchaikovski abandonou a carreira administrativa para dedicar-se à música e, em 1866, foi nomeado professor do Conservatório de Moscou.



Passa a conhecer grandes músicos clássicos da época como Rimsky-Korsakov, Liszt, Balakirev, entre outros. Em 1876, conhece a baronesa Nadyezhda von Meck, a quem dedica a "Sinfonia nº 4 em Fá Menor", opus 36. No mesmo ano, nasce uma de suas grandes obras, ao receber o encargo de um coreógrafo do Teatro Bolshoi de Moscou: o balé "O Lago dos Cisnes".



Como regente, empreendeu diversas viagens pela Europa e uma pelos EUA em 1891, enquanto firmava sua reputação como autor. Em junho de 1893, Tchaikovsky recebe o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Cambridge. Em outubro do mesmo ano sua saúde se agrava profundamente. Dia 6 de Novembro de 1893, Tchaikovsky morre aos 53 anos, em São Petersburgo.



Sua obra, muito extensa, abrange todos os gêneros: seis sinfonias; aberturas (como "Romeu e Julieta", "1812" e "Hamlet"); o poema sinfônico "Francesca da Rimini" (1877); óperas ("A Dama de Espadas", de 1890); três concertos para piano; quartetos para cordas; numerosas coleções para peças de piano (como a conhecida "Valsa Em Fá Sustenido Menor"); entre outras. Um de seus últimos trabalhos foi o balé "O Quebra-Nozes", criado entre 1891 e 1892.



Tchaikovski foi um compositor altamente emocional, às vezes melodramático. É duplamente discutido, seja no Ocidente pelos admiradores e adversários, e na Rússia por sua qualidade de compositor nacional ou, ao contrário, ocidentalizado.



Próxima semana falarei de Rimsky-Korsakov, até lá!

17 de nov. de 2010

Quem é Lanna Rodrigues?

Natural de São João do Meriti, estado do Rio de Janeiro, Lanna Rodrigues veio de uma infância pobre. O gosto pela música surgiu ao se matricular na oficina de música do CIEP Mário Lima na Baixada Fluminense onde estudava. Paralelo às aulas de violão que tomava, Lanna estudava em colégio público e obteve bolsa para ingressar na Faculdade de Direito, que não chegou até o fim, vindo a decidir pela carreira musical.

Lanna se apresentava cantando nos barzinhos cariocas e foi, aos poucos, conquistando seu público. Dedicando-se totalmente à música, a cantora teve aulas de canto e matriculou-se na Escola de Música Villa-Lobos. Logo depois, passou a participar de vários festivais e abrir shows para alguns artistas.

Os primeiros trabalhos profissionais vieram a partir de 2007 com o lançamento do dvd As Novas Divas Brasileiras, gravado ao vivo no Centro Cultural de São Paulo, e do seu primeiro cd Marcas do Passado, em 2008, revelando seu lado como cantora e compositora. Seu primeiro grande sucesso foi a música "Cicatrizes".

Lanna Rodrigues - De Vez Em Noites


Lanna Rodrigues apresentando uma de suas composições no programa WTN Show, apresentado por Vinny.


REVELAÇÃO MPB: Lanna Rodrigues


Lanna Rodrigues - Cicatrizes

Mais um novo talento surge na mpb. Trata-se de uma cantora jovem do Rio de Janeiro que começa a mostrar para o Brasil um pouco da sua música e voz. Lanna Rodrigues é a Revelação MPB de hoje.


14 de nov. de 2010

Sintonia::: Especial Oswaldo Montenegro



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições e interpretações de Oswaldo Montenegro.

Oswaldo Montenegro e seus 30 anos de carreira

Oswaldo Montenegro - Sem Mandamentos

Desde 2000 até hoje, Oswaldo tem feito novas montagens teatrais e regravado sucessos em seus discos. Em 2005, comemora seus 25 anos de carreira com o lançamento do cd 25 Anos - Ao Vivo, que vende mais de 100 mil cópias.

Em 2006, ganha um programa denominado Letras Brasileiras (referência a um dos seus discos) no Canal Brasil, onde apresenta juntamente com Roberto Menescal. No mesmo ano, grava o disco A Partir de Agora, apresentando canções inéditas, com destaque para "Quando a Gente Ama", além das participações especiais de Zé Ramalho e Alceu Valença.

Neste ano, comemorando 30 anos de carreira, Oswaldo volta com o dvd Quebra-Cabeça Elétrico e um novo cd - Canções de Amor - e realizando novos shows pelo país, sempre acompanhado da flautista Madalena Salles, amiga de longa data do cantor que já gravou mais de 25 discos.


Oswaldo Montenegro e sua popularidade

Oswaldo Montenegro - Lua e Flor

Oswaldo Montenegro ainda participou da peça "Os Menestréis", título que acabou ficando para o artista que também compôs sua trilha sonora, em 1986. Em 1988, lança seu primeiro LP ao vivo que se torna um dos mais vendidos pela Som Livre, gravadora onde fica até 1992 onde gravou mais três discos.

Composta em 1984, a canção "Lua e Flor" faz grande sucesso em 1989, sendo parte da trilha sonora da novela global "O Salvador da Pátria", tocando direto nas rádios e dando maior projeção à carreira de Oswaldo Montenegro que passa a fazer shows em todo o país. Em 1993, grava o disco Seu Francisco, totalmente dedicado à obra de Chico Buarque, de quem é fã confesso.

Em 1997 grava e dirige a peça musical O Vale Encantado (adaptado do livro homônimo escrito três anos antes), dedicado ao público infantil e contando com participação de Tânia Maya e outros artistas. No mesmo ano, o cantor junta-se a Roberto Menescal para a gravação e produção do cd Letras Brasileiras, reunindo músicas de vários compositores da nossa música como Chico Buarque, Paulinho da Viola, Dolores Duran, exceto a faixa-título, de autoria do próprio Oswaldo. Já no ano seguinte, Oswaldo recebe o tótilo de cidadão honorário de Brasília, cidade onde passou a morar desde a década de 1970 e que se tornou tema de várias de suas canções.

Após lançar novas peças musicais em cd (entre elas, A Lista), Oswaldo Montenegro celebra os 20 anos de carreira com o show "Vinte Anos de Histórias" no ano de 2000.


O começo da carreira de Oswaldo Montenegro

Oswaldo Montenegro e Glória Pires - Drops de Hortelã

Após gravar seu primeiro compacto "Sem Mandamentos" pela Som Livre em 1975, Oswaldo lança mais dois discos nos anos seguintes (Trilhas, em 1977; e Poeta Maldito... Moleque Vadio, em 1979) que destacam músicas conhecidas de seu repertório como "João Sem Nome", "Metade" e "Léo e Bia", e participa do festival da TV Tupi em 1979, emplacando seu primeiro grande sucesso - "Bandolins" - que conquistou o terceiro lugar na classificação geral e saiu em LP no ano seguinte, revelando seu talento como compositor.

Em quase toda a década de 1980, Oswaldo chega a gravar um disco por ano. Logo no início da década, participa do Festival de Música Popular Brasileira Shell, da TV Globo, tornando-se vencedor com a música "Agonia", de autoria de Mongol, seu amigo de infância.

Revela-se escritor de peças teatrais, compondo suas trilhas sonoras como A Dança dos Signos, em 1982, com estréia no Rio de Janeiro. Outras peças, também escritas por Oswaldo, tiveram boa receptividade junto ao público como Léo e Bia em 1984 (que teve as atrizes Isabela Garcia e Tereza Seiblitz no elenco).

Em 1985 grava o compacto Drops de Hortelã, que conta com a participação da atriz Glória Pires na faixa-título e inclui a música "O Condor", canção que participou do Festival da TV Globo.


Oswaldo e sua infância

Oswaldo Montenegro - Intuição

Oswaldo Viveiros Montenegro nasceu em 15 de março de 1956, no Grajaú, Rio de Janeiro, filho mais velho de quatro irmãos. Sempre adorou ler e devorava coleções de Júlio Verne, Monteiro Lobato, Malba Tahan.

Aos 7 anos mudou-se para São João Del Rey, Minas Gerais, onde passou boa parte da infância. O espírito seresteiro de Minas influenciou toda a vida de Oswaldo. À noite, pulava a janela de casa para acompanhar amigos de seu pai em serestas noturnas para namoradas. Apaixonado por essa música tão viva e presente em seu dia a dia começou, aos 8 anos, a estudar violão com um desses seresteiros e compôs sua primeira canção, "Lenheiro", nome do rio que corta a cidade.

Aos 13 anos, já de volta ao Rio de Janeiro, venceu seu primeiro festival, com a "Canção Pra Ninar Irmã Pequena", música que mais tarde gravaria na trilha do vídeo infantil O Vale Encantado, com o título "Canção Pra Ninar Gente Pequena". Em 1971, mudou-se com a família para Brasília, cidade que viria a adotar e que é tema constante em sua obra. Foi nessa cidade que Oswaldo conheceu e manteve estreito contato com a família Prista Tavares, da qual fazia parte o Maestro Otávio Maul. Essa foi uma influência decisiva. Através deles, entra em contato com a música erudita. Apaixonado, assiste a concertos, conhece obras, passa noites conversando, se interessa pela técnica e teoria musicais. Estuda muito sozinho, lendo sem parar obras que caem em suas mãos sobre Música, História da Música, grandes compositores.

Aos 14 anos, ainda em Brasília, começou a participar com freqüência dos festivais da cidade. Conhece, então, amigos e parceiros que o acompanhariam pela vida a fora como José Alexandre, Raimundo Marques, Ulysses Machado, Madalena Salles. Começa a fazer shows e a escrever arranjos para suas músicas.

Em 1972 teve a música "Automóvel" classificada no último Festival Internacional da Canção, da Globo. Apresenta-se, assim, pela primeira vez, num festival de vulto nacional. Chegou a cursar duas Faculdades, Comunicação e Música, ambas incompletas.

Em 1974, em parceira com o amigo de infância e parceiro Mongol, escreveu sua primeira peça musical, "João sem Nome", encenada em 1975, no Teatro Martins Pena, de Brasília. Em 1976, o espetáculo é reencenado, dirigido dessa vez por Hugo Rodas, coreógrafo uruguaio que viria a ter grande influência no trabalho de teatro de Oswaldo. Essa segunda montagem é apresentada no Rio de Janeiro, onde é assistida pelo renomado crítico de teatro Yan Mishalsky, que compara o grupo aos antigos menestréis que, na Idade Média, sobre uma carroça, corriam de cidade em cidade, apenas com seus instrumentos, suas vestes e sua voz, para contar e cantar histórias para platéias, nas praças. Mishalsky chama o grupo de Os Novos Menestréis, título que acompanharia Oswaldo por muito tempo.
------------------------------------
Extraído do site oficial http://www.oswaldomontenegro.com.br/










Oswaldo Montenegro - Quando a Gente Ama


Clipe da música "Quando a Gente Ama", de Marcelo Barbosa Barreti, Nil Bernardes e Fábio Caetano, na voz de Oswaldo Montenegro, e que faz parte do cd A Partir de Agora.


Oswaldo Montenegro: Homenageado do Dia



Oswaldo Montenegro - Bandolins

Cantor, compositor e músico, Oswaldo Montenegro é o Homenageado do Dia de hoje.