2 de out. de 2010

Aviso: Homenagem do Dia

Em virtude das Eleições 2010 neste domingo, não será apresentada a seção "Homenagem do Dia", retornando no próximo domingo. A todos, um ótimo fim de semana!

Junior Silva.

1 de out. de 2010

Momento Flashback: Christopher Cross

Christopher Cross - Sailing

O norte-americano Christopher Charles Geppert nasceu na cidade de San Antonio, estado de Texas em 1951. No início da década de 1970, chegou a substituir temporariamente o guitarrista Richie Blackmore da banda Deep Purple, vindo logo depois a ser conhecido Christopher Cross. Seu primeiro disco homônimo foi gravado em 1979.

No ano seguinte, vem a consagração. Christopher consegue um feito até então inédito ao ganhar 5 Grammy Award (premiação máxima da música mundial) num só ano, nas categorias de "Álbum do Ano" e "Melhor Artista Revelação", além das 3 estatuetas obtidas pelo sucesso fenomenal do primeiro single de Cross com "Sailing" ("Melhor Arranjo", "Gravação do Ano" e "Música do Ano"). A música ficou em primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos. Outro destaque do disco foi a canção "Ride Like the Wind".

Em 1981, Cross compõe, junto com o pianista Burt F. Bacharach, a música "Best That You Can Do" que vira tema do filme Arthur. A canção conquista o Globo de Ouro de melhor canção original. Logo volta a gravar seu segundo disco Another Page em 1983, mas que não tem mesma repercussão do trabalho antecessor. Mesmo assim, a música "Think of Laura" chegou a estar entre as 10 mais tocadas, segundo a Billboard.

Christopher Cross ainda continua em atividade, já tendo lançado mais de cinco discos. Seu último trabalho foi lançado em setembro deste ano com o cd Dr. Faith.


30 de set. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 41

Brahms - Lullaby

Johannes Brahms, simplesmente conhecido como Brahms, foi um pianista, regente e compositor alemão, nascido em Hamburgo em 1833. Membro de uma família modesta, iniciou na música através de seu pai, se revelando ao público como um pianista prodígio. Porém, seu encontro com o músico e pianista Schumann em 1853, foi que determinou sua carreira.

Tornou-se diretor dos concertos na corte do príncipe Lippe-Detmold , depois regente de coro em Hamburgo, antes de fixar-se em Viena em 1862, onde foi diretor do Singverein der Gesellscharft der Musikfreunde (Associação dos Amigos da Música) no período de 1872 a 1875.

Herdeiro de Beethoven, Brahms oferece em sua obra a síntese perfeita do romantismo e do classicismo. Não desprezou o canto popular húngaro que incorporou a uma poesia tipicamente nórdica, suntuosa e frequentemente sombria. Sua obra imensa compreende, principalmente, música para piano (sonatas, sobretudo opus 5; variações; baladas; valsas e danças húngaras para piano a quatro mãos; concerto para piano e orquestra; entre outros), música coral-instrumental, lieders que se inscrevem na tradição germânica, assim como sua música de inspiração sacra (como em "Um Requiém Alemão", feito entre 1857 a 1868), entre outros.

O aparente conservantismo estético de Brahms tem seus motivos psicológicos de quadros clássicos para, através deles, disciplinar sua sensibilidade eminentemente romântica e seu gênio lírico. Mas a sua obra se distingue pela riqueza do material temático e rítmico e pela melodia muitas vezes aparentada com os cantos populares, aquilo que parecia conservantismo aos ouvintes imbuídos de wagnerismo, foi mais tarde reconhecido como caminho para revitalização da música instrumental. Daí a surpreendente influência de Brahms em compositores modernos como Mahler, Alban Berg e Bartók.

Suas obras são, no repertório internacional, as mais executadas depois das de Beethoven. Brahms faleceu em 1897, na cidade de Viena.

Próxima semana falarei de Haydn. Até lá!


29 de set. de 2010

Histórico de Marina Machado

Marina Machado (part. de Samuel Rosa) - Grilos

Marina Machado iniciou sua carreira como cantora profissional atuando em dois musicais, “Hollywood Bananas” e “Na Onda do Rádio”, encenadas em Belo Horizonte entre 1991 e 1993. Paralelamente, mantinha com Podé e Maurinho Nastácia um inusitado trio de nome Zoombeedoo, interpretando clássicos do rock nacional e internacional.

Em parceria com Flávio Henrique realizou o CD Flávio Henrique e Marina Machado lançado em 1997. Um ano depois lançou ao lado de Regina Spósito o CD Desoriente um País, resultado do show “Hebraico” em que interpretam músicas em hebraico e iídiche. Em 1999 lançou seu primeiro disco solo, Baile das Pulgas.

Em parceria com Amaranto e Flávio Henrique lançou o cd Aos Olhos de Guignard em 2000. Foi consagrada várias vezes como a melhor cantora de Minas pelo Troféu Pró-Música. Em 2002, iniciou a turnê do Cd Marina 6 horas da Tarde. Realizou com Milton Nascimento a turnê do cd Pietá em diversos países do mundo e outra com Milton Nascimento e Caetano Veloso: "O Coronel e o Lobisomem". Hoje, Marina Machado apresenta o show Tempo Quente, homônimo ao CD de trabalho, em todo o país.
---------------------------------------------------------------
Fonte: http://www.myspace.com/marineira#ixzz10xoNY87f


Marina Machado no programa Radiola (TV Cultura)


Marina Machado cantando "Paraíba Não é Chicago" ao vivo e dando entrevista para João Marcello Bôscoli no programa Radiola, produzido pela Trama e exibido na TV Cultura. Créditos para TramaRadiola, postado no Youtube, em 2008.


REVELAÇÃO MPB: Marina Machado

Marina Machado - Simplesmente

Mais um novo talento surge na música popular brasileira vindo do estado de Minas Gerais. Marina Machado é a Revelação MPB que trago nesta quarta.


26 de set. de 2010

Sintonia::: Especial Luis Miguel



Playlist com Top 15 contendo as maiores sucessos de Luis Miguel.

Luis Miguel - Medley Romance


Clipe extraído do dvd Luis Miguel - Vivo, lançado em 2001 pela Warner Music. Aqui, Luis Miguel se apresenta em concerto realizado em Monterrey, no México, durante a turnê "Amante Es Un Placer Tour", cantando um medley de músicas de seu disco Romance: "No Me Platiques Más" / "No Sé Tú" / "La Puerta" / "La Barca" / "Inolvidable".


A nova fase de Luis Miguel

Luis Miguel - Labios de Miel

Em 1991, Luis Miguel inicia nova fase de sua carreira ao lançar o primeiro disco da trilogia Romance, com interpretações de clássicos do bolero romântico como "No Me Platiques Más", "La Puerta", "La Barca", entre outros. Por este trabalho, consegue adquirir recorde de vendagem no mercado latino e mundial, com mais de 12 milhões de discos vendidos, além de ganhar um Disco de Platina nos Estados Unidos. Os outros dois discos da série foram Segundo Romance (lançado em 1995) e Romances (lançado em 1998), todos premiados com o Grammy, maior premiação da música internacional.

Dois anos depois, grava Aries, seu 15º disco de sua carreira e é premiado com o Grammy Award na categoria de Melhor Álbum Pop Latino. Ainda em 1993, Luis Miguel é convidado por Frank Sinatra para gravar a música "Como Fly To Me" em seu disco Duets II, além de uma participação em programa especial na tv em comemoração aos 80 anos do cantor norte-americano, ao lado de outras estrelas da música como Stevie Wonder e Natalie Cole.

Em 1996, o artista grava a música "Sueña", que vira tema do filme "O Corcunda de Notre-Dame", lançado pela Disney Pictures, e incluida no novo disco Nada Es Igual. Em 2000, Luis Miguel é reconhecido mundialmente como o maior artista latino da década pela "Billboard". Um ano depois, Luis Miguel grava a coletânea Mis Romances e inicia sua nova turnê pelo mundo, retomando seu lugar no mercado internacional.

Em 2005, lança sua primeira grande coletânea reunindo grandes sucessos que marcaram sua carreira, denominado Grandes Êxitos. Sendo um dos artistas mais cobiçados na música internacional, Luis Miguel ganhou seu devido reconhecimento mundial ao ser o cantor latino mais premiado no mercado fonográfico com 9 Grammy Award, além de diversos Discos de Ouro, Platina e Diamante. Seu último trabalho Luis Miguel foi lançado neste ano, em comemoração de seus 40 anos de idade, apresentando músicas inéditas como "Labios de Miel", que teve sua estréia em primeiro lugar nas paradas no México, onde o cantor é conhecido sob o título "El Sol de Mexico".


O sucesso internacional de Luis Miguel

Luis Miguel - Fria Como El Viento

Luis Miguel muda de gravadora, assinando um contrato milionário com a Warner Music e grava o disco Soy Como Quiero Ser, produzido por Juan Carlos Calderón que compõe alguns grandes hits do cantor na segunda metade da década de 1980 e que obtém grande sucesso lhe rendendo Discos de Ouro e de Platina, além de superar as vendagens, emplacado vários hits como "Sin Hablar" (dueto com Laura Branigan), "Ahora Te Puedes Marchar", "Sólo Tu" (versão da música "Only You" do filme homônimo) e "Cuando Calienta El Sol", entre outros.

O sucesso da parceria com Calderón se repete no 12º disco Busca Una Mujer que também foi lançado aqui no Brasil, se tornando conhecido pelo público brasileiro, lançado em 1988. O primeiro single deste disco "La Incondicional" foi bem executadas nas rádios, tendo inclusive produzido, um vídeo clipe gravado no México, além de ser eleita a terceira música latina mais tocada em todo o mundo pela "Billboard". Destaque também para as músicas "Fria Como El Viento", incluída pela Som Livre na trilha sonora da novela global "Mico Preto", e "Un Hombre Busca A Una Mujer".

A confirmação do sucesso internacional viria com o disco 20 Años, lançado na Europa, Estados Unidos e América do Sul, com muitas faixas estourando nas rádios como "Entrégate", "Tengo Todo Excepto a Tí", "Amante del Amor", além de uma versão da música dos Jackson 5: "Será Que No Me Amas" (da original "Blame It On the Boogie"), demonstrando maturidade com este trabalho o qual lhe rendeu seu primeiro Disco de Diamante, mesmo após ter superado a morte de seu pai que lhe deu grande apoio na música.


Luis Miguel e os primeiros anos

Luis Miguel e Sheena Easton - Me Gustas Tal Como Eres

Luis Miguel Gallego Basteri nasceu no dia 19 de abril de 1970, na cidade de San Juan, em Porto Rico e criado no México onde adquiriu nova nacionalidade, sendo filho de um cantor espanhol e uma atriz italiana.

O início de seu sucesso ocorreu ainda na infância. Em 1981, já com 11 anos, se apresentou no programa de tv "Siempre En Domingo", no México, já mostrando ao público seu talento precoce que posteriormente iria se transformar em um dos grandes nomes da música internacional. A partir daí, Luis Miguel (ou "Micky" como era conhecido na infância) lança seu primeiro disco Un Sol pela gravadora EMI, filial mexicana. Seu primeiro sucesso foi com a música "1 + 1 = 2 Enamorados".

Logo depois, vieram mais cinco discos pela mesma gravadora. Em 1984 grava o disco Tambien Es Rock, fazendo cover em espanhol dos sucessos de Elvis Presley. No ano seguinte, grava com a cantora Sheena Easton na música "Me Gustas Tal Como Eres", incluída no quinto disco do cantor Palabra de Honor, já se tornando conhecido nos Estados Unidos onde viria a receber seu primeiro Grammy de sua carreira por este dueto. Se firmando como astro pop mexicano, o cantor sai do México para realizar shows em outros países americanos como a Venezuela, Argentina e Chile, além dos Estados Unidos.

Ainda no mesmo ano, Luis Miguel também atua como ator em "Fiebre de Amor" ao lado da atriz e cantora Lucero e grava a trilha sonora do filme.



Luis Miguel - Cuando Calienta El Sol


Clipe  de Luis Miguel na fase pop. O cantor, ainda adolescente, emplacou este grande hit em 1987, que faz parte do disco Soy Como Quiero Ser.


Luis Miguel: Homenageado do Dia


Luis Miguel - El Dia Que Me Quieras

Um dos maiores cantores da música latina e com devido reconhecimento internacional, Luís Miguel vem preencher o espaço deste domingo como o Homenageado do Dia com sua voz, sua vida e sua música para os fãs e admiradores deste cantor mexicano.