27 de ago. de 2010

Momento Flashback: Richard Marx


Richard Marx - Right Here Waiting

Richard Noel Marx nasceu no estado de Chicago, nos Estados Unidos, vindo a se destacar na década de 1980 como cantor, compositor, músico e produtor musical, mas desde os 5 anos de idade já tinha contato com a música, na gravação de jingles comerciais.

Conheceu Lionel Ritchie a quem deu os primeiros passos para sua carreira, em Los Angeles, chegando a trabalhar como backing vocal para alguns artistas até quando Bruce Lundvall, presidente da gravadora EMI, ouviu um demo de Marx e o convidou para gravar. A partir daí lançaria seu primeiro disco Richard Marx em 1987, sendo muito bem recebido pelo público e pela crítica, com destaque para os singles "Don't Mean Nothing" e "Endless Summer Nights".

Dois anos depois, a consagração com o segundo álbum Repeat Offender que vendeu quatro milhões de discos nos Estados Unidos e o mundo conheceu o sucesso de Richard Marx com as canções que iriam ser bastante executadas nas paradas como "Satisfied", "Angelia" e a balada "Right Here Waiting".

A partir daí, fez turnê pela Europa, tornando-se mais conhecido. O cantor ainda gravou mais oito discos e uma coletânea de seus grandes sucessos (Greatest Hits). Foi três vezes vencedor do Grammy, entre eles, na categoria de "Canção do Ano" por "Dance with My Father", em 2004. Outros grandes sucessos de Richard Marx são "Now and Forever", "Hazard", "At the Beginning", "When You're Gone", entre outros.


26 de ago. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 36

O samba-de-roda é uma das variantes do samba, originário do Recôncavo Baiano desde os tempos do Império no Brasil. Trata-se de um estilo musical tradicional da cultura baiana que foi considerado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio imaterial. O ritmo e dança teve sua candidatura ao Livro do Tombo (que registra os patrimônios protegidos pelo IPHAN) lançada em 4 de outubro de 2004, e, depois de ampla pesquisa a respeito de sua história, o samba-de-roda foi finalmente registrado como patrimônio imaterial em 25 de novembro de 2005, status que traz muitos benefícios para a cultura popular e, sobretudo, para a cultura do Recôncavo Baiano, berço do samba-de-roda.

Abaixo, segue um clipe que mostra um pouco da valorização e da história do samba-de-roda, com depoimento de músicos e celebridades que falam da importância de seu reconhecimento.




Créditos do projeto CD Samba de Roda:
Ministro da Cultura: Gilberto Gil Moreira
Presidente do Iphan: Luiz Fernando de Almeida
Chefe de Gabinete: Aloysio Guapindaia
Procuradora-Chefe Federal: Tereza Beatriz da Rosa Miguel
Diretora de Patrimônio Imaterial: Márcia Sant'Anna
Diretor de Patrimônio Material e Fiscalização: Dalmo Vieira Filho
Diretor de Museus e Centros Culturais: José do Nascimento Junior
Diretora de Planejamento e Administração: Maria Emília Nascimento Santos
Coordenadora-Geral de Pesquisa, Documentação e Referência: Lia Motta
Coordenadora-Geral de Promoção do Patrimônio Cultural: Thays Pessotto Zugliani
Superintendente do Iphan na Bahia: Eugenio Ávila Lins

Supervisão técnica:

Departamento do Patrimônio Imaterial
Gerente de Identificação Ana Gita de Oliveira
Gerente de Registro Ana Claudia Lima e Alves
Gerente de Apoio e Fomento Teresa Maria Paiva Chaves

Parceria institucional para a produção deste CD:
Amafro -- Sociedade dos Amigos da Cultura Afro-Brasileira
INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL - IPHAN

FICHA TÉCNICA

Pesquisa
Coordenador Carlos Sandroni
Pesquisadores Ari Lima / Francisca Marques / Josias Pires / Katharina Doring / Suzana Martins
Assistente de Coordenação Alessandra Leão

Áudio
Gravação com a Unidade Móvel do Núcleo de Etnomusicologia da UFPE Zé Guilherme Lima
Assistentes de Gravação Johann Brehmer / Alessandra Leão
Gravação em DAT (Cachoeira) Francisca Marques
Mixagem no Estúdio Mister Mouse (Recife) Léo D / William P / Zé Guilherme Lima
Masterização do CD Carlos Freitas - Classic Master (São Paulo)

Imagem
Fotografia Luiz Santos
(exceto foto de AugustoPassos da Costa - Dedão, na faixa 22)
Projeto gráfico Mônica Lira

Produção Executiva do CD
Carlos Sandroni
Josias Pires Neto

Apoio
Núcleo de Etnomusicologia da Universidade Federal de Pernambuco
Secretária Anita Holanda Freitas

Vídeo
Pixelindoor e Estúdio Zito.



25 de ago. de 2010

Karina Buhr no Saraiva Conteúdo



A cantora fala do começo no Carnaval e Maracatu, a dificuldade de tocar sendo mulher, a banda Comadre Fulozinha, a experiência no teatro e o trabalho solo: Eu Menti Pra Você.

Maiores detalhes e informações sobre a cantora também poderão ser vistas no artigo feito por Bruno Dorigatti publicado no site do Saraiva Conteúdo.



REVELAÇÃO MPB: Karina Buhr


Karina Buhr - Eu Menti Pra Você

Baiana e criada em Pernambuco, ela é cantora, compositora, atriz, percussionista e desenhista, sendo ex-integrante da banda Comadre Fulozinha. Karina Buhr é a Revelação MPB desta quarta-feira.

22 de ago. de 2010

Sintonia::: Especial Jorge Vercillo



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições e sucessos de Jorge Vercillo.

Novos rumos para Jorge Vercillo


Jorge Vercillo - Ela Une Todas as Coisas

Em 2003, Jorge Vercilo grava o seu quinto cd Livre que emplaca a música "Monalisa" nas paradas de sucesso. Também no mesmo ano, lança seu primeiro dvd ao vivo reunindo seus grandes sucessos, e é convidado a participar do novo cd de Jorge Aragão ao vivo, juntamente com demais convidados pelo cantor. Neste disco, Vercillo e Aragão fizeram um dueto cantando "Encontro das Águas".

No ano seguinte, Jorge Vercillo participou da gravação de DVDs ao vivo dos cantores Ivan Lins e Pepeu Gomes. Volta a lançar novo disco em 2005 com Signo de Ar. Ganha o Prêmio Tim de Música em 2006, na categoria de "Melhor Cantor" por voto popular, feito repetido no ano seguinte na mesma categoria.

Ainda em 2007, Jorge Vercillo se reúne com Jorge Aragão, Jorge Mautner e Jorge Benjor para a gravação do cd e dvd Coisa de Jorge, pela gravadora EMI. Trata-se de um projeto realizado por Antônio Marcos Barreto, Eduardo Maruche e Mário Vieira em homenagem a São Jorge e gravado na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, que contou com a participação do cantor e compositor Gilberto Gil.

Embora muitas pessoas e até mesmo alguns fãs e admiradores do cantor não tenham reparado é que, após o cantor ter gravado o novo cd Todos Nós Somos Um Jorge alterou a grafia do seu sobrenome: antes era Vercilo, com um 'L'. Além desta novidade, o novo cd traz composições próprias e parcerias com Marcos Valle (que participa na faixa "Numa Corrente de Verão"), Dudu Falcão, Fátima Guedes, entre outros. O grande sucesso do disco é a música "Ela Une Todas as Coisas", de autoria do próprio Vercillo.

Em 2009, lança seu segundo dvd denominado Trem da Minha Vida em show gravado no Canecão, no Rio de Janeiro. Atualmente, Jorge Vercillo volta com seu novo cd D.N.A., continuando a realizar diversos shows pelo país, além de contar com seu site e blog oficial disponíveis na internet.



O sucesso de Jorge Vercillo


Jorge Vercillo - Ciclo

No ano de 2000, Jorge Vercillo participou do Festival de Música Brasileira realizado pela TV Globo, cantando a música "Amanheceu", após encerrar seu contrato com a gravadora Continental, onde gravou seu terceiro disco Leve (que emplacou com os sucessos "Final Feliz" e "Avesso"). A partir daí, o cantor já havia conseguido o reconhecimento nacional.

No ano seguinte, assina contrato com a gravadora EMI para gravar seu novo disco Elo, muito bem recebido pelo público e pela crítica, chegando a vender 250 mil cópias de seu cd, que teve como destaque as músicas "Homem-Aranha", "Que Nem Maré", "Amanheceu" e a belíssima composição "Fênix", parceria sua e de Flávio Venturini que entrou na trilha da minissérie "A Casa das 7 Mulheres", da TV Globo.



A projeção nacional de Vercillo


Jorge Vercillo - Fácil de Entender

Após o reconhecimento internacional, Jorge Vercillo continuou tocando por cinco anos nas noites cariocas e resolveu seguir sua carreira de cantor e compositor, se preparando para gravar seu primeiro disco que sairia em 1993.

De contrato assinado com a gravadora Continental, Jorge lança o cd Encontro das Águas, contendo composições autorais e ganha espaço na mídia. As músicas "Encontro das Águas", "Praia Nua" (ambas incluídas em novelas da TV Globo) e "Alegre" (faixa vencedora do festival internacional) passam a ser executadas nas rádios.

Com o bom começo que teve, Jorge Vercillo grava seu segundo trabalho Em Tudo Que É Belo em 1996, mesclando diversos ritmos, com destaque para "Fácil de Entender" e "Infinito Amor". Com a popularidade crescendo, ganha indicação ao Prêmio Sharp de Música no ano seguinte, na categoria de "Melhor Cantor Pop".


O começo da carreira de Jorge Vercillo


Jorge Vercillo e Djavan - Final Feliz

Jorge Vercillo nasceu no Rio de Janeiro em 1968 e a música iria fazer parte de sua vida através do incentivo que recebeu de sua tia, embora tivesse sonho em ser jogador de futebol. Aprendeu a tocar violão e estudou na Escola de Música Villa-Lobos, no Rio de Janeiro. Sua maior influência viria com as músicas de Djavan.

Se formou em Jornalismo embora nao chegou a exercer. Na década de 1980, Jorge fazia algumas apresentações noturnas nos bares da cidade. Até que, em 1989, após o convite feito pelo empresário Oswin Behilia, veio a participar do Festival Internacional de Trovadores (INTROFESTICUR - World Troubador Festival), realizado em Curaçau, no Caribe, ganhando o primeiro lugar pela sua composição "Alegre", como também como intérprete (trovador mais popular), em 1989.

Era o pontapé inicial pra uma carreira promissora que estava pra acontecer na década de 1990.



Jorge Vercillo - Encontro das Águas


Sucesso do disco homônimo lançado em 1994 que lançou Jorge Vercillo ao estrelato.


Homenageado do Dia: Jorge Vercillo


Jorge Vercillo - Praia Nua

O cantor e compositor Jorge Luís Sant'Anna Vercillo, ou simplesmente Jorge Vercillo vem neste domingo como Homenageado do Dia deste blog para que todos possam conhecer um pouco de sua vida e carreira.