3 de jul. de 2010

Sintonia em off

Caros leitores deste blog, a partir de hoje o blog "Sintonia Home Page" entra de férias e só irá retornar em agosto com muitas novidades, postagens, homenagens, seguindo sempre o mesmo ritmo que vinha sendo mostrado em quase 1 ano de atividade.

Agradeço aos elogios, críticas e comentários feitos até aqui, sempre buscando ajudar a melhorar este meu trabalho que faço por prazer para que todos tenham acesso às mais variadas informações e novidades ligadas à area musical, seja nacional ou internacional.

Muito obrigado a todos que estiveram até aqui e que continuem desfrutando cada postagem feita neste blog.

Um abraço,
Junior Silva.



1 de jul. de 2010

História da Música - Modo Pause

Aviso a todos que esta seção "História da Música" entrará de férias durante todo o mês de julho, retornando em agosto.

Neste quase 1 ano que esteve ao ar, foram 35 postagens (ou 35 partes) falando de tudo que é ligado à música e à sua história. Vimos as origens de cada ritmo e estilos musicais, representantes renomados e conhecidos de cada vertente musical, do Brasil e do mundo, além de outras curiosidades, com o fim de despertar curiosidade nos leitores deste blog, público em geral e a todos os especialistas na área.

Ao longo deste curso, as pesquisas tiveram fundamento nas seguintes fontes a seguir:

01. Grande Enciclopédia Larousse Cultural. Obra de vários consultores, da Editora Nova Cultural, de 1998 (bibliografia)
02. Grande Enciclopédia Delta Larousse. Obra de vários consultores, da Editora Delta S.A., de 1978 (bibliografia)
03. Jornal A Tarde e A Tarde On Line (bibliografia e internet)
04. Música (internet)
05. MPB Net (internet)
06. Wikipédia (internet)
07. Portal UOL (internet)
08. Folha On Line - Portal da Folha de São Paulo (internet)
09. Blog do Mauro Ferreira (internet)
10. Comunidade História & Música - Orkut (internet)
11. Comunidade MPB - Música Brasileira - Orkut (internet)

12. CliqueMusic (internet)
13. Dicionário Cravo Albin (internet)
14. Google.


30 de jun. de 2010

Um pouco sobre Zé Guilherme

Com influências em Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e músicas regionais, Zé Guilherme já vislumbrava sua carreira de cantor ainda na infância e que só veio a se concretizar em São Paulo, onde passou a morar desde 1982, quando realizou alguns shows em casas noturnas, além de dirigir alguns espetáculos musicais.

Seu primeiro disco só sairia em 1997 que, sendo um cd demo baseado em suas apresentações noturnas, seria o primeiro passo para seguir com sua carreira musical. A partir de 1998, imprimiu rumo novo e muitíssimo mais pessoal à sua carreira que inicia no ano seguinte com a estréia do show "Clandestino", em São Paulo. Logo depois gravou o segundo CD demo, com canções de Zeca Baleiro, Carlos Careqa e Donato Alves, sendo uma prévia do CD Recipiente, que seria lançado em 2000.

Com seu primeiro cd Recipiente atuando como cantor profissional, inicia uma série de apresentações para divulgação do seu disco, além de ser convidado para participar nos trabalhos de outros cantores.

O segundo disco Tempo Ao Tempo foi lançado em 2006, traz composições de outros artistas como Marcelo Quintanilha, Zeca Baleiro, Gonzaguinha e outros, repetindo o mesmo sucesso do disco anterior. Com dois discos gravados, Zé Guilherme já se firma como um dos novos talentos da música popular brasileira.



REVELAÇÃO MPB: Zé Guilherme


Zé Guilherme - Não Me Mande Carta

Cearense de Juazeiro do Norte, Zé Guilherme começou a cantar em 1982 quando passou a morar em São Paulo. É a Revelação MPB que trago nesta quarta-feira.

29 de jun. de 2010

75 anos sem Carlos Gardel


Carlos Gardel - El Dia Que Me Quieras

Hoje são 29 de junho de 2010, mas no último dia 24 foi uma data memorável em todo o mundo, mais precisamente na Argentina, embora em clima de Copa do Mundo, possa ter passado despercebido.

Foi através de um acidente de avião, na cidade colombiana de Medelín, na noite de 24 de junho de 1935 que vitimou um ídolo da música popular argentina conhecido e admirado em todo o mundo: CARLOS GARDEL.

Gardel chegou a fazer muito sucesso em New York, nos Estados Unidos, onde estrelou dois filmes (“El Dia Que Me Quieras” e “Tango Bar”). Faria uma excursão por alguns países da América Latina, iria à Europa, retornaria aos Estados Unidos e só depois voltaria a Buenos Aires. Mas um acidente acabou com seus sonhos e uma fogueira com sua voz.

Aliás, esta ficou em suas gravações que continuam sendo lançadas em Buenos Aires, venerado pelos argentinos e pelo mundo devido ao tango de Gardel, que ainda é visto como um grande ídolo musical. Porém, é época de Copa do Mundo e a Argentina está com olhos em Maradona, ao invés de ouvidos em Gardel. Bem que poderia ver Maradona ao som de Gardel.

Já se completam 75 anos de sua morte no último dia 24 de junho, um grande nome da música mundial e da Argentina. Ele se foi, mas sua obra fica.



27 de jun. de 2010

Sintonia::: Especial Trio Nordestino



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos de Trio Nordestino.

O renovado Trio Nordestino


Trio Nordestino - Amor Não Faz Mal a Ninguém

O trio continuou a gravar e fazer sucesso durante toda a década de 1990. A partir de 2000, o forró volta a fazer sucesso nas rádios do país e o trio perde o único integrante da formação original com a morte de Coroné, em 2005.

Com a entrada de seu neto Carlinhos, adotaria o apelido Coroneto e, ao lado de Luís Mário e Beto Sousa, seguem como a renovada formação do Trio Nordestino que grava o disco Meu Eterno Xodó em 2006 e continua até hoje em atividade, com mais de 40 discos gravados e 52 anos de carreira. O último disco Nova Geração foi lançado em 2007, sendo uma edição especial reunindo os grandes sucessos do trio em toda sua trajetória musical.


As mudanças no Trio Nordestino


Trio Nordestino - O Neném / Menina de Colo / Paixão de Beata

O Trio Nordestino com Lindu, Cobrinha e Coroné chegou a apresentar em vários programas de rádio e televisão, além de acompanhar o cantor Luiz Gonzaga em shows pelo Nordeste. Em 1969, Lindu sofre acidente de carro e fica impossibilitado de continuar nas apresentações, porém o trio continuava gravando com o aval da gravadora CBS, após gravar seus primeiros discos pela Copacabana.

No início da década de 1970, a música "Procurando Tu", do disco No Meio das Meninas se torna o maior sucesso do Trio Nordestino, que chega a ser um dos discos mais vendidos na época. Continua gravando um disco por ano, com composições de João Silva, Antônio Barros, Raimundo Evangelista, Dominguinhos, além de outros. Em 1978 lança o disco Os Rouxinhos da Bahia, cujo nome apelidaria o trio baiano que, ao lado de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, ajudaram a popularizar o forró em todo o Brasil, emplacando hits como "Carta a Maceió", "Forró Pesado", "Meu Pitiguari", "O Neném", "Na Emenda", "Chinelo da Rosinha", entre outros que se tornaram clássicos em seu repertório.

Com a morte de Lindu em 1982, Cobrinha e Coroné convidam o músico Genaro para completar o trio que continua fazendo sucesso durante toda a década de 1980, estando de volta à gravadora Copacabana. Na década de 1990, o trio tem duas baixas com a saída de Genaro e com a morte de Cobrinha. Coroné, único remanescente da formação original, chama Luís Mário e Beto (filho e afilhado de Lindu, respectivamente) para continuar com o sucesso.


A Origem do Trio Nordestino


Trio Nordestino - Procurando Tu

A primeira formação surgiria em 1957, mas duraria apenas dois anos com o vocalista Dominguinhos (na época, conhecido como Neném da Sanfona, apelido de José Domingos de Moraes) no acordeon, Miudinho (antes conhecido como Zé Minhoca, apelido de João Batista de Lima Filho) no triângulo e Zito Borborema (apelido de Manoel Vadivino de Souza) no pandeiro. Dominguinhos havia sido descoberto por Luiz Gonzaga que apadrinhou o cantor e lhe daria novo rumo ao seu sucesso após sua saída do trio, já outros integrantes também seguiriam em carreira solo. O nome "Trio Nordestino" foi dado por Helena Gonzaga, mulher de Luiz Gonzaga.

Coincidência ou não, na cidade de Salvador, Bahia, havia um Trio Nordestino criado em 1958 e já vinha animando alguns bailes de São João, cuja formação viria a ser conhecida no Rio de Janeiro e em todo o Brasil com Lindu, Cobrinha e Coroné, com o apoio de Gordurinha, um dos grandes compositores baianos na época que lançou o grupo. O primeiro disco Trio Nordestino seria gravado em 1962.

Quase ao mesmo tempo surgiria, em Alagoas, um outro Trio Nordestino formado por João Xavier, Heleno Luiz e Toninho do Acordeon (sogro de Oswaldinho do Acordeon) que iria para São Paulo tentar o seu sucesso. Chegou a gravar dois discos apenas, sendo um deles - Chorando Por Alguém - o seu grande sucesso.

Com isso, criou-se uma rivalidade entre os dois trios, levando ambos a se confrontarem na justiça na época para registrar o nome que só veio a finalizar na década de 1970, quando o trio alagoano acabou, permanecendo o Trio Nordestino baiano que já vinha estourando com um sucesso atrás do outro e vendendo mais discos.



O Trio Nordestino da Bahia


Trio Nordestino - Chupando Gelo

Criado em 1958 na cidade de Salvador, o Trio Nordestino iniciou a formação clássica do forró pé-de-serra: um sanfoneiro, um zabumbeiro e um triangleiro invocados. Lindu (voz e sanfona), Coroné (zabumba) e Cobrinha (triângulo) apareceram em disco em 1962, apimentando a música brasileira com o suingue, o humor e a sensualidade do sertão. Música de quem entende de sofrimento e de barra pesada, mas faz questão de transpirar uma alegria arretada pelos poros.

Os primeiros discos saíram pela Copacabana e trazia canções de Gordurinha ("Pau-de-Arara É A Vovozinha", "Carta 100 Erros", "Carta A Maceió"), Antônio Barros ("Chililique", "Forró Pesado", "Procurando Tu"), a iniciante dupla Dominguinhos-Anastácia ("Conversa de Motorista"), além do próprio Lindu, nome artístico de Lindolfo Barbosa. Logo, o Trio Nordestino alcançava grande popularidade em todo o Brasil.

-------------------------------------------------------
Fonte: http://www.trionordestino.com.br



Trio Nordestino - Forró Pesado


Um dos grandes sucessos do Trio Nordestino que faz parte do disco Forró Pesado de 1975.


Homenageado do Dia: Trio Nordestino


Trio Nordestino - Na Emenda

Um dos mais importantes nomes da música nordestina e um dos principais divulgadores do autêntico forró nos festejos juninos, o Trio Nordestino vem ocupar este espaço como Homenageado do Dia.