23 de abr. de 2010

Momento Flashback: Gipsy Kings


Gipsy Kings - Djobi, Djoba

É um grupo musical de 8 integrantes formado nas comunidades ciganas de Arles e Montpellier na França, criado por Chico Bouchikhi (que abandonou o grupo após quarto disco) sendo membros de duas famílias: os Reyes e os Baliardo. Conta atualmente com a seguinte formação: Nicolas Reyes (vocalista), Pablo Reyes (vocais/guitarra), Canut Reyes (vocais/guitarra), Patchai Reyes (vocais/guitarra), Andre Reyes (vocais/guitarra), Diego Baliardo (guitarra), Paco Baliardo (guitarra) e Tonino Baliardo (guitarra).

Com um estilo que mescla a rumba com a música flamenca e influências da música pop, os Gipsy Kings lançaram seu primeiro disco Allegria em 1982, em que destacou com dois singles "Pena Penita" e "Un Amor". No ano seguinte gravou o segundo disco Luna de Fuego. Mas foi com o terceiro disco Gipsy Kings que começou a ganhar destaque na música internacional (principalmente França, Reino Unido e EUA), lançado em 1988, emplacando com os hits "Bamboleo", "Tu Quieres Volver", "Bem, Bem, Maria" e "Djobi, Djoba", além de "A Mi Manera", uma versão flamenca para a música "My Way" (composição de Claude François e Paul Anka, que ficou conhecida nas vozes de Frank Sinatra e Elvis Presley).

Com mais de 15 álbuns gravados, seu último trabalho foi o disco Pasajero, lançado em 2006. Entre seus grandes sucessos ainda destacam os hits: "Sin Ella", "Si Tu Me Quieres", "Baila Me", "Vamos a Bailar", além das versões para "Hotel California" (sucesso dos Eagles) e "Volare" (sucesso do italiano Domenico Modugno).



22 de abr. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 27

A História do Jazz - Parte III

Também chamado middle-jazz ou mainstream, o jazz clássico define o momento em que o jazz conquista sua liberdade e também o grande público. Os limites restritos da improvisação coletiva do estilo Nova Orleans foram abandonados em favor da improvisação do solista e da escrita orquestral.

Fletcher Henderson foi o primeiro a tentar renovar a linguagem do jazz. Sua orquestra, onde se destacaram brilhantes solistas (sobretudo Benny Carter e Coleman Hawkins), abriu caminho para Duke Ellington, cujo primeiro grupo impôs-se a partir de 1927. Em 1928, Ellington passou a tocar no Cotton Club do Harlem, em Nova York, onde foi sucedido pela banda de Cab Calloway e, em 1934, pela de Jimmie Lunceford. Na mesma época, o grupo de Count Basie organizou-se em Kansas City. Este período fértil foi denominado a "era do swing". Entre 1936 e 1944 surgiram inúmeras bandas de jazz.

Enquanto Coleman Hawkins, Johnny Hodges, Teddy Wilson, Benny Carter, Lionel Hampton e Fats Waller consagraram o jazz clássico, o grande público aclamava o clarinetista Benny Goodman como o "rei do swing". Goodman foi o primeiro a integrar músicos negros numa orquestra "branca" e abriu as portas do Carnegie Hall para o jazz a partir de um concerto histórico, em 16 de janeiro de 1938. Mas, se Benny Goodman era o rei do swing, era principalmente na banda de Count Basie que o swing reinava, na qual se revelou o talento do saxofonista Lester Young.

Na próxima semana falarei do jazz moderno, até lá!



21 de abr. de 2010

O reconhecimento de Luíza Possi


Luíza Possi - Tudo Certo

Em 2006, Luíza cria sua própria gravadora LGK Music, ao lado do pai, tendo a distribuição dos discos feita pela Som Livre (a EMI distribuiu por 1 ano). A partir daí, lança seu terceiro disco Escuta, em seu novo selo, que foi bem recebido pela crítica musical. As músicas "Escuta" e "Seu Nome" são bem executadas nas rádios brasileiras e, em seguida, a cantora parte para a turnê nacional que dará origem ao seu novo cd e dvd ao vivo A Vida É Mesmo Agora, gravado no Rio de Janeiro e lançado em 2007, com músicas inéditas, além dos sucessos conhecidos. Por esse trabalho, recebeu três indicações ao Prêmio Grammy Latino, incluindo a categoria "Melhor Artista Revelação".

Contando com a parceria do compositor Dudu Falcão, Luíza lança seu quinto cd Bons ventos Sempre Chegam, em 2009, tendo a produção de Max Viana (filho de Djavan). Por este disco, emplacou com os hits "Tudo Certo", "Eu Espero" e "Vou Adiante", buscando consolidar sua carreira na música brasileira, mas sem associá-la ao sucesso da consagrada cantora Zizi Possi, mãe de Luíza. Reconhecida atualmente como um dos grandes talentos da nova geração da mpb, Luíza se encontra em turnê deste novo trabalho e já tem planos para gravação de novo disco que deve sair em breve.



Quem é Luíza Possi?

Antes de iniciar na música, Luíza Possi namorou com Nelson Rubens Jr. (filho do apresentador e jornalista Nelson Rubens) até chegar ao seu primeiro casamento que durou seis anos juntos. Logo depois, conheceu o ator Pedro Neschling, da TV Globo e filho da atriz Lucélia Santos, com quem foi casada por três anos.

Luíza Possi começou cantando em shows, participando junto alguns artistas e bandas, em 1999. Porém, o início de seu sucesso só viria dois anos depois com o lanlamento de seu primeiro cd Eu Sou Assim, com o apoio de seu pai que era presidente da gravadora India Records. Neste primeiro trabalho, que chegou a vender 46 mil cópias, mostra o talento de Luiza como cantora e compositora, destacando pelas faixas "Dias Iguais", "Eu Sou Assim" e "Tanto Faz". A boa aceitação do público levou a indicação de Luíza como "Cantora Revelação" no Prêmio Multishow, sendo ganhadora em 2003.

Após turnê nacional, Luíza prepara-se para gravar o segundo cd Pro Mundo Levar que é lançado em 2004, também pela mesma gravadora do pai, que também traz composições da cantora e de outros artistas, chegando a emplacar duas músicas nas paradas: a regravação do clássico "Over the Rainbow" (trilha do filme "O Mágico de Oz"), "Sair de Casa" e "Em Busca da Felicidade".



Luíza Possi - Tudo Que Há de Bom



Sucesso do cd Pro Mundo Levar da cantora Zizi Possi, lançado em 2004.


REVELAÇÃO MPB: Luíza Possi


Luíza Possi - Dias Iguais

Natural do Rio de Janeiro, a cantora Luiza Possi Gadelha iniciou sua carreira artística em 1999 e carrega na veia, o dom musical de seus pais, a cantora Zizi Possi e o guitarrista, diretor e produtor musical Líber Gadelha, dono da gravadora Indie Records. Luíza Possi é a Revelação MPB que trago nesta quarta.

18 de abr. de 2010

Sintonia::: Especial Beto Guedes



Playlist com Top 15 contendo as maiores interpretações e composições de Beto Guedes.

Beto Guedes, hoje


Beto Guedes - Lumiar

Após um hiato de 8 anos sem gravar, Beto Guedes volta em 1999 com novo disco Dias de Paz, reunindo alguns dos seus grandes sucessos, além de contar com vários convidados especiais. Em 2004, grava o CD Em Algum Lugar, com músicas inéditas.

No ano seguinte, lançou o cd e dvd comemorativo Beto Guedes - 50 Anos Ao Vivo, gravado em um show feito no Rio de Janeiro, em 2001. Suas composições foram gravadas diversos artistas como Elis Regina, Simone, Paralamas do Sucesso, Lô Borges, Flávio Venturini, Milton Nascimento, entre outros. Uma das particularidades de Beto Guedes é que, além de dedicar-se à música, também tem paixão por aviões.



Beto Guedes e seu reconhecimento musical


Beto Guedes - Sonhando o Futuro

Beto Guedes já começava a ganhar popularidade fora de Minas ao lançar seu terceiro disco Sol de Primavera, já tendo seu devido reconhecimento na música popular brasileira a partir da década de 1980 com grandes hits compostos por ele como "O Sal da Terra" (do disco Contos da Lua Vaga, de 1981) e "Quando Te Vi" (versão dos Beatles para "Till There Was You", feita por Ronaldo Bastos e incluida no disco Viagem das Mãos, em 1984).

Em 1986, ganha seu primeiro Disco de Ouro com Alma de Borracha que contou com participação do cantor Dalto (em "Calor Humano") e Zizi Possi (em "Objetos Luminosos"), além de dar projeção internacional ao cantor. No ano seguinte, grava seu primeiro disco Ao Vivo no Rio de Janeiro.

Após cinco anos sem gravar um disco de estúdio, lança em 1991 o oitavo disco Andaluz, sendo seu último trabalho pela gravadora EMI-Odeon, onde esteve desde o início.



Beto Guedes e o início da carreira


Beto Guedes - Amor de Índio


Beto Guedes é mineiro da cidade de Montes Claros e herdou o dom musical de seu pai Godofredo Guedes, que também era cantor e compositor. Quando foi morar com a família em Belo Horizonte, conheceu Lô Borges e seus irmãos que também eram músicos e cantores, vindo logo depois, conhecer Fernando Brant, Milton Nascimento e Ronaldo Bastos que, posteriormente, formariam o Clube da Esquina, chegando a gravar um disco em 1971, após participação em festivais de música.

Com forte influência nos Beatles, chegou a formar o grupo cover The Bevers, junto com Lô Borges, Márcio Aquino e Yé Borges, com repertório do grupo britânico e chegou a tocar em várias festas e programas de rádio. Já tendo desfeito o grupo, Beto ainda integrou a banda Os Brucutus, que chegaram a animar alguns bailes e festas.

Logo depois, Beto Guedes participou de alguns festivais estudantis e compôs suas primeiras canções: "A Quem Viveu No Mar" (parceria com Márcio Borges), "Equatorial" (parceria com Lô e Márcio Borges) e "Feira Moderna" (parceria com Lô Borges e Fernando Brant), sendo esta seu primeiro grande sucesso, que participou do V Festival Internacional da Canção, em 1969.

Em 1973, Beto Guedes se une a Toninho Horta, Danilo Caymmi e Novelli para gravar um disco juntos, dois anos após sua participação no Clube da Esquina. Também fez participações nos discos de Milton Nascimento (LP Minas, além de um compacto em 1975). Seu primeiro disco A Página do Relâmpago Elétrico só viria em 1977, com destaque para as músicas "Maria Solidária" (composição de Milton e Fernando Brant), "Nascente" (composição de Flávio Venturini e Murilo Antunes) e "Lumiar" (em parceria com Ronaldo Bastos). No ano seguinte vem seu segundo disco Amor de Índio, que também repete o sucesso do disco anterior, emplacando com a faixa-título de sua autoria com Ronaldo Bastos, e incluiu a canção "Feira Moderna".



Beto Guedes - Sol de Primavera


Beto Guedes cantando um de seus grandes clássicos.

Homenageado do Dia: Beto Guedes


Beto Guedes - O Sal da Terra

Alberto de Castro Guedes vem neste domingo ocupar este espaço dedicado à sua vida e sua obra, como o cantor e compositor Beto Guedes. É o Homenageado do Dia deste domingo.