19 de mar. de 2010

Momento Flashback: Technotronic


Technotronic - Pump Up the Jam


Grupo belga de música eletrônica formado por Jo Bogaert (Thomas DeQuincey) em 1988. Para os vocais foi chamada a vocalista Manuela Kamosi, conhecida como Ya Kid K e, no ano seguinte lança o single que se tornaria o maior sucesso e pontapé inicial da carreira do Technotronic - "Pump Up the Jam" - inicialmente como versão instrumental e depois cantada e que também seria nome do disco homônimo. O grupo ainda conta com o MC Eric (Eric martin, conhecido também como Me-One).

A música lança o grupo ao estrelato mundial em todas as pistas de dança, principalmente nos Estados Unidos. O disco alcança ótimas colocações nas paradas americanas e no Reino Unido que também conta com os sucessos "Get Up! (Before the Night Is Over)", "This Beat Is Technotronic" e "Move This".

De 1989 a 1991 foram três discos emplacando nas rádios, chegando a vender 14 milhões em todo o mundo. Oficialmente foram cinco trabalhos em estúdio até 1995, com Recall. A partir daí, lançou outros singles sem repetir o mesmo sucesso dos anos anteriores. Encerrou definitivamente seus trabalhos em 2005. Em 2009, MC Eric and Ya Kid K se reuniram pra comemorar os 20 anos do Technotronic partindo em turnê pela Europa e América do Sul, interpretando seus velhos sucessos e que, em breve, estará retornando com novos trabalhos.



18 de mar. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 22

New Wave - 1ª parte

O New Wave (em inglês, significando "Nova Onda") é um estilo de rock revisitado, corrigido e reinventado pela geração na década de 1970 e caracterizado pela recusa das tendências do movimento punk.

O historiador musical Vernon Joynson sustenta que a new wave surgiu na Inglaterra no final de 1976, quando diversas bandas começaram a se afastar o movimento punk. A música que seguiu o anarquismo das bandas de garagem , como o Sex Pistols eram caracterizadas como "punks", enquanto a musica que tendia para a experimentação, complexidade lirica, ou até mesmo uma produção mais elaborada foi caracterizado com "New Wave". Isso veio incluir músicos que se tornaram proeminentes no cenário do punk rock inglês de meados dos anos 70, como Ian Dury, Nick Lowe, Eddie and the Hot Rods e Dr. Feelgood. E de acordo com a AMG tudo era "raivoso, inteligente" os compositores estavam se apropriando da música pop com atitude sarcástica e tensa, além da clara agressividade e energia do punk, como Elvis Costello, Joe Jackson, e Graham Parker. Nos EUA, os primeiros New Wavers se encontravam em grande parte no clube CBGB, como Talking Heads, Mink DeVille e Blondie.

A banda Talking Heads foi responsável pela definição do estilo New Wave naquela época. A sonoridade representava a ruptura do blues suave e do rock & roll dos anos de 1960 para o novo rock dos anos de 1970. De acordo com o jornalista especializado em musica, Simon Reynolds, a sonoridade era mais rápida e agitada no novo estilo. Os músicos da New Wave tocavam suas guitarras num andamento mais rápido que o comum naquela época. Os teclados eram recorrentes, e a estrutura das musicas tinham constantes mudanças de andamento. Reynolds também nota que os vocalistas cantavam de forma mais estridente, uma forma de cantar totalmente suburbana.

O Power Pop, um gênero que começou antes do punk no inicio dos anos de 1970, começou a ser associado ao New Wave no final dessa mesma década, pois incorporava o mesmo espírito musical da Wave. The Romantics, The Records, The Motors, Cheap Trick, e 20/20 eram grupos que faziam sucesso tocando esse estilo musical. Devido ao sucesso da banda de Power pop, The Knack, as gravatas mais finas se tornaram populares entre os músicos de New Wave.

Mais tarde, "New Wave" veio implicar um som menos ruidoso, quase sempre sintetizado como o som pop. O termo pós-punk era usado para descrever as bandas mais darks e menos influenciadas pelo Power pop, como Gang of Four , Joy Division, The Cure, e Siouxsie & the Banshees, sendo que algumas dessas bandas vieram a utilizar o sintetizador pop. Embora distintos uns dos outros, punk, New Wave, e post-punk all dividiram uma mesma cena; a reação enérgica contra a super-produzida, e sem inspiração musica popular dos anos 70.

O termo caiu fora do uso na Inglaterra no inicio dos anos 1980, pois a New Wave estava se tornando muito generalizada. Alguns críticos afirmam que o estilo morreu no meio dos anos oitenta. Theo Cateforis, professor assistente de História da música e cultura da universidade de Syracuse, argumenta que a New Wave "retrocedeu" durante essa época pois o avanço dos sintetizadores fez com que as bandas de New Wave e as bandas de mainstream do pop e do rock passaram a soar iguais.

Próxima semana continuo com a segunda parte do movimento New Wave.



17 de mar. de 2010

Começo, Meio e Fim: 10 Anos de Cordel do Fogo Encantado


Cordel do Fogo Encantado - Chover



Mesclando todas as misturas rítmicas populares com a arte dramática (cordel, poesia, artes cênicas) é que o Cordel do Fogo Encantado pode criar sua identidade no seu trabalho artístico. O sucesso vindo dos dois primeiros discos apontou como um dos mais criativos grupos surgidos no estado de Pernambuco.

Após percorrer o Brasil com seus shows e participar de trilhas sonoras em alguns filmes como "Lisbela e o Prisioneiro" (de Guel Arraes) e "Deus É Brasileiro" (de Cacá Diegues), o grupo lançou um dvd pela MTV mostrando um pouco do seu trabalho. No ano seguinte, grava o cd "Transfiguração".

Com 10 anos de estrada completado em 2009, o grupo chegou ao fim em fevereiro deste ano, quando Lirinha resolveu sair do grupo e encerrando, assim, suas atividades. Porém sua música continua sendo marcante e inovadora para a música brasileira e, especialmente, para Pernambuco.


Como surgiu o grupo Cordel do Fogo Encantado


Cordel do Fogo Encantado - Ai se Sêsse

Era 1997 quando a cidade de Arcoverde recebeu um espetáculo musical chamado Cordel do Fogo Encantado, que era formado por José Paes de Lira (Lirinha), Clayton Barros e Emerson Calado e faziam apresentações no teatro da cidade para o público. A partir de 1999 é que deixa de ser uma peça teatral para se tornar o grupo musical, usando o mesmo nome e contando com a presença de Rafa Almeida e Nego Henrique.

Apresentando um som experimental, além de usar pandeiros e percussão, o grupo buscava unir a poesia e a arte teatral com a música. Após conhecer o percussionista pernambucano Naná Vasconcelos, o grupo contará com ele para produzir seu primeiro disco Cordel do Fogo Encantado, que é lançado em 2001, incluenciado pelo manguebeat do Nação Zumbi.

No ano seguinte, veio o segundo cd O Palhaço do Circo Sem Futuro, sob a produção do próprio grupo e muito bem elogiado pela crítica especializada. A partir daí passa para a turnê européia e ganhando destaque na música nacional quando ganha o prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e o Prêmio Tim de Música, além de outras premiações, pelo seu reconhecimento.



Cordel do Fogo Encantado - O Palhaço do Circo Sem Futuro



Clipe da música do disco homônimo do grupo lançado em 2002, em apresentação ao vivo.

REVELAÇÃO MPB: Cordel do Fogo Encantado


Cordel do Fogo Encantado - Preta


Grupo criado na cidade de Arcoverde, estado de Pernambuco, em 1999, a partir de um espetáculo teatral feito dois anos antes, formado por 5 integrantes, liderados por José Paes de Lira (conhecido como Lirinha, é cantor e responsável pelas composições), o Cordel do Fogo Encantado é a Revelação MPB que trago nesta quarta para todos.



14 de mar. de 2010

Sintonia::: Especial Alceu Valença



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições e interpretações de Alceu Valença.

38 Anos de Sucesso de Alceu Valença


Alceu Valença (part. de Zizi Possi) - Tesoura do Desejo

Em 1992, no mesmo ano em que nasce seu segundo filho, Alceu lança um dos bem sucedidos discos de sua carreira, com produção de Guto Graça Mello: 7 Desejos. O discou emplacou 4 sucessos nas rádios como "7 Desejos", "Tesoura do Desejo" (com participação de Zizi Possi), "Tomara" e "La Belle De Jour".

Em 1996, reúne com os amigos Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Zé Ramalho para a gravação do cd O Grande Encontro, resultado dos shows realizados em todo o país, mostrando os sucessos do quarteto para o público. No ano seguinte, promove shows na Suíça e, em sua volta ao Brasil, grava o disco Sol e Chuva para comemorar seus 25 anos de carreira.

Devido a um pequeno problema de saúde, realiza uma cirurgia cardíaca no Rio de Janeiro, para colocação de ponte de safena. Após alta, lança mais um novo disco Todos os Cantos com gravações ao vivo dos shows realizados em Recife, Olinda e na Suíça. É premiado com o Prêmio Sharp de Música, na categoria de "Melhor Cantor Regional" e "Melhor CD Regional" pelo disco Forró de Todos os Tempos e também é premiado com o Troféu Eletrobrás de MPB.

Até hoje, Alceu Valença já soma 38 anos de carreira com muito sucesso. É um dos grandes destaques do carnaval pernambucano e um dos maiores nomes da música nordestina e da mpb, provando que a sua música e suas composições estão sempre no gosto do público e da crítica.



O reconhecimento nacional de Alceu


Alceu Valença - Tropicana

Entre 1976 e 1978, Alceu Valença parte para turnês no Nordeste e no país, inicialmente com o Projeto Seis e Meia e depois com o Projeto Pixinguinha, ao lado de Jackson do Pandeiro. Lança o disco Espelho Cristalino, pela gravadora Som Livre, em 1977. Em 1979, parte para turnê internacional, percorrendo a França, Alemanha e Suíça, entre outros países.

O reconhecimento nacional vem em 1980 com o disco Coração Bobo que se destaca pela faixa-título. Em 1982 vem outro disco - Cinco Sentidos - emplacando grandes sucessos que são tocados até hoje em seus shows como "Tropicana" (parceria com Vicente Barreto), "Como Dois Animais" e "Pelas Ruas Que Andei". Em 1985 lança outro disco de sucesso: Estação da Luz.

Além do êxito da carreira de cantor e intérprete, convém destacar sua qualidade musical como compositor que teve boa parte de suas canções gravadas por outros artistas como Elba Ramalho, Maria Bethânia, Geraldo Azevedo, entre outros. No início da década de 1990 participa do Festival de Montreux, na Suíça, e no Rock In Rio II, aqui no Brasil.


O pernambucano Alceu Valença


Alceu Valença - Anunciação


Alceu Valença, músico, cantor e compositor, nasceu em São Bento do Una, localizado no sertão do estado de Pernambuco, em 1946. Aos 10 anos, vai morar em Recife e sua influência para a música no futuro incluirá artistas como Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Marinês, além de ídolos do rock americano como Little Richard e Elvis Presley, entre outros.


Passa a frequentar alguns festivais de música em Recife e estréia como músico profissional em 1968 e, ao mesmo tempo, dedicando à faculdade de Direito que se forma em 1970, mas que logo desiste da área. Em 1972 grava seu primeiro disco no Rio de Janeiro, junto com Geraldo Azevedo com quem participou do Festival Universitário da TV Tupi. Sua projeção nacional ocorre com a canção "Vou Danado Pra Catende", apresentada no Festival Abertura, da Rede Globo, em 1975.

Alceu Valença (part. de Zé Ramalho) - Coração Bobo


Apresentação de Alceu Valença cantando seu sucesso "Coração Bobo", com a participação de Zé Ramalho, no especial O Grande Encontro, exibido na Rede Bandeirantes de Televisão.

Homenageado do Dia: Alceu Valença


Alceu Valença - Como Dois Animais

Um dos maiores artistas nordestinos com 28 discos gravados e 38 anos de carreira, Alceu Paiva Valença soube inovar sua música mesclando os ritmos típicos de Pernambuco, seu estado natal, com o rock e blues, criando sua própria identidade musical. Apresento a todos, como Homenageado do Dia, Alceu Valença.