25 de dez. de 2009

Momento Flashback: Black Box


Black Box - Fantasy



Grupo formado no final da década de 1980, na Itália, por Daniele Davoli (dj), Valerio Semplici (músico), Mirko Limoni (programador) que, junto com Catherine Quinol (conhecida como Katrin e era modelo do grupo que apresentava nas suas capas), Martha Wash e Charvoni acompanhavam o trio que mesclava ritmos dançantes da época até criar seu próprio estilo: o italo house.

O primeiro disco Dreamland saiu em 1989, embalado pela música "Ride On Time" que foi seu primeiro single, estourando em todo o mundo. O disco foi um dos mais vendidos que também contaram com grandes hits a exemplo de "Everybody Everybody", "Don't Know Anybody Else", "Strike It Up" e "Fantasy" sendo, até hoje, o seu maior sucesso.

Em 1991 lançou o disco Mixed Up!/Remixland reunindo sucessos remixados. Outros discos foram Positive Vibration (1995) e Hits & Mixes (1998), sendo seu último trabalho quando o grupo resolveu encerrar suas atividades.



24 de dez. de 2009

Natal: A vivência de dois deuses - interior e exterior

Natal não representa uma data histórica comemorada pela Igreja Católica e algumas religiões para lembrarmos do nascimento Daquele que viria a ser o nosso Salvador; Daquele que viria a dar sua vida para perdoar a todas as maldades cometidas pelos homens na terra, aos olhos de Deus-Pai e vindo a nos salvar: Natal é mais que uma celebração.

O que nós aprendemos, seja nas lições religiosas, na Bíblia, na Igreja, além de todos os ensinamentos e princípios cristãos, são passados de geração em geração. Será que todos pensaram nisso? A vida até hoje representa um grande enigma que nem a própria Igreja soube desvendar há muito tempo por condenar a ciência. Acredito também que nem os cientistas, embora pelas suas teorias e aplicações fossem capazes de realizar descobertas significantes, chegaram perto.

Acredito que cada um tem sua própria concepção sobre o valor da vida, sobre como pode compreender melhor o mundo em que vive, os princípios morais e éticos passados pela família e sociedade, mas esquecem de passar a viver o presente contemplando dois "deuses": um exterior que é o divino, abstrato, celestial ensinado pelas diversas doutrinas religiosas, e outro interior que vive em nosso ser, existencialista, sentimental que chamamos de amor, o qual possui vários significados e acepções múltiplas que vivemos e interpretamos de acordo com o momento e com o mundo.

Mas, no mundo de hoje, como pensarmos no Natal já que muita gente ainda não conhece os significados e acepções amorosas ou que mistura os seus conceitos? As guerras, a fome, a ignorância, o ódio dos homens afastam a compreensão do "deus íntimo" e muitos de nós não olhamos esse lado como se quiséssemos tapar o sol com a peneira ou por achar que o Natal é só momento de alegria e que a tristeza é passageira. Não é passageira de forma alguma, o que falta na sociedade hoje é buscar um elo de ligação entre os dois deuses que, por vezes, deixamos de acreditar, mesmo sem ter intenção.

Devido a falta de compaixão com o próximo, o mundo vive hoje uma falta de amor mútuo que só existe apenas a pequenos grupos ou comunidades que compartilham os mesmos valores que podem ser adversos aos outros grupos ou comunidades diferentes. O amor é único, embora a unanimidade é praticamente impossível de ser conquistada pois, para alguns, não existe esperança por um mundo melhor devido à falta de esperança e de atenção dada a eles.

A harmonia ainda é uma chave que pode ser alcançada, embora não se sabe quando. Talvez em um futuro próximo ou distante. Mas, no mundo, é preciso que todos nós possamos unir nossos sentimentos, estabelecermos um elo, passarmos a contemplar os dois deuses e acreditarmos como um Deus único capaz de juntarmos todas as nossas forças para vencermos todos os males da terra. Pra mim, o verdadeiro significado e fundamento do Natal seja a esperança por um futuro melhor, de união, de fraternidade, de amor pelo próximo, de compaixão, para repartirmos o pão e o fruto a todos que precisam. É preciso que deixemos nascer, crescer e fluir a paz, o amor e a união. Por isso, espero que todos, ao lerem minha mensagem, possam refletir sobre tudo isso e terem um Natal muito feliz, com tudo de bom que puder proporcionar esse presente tão bonito e válido que qualquer coisa material: A nossa vida.

Para inspiração de minha mensagem, segue esta belíssima letra para ilustrar as felicitações natalinas que passo a todos os parentes e amigos. A todos, um FELIZ NATAL!




Beto Guedes - O Sal da Terra

Anda!
Quero te dizer nenhum segredo
Falo nesse chão, da nossa casa
Bem que tá na hora de arrumar...

Tempo!
Quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante
Nem por isso quero me ferir

Vamos precisar de todo mundo
Prá banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova
Vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado
E quem não é tolo pode ver...

A paz na Terra, amor
O pé na terra
A paz na Terra, amor
O sal da...

Terra!
És o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro
Tu que és a nave nossa irmã

Canta!
Leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com seus frutos
Tu que és do homem, a maçã...

Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois
Prá melhor juntar as nossas forças
É só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora
Para merecer quem vem depois...

Deixa nascer, o amor
Deixa fluir, o amor
Deixa crescer, o amor
Deixa viver, o amor
O sal da terra


A Música no Mundo e no Brasil - Parte 18

A Tropicália

Enquanto a Jovem Guarda agitava o leste e sul do país, outro movimento partia da Bahia para o resto do Brasil: a chamada Tropicália. Liderada por Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros famosos nomes da MPB, a Tropicália pretendia seguir - nas palavras de Caetano - "a linha da música brasileira".

Participaram do primeiro disco deste mvimento baiano um grupo chamado Os Mutantes, de onde saiu ninguém menos do que a maior roqueira do Brasil: Rita Lee. Podemos hoje dizer que Os Mutantes foram uma banda que passeava entre a Tropicália e a Jovem Guarda sem nenhum problema.

Na guitarra, Sérgio Dias, que define muito bem o que foi a banda: "a esperiência de 3 garotos que tinham os ingredientes necessários para formar uma vanguarda... combinaram criatividade, técnica e alegria. Onde começava uma coisa e terminava outra, não dá pra dizer. Experimentavam o tempo todo e, por isso criavam, inventavam... sempre preocupados com a qualidade da música, o sucesso seria consequência".

O outro terceiro integrante da banda era Arnaldo Dias, irmão de Sérgio. Um outro irmão da família Dias - Cláudio César - tinha uma banda de surf-rock com nome em inglês: The Woodfaces (Os Caras-de-Pau). Na bagunça entre a Jovem Guarda, Tropicália e ainda a Bossa Nova, os Woodfaces acabaram porque parte do grupo queria tocar bossa.

Em 1965, Rafael dos Woodfaces - que não queria saber de bossa - chamou mais duas garotas para tocar. As convidadas eram Suely e Rita Lee e se juntaram também os irmãos Sérgio e Arnaldo, mais o baterista Pastura e formaram mais um grupo com nome em inglês: Six Sided Rockers.

Continuarei no próximo ano a falar do surgimento dos Mutantes e sua importância na mpb. Até lá!


23 de dez. de 2009

Vanessa da Mata: 6 anos de sucesso


Vanessa da Mata e Ben Harper - Boa Sorte/Good Luck


Em 2007, Vanessa da Mata lança seu terceiro cd Sim, tendo gravado no Brasil e na Jamaica, e contou com participações especiais de João Donato, Davi Moraes, Pedro Sá, o jamaicano Ben Harper, entre outros. Por este disco ganhou o Grammy Latino na categoria "Melhor Álbum de Pop Contemporâneo", duas vezes premiado com Disco de Ouro e Platina e o prêmio Multishow pela música "Boa Sorte/Good Luck" com participação de Ben Harper, em 2008, sendo considerado um dos grandes sucessos da cantora.

Celebrando 6 anos de carreira, Vanessa da Mata gravou cd e dvd Multishow Ao Vivo , reunindo grandes sucessos com destaque a inédita "Acode", de sua autoria e para a regravação das músicas "Um Dia, Um Adeus" (de Guilherme Arantes) e "As Rosas Não Falam" (de Cartola).


O início da carreira de Vanessa


Vanessa da Mata - Não Me Deixe Só


Embora tivesse composições já gravadas outros nomes da mpb desde a década de 1990 e com seu primeiro reconhecimento ao ser indicada ao Grammy Latino pela música "A Fonte Que Nunca Seca", a cantora só viria a lançar seu primeiro disco Vanessa da Mata em 2002, produzido por Liminha, com boa recepção da crítica especializada e com destaque para as músicas "Nossa Canção", "Não Me Deixe Só" e "Onde Ir".

Dois anos depois lança seu segundo disco Essa Boneca Tem Manual, também com produção de Liminha com destaque para a faixa-título bem como as canções "Ai, Ai, Ai", "Ainda Bem" e a regravação de "Eu Sou Neguinha", de Caetano Veloso. O cd recebeu Disco de Platina pela vendagem de mais de 100 mil cópias.


Um pouco sobre Vanessa


Vanessa da Mata - Amado


Natural de Mato Grosso, Vanessa Sigiane da Mata Ferreira se mudou aos 14 anos para Uberlândia, em Minas Gerais para estudar Medicina e, nas horas de folga, cantava em bares.

A partir daí descobriu sua vocação para música, cantando ou compondo, com gosto para o samba, música regional e mpb. Em 1992, foi para São Paulo onde integrou uma banda de reggae chamada Shalla-Ball.

Sua primeira composição de sucesso "A Fonte Que Nunca Seca" foi feita em parceria com Chico César e gravada por Maria Bethânia e pelo cantor. Logo depois Bethânia gravaria outra canção de Vanessa: "O Canto de Dona Sinhá". A partir daí outros artistas passaram a conhecer seu trabalho e a gravar suas composições.

Vanessa da Mata - Ai, Ai, Ai



Clipe oficial de um dos grandes sucessos de Vanessa da Mata.



REVELAÇÃO MPB: Vanessa da Mata



Vanessa da Mata - Nossa Canção


Nesta última quarta de 2009 dedicada às revelações da música popular brasileira, trago um pouco sobre a vida pessoal e profissional de mais um novo talento: Vanessa da Mata.



20 de dez. de 2009

Sintonia::: Especial Dona Ivone Lara



Playlist com Top 15 contendo os maiores sucessos e composições de Dona Ivone Lara.

Fundo de Quintal e D. Ivone Lara - Tendência


Show do grupo Fundo de Quintal com a participação de D. Ivone Lara cantando a música "Tendência", um dos sucessos da cantora.


D. Ivone Lara e seu reconhecimento musical

Por ter participado da fundação da escola de samba Império Serrano, como também de ser madrinha da ala de compositores e desfilar na ala das baianas desde 1968, D. Ivone Lara ganhou reconhecimento com o Estandarte de Ouro como destaque da ala em 1982.

Com mais de 7 discos gravados, 300 composições e pouco mais de 60 anos de carreira, D. Ivone Lara tem seu devido reconhecimento como uma das maiores sambistas do Brasil. Neste ano, gravou um cd e dvd Canto da Rainha ao vivo no Canecão, Rio de Janeiro, ao lado da Velha Guarda do Império Serrano em homenagem à sua carreira onde reuniu diversos amigos ligados à música (como Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Caetano Veloso, Gilberto Gil, entre outros) e lançou um livro sobre sua vida pessoal e profissional denominado Nasci Pra Sonhar e Cantar: Dona Ivone Lara - A Mulher no Samba.


Nota do blog (atualização em 02/02/2019): Dona Ivone Lara morreu no dia 16 de abril de 2018, no Rio de Janeiro, por conta de um quadro de insuficiência cardiorrespiratória após ter completado 96 anos de idade.

D. Ivone Lara e seus primeiros sucessos


D. Ivone Lara - Sonho Meu / Liberdade / Acreditar / Tiê / 


Após participar de algumas rodas de samba no Teatro Opinião na década de 1960, Ivone Lara se aposentou de sua profissão de enfermeira e do hospital onde trabalhava como assistente social, vindo a seguir sua carreira artística em 1977, ao gravar seu disco Samba Minha Verdade, Samba Minha Raiz no ano seguinte, embora tivesse feito participações e gravado compactos nos anos anteriores.

Ainda em 1978, sua primeira composição de sucesso "Sonho Meu", feita em parceria com Délcio Carvalho, foi gravada por Maria Bethânia e foi considerada como a melhor música do ano. A partir daí, grava novos discos e grandes sucessos que marcariam sua trajetória musical como "Sorriso Negro", "Mas Quem Disse Que Eu Te Esqueço?", "Tendência", "Tiê", "Alvorecer", além de "Alguém Me Avisou" (gravada por Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia), "Força da Imaginação" (gravada por Beth Carvalho), entre outros.


O início da carreira de Ivone


D. Ivone Lara - Os Cinco Bailes da História do Rio

Nascida no Rio de Janeiro em 1922 e moradora de Madureira, a cantora adotou o nome artístico de Ivone Lara e passou a frequentar a escola de samba Prazer da Serrinha, onde conheceu o filho do presidente com quem se casou, para a qual compôs muitos sambas e partidos-altos, como a música "Nasci Para Sofrer", que se tornou hino da escola. Ao se desmembrar, a escola Prazer da Serrinha deu origem a uma das famosas escolas de samba do Rio de Janeiro, em 1947: a Império Serrano. Desta escola, Ivone participou de sua fundação, sendo madrinha da ala dos compositores e integrante da ala das baianas.

Porém, um pouco antes, ela recebeu aulas de canto com Lucília Villa-Lobos (mulher do maestro e músico erudito Heitor Villa-Lobos) e conheceu novos parceiros e companheiros musicais como Silas de Oliveira (autor de "Aquarela Brasileira") e Mano Décio da Viola.

Na década de 1960, Ivone compôs o samba "Não Me Perguntes", "Agradeço a Deus" (em parceria com Mano) e "Os Cinco Bailes da Corte" (ou "Cinco Bailes da História do Rio"), sendo esta última seu maior êxito como samba-enredo feito em parceria com Silas de Oliveira para o desfile da escola Império Serrano, em 1965, que se sagrou vice-campeã naquele ano.



Homenageada do Dia: Dona Ivone Lara


Dona Ivone Lara - Nasci Pra Sonhar e Cantar

Yvonne Lara da Costa e seu samba pede passagem. A partir de hoje, prestarei homenagem a uma das maiores e tradicionais cantoras e compositoras do samba brasileiro que nasceu pra sonhar e cantar: Dona Ivona Lara.