18 de dez. de 2009

Momento Flashback: Eurythmics


Eurythmics - Sweet Dreams (Are Made of This)

Dupla de new wave formada pela vocalista e pianista escocesa Annie Lennox e pelo instrumentista britânico Dave Stewart que fez muito sucesso na década de 1980.

A primeira atuação profissional de Annie e Dave veio a partir de 1975 quando trabalharam numa banda punk denominada The Catch junto com Peet Coombes, e continuaram até 1977 quando mudou o nome para The Tourists que fez relativo sucesso até 1980. Ávidos pelas experimentações musicais e eletrônicas, Lennox e Stewart viriam a formar o Eurythmics e assinar seu primeiro contrato com a gravadora RCA, onde surgirão seus primeiros singles do disco de estréia In the Garden, em 1981: "Belinda" e "Never Gonna Cry Again".

Mas foi em 1983, com "Sweet Dreams (Are Made of This)" do segundo disco homônimo, que a dupla alcançaria projeção mundial, batendo record de execuções nas rádios e até mesmo pelo clipe incluido pela MTV, nos EUA. O disco também destacou pelos sucessos "Love Is a Stranger" e "The Walk". No mesmo ano também é lançado seu terceiro disco Touch, com destaque para "Here Comes the Rain Again" e "Who's That Girl".

Com oito discos lançados na década de 1980, a dupla se desfez, voltando alguns anos depois para gravar novo cd Peace, em 1999. Embora a dupla ainda esteja em atividade e lançando coletâneas de seus sucessos, Annie Lennox tem atuado em carreira solo tendo boa recepção junto a seu público.

17 de dez. de 2009

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 17

O que a Jovem Guarda tem a ver com o futebol? - Parte II

Na sequência desse evento, o rock explodiu no Brasil tomando conta de todas as garagens, clubes sociais, rádios, televisões regionais, festas de igreja e aniversários. Integraram a Jovem Guarda, além dos citados grupos de guitarras que ficaram na história do rock nacional como Renato e Seus Blue Caps, The Fevers, Os Incríveis, The Sunshines, The Youngsters e The Brazilian Bitles, este último um grupo carioca que ficou conhecido pela versão de "Wild Thing" ("Gata").

Também destacaram-se intérpretes como Ronnie Von, Eduardo Araújo, Jerry Adriani, Wanderley Cardoso, Bobby DiCarlo e Ed Wilson. Entre as dezenas de canções que fizeram história, destacam-se "Quero Que Tudo Mais Vá Pro Inferno" e "O Calhambeque" (Versão para "Road Hog", de John Loudermilk) com Roberto Carlos, "Festa de Arromba" com Erasmo Carlos, "O Bom" com Eduardo Araújo, "Prova de Fogo" com Wanderléa, "Menina Linda" (versão de "I Should Have Known Better", dos Beatles) com Renato e Seus Blue Caps, entre outros.

Além dos cds individuais, inúmeras coletâneas têm sido lançadas, destacando-se Jovens Tardes de Domingo (em seis volumes), O Melhor da Jovem Guarda (em dez volumes), Coleção Jovem Guarda (edição da Revista Caras, em seus volumes) e, ainda, Pop Hits Nacionais - Anos 60 (pelo selo Natal Records).

Ao lado da Jovem Guarda acontecia o movimento da Tropicália que introduziu a guitarra na tradicional MPB e o discurso político no rock, produzindo a versão brasileira do "psicodelismo" mundial. Neste movimento, destacaram-se intérpretes, compositores e arranjadores como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Torquato Neto, Rogério Duprat e, de forma especial, o grupo Os Mutantes. A exemplo do que ocorre demais manifestações sonoras e comportamentos dos anos sessenta, a Jovem Guarda vem sendo resgatada por novos artistas a cada geração, a exemplo dos grupos Titãs, Kid Abelha, Jota Quest e o gaúcho Graforréia Xilarmônica.

Próxima semana falarei um pouco da Tropicália e alguns representantes.



16 de dez. de 2009

3 na Bossa



3 na Bossa, com participação de Roberto Menescal, tocando a música "Whatch What Happens", de Michel Legrand.


REVELAÇÃO MPB: 3 na Bossa



3 na Bossa - Fotografia

Edmur Hebter e Elaine do Valle já se conheciam e faziam shows em São Paulo. Já Toninho Pinheiro fez parte do Jongo Trio, que acompanhou Elis Regina e Jair Rodrigues no show Dois na Bossa.

Com Hebter no piano, Elaine do Valle no contrabaixo e Toninho Pinheiro na bateria, formam o 3 na Bossa, um grupo formado para um projeto especial criado pela Abril Music e com a produção de Roberto Menescal (que também participa em algumas faixas), viriam a gravar uma sequência de discos instrumentais dedicados à bossa nova, no ano 2000.



14 de dez. de 2009

Sintonia::: Especial Gonzaguinha



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições de Gonzaguinha.

Saudoso Gonzaguinha



Com mais de 15 discos gravados em sua carreira, Gonzaguinha deixou uma lacuna na música quando morreu aos 45 anos vítima de um acidente de carro. Mas sua obra fica registrada na nossa música brasileira reconhecendo como um dos melhores compositores que o Brasil conheceu. Neste clipe do programa Ensaio, exibido pela TV Cultura em 1990, Gonzaguinha canta duas músicas: "É" e "O Que É, o Que É".



13 de dez. de 2009

A Carreira de Gonzaguinha


Gonzaguinha - Sangrando

Após o lançamento de seu primeiro disco em 1973, Gonzaguinha se apresentou no programa de Flávio Cavalcante já despertando interesse do público pelas suas músicas que tinham forte teor social e que viriam, logo depois, sofrer críticas e serem censuradas.

Após um bom início, o cantor resolveu mudar seu estilo de compor devido às poucas vendagens dos trabalhos seguintes. Em 1975 torna-se um artista independente e lança seu disco Plano de Vôo, com destaque para a música "Geraldinos e Arquibaldos".

Em 1976 grava o disco Começaria Tudo Outra Vez onde voltaria a emplacar nas vendas e a se consolidar como um dos grandes cantores da música popular brasileira, através da faixa-título e "Espere Por Mim, Morena", grandes hits deste trabalho. A partir daí, a cada disco, compõe novas músicas que viriam a se tornar sucesso na voz de outros intérpretes como Maria Bethânia ("Grito de Alerta"), Simone ("Sangrando"), Elis Regina ("Redescobrir"), entre outros na década de 1980.



O início de Gonzaguinha


Gonzaguinha - Comportamento Geral

Embora haja controvérsias quanto à sua paternidade, sabe-se que Gonzaguinha é filho do cantor e compositor Luiz Gonzaga e Odaléia Nascimento, porém foi cuidado pelos seus padrinhos Dina e Xavier. Passou sua infância no morro de São Carlos (citado em uma de suas canções "Com a Perna no Mundo"), no bairro do Estácio, no Rio de Janeiro.

Durante o período em que esteve na faculdade, teve contato com diversos músicos que iriam influenciá-lo na música e a fazer parte do Movimento Artístico Universitário junto com Ivan Lins, Aldir Blanc, Dominguinhos, entre outros, chegando a participar de alguns festivais de música até revelar seu talento para as músicas com forte teor social e de protesto, marcadas pela época da Ditadura Militar em vigor no país na década de 1960.

Seu primeiro disco Luiz Gonzaga Jr. veio em 1973, com destaque para a música "Comportamento Geral" e, a partir daí, começou a ter problemas com a censura devido às suas composições.


Gonzaguinha - Pout-Pourri




Gonzaguinha em apresentação no programa Ensaio, da TV Cultura no ano de 1990, onde canta um pout-pourri de seus sucessos: "Ponto de Interrogação" / "Grito de Alerta" / "Diga Lá, Coração" / "Espere Por Mim, Morena" / "Explode Coração" / "Lindo Lago do Amor".


Homenageado do Dia: Gonzaguinha


Gonzaguinha - Começaria Tudo Outra Vez

O cantor Luiz Gonzaga do Nascimento Junior nasceu no Rio de Janeiro e compôs grandes sucessos que marcariam sua trajetória e firmando como um dos grandes nomes da música popular brasileira. Gonzaguinha é o Homenageado do Dia.