15 de ago. de 2009

A Música Baiana na MPB

Sabemos que a música baiana, oriunda do carnaval de Salvador, não se distancia muito da música brasileira. Muito pelo contrário. Embora haja uma mistura de ritmos provenientes de outros países (maioria provenientes do continente africano) que influenciaram a nossa música, a história da música baiana se remonta desde a década de 30 quando o cantor e compositor Dorival Caymmi criou um conjunto musical para as festas de rua e suas apresentações nas rádios despertavam as primeiras "sementes" do que viria a ser o futuro carnaval de Salvador. Este grupo se chamava Três e Meio e era formado Alberto Costa, Zezinho Rodrigues, Adolfo Nascimento (Dodô) e do próprio Caymmi que viria a sair pouco depois. Após reformulação no grupo com novos integrantes, um músico viria a completar a formação e dar um novo passo para a música baiana e formar parceria com Dodô: Osmar Macedo.

A "Dupla Elétrica" Dodô e Osmar sempre eram abertos a novas experimentações nos instrumentos musicais para apresentação de seus shows e, em uma delas, veio a criação da guitarra baiana (ou pau elétrico) que viria a ganhar novos adeptos ao instrumento como Armandinho Macedo, Missinho e Johnny (ex-guitarristas da banda Chiclete Com Banana), Pepeu Gomes, Luiz Caldas entre outros. Mas sua grande contribuição viria em 1950 com a criação da fobica (montagem de um Ford 1929 com decorações e alto-falantes instalados), onde se apresentaram na Praça Castro Alves, no carnaval de Salvador daquele ano. No ano seguinte, convidam o músico e amigo Temístocles Aragão para compor o chamado trio elétrico, denominação que ganharia fama nos anos seguintes e fazendo shows pela Bahia e outros estados, principalmente Pernambuco onde destacaria pelos frevos. Mais tarde, Armandinho Macedo, filho de Osmar Macedo ganha seu espaço no trio, formando assim o trio mais famoso da Bahia e do Brasil: Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar.

Em 1956, surge um outro importante grupo musical, liderado por Orlando Campos, que viria a ganhar um grande destaque no carnaval baiano: Tapajós. O grupo será o principal seguidor do Trio Elétrico Dodô e Osmar e dará sua grande contribuição, inovando nas estruturas da caminhonete do trio o que daria a base para os trios elétricos de hoje, bem como no lançamento de uma das maiores bandas baianas (para alguns, a maior) no início da década de 1980: Acordes Verdes, formada por Luiz Caldas (voz e guitarra), Carlinhos Marques (baixo), Alfredo Moura (teclados), Cesinha (bateria), Carlinhos Brown e Tony Mola (percussão). Tanto o Trio Elétrico Tapajós como o Trio Elétrico de Dodô e Osmar revezavam nas premiações como os mais importantes trios da Bahia e o carnaval vai ganhando seu destaque.

Em 1969, Caetano Veloso compõe a música "Atrás do Trio Elétrico" e passa a incentivar o carnaval de Salvador, pouco antes de partir para o exílio em Londres. Em 1972, o Trio Tapajós ousa na sua mais importante criação na história do carnaval baiano - o trio Caetanave - para homenagear o cantor na sua volta do exílio e compor um dos mais célebres discos da música baiana: Ave Caetano. O trio conseguiu reunir Caetano Veloso, Gal Costa e Gilberto Gil para se apresentarem na Praça Castro Alves. Em 1977, Caetano lança seu disco Muitos Carnavais, contendo algumas regravações e inéditas, onde boa parte de suas músicas ficariam eternizadas no carnaval baiano como "Chuva, Suor e Cerveja", "Um Frevo Novo", "A Filha da Chiquita Bacana", entre outros.

Ainda na década de 1970, surgem dois grupos: Novos Baianos (composto por Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Baby Consuelo, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão), influenciados pelas mudanças na música baiana na época, apresentando-se em trio próprio. Junto a eles, estava a banda de apoio que logo viria a fazer sucesso em seguida - A Cor do Som (nome sugerido por Caetano Veloso) - formado por Armandinho, Mu Carvalho, Dadi, Gustavo e Ary Dias. Moraes Moreira daria suas contribuições para o carnaval baiano (inclusive compondo grandes sucessos para o Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar) como "Pombo Correio", "Vassourinha Elétrica", "Eu Sou o Carnaval", "Chão da Praça" e um dos clássicos do carnaval, "Chame Gente", entre outros sucessos. Surge em 1974, o primeiro bloco afro do Brasil - Ilê Aiyê - como desejo dos negros em buscar uma auto-afirmação cultural (resgate da herança africana) e com objetivo de preservar e valorizar a música e cultura afro-brasileira. Para o lançamento do bloco, apresentou a música "Ilê Ayê (Que Bloco É Esse?)", de Paulinho Camafeu, que veio a ser regravada por Gilberto Gil no disco Refavela.

Perto do fim da década de 1970, uma dupla de irmãos em Salvador cria o grupo Scorpius para animar festas e bailes no carnaval e formaturas: Bell Marques (voz, violão e guitarra) e Wadinho Marques (teclados). Com a entrada de novos integrantes como Missinho, Johnny, Rubinho, Renato, Waltinho, Deny e Rey, o grupo mudaria o nome para se tornar uma das maiores bandas baianas e do Brasil - Chiclete Com Banana - totalmente influenciado pelos frevos dos trios elétricos na época e se lançaria no carnaval de Salvador puxando o trio e bloco Traz os Montes (que também será nome do primeiro disco, em 1982). Após reformulação no elenco, destaque nacional em 1986 com o lançamento do sexto disco da carreira (Grito de Guerra) e passagem pelos blocos Traz a Massa e Internacionais, a banda chega ao bloco Camaleão (onde passaram nomes como Luiz Caldas, Sarajane e Cid Guerreiro) em 1989, onde ficaria até os dias atuais.

E na década de 1980, outros nomes surgiram na música baiana, bem como novas tendências musicais como o deboche (Luiz Caldas, Sarajane), samba-reggae (estilo criado por Neguinho do Samba da banda Olodum que teria como seguidores: Celso Bahia, Gerônimo, Banda Mel, Banda Reflexu's, Margareth Menezes e Daniela Mercury, entre outros), reggae (Edson Gomes, banda Terceiro Mundo, Lazzo), merengue e lambada (Missinho, Banda Beijo, Kaoma), e outras. No final da década de 1980, o publicitário e empresário baiano Nizan Guanaes, juntamente com a Agência DM9, cria um jingle que se torna uma das músicas mais executadas até hoje - "We Are the World of Carnaval" - onde reúne vários artistas do carnaval baiano no clipe como Daniela Mercury, Ricardo Chaves, Margareth Menezes, Durval Lelys (Asa de Águia) e outros. Em 1987 surge a expressão axé music, criada pelo jornalista do jornal "Correio da Bahia" Hagamenon Brito para designar e agregar os novos estilos e sonoridades, formando um rótulo comercial e que logo viria a se transformar num grande mercado de publicidade e produtos criados no carnaval baiano, ganhando fama nacional a partir do início da década de 1990 quando Daniela Mercury e a Timbalada (de C. Brown) surgem no cenário nacional.

Boa parte das músicas compostas e criadas na década de 1980 e 1990 foram também gravadas e interpretadas por grandes nomes da música brasileira como Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Bethania, Beth Carvalho, Leci Brandão, Elba Ramalho, Amelinha, entre outros. A boa qualidade das músicas só veio a ser afetada com o surgimento do pagode baiano em meados da década de 1990 e com o forte crescimento do carnaval de Salvador, transformando os artistas e as músicas em produtos comerciais.


Junior Silva.

Desafinado

João Gilberto e Stan Getz - Desafinado

Confissão singela de amor de falta de talento para o canto ou afirmação de uma nova estética musical? Sob a aparência despretensiosa, "Desafinado", na interpretação memorável de João Gilberto, tem muito mais cálculo, ironia e metalinguagem do que se espera de uma simples canção romântica. Por meio de uma alteração que faz na escala da frase inicial, na primeira sílaba de “desafinado” e na palavra “amor”, do inconfundível verso “Se você disser que eu desafino, amor”, o intérprete criou intervalos melódicos que tiram a música dos trilhos tradicionais e reforçam sua consagração como canção-manifesto da bossa nova. O “panfleto” foi feito muito mais de sussurros e entrelinhas do que de palavras de ordem, bem de acordo com o espírito de um movimento capaz de brincar com a própria sofisticação e declarar “Isso é bossa nova/ Isso é muito natural”.

Fruto da parceria entre Tom Jobim e Newton Mendonça, que gerou, entre outros sucessos, "Samba de uma Nota Só" e "Meditação", "Desafinado" foi gravada pela primeira vez e lançada em fevereiro de 1959. Autor da letra e um dos grandes talentos da fase inicial da bossa nova, Newton Mendonça morreu no ano seguinte, vítima de problemas cardíacos, aos 33 anos.


A canção surpreendeu pela aparente simplicidade do canto, quase uma conversa ao pé do ouvido, a letra despojada, os acordes alterados e um jogo rítmico ambicioso entre o violão, a bateria e a voz de João Gilberto. “O Desafinado evidentemente não é desafinado. Quando o João Gilberto gravou essa música, saiu na imprensa que ele era desafinado, mas que tinha uma voz muito bonita, tinha muita bossa. Desafinado não tem nada de desafinado”, diria Tom Jobim anos depois.


Nascida da observação de personagens da noite carioca ou apenas da ousadia de seus autores, o certo é que "Desafinado" se tornou um dos grandes hits e música-emblema da bossa nova também no exterior. Quando Charlie Byrd e Stan Getz gravaram a canção em roupagem jazzística, o single chegou rápido ao primeiro milhão de cópias vendidas, ficou 70 semanas no topo das paradas e conquistou um Grammy por melhor performance de jazz em 1962.
O sucesso abriu caminho para que os “garotos da bossa nova” chegassem a tocar no Carnegie Hall, em Nova York, templo oficial do jazz erudito. O concerto projetou no Estados Unidos os nomes de Sérgio Mendes, Carlos Lyra, Oscar Castro Neves e, obviamente, João Gilberto e Tom Jobim, que depois viriam a gravar com Stan Getz o célebre Getz/Gilberto, em 1963.


Por fim, Frank Sinatra convidou Tom Jobim para gravar um disco com ele. Seria uma pequena, mas feliz inversão da via de mão única da cultura popular mundial. Até então acostumados a despejar por aqui sua produção em massa, os norte-americanos começaram a importar um "desarranjo" só nosso.
*****************************************
Fonte: Revista Bravo - 100 Canções Essenciais da Música Popular Brasileira
Colaboração: Fabio Eça.

14 de ago. de 2009

João Gilberto e Caetano Veloso - Desafinado

Toda sexta-feira postarei um clipe de um encontro musical da música brasileira que sempre nos surpreende ou comove com suas músicas. Pra inaugurar este dia, segue Caetano Veloso e João Gilberto em uma apresentação na Argentina, cantando um sucesso de Tom Jobim, um dos clássicos da bossa-nova: "Desafinado":



13 de ago. de 2009

O sambista Noel



MPB-4 - Pout-Pourri de Noel Rosa
(Último Desejo/Fita Amarela/O Orvalho Vem Caindo/Até Amanhã/Felicidade)

Noel era mais que um grande compositor. Tendo vivido numa época em que ocorreu um processo de transformação política, social e cultural no Brasil na década de 1930, o sambista carioca deixou uma obra com mais de duzentas composições como grande contribuição para a música brasileira.

Tendo completado 70 anos de sua morte em 2007, sua obra caiu em domínio público, como dispõe a Lei 9.610/98 que regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos.

Ainda hoje continua sendo um dos compositores brasileiros mais gravados no país, tendo recebido homenagens de Ivan Lins, Chico Buarque e, principalmente, Aracy de Almeida, artista já falecida que mais divulgou seu trabalho na mpb.

Noel Rosa

Senhoras e senhores, com vocês: Noel Rosa.

Fonte: Jornal da Globo (comemoração dos 70 anos sem Noel: jun/2007)




12 de ago. de 2009

Ceumar no programa Ensaio

A voz é doce, mas forte. É segura e delicada. Os graves são bem pronunciados, os agudos, brilhantes. O nome dela é Ceumar. Vem de Minas Gerais. A canção Dindinha, de Zeca Baleiro, foi feita para ela, que a qualificou: "A voz da delicadeza nestes tempos furiosos." Dindinha foi uma das músicas inesquecíveis do ano de 1996. E dá nome ao disco de estréia de Ceumar. O repertório é cuidadosíssimo e variado. Vem da delicada Dindinha para o áspero Banzo, de Itamar Assumpção, uma de suas melhores peças novas (...). É uma estrela sofisticada com todas as qualidades, as necessárias e as mais que suficientes, para fazer sucesso popular.
(Mauro Dias - O Estado de São Paulo)

Em apresentação no programa Ensaio, da TV Cultura, Ceumar cantou grandes sucessos de sua carreira. A seguir, um clipe da faixa título do primeiro disco "Dindinha", uma composição de Zeca Baleiro.



Um pouco sobre Ceumar


Ceumar - Cantiga

Além de ter um estilo próprio, dona de uma bela voz afinada e com forte presença de palco, a cantora e compositora mineira vem mostrando um amadurecimento a cada trabalho feito e suas interpretações têm recebido elogiosas críticas. 

Seu primeiro disco foi produzido por Zeca Baleiro a quem cedeu três canções para sua interpretação, incluindo a faixa-título do disco (Dindinha). O segundo disco - Sempre Viva - lançado em 2003, foi produzido pela própria Ceumar, que fez os próprios arranjos e contando com belas composições de Fagner, Chico Cesar, Zeca Baleiro e Arnaldo Antunes, entre outros. 

A parceria com Dante Ozzeti lhe rendeu bons frutos como a sua apresentação no Festival da TV Cultura em 2005 e no lançamento do terceiro disco da cantora: Achou!, outro grande trabalho da cantora. Agora volta com o quarto disco - Seu Nome - com oito músicas de sua própria autoria e as restante com seus parceiros musicais, mostrando seu lado de compositora que poucos conhecem.

REVELAÇÃO MPB: Ceumar



Considerada uma das revelações da música popular brasileira nos últimos anos, a cantora e compositora Ceumar chega com seu quarto disco de sua carreira iniciada em 1999.

Na sua trajetória musical, Ceumar conta com grandes sucessos em seus três discos gravados. Em "Dindinha", seu disco de estréia produzido por Zeca Baleiro, despertou ótimos elogios da crítica, tendo como destaque as músicas "Dindinha" e "Cantiga" (ambas de Zeca), "Galope Rasante" (regravação de Zé Ramalho) e "Olha Pro Céu" (uma versão a capella para o sucesso de Luiz Gonzaga). Outros dois discos - "Sempre Viva" e "Achou!" - vieram a amadurecer seu trabalho com ótimas interpretações.

O novo cd se chama "Meu Nome", um trabalho contendo 20 músicas de sua autoria gravado ao vivo em São Paulo, sendo um registro de seus shows, em voz e violão, realizados em 2008.


10 de ago. de 2009

Coração Vagabundo


Caetano Veloso e Gal Costa - Coração Vagabundo

Coração Vagabundo
(Caetano Veloso)

Meu coração não se cansa de ter esperança
De um dia ser tudo o que quer
Meu coração de criança, não é só a lembrança
De um vulto feliz de mulher
Que passou por meus sonhos sem dizer adeus
E fez dos olhos meus
Um chorar mais sem fim

Meu coração vagabundo
Quer guardar o mundo em mim
Meu coração vagabundo
Quer guardar o mundo em mim.



Título de um dos grandes sucessos do cantor e compositor Caetano Veloso vira um documentário, feito pelo cineasta Fernando Grostein Andrade, onde mostra os bastidores dos shows realizados no Brasil, Japão e Estados Unidos, além da intimidade do artista durante a turnê "A Foreign Sound". O autor do filme, que acaba de entrar em cartaz nos principais cinemas do Brasil, busca mostrar a relação do compositor com o mundo que o fez se tornar um dos artistas do país mais respeitados no exterior.



Sintonia::: Especial Caetano Veloso



Playlist com Top 15 contendo as maiores composições de Caetano Veloso.

9 de ago. de 2009

Caetano Veloso - Minha Voz, Minha Vida

"Minha Voz, minha vida...". Assim como a música, esperamos que Caetano continue nos deliciando com sua voz em mais um ano de vida completado no último dia 07 deste mês. Segue o clipe que posto em homenagem ao leonino mais famoso do Brasil.

Caetano Veloso - Homenageado do dia


Caetano Veloso - Lua de São Jorge

Caetano Emanuel Viana Teles Veloso. Grande nome para um excelente artista que a música popular brasileira tem orgulho de tê-lo configurado entre suas grandes estrelas conhecendo como Caetano Veloso.

Baiano de Santo Amaro da Purificação, o cantor e compositor Caetano teve em João Gilberto e Luiz Gonzaga entre suas grandes influências musicais. Participou de vários festivais da música popular brasileira ao lado de sua irmã Maria Bethania e dos amigos Gilberto Gil, Gal Costa e Tom Zé que, juntos, iriam compor o movimento tropicalista, em 1968 (na vigência da Ditadura Militar no Brasil), mesclando tendências e manifestações tradicionais da cultura brasileira e estrangeiras que buscavam modificar a estética da nossa canção e propor uma discussão que teria, como fonte inspiradora, um outro grande movimento cultural que era a Semana da Arte Moderna e suas correntes artísticas.

Com mais de 40 discos gravados e cinco livros publicados de sua autoria, Caetano é um dos artistas mais respeitados no Brasil e no mundo. Aniversariante do dia 07 de agosto, posto aqui minha homenagem do dia a este grande talento que o Brasil já conheceu.