22 de set. de 2009

Clube da Esquina



Movimento mineiro surgido na década de 1960, fortemente influenciado pelas músicas dos Beatles, alguns músicos buscavam atingir seus sonhos ligados à música. O início de tudo se deu em 1963 quando Milton Nascimento, morando em Belo Horizonte, conheceu um grupo de irmãos e criou um laço de amizade entre eles: Lô Borges, Márcio Borges e Marilton Borges, além de outros irmãos (12 ao total).

As primeiras composições partiram da parceria entre Milton e Marilton no ano seguinte. Lô Borges tomava aulas de música com o guitarrista Toninho Horta e era amigo de Beto Guedes (filho de Godofredo Borges) e as reuniões entre eles viriam a ser batizadas no futuro como Clube da Esquina, na esquina da Rua Divinópolis com a Rua Paraisópolis, no bairro de Santa Teresa em Belo Horizonte e ganhando novos adeptos como Flavio Venturini (que mais tarde integraria os grupos 14 Bis e O Terço), Tavinho Moura, Fernando Brant, entre outros. A década de 1960 marcaria o estrelato de Milton nos festivais de música brasileira realizados pelas TVs Record e Excelsior, além de algumas de suas composições serem reconhecidas pelo público como "Travessia" e outras gravadas pela cantora Elis Regina. Tudo isso num momento político marcado pela Ditadura Militar que se instalou no Brasil a partir de 1964.

O primeiro disco do movimento só sairia em 1972, pela gravadora EMI, intitulado Clube da Esquina, com colaboração do letrista Ronaldo Bastos e de Wagner Tiso, onde os músicos mesclavam bossa nova, Beatles, toadas, congadas, choro, jazz, folias de reis e rock progressivo, tudo reunido numa música original, de forte apelo universal e grande força poética. Músicas como "O Trem Azul", "Nada Será Como Antes", "Cais" além da faixa-título "Clube da Esquina" ganhariam destaque na música popular brasileira.

Para maiores informações sobre o movimento, bem como seus componentes e sua história, segue um link do Museu Clube da Esquina. É de grande valia para os admiradores e curiosos que desejam conhecer o trabalho deste movimento:
http://www.museudapessoa.net/clube/

Nenhum comentário:

Postar um comentário